FAROIS AUXILIARES
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FAROIS AUXILIARES
Galera, antes de mais nada,"prazer" sou novo por aqui e gostaria de comprimentar a todos os colegas por estarem participndo deste forum, a duvida é a seguinte:
Ouvi dizer que a Kansas não aceita farois auxiliares porque sua bateria é muito fraca, gostaria de saber se isso é veridico ou posso comprar e colocar sem medo.
Ouvi dizer que a Kansas não aceita farois auxiliares porque sua bateria é muito fraca, gostaria de saber se isso é veridico ou posso comprar e colocar sem medo.
RCPINELLI- Novato
- Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
RCPINELLI,
Não é questão de a bateria ser fraca. Quem tem que garantir a recarga da bateria é o alternador, ele é que tem de dar conta do recado.
O sistema original é projetado para recarregar a bateria com o sistema elétrico consumindo uma carga normal. Se você colocar mais lâmpadas, elas vão consumir a energia do alternador, que não conseguirá recarregar a bateria. Aí a coitada aparece como a culpada.
Se você usar os faróis auxiliares com moderação, talvez o sistema aguente. Se ficar andando por aí que nem uma árvore de natal, não terá jeito.
Eu não conheço ninguém que tenha feito, talvez você seja o primeiro, poste o resultado para a gente aqui no fórum.
Agora, o que é fato é que nenhum fabricante dá garantia para uma adaptação como essa.
Um abraço,
Jeff
Não é questão de a bateria ser fraca. Quem tem que garantir a recarga da bateria é o alternador, ele é que tem de dar conta do recado.
O sistema original é projetado para recarregar a bateria com o sistema elétrico consumindo uma carga normal. Se você colocar mais lâmpadas, elas vão consumir a energia do alternador, que não conseguirá recarregar a bateria. Aí a coitada aparece como a culpada.
Se você usar os faróis auxiliares com moderação, talvez o sistema aguente. Se ficar andando por aí que nem uma árvore de natal, não terá jeito.
Eu não conheço ninguém que tenha feito, talvez você seja o primeiro, poste o resultado para a gente aqui no fórum.
Agora, o que é fato é que nenhum fabricante dá garantia para uma adaptação como essa.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Seja bem vindo Rcpinelli, espero que você possa tirar muita de suas dúvidas com a galera aqui. Antes de postar um topico, procure observar no "buscar" se existem tópico semelhante ao que você por postar ok?? esse aqui por exemplo foi mudado de defeitos para acessórios!!! abraços!!!
Re: FAROIS AUXILIARES
Complementando a informação anterior:
Quem manda no consumo de corrente elétrica é a potência em Watts da lâmpada ou acessório instalado.
Se você pretende instalar faróis auxiliares, poderia compensar essa potência adicional consumida trocando a lâmpada do farol por outra de menor potência (e consumo), mas com a mesma capacidade de iluminação (medida em lúmens). Essas lâmpadas são as conhecidas Xenon (à base de xenônio), bem mais caras.
Você não perderia "desempenho luminoso" no farol e ganharia a iluminação extra dos faróis auxiliares, sem aumentar significativamente o consumo total. O que seria bom para o alternador, mas não necessariamente para a fiação da moto.
A corrente circula por uma fiação que foi projetada para aguentar uma carga determinada. Se você sobrecarregar um trecho da fiação com a carga adicional dos faróis auxiliares, ela poderá superaquecer, podendo causar um curto-circuito irritante (fusível queimando com freqüência) ou com alto custo de reparação (CDI, retificador, bateria, chicote, etc.) E se o chicote pegar fogo, lembre-se que ele passa embaixo do tanque de gasolina. Não vou dizer que a moto vai pegar fogo, mas o susto pode ser grande...
Por isso, qualquer alteração desse tipo deve ser feito por alguém que realmente entenda do assunto, instalando fiação com capacidade adequada. (Não me qualifico para isso, costumo tomar choque até com equipamento fora da tomada...)
Um abraço,
Jeff
Quem manda no consumo de corrente elétrica é a potência em Watts da lâmpada ou acessório instalado.
