FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida relação peso x motor

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Dúvida relação peso x motor

Mensagem  mohammed_cesar Seg Nov 02, 2009 5:17 pm

Ontem fui trazer um amigo do velório e somados o meu peso e o dele ultrapassou 20Kg dos 150Kg recomendados, ai a moto deu dois estouros e começou a querer morrer até que mais para frente morreu, então tentava ligar fazia o barulho do motor do motor de arranque e senguida quem um tec de algo batendo, ai depois de um tempinho pegou e na hora que ele sentou a moto morreu por duas vezes, ai depois funcionou e cheguei em casa e guardei a moto e hoje funcionou normalmente comigo e fiz um role longo apenas eu na moto, gostaria de saber se deu esses problemas por excesso de pesso ou pode ser outra coisa, e também gostaria de saber se pode ter zoado algo msm a moto aparentando está normal agora....
mohammed_cesar
mohammed_cesar
Novato
Novato

Número de Mensagens : 34
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  diegocolvara Qua Nov 04, 2009 6:32 pm

o que pode tre acontecido foi vc ter que andar com o punho um poco mais pesado para andar com garupa e acabou afogando..ou alguma sugeira no tanque..isso é pura conhecidencia..

eu e a minha mulher fica em torno +/- 170kg.. e ja viajei muito porlo rio grande..bem traqnuilo

cheers

diegocolvara
Forista
Forista

Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  jeff Qua Nov 04, 2009 8:54 pm

Mohammed,

O peso extra abaixa a suspensão, o que modifica sua geometria. Isso faz com que a vareta do freio fique tensionada, o que acaba forçando as sapatas contra o tambor e roubando potência da moto sem que você perceba.

Sempre que se coloca mais peso na moto é necessário colocar a suspensão na regulagem máxima e afrouxar um pouco a porca de regulagem do freio traseiro, é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta. E tão importante quanto, é necessário regular novamente depois de deixar o garupa, para não levar um susto na hora que descobre o pedal do freio laaá embaixo.

E para o pessoal que gosta de descer a lenha, já aviso:

Isso é característico de toda moto com freio traseiro a tambor, está relacionado com a geometria da suspensão e as leis da Física, não é defeito desta ou daquela moto, não há o que os engenheiros possam fazer, exceto colocar freio a disco também na roda traseira, o que resolveria esse problema, mas prejudicaria as vendas, porque ninguém quer pagar algumas centenas de reais a mais por isso.

Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  fulô Qua Nov 04, 2009 9:43 pm

Falou tudo Jeff

A minha Spped tava "amarrada" quando tava com carona, pansei que a moto tava com defito, aí só foi regular o freio e resolveu.
Tem um tópico que ensina como regular.

Valeu.
fulô
fulô
Forista
Forista

Número de Mensagens : 101
Idade : 49
Localização : Caculé-Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Nov 04, 2009 10:29 pm

jeff escreveu:...é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta.
Quero ver você regular a minha com as mãos... Impossível!!! hehehe

jeff escreveu:Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.
Deve ser um "zé ruela" que na hora de lubrificar a corrente, deixa cair lubrificante no disco... Só pode!... Se fosse assim, não teria lógica as motos de alta cilindrada usarem disco na traseira, já que nelas o disco esquenta muito mais, assim as pastilhas sujam muito mais, e no geral, ao menos em pista seca, o freio mais utilizado é o dianteiro que em sua grande maiora é a disco! (proporção de 70% dianteiro e 30% traseiro)


Abraços!

PS.: Na falta do que fazer, pé pro alto, imobilizado... Não pude deixar de perturbar! hehehe
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  jeff Qui Nov 05, 2009 9:43 am

Fuzzy Logic escreveu:
jeff escreveu:...é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta.
Quero ver você regular a minha com as mãos... Impossível!!! hehehe
Veja bem... você já tentou aliviar a carga da mola da vareta com uma mão e girar a porca com a outra?

Fuzzy Logic escreveu:
jeff escreveu:Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.

Deve ser um "zé ruela" que na hora de lubrificar a corrente, deixa cair lubrificante no disco... Só pode!... Se fosse assim, não teria lógica as motos de alta cilindrada usarem disco na traseira, já que nelas o disco esquenta muito mais, assim as pastilhas sujam muito mais, e no geral, ao menos em pista seca, o freio mais utilizado é o dianteiro que em sua grande maiora é a disco! (proporção de 70% dianteiro e 30% traseiro)
Abraços!

Não entendi a relação entre o disco esquentar e a pastilha sujar, porque a sujeira a que me refiro não é o pó de pastilha, mas contaminantes vindos da estrada ou da própria moto.

E a roda traseira pega mais sujeira mesmo. Além dos eventuais respingos vindos da corrente em movimento, vem a sujeira levantada pela roda dianteira e pelo deslocamento do ar. Também tem as mangueiras de respiro do motor e do carburador, que despejam o conteúdo embaixo do motor, bem na frente da roda. Antigamente isso era mais problemático, porque não existia a tampa do respiro do cárter, chegava a gotejar óleo. E não esqueça que em dias de chuva (chuva normal, não alagamento) o disco sempre estará molhado na primeira freada, enquanto o tambor é um pouco mais protegido.

Fuzzy Logic escreveu:PS.: Na falta do que fazer, pé pro alto, imobilizado... Não pude deixar de perturbar! hehehe
Não ponha o pé muito para cima, senão aquele parafuso solto desce pra cabeça... ei, talvez isso seja bom! tongue
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  mohammed_cesar Qui Nov 05, 2009 6:59 pm

Bom, levei no mecânico e ele disse que poderia ser sujeira no carburador e o fato de ultrapassar 20Kg do limite não aconteceria isso, também disse que aparentemente o motor está normal, então deixei pra trocar a lona, pastilhas e colocar um baú e fazer a limpeza no carburador, ainda não testei com o meu amigo para ver se da pau, mais hoje vou dar carona para um colega de facu e pegar marginal, vamos ver se ela vai parar hauhauhauahuahua, seja o que Deus quiser kkk
mohammed_cesar
mohammed_cesar
Novato
Novato

Número de Mensagens : 34
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Nov 05, 2009 8:33 pm

jeff escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:
jeff escreveu:...é por esse motivo que ela pode ser regulada com os dedos, sem ferramenta.
Quero ver você regular a minha com as mãos... Impossível!!! hehehe
Veja bem... você já tentou aliviar a carga da mola da vareta com uma mão e girar a porca com a outra?
Suspect... É, né!... Embarassed Embarassed Embarassed

jeff escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:
jeff escreveu:Além disso, tem gente que argumenta que o freio a disco na roda traseira é pior do que o freio a tambor, porque as pastilhas e o disco pegam sujeira e contaminação e o sistema acaba te deixando na mão na hora que você mais precisa.

Deve ser um "zé ruela" que na hora de lubrificