Dúvida relação peso x motor
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Defeitos
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Dúvida relação peso x motor
Ontem fui trazer um amigo do velório e somados o meu peso e o dele ultrapassou 20Kg dos 150Kg recomendados, ai a moto deu dois estouros e começou a querer morrer até que mais para frente morreu, então tentava ligar fazia o barulho do motor do motor de arranque e senguida quem um tec de algo batendo, ai depois de um tempinho pegou e na hora que ele sentou a moto morreu por duas vezes, ai depois funcionou e cheguei em casa e guardei a moto e hoje funcionou normalmente comigo e fiz um role longo apenas eu na moto, gostaria de saber se deu esses problemas por excesso de pesso ou pode ser outra coisa, e também gostaria de saber se pode ter zoado algo msm a moto aparentando está normal agora....
mohammed_cesar- Novato
- Número de Mensagens : 34
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/12/2008
Re: Dúvida relação peso x motor
o que pode tre acontecido foi vc ter que andar com o punho um poco mais pesado para andar com garupa e acabou afogando..ou alguma sugeira no tanque..isso é pura conhecidencia..
eu e a minha mulher fica em torno +/- 170kg.. e ja viajei muito porlo rio grande..bem traqnuilo
eu e a minha mulher fica em torno +/- 170kg.. e ja viajei muito porlo rio grande..bem traqnuilo
diegocolvara- Forista
- Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009
Re: Dúvida relação peso x motor
Mohammed,
O peso extra abaixa a suspensão, o que modifica sua geometria. Isso faz com que a vareta do freio fique tensionada, o que acaba forçando as sapatas contra o tambor e roubando potência da moto sem que você perceba.
Sempre que se coloca mais peso na moto é necessário colocar a suspensão na regulagem máxima e afrouxar um pouco a porca de regulagem do freio traseiro, é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta. E tão importante quanto, é necessário regular novamente depois de deixar o garupa, para não levar um susto na hora que descobre o pedal do freio laaá embaixo.
E para o pessoal que gosta de descer a lenha, já aviso:
Isso é característico de toda moto com freio traseiro a tambor, está relacionado com a geometria da suspensão e as leis da Física, não é defeito desta ou daquela moto, não há o que os engenheiros possam fazer, exceto colocar freio a disco também na roda traseira, o que resolveria esse problema, mas prejudicaria as vendas, porque ninguém quer pagar algumas centenas de reais a mais por isso.
Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.
Um abraço,
Jeff
O peso extra abaixa a suspensão, o que modifica sua geometria. Isso faz com que a vareta do freio fique tensionada, o que acaba forçando as sapatas contra o tambor e roubando potência da moto sem que você perceba.
Sempre que se coloca mais peso na moto é necessário colocar a suspensão na regulagem máxima e afrouxar um pouco a porca de regulagem do freio traseiro, é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta. E tão importante quanto, é necessário regular novamente depois de deixar o garupa, para não levar um susto na hora que descobre o pedal do freio laaá embaixo.
E para o pessoal que gosta de descer a lenha, já aviso:
Isso é característico de toda moto com freio traseiro a tambor, está relacionado com a geometria da suspensão e as leis da Física, não é defeito desta ou daquela moto, não há o que os engenheiros possam fazer, exceto colocar freio a disco também na roda traseira, o que resolveria esse problema, mas prejudicaria as vendas, porque ninguém quer pagar algumas centenas de reais a mais por isso.
Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dúvida relação peso x motor
Falou tudo Jeff
A minha Spped tava "amarrada" quando tava com carona, pansei que a moto tava com defito, aí só foi regular o freio e resolveu.
Tem um tópico que ensina como regular.
Valeu.
A minha Spped tava "amarrada" quando tava com carona, pansei que a moto tava com defito, aí só foi regular o freio e resolveu.
Tem um tópico que ensina como regular.
Valeu.
fulô- Forista
- Número de Mensagens : 101
Idade : 49
Localização : Caculé-Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/07/2009
Re: Dúvida relação peso x motor
Quero ver você regular a minha com as mãos... Impossível!!! hehehejeff escreveu:...é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta.
Deve ser um "zé ruela" que na hora de lubrificar a corrente, deixa cair lubrificante no disco... Só pode!... Se fosse assim, não teria lógica as motos de alta cilindrada usarem disco na traseira, já que nelas o disco esquenta muito mais, assim as pastilhas sujam muito mais, e no geral, ao menos em pista seca, o freio mais utilizado é o dianteiro que em sua grande maiora é a disco! (proporção de 70% dianteiro e 30% traseiro)jeff escreveu:Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.
Abraços!
PS.: Na falta do que fazer, pé pro alto, imobilizado... Não pude deixar de perturbar! hehehe
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Dúvida relação peso x motor
Veja bem... você já tentou aliviar a carga da mola da vareta com uma mão e girar a porca com a outra?Fuzzy Logic escreveu:Quero ver você regular a minha com as mãos... Impossível!!! hehehejeff escreveu:...é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta.