Se você pretende instalar faróis auxiliares, poderia compensar essa potência adicional consumida trocando a lâmpada do farol por outra de menor potência (e consumo), mas com a mesma capacidade de iluminação (medida em lúmens). Essas lâmpadas são as conhecidas Xenon (à base de xenônio), bem mais caras.
Você não perderia "desempenho luminoso" no farol e ganharia a iluminação extra dos faróis auxiliares, sem aumentar significativamente o consumo total. O que seria bom para o alternador, mas não necessariamente para a fiação da moto.
A corrente circula por uma fiação que foi projetada para aguentar uma carga determinada. Se você sobrecarregar um trecho da fiação com a carga adicional dos faróis auxiliares, ela poderá superaquecer, podendo causar um curto-circuito irritante (fusível queimando com freqüência) ou com alto custo de reparação (CDI, retificador, bateria, chicote, etc.) E se o chicote pegar fogo, lembre-se que ele passa embaixo do tanque de gasolina. Não vou dizer que a moto vai pegar fogo, mas o susto pode ser grande...
Por isso, qualquer alteração desse tipo deve ser feito por alguém que realmente entenda do assunto, instalando fiação com capacidade adequada. (Não me qualifico para isso, costumo tomar choque até com equipamento fora da tomada...)
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Será que seria dificil ou causaria algum problema instalar Xenon na Kansas???
Crossi- Novato
- Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/09/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Bem vindo, Crossi
A troca da lâmpada é simples, o encaixe é universal e o procedimento está explicado no manual do proprietário (se não estiver, me avise).
O importante é não comprar uma lâmpada de potência maior que a original, nem excepcionalmente forte (12000K é aquela que ofusca todo mundo, devia ser proibida).
Há uma reportagem na página 160 da Motociclismo Magazine de setembro que pode ajudar você a se decidir.
Um abraço,
Jeff
A troca da lâmpada é simples, o encaixe é universal e o procedimento está explicado no manual do proprietário (se não estiver, me avise).
O importante é não comprar uma lâmpada de potência maior que a original, nem excepcionalmente forte (12000K é aquela que ofusca todo mundo, devia ser proibida).
Há uma reportagem na página 160 da Motociclismo Magazine de setembro que pode ajudar você a se decidir.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Valeu Jeff.....to curtindo o forum pra caramba, está me ajudando a tirar muitas dúvidas.......é um excelente começo para melhoria e divulgação da Marca.
Parabéns a todos!!!!
Parabéns a todos!!!!
Crossi- Novato
- Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/09/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
jeff escreveu:RCPINELLI,
Não é questão de a bateria ser fraca. Quem tem que garantir a recarga da bateria é o alternador, ele é que tem de dar conta do recado.
O sistema original é projetado para recarregar a bateria com o sistema elétrico consumindo uma carga normal. Se você colocar mais lâmpadas, elas vão consumir a energia do alternador, que não conseguirá recarregar a bateria. Aí a coitada aparece como a culpada.
Se você usar os faróis auxiliares com moderação, talvez o sistema aguente. Se ficar andando por aí que nem uma árvore de natal, não terá jeito.
Eu não conheço ninguém que tenha feito, talvez você seja o primeiro, poste o resultado para a gente aqui no fórum.
Agora, o que é fato é que nenhum fabricante dá garantia para uma adaptação como essa.
Um abraço,
Jeff
Ow Jef, o alternador transforma energia cinética em elétrica neh?
E comom funciona na motoca??
Sempre quis saber.
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Quase igual no carro, um rotor com magnetos gira entre bobinas estacionárias. Cada vez que o campo magnético passa pelas bobinas, elas sofrem indução e geram corrente elétrica alternada, que é retificada para alimentar o sistema elétrico e recarregar a bateria.
A maior diferença é que o alternador não é um componente à parte, como nos automóveis, mas é integrado ao motor da moto. O estator é instalado na tampa esquerda do motor e o volante do motor diretamente no virabrequim, fazendo o papel de rotor.
A maior diferença é que o alternador não é um componente à parte, como nos automóveis, mas é integrado ao motor da moto. O estator é instalado na tampa esquerda do motor e o volante do motor diretamente no virabrequim, fazendo o papel de rotor.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Segue uma foto de um volante do motor (rotor) genérico (foto 1), que gira por fora do estator.
O estator com as bobinas fica imóvel, preso à tampa esquerda do motor (foto 2).
Cada foto mostra os dois lados do mesmo componente, daí a duplicidade.
fonte: www.jpcycles.com
O estator com as bobinas fica imóvel, preso à tampa esquerda do motor (foto 2).
Cada foto mostra os dois lados do mesmo componente, daí a duplicidade.
fonte: www.jpcycles.com
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
jeff escreveu:Segue uma foto de um volante do motor (rotor) genérico (foto 1), que gira por fora do estator.
O estator com as bobinas fica imóvel, preso à tampa esquerda do motor (foto 2).
Cada foto mostra os dois lados do mesmo componente, daí a duplicidade.
fonte: www.jpcycles.com
Hmmmm, agora sim.
Como no carro o alternador recebe a energia cinética pela correia.
Na moto ela eh diretamente transferida do volante?
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Lendo melhor esse seu texo, eu vejo que nunca mais quero ouvir falar nesse tipo de linguagem na minha vida...
Não entendi porcaria nehuma tirando isso daqui:
essas bobinas estacionantes aí com essas parada de rotor indutor magnetor de motor... nem eh comigo oh!
Não entendi porcaria nehuma tirando isso daqui:
jeff escreveu:
A maior diferença é que o alternador não é um componente à parte, como nos automóveis, mas é integrado ao motor da moto. O estator é instalado na tampa esquerda do motor e o volante do motor diretamente no virabrequim, fazendo o papel de rotor.
essas bobinas estacionantes aí com essas parada de rotor indutor magnetor de motor... nem eh comigo oh!
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Alguem ai sabe a potencia da lampada normal da Kansas, e os seu indice de luminosidade ?
Quero ver se compro xenon, mas não sei isso...
Quero ver se compro xenon, mas não sei isso...
lfadoidao- Novato
- Número de Mensagens : 46
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 30/08/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Dá uma lida no manual do proprietário, há uma tabela com todas as potências de lâmpada.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Entao deixei de preguiça e li o manual..
so que eu sou meio morfetico para essas coisas..
aqui no manual diz assim
Lampada do farol 12v 35/35W...
bom procurei no ml algo assim so que de xenon..
ate encontrei
So que ai vem um problema, aparece la h1, h2, h3, h4, h5, h6, h7, h8, alguem sabe qual H é a da kansas Rsrsrsr!!!
Ahhh tem mais um pergunta ignorante, essa tal de lampada de farol, serve para luz alta e baixa ne ?
Estava pensando para quem quiser por farois auxiliares, pode trocar as setas e colocar mais fracas nééé´´;;;;
Cada seta e de 16W X 4(Setas)... se colocar umas mais fraquinhas ja ajuda para nao ferrar tdo...
Eu acho que mais para frente vou trocar as setas por mais fracas e colocar uma de xenon na frente mais forte..
so que eu sou meio morfetico para essas coisas..
aqui no manual diz assim
Lampada do farol 12v 35/35W...
bom procurei no ml algo assim so que de xenon..
ate encontrei
So que ai vem um problema, aparece la h1, h2, h3, h4, h5, h6, h7, h8, alguem sabe qual H é a da kansas Rsrsrsr!!!
Ahhh tem mais um pergunta ignorante, essa tal de lampada de farol, serve para luz alta e baixa ne ?
Estava pensando para quem quiser por farois auxiliares, pode trocar as setas e colocar mais fracas nééé´´;;;;
Cada seta e de 16W X 4(Setas)... se colocar umas mais fraquinhas ja ajuda para nao ferrar tdo...
Eu acho que mais para frente vou trocar as setas por mais fracas e colocar uma de xenon na frente mais forte..
lfadoidao- Novato
- Número de Mensagens : 46
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 30/08/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
O manual não especifica porque esse é um parâmetro da lâmpada xenon, e não da lâmpada original da moto.
Provavelmente indica a potência luminosa. Melhor obter informações com o vendedor da lâmpada ou procurar na internet.
Outra coisa: como as setas somente consomem energia enquanto estão acesas, não vão influir quase nada nesse cálculo de consumo.