Fuzzy Logic escreveu:jeff escreveu:Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.
Deve ser um "zé ruela" que na hora de lubrificar a corrente, deixa cair lubrificante no disco... Só pode!... Se fosse assim, não teria lógica as motos de alta cilindrada usarem disco na traseira, já que nelas o disco esquenta muito mais, assim as pastilhas sujam muito mais, e no geral, ao menos em pista seca, o freio mais utilizado é o dianteiro que em sua grande maiora é a disco! (proporção de 70% dianteiro e 30% traseiro)
Abraços!
Não entendi a relação entre o disco esquentar e a pastilha sujar, porque a sujeira a que me refiro não é o pó de pastilha, mas contaminantes vindos da estrada ou da própria moto.
E a roda traseira pega mais sujeira mesmo. Além dos eventuais respingos vindos da corrente em movimento, vem a sujeira levantada pela roda dianteira e pelo deslocamento do ar. Também tem as mangueiras de respiro do motor e do carburador, que despejam o conteúdo embaixo do motor, bem na frente da roda. Antigamente isso era mais problemático, porque não existia a tampa do respiro do cárter, chegava a gotejar óleo. E não esqueça que em dias de chuva (chuva normal, não alagamento) o disco sempre estará molhado na primeira freada, enquanto o tambor é um pouco mais protegido.
Não ponha o pé muito para cima, senão aquele parafuso solto desce pra cabeça... ei, talvez isso seja bom!Fuzzy Logic escreveu:PS.: Na falta do que fazer, pé pro alto, imobilizado... Não pude deixar de perturbar! hehehe
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dúvida relação peso x motor
Bom, levei no mecânico e ele disse que poderia ser sujeira no carburador e o fato de ultrapassar 20Kg do limite não aconteceria isso, também disse que aparentemente o motor está normal, então deixei pra trocar a lona, pastilhas e colocar um baú e fazer a limpeza no carburador, ainda não testei com o meu amigo para ver se da pau, mais hoje vou dar carona para um colega de facu e pegar marginal, vamos ver se ela vai parar hauhauhauahuahua, seja o que Deus quiser kkk
mohammed_cesar- Novato
- Número de Mensagens : 34
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/12/2008
Re: Dúvida relação peso x motor
... É, né!...jeff escreveu:Veja bem... você já tentou aliviar a carga da mola da vareta com uma mão e girar a porca com a outra?Fuzzy Logic escreveu:Quero ver você regular a minha com as mãos... Impossível!!! hehehejeff escreveu:...é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta.
Sobre a temperatura das pastilhas, quanto maior o calor mais facilmente os constaminantes (palavra chique, ia usa "a sujeirada") se fundem com as pastilhas, a esta sujeira me referi, sujeira a qual somente é possível retirar lixando a superfície das pastilhas.jeff escreveu:Fuzzy Logic escreveu:jeff escreveu:Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.
Deve ser um "zé ruela" que na hora de lubrificar a corrente, deixa cair lubrificante no disco... Só pode!... Se fosse assim, não teria lógica as motos de alta cilindrada usarem disco na traseira, já que nelas o disco esquenta muito mais, assim as pastilhas sujam muito mais, e no geral, ao menos em pista seca, o freio mais utilizado é o dianteiro que em sua grande maiora é a disco! (proporção de 70% dianteiro e 30% traseiro)
Abraços!
Não entendi a relação entre o disco esquentar e a pastilha sujar, porque a sujeira a que me refiro não é o pó de pastilha, mas contaminantes vindos da estrada ou da própria moto.
E a roda traseira pega mais sujeira mesmo. Além dos eventuais respingos vindos da corrente em movimento, vem a sujeira levantada pela roda dianteira e pelo deslocamento do ar. Também tem as mangueiras de respiro do motor e do carburador, que despejam o conteúdo embaixo do motor, bem na frente da roda. Antigamente isso era mais problemático, porque não existia a tampa do respiro do cárter, chegava a gotejar óleo. E não esqueça que em dias de chuva (chuva normal, não alagamento) o disco sempre estará molhado na primeira freada, enquanto o tambor é um pouco mais protegido.
E com o demais, não concordo... Eu sou a favor do disco traseiro, podendo escolher, escolho pagar algum $ a mais pelo disco (mas depende do a mais, pois geralmente os caras supervalorizam qualquer trequinho, veja Honda e Yamaha, qualquer coisinha simples na moto é razão pra cobrar 1.000,00 a mais na unidade).
Não tem parafuso nenhum solto aqui não! Ele tá segurando algum pedaço de osso quebrado ali!...jeff escreveu:Não ponha o pé muito para cima, senão aquele parafuso solto desce pra cabeça... ei, talvez isso seja bom!Fuzzy Logic escreveu:PS.: Na falta do que fazer, pé pro alto, imobilizado... Não pude deixar de perturbar! hehehe
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
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