Provavelmente indica a potência luminosa. Melhor obter informações com o vendedor da lâmpada ou procurar na internet.
Outra coisa: como as setas somente consomem energia enquanto estão acesas, não vão influir quase nada nesse cálculo de consumo.
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Sim, mas se formos pensar dessa forma qto a seta, podemos colocar uma lampada bem forte...
Pq tudo so consome qdo ta acessa, e se ligarmos somente qdo formos usar não teremos problemas de descarregamento...
Pq tudo so consome qdo ta acessa, e se ligarmos somente qdo formos usar não teremos problemas de descarregamento...
lfadoidao- Novato
- Número de Mensagens : 46
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 30/08/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Você sempre vai precisar considerar o que o fio aguenta. Grandes cargas vão fazer o fio esquentar. Para essa instalação do farol xenon, é melhor falar com um eletricista especializado e experiente.
Não esqueça, existem várias intensidades de lâmpadas xenon. Algumas são tão intensas que seu uso na Europa somente é permitido em automóveis e motos que possuam sistema de regulagem automática do farol para compensar o peso do veículo e evitar ofuscar quem vem em sentido contrário.
Há uma reportagem com dicas sobre isso na edição de setembro da MOTOCICLISMO MAGAZINE, páginas 160 - 163.
Um abraço,
Jeff
Não esqueça, existem várias intensidades de lâmpadas xenon. Algumas são tão intensas que seu uso na Europa somente é permitido em automóveis e motos que possuam sistema de regulagem automática do farol para compensar o peso do veículo e evitar ofuscar quem vem em sentido contrário.
Há uma reportagem com dicas sobre isso na edição de setembro da MOTOCICLISMO MAGAZINE, páginas 160 - 163.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Qto a motociclismo..
acho hilario, nunca consigo encotnrar no site as versoes anteriores....
Mas vou analisar com o eletricista o conjunto eletrico para ver se aguenta...
Amanha vou em uma loja la em CPS ve isso e um tal de cachimbo ahuahuahh ....
Ai posto aqui o resultado...
acho hilario, nunca consigo encotnrar no site as versoes anteriores....
Mas vou analisar com o eletricista o conjunto eletrico para ver se aguenta...
Amanha vou em uma loja la em CPS ve isso e um tal de cachimbo ahuahuahh ....
Ai posto aqui o resultado...
lfadoidao- Novato
- Número de Mensagens : 46
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Data de inscrição : 30/08/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Ô, pirata!
Eles não colocam no site porque vendem a revista em banca... R$ 7,50
Eles não colocam no site porque vendem a revista em banca... R$ 7,50
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Faróis auxiliares?
Boa tarde a todos!
A respeito de modificar a potência das setas, é melhor testar antes, pois pode prejudicar a segurança já que as setas em uma moto são muito importantes para indicar a direção, principalmente porque qualquer esbarrãozinho em outro veículo pode indicar chão.
Ao trocar as lâmpadas das setas verifique se sob o sol forte elas continuarão sendo eficientes, as vezes, você pode reduzir as lâmpadas das setas de 16W para 10W isso pode interferir no brilho emitido pela seta sob sol forte, deixando assim de ser perceptível aos demais motoristas.
Veja também que cada lado é um conjunto separado (exceto ao utilizar o alerta), e só consumem quando estão sendo utilizadas. E veja as setas são feitas para brilhar, diferentes doas faróis que são para iluminar, duas coisas diferentes.
Outra coisa, o farol auxiliar em motos funciona como o farol auxiliar nos carros, seja auxiliar de neblina ou auxiliar de milha. Sua instalação é independente do circuito original do veículo, com fiação exclusiva somente para o farol auxiliar, por isso na moto deve ser um serviço bem feito para não vir a fica a fiação exposta.
No caso da instalação nos carros utiliza-se um relé auxiliar de quatro pinos (quatro terminais), um terminal é preso ao terra que nos carros é a própria lataria do veículo, outro terminal é ligado diretamente ao pólo positivo da bateria, outro é a saída de tensão que vai ligado ao pólo positivo da lâmpada, o último terminal do relé é ligado ao interruptor. O terminal negativo da lâmpada vai ligado a algum terra, que pode ser no mesmo local onde foi fixado o terminal negativo do relé (lataria do veículo). Veja que neste caso, o pólo negativo da bateria e a lataria do veículo, nos carros assim como nas motos, são a mesma coisa, tanto que a bateria tem seu cabo do pólo negativo fixado na própria lataria do veículo.
Veja que o relé trabalha por indução, ao acionar o interruptor este gera dentro do relé uma indução magnética que faz com que uma chapinha de metal se desloque e faça a ligação direta entre o terminal do relé que recebe a tensão da bateria para o terminal do relé que vai até a lâmpada, fechando assim um circuito direto entre lâmpada e bateria através de um circuito independente, preservando assim o circuito original.
Normalmente se utiliza fiação com 2mm de espessura, mas pode-se utilizar com 1,5mm de espessura sem problemas, desde que sejam utilizadas lâmpadas de potência padrão, se forem utilizadas lâmpadas com potência maior, por exemplo as faladas lâmpadas de 100W, neste caso o certo é usar fiação de 2mm.
Em sua maioria as motos que têm somente uma lâmpada principal dentro do farol são de modelo H4, no caso existem H4 de 35/35W (motos), 55/60W (carros e algumas motos) e 90/100W (as tais de alta potência).
O que faz com que a fiação derreta por excesso de consumo são os amperes, e estes podem ser calculados pela seguinte fórmula:
P = V x I
P = Potência em Watts (W)
V = Voltagem em Volts (V)
I = Corrente em Amperes (A)
Sendo assim, uma lâmpada com 90/100W de potência e que é alimentada por 12V tem um consumo de 8,33A, já uma lâmpada de 55/60W tem um consumo de 5A e uma lâmpada de 35/35W tem um consumo de 2,916A. É esta diferença a culpada por superaquecimentos ocorridos nos circuitos por troca indevida de lâmpadas por modelos de maior potência, tendo em vista que o circuito original (fiação, fusíveis, relés) é dimensionado para suportar determinado consumo, por exemplo 2,916A, e a pessoa troca a lâmpada e aumenta o consumo na fiação para 5A, o resultado será que a fiação esquentará podendo vir a romper sua capa protetora e a partir disso ocorrer um curto-circuito no sistema.
Lembre-se que as lâmpadas modelo H4 têm dentro dois filamentos, onde um é para farol baixo e outro para farol alto, e o calculo deve ser feito considerando a maior potência da lâmpada, sabendo que cada terminal acende independentemente mas nunca simultaneamente, exceto quando se utiliza o lampejador de farol alto, mas como o nome diz, ele é um lampejador, e não é feito para ficar acionador por longo período de tempo.
Veja também que a lâmpada quando acesa produz calor, e cada filamento suporta um calor “X”, e se você ficar deixando ambos os filamentos acesos simultaneamente constantemente terá a queima prematura de um dos filamentos já que eles ficarão expostos a um calor duas vezes maior ao normal.
Todas as lâmpadas trazem em seu corpo suas características gravadas, com exceção e algumas lâmpadas chinesas. Estes características são: Potência, Modelo e Voltagem. As lâmpadas mais comuns nos carros são H1, H3, H7 e H4, mas tem também as HB3, HB4, HB5, HB11 dentre outras mais.
Nas motos a mais utilizada é a H4, sem dúvida, mas também é utilizada H6 e H7, mas como não sou muito experiente com motos não sei dizer exatamente todas.
Outra informação, para quem curte as chamadas lâmpadas de luz branca, é a temperatura de cor da iluminação da lâmpada, chamada Kelvin (K). Por exemplo, uma lâmpada de com 4000K terá sua iluminação mais branca que uma com 3800K.
Veja que a temperatura de cor não tem nada a ver com a potência e a qualidade de iluminação da lâmpada, somente interfere cor da luz emitida.
A potência da lâmpada é media em Watts e a qualidade de iluminação é medida em lumens, só que esta informação nenhuma fabricante informa em seus produtos.
Dicionário
Lúmen: Unidade de fluxo luminoso, que é a luz emitida por um foco uniforme, infinitamente pequeno e com a intensidade de uma vela decimal, irradiada dentro de um ângulo sólido que intercepta uma área de 1m2 sobre a esfera de 1m de raio, que tem por centro o foco. L.-hora: unidade da energia luminosa que corresponde à ação de um lúmen durante uma hora. Pl: lumens e lúmenes.
Então, uma lâmpada com 55/60W 12V 6500K terá uma iluminação bem mais branca que outra lâmpada com 90/100W 12V 3500K, sendo que esta última terá mais brilho devido a maior potência, mas não se tem como dizer qual das duas iluminará melhor já que os fabricantes não informam quanto de Lumens elas têm, mas em teoria a com maior potência terá mais Lumens.
Uma comparação absurda mas com algum sentido seria comparar os Lumens aos Decibéis, veja que um alto-falante com 100W e 90dB terá um som muito mais limpo, forte e audível do que um alto-falante com 150W e 80dB, pois a qualidade do som está diretamente ligada aos Decibéis emitidos pelos alto-falantes e não a sua potência, quanto maior os Decibéis melhor será o som.
Isso também se enquadra aos amplificadores, quanto maior for a relação de sinal/ruído, melhor será o som do amplificador, sendo os melhores os que têm relação sinal/ruído acima de 90dB.
Então, se forem colocar faróis auxiliares nas motos, coloquem com fiação independente da fiação da moto, desta forma não será preciso cortar ou descascar os fios originais da moto e não perderão a garantia já que nada original será modificado (exceto a bateria, que estará alimentando mais lâmpadas que originalmente). Só não fiquem abusando de início, até terem certeza de que a potência consumida pelos faróis auxiliares está sendo recarregada devidamente pelo alternador da moto, do contrário poderá ficar em bateria repentinamente. Teste assim, ligue os faróis e fique com eles ligados por uns 10min, com a moto ligada, depois desligue tudo e dê partida de novo na moto e veja se houve alteração. Se não mudou nada, aumente para 30min, sai com a moto com os faróis auxiliares ligados por uns 30min e depois desligue tudo e testa a partida novamente, se estiver tudo certo faça um teste novamente com 60min e se neste último teste der tudo certo poderá ficar tranqüilo pois terá certeza de que o alternador está dando conta do recado.
Bom, tentei passar algumas informações, se por ventura tiver algo errado por aí me corrijam, afinal não sou o dono da verdade e estamos todos aqui para aprender.
Abraços a todos!
A respeito de modificar a potência das setas, é melhor testar antes, pois pode prejudicar a segurança já que as setas em uma moto são muito importantes para indicar a direção, principalmente porque qualquer esbarrãozinho em outro veículo pode indicar chão.
Ao trocar as lâmpadas das setas verifique se sob o sol forte elas continuarão sendo eficientes, as vezes, você pode reduzir as lâmpadas das setas de 16W para 10W isso pode interferir no brilho emitido pela seta sob sol forte, deixando assim de ser perceptível aos demais motoristas.
Veja também que cada lado é um conjunto separado (exceto ao utilizar o alerta), e só consumem quando estão sendo utilizadas. E veja as setas são feitas para brilhar, diferentes doas faróis que são para iluminar, duas coisas diferentes.
Outra coisa, o farol auxiliar em motos funciona como o farol auxiliar nos carros, seja auxiliar de neblina ou auxiliar de milha. Sua instalação é independente do circuito original do veículo, com fiação exclusiva somente para o farol auxiliar, por isso na moto deve ser um serviço bem feito para não vir a fica a fiação exposta.
No caso da instalação nos carros utiliza-se um relé auxiliar de quatro pinos (quatro terminais), um terminal é preso ao terra que nos carros é a própria lataria do veículo, outro terminal é ligado diretamente ao pólo positivo da bateria, outro é a saída de tensão que vai ligado ao pólo positivo da lâmpada, o último terminal do relé é ligado ao interruptor. O terminal negativo da lâmpada vai ligado a algum terra, que pode ser no mesmo local onde foi fixado o terminal negativo do relé (lataria do veículo). Veja que neste caso, o pólo negativo da bateria e a lataria do veículo, nos carros assim como nas motos, são a mesma coisa, tanto que a bateria tem seu cabo do pólo negativo fixado na própria lataria do veículo.
Veja que o relé trabalha por indução, ao acionar o interruptor este gera dentro do relé uma indução magnética que faz com que uma chapinha de metal se desloque e faça a ligação direta entre o terminal do relé que recebe a tensão da bateria para o terminal do relé que vai até a lâmpada, fechando assim um circuito direto entre lâmpada e bateria através de um circuito independente, preservando assim o circuito original.
Normalmente se utiliza fiação com 2mm de espessura, mas pode-se utilizar com 1,5mm de espessura sem problemas, desde que sejam utilizadas lâmpadas de potência padrão, se forem utilizadas lâmpadas com potência maior, por exemplo as faladas lâmpadas de 100W, neste caso o certo é usar fiação de 2mm.
Em sua maioria as motos que têm somente uma lâmpada principal dentro do farol são de modelo H4, no caso existem H4 de 35/35W (motos), 55/60W (carros e algumas motos) e 90/100W (as tais de alta potência).
O que faz com que a fiação derreta por excesso de consumo são os amperes, e estes podem ser calculados pela seguinte fórmula:
P = V x I
P = Potência em Watts (W)
V = Voltagem em Volts (V)
I = Corrente em Amperes (A)
Sendo assim, uma lâmpada com 90/100W de potência e que é alimentada por 12V tem um consumo de 8,33A, já uma lâmpada de 55/60W tem um consumo de 5A e uma lâmpada de 35/35W tem um consumo de 2,916A. É esta diferença a culpada por superaquecimentos ocorridos nos circuitos por troca indevida de lâmpadas por modelos de maior potência, tendo em vista que o circuito original (fiação, fusíveis, relés) é dimensionado para suportar determinado consumo, por exemplo 2,916A, e a pessoa troca a lâmpada e aumenta o consumo na fiação para 5A, o resultado será que a fiação esquentará podendo vir a romper sua capa protetora e a partir disso ocorrer um curto-circuito no sistema.
Lembre-se que as lâmpadas modelo H4 têm dentro dois filamentos, onde um é para farol baixo e outro para farol alto, e o calculo deve ser feito considerando a maior potência da lâmpada, sabendo que cada terminal acende independentemente mas nunca simultaneamente, exceto quando se utiliza o lampejador de farol alto, mas como o nome diz, ele é um lampejador, e não é feito para ficar acionador por longo período de tempo.
Veja também que a lâmpada quando acesa produz calor, e cada filamento suporta um calor “X”, e se você ficar deixando ambos os filamentos acesos simultaneamente constantemente terá a queima prematura de um dos filamentos já que eles ficarão expostos a um calor duas vezes maior ao normal.
Todas as lâmpadas trazem em seu corpo suas características gravadas, com exceção e algumas lâmpadas chinesas. Estes características são: Potência, Modelo e Voltagem. As lâmpadas mais comuns nos carros são H1, H3, H7 e H4, mas tem também as HB3, HB4, HB5, HB11 dentre outras mais.
Nas motos a mais utilizada é a H4, sem dúvida, mas também é utilizada H6 e H7, mas como não sou muito experiente com motos não sei dizer exatamente todas.
Outra informação, para quem curte as chamadas lâmpadas de luz branca, é a temperatura de cor da iluminação da lâmpada, chamada Kelvin (K). Por exemplo, uma lâmpada de com 4000K terá sua iluminação mais branca que uma com 3800K.
Veja que a temperatura de cor não tem nada a ver com a potência e a qualidade de iluminação da lâmpada, somente interfere cor da luz emitida.
A potência da lâmpada é media em Watts e a qualidade de iluminação é medida em lumens, só que esta informação nenhuma fabricante informa em seus produtos.
Dicionário
Lúmen: Unidade de fluxo luminoso, que é a luz emitida por um foco uniforme, infinitamente pequeno e com a intensidade de uma vela decimal, irradiada dentro de um ângulo sólido que intercepta uma área de 1m2 sobre a esfera de 1m de raio, que tem por centro o foco. L.-hora: unidade da energia luminosa que corresponde à ação de um lúmen durante uma hora. Pl: lumens e lúmenes.
Então, uma lâmpada com 55/60W 12V 6500K terá uma iluminação bem mais branca que outra lâmpada com 90/100W 12V 3500K, sendo que esta última terá mais brilho devido a maior potência, mas não se tem como dizer qual das duas iluminará melhor já que os fabricantes não informam quanto de Lumens elas têm, mas em teoria a com maior potência terá mais Lumens.
Uma comparação absurda mas com algum sentido seria comparar os Lumens aos Decibéis, veja que um alto-falante com 100W e 90dB terá um som muito mais limpo, forte e audível do que um alto-falante com 150W e 80dB, pois a qualidade do som está diretamente ligada aos Decibéis emitidos pelos alto-falantes e não a sua potência, quanto maior os Decibéis melhor será o som.
Isso também se enquadra aos amplificadores, quanto maior for a relação de sinal/ruído, melhor será o som do amplificador, sendo os melhores os que têm relação sinal/ruído acima de 90dB.
Então, se forem colocar faróis auxiliares nas motos, coloquem com fiação independente da fiação da moto, desta forma não será preciso cortar ou descascar os fios originais da moto e não perderão a garantia já que nada original será modificado (exceto a bateria, que estará alimentando mais lâmpadas que originalmente). Só não fiquem abusando de início, até terem certeza de que a potência consumida pelos faróis auxiliares está sendo recarregada devidamente pelo alternador da moto, do contrário poderá ficar em bateria repentinamente. Teste assim, ligue os faróis e fique com eles ligados por uns 10min, com a moto ligada, depois desligue tudo e dê partida de novo na moto e veja se houve alteração. Se não mudou nada, aumente para 30min, sai com a moto com os faróis auxiliares ligados por uns 30min e depois desligue tudo e testa a partida novamente, se estiver tudo certo faça um teste novamente com 60min e se neste último teste der tudo certo poderá ficar tranqüilo pois terá certeza de que o alternador está dando conta do recado.
Bom, tentei passar algumas informações, se por ventura tiver algo errado por aí me corrijam, afinal não sou o dono da verdade e estamos todos aqui para aprender.
Abraços a todos!
Última edição por Fuzzy Logic em Sex Set 26, 2008 7:04 pm, editado 4 vez(es)
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Fuzzy, PARABÉNS!!
Grande contribuição ao fórum, continue participando!
Há um ponto a corrigir lá onde diz "tanto que a bateria tem seu cabo do pólo negativo fixado na própria bateria do veículo".
Acho que a idéia era "fixado no próprio chassi do veículo", correto?
No mais, puxa, muito bacana esse seu post.
Dá um trabalhão escrever tudo isso!
Um forte abraço,
Jeff
Grande contribuição ao fórum, continue participando!
Há um ponto a corrigir lá onde diz "tanto que a bateria tem seu cabo do pólo negativo fixado na própria bateria do veículo".
Acho que a idéia era "fixado no próprio chassi do veículo", correto?
No mais, puxa, muito bacana esse seu post.
Dá um trabalhão escrever tudo isso!
Um forte abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Faróis auxiliares?
Valeu Jeff,
Realmente houve este equívoco, o correto é isto aí que você disse: "tanto que a bateria tem seu cabo do pólo negativo fixado na própria lataria do veículo", foi um erro técnico...
Abraços!
Realmente houve este equívoco, o correto é isto aí que você disse: "tanto que a bateria tem seu cabo do pólo negativo fixado na própria lataria do veículo", foi um erro técnico...
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Bem vindo ao time!
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FAROIS AUXILIARES
Cacetola manooooo..
Ia ler tdo agora, mas nem tive coragem vou lera amanhã de manhã com um bloquinho do lado para anotar isso, ai nao vao me enganar rs... qdo for fazer essa alteraçãio..
Ia ler tdo agora, mas nem tive coragem vou lera amanhã de manhã com um bloquinho do lado para anotar isso, ai nao vao me enganar rs... qdo for fazer essa alteraçãio..
lfadoidao- Novato
- Número de Mensagens : 46
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 30/08/2008
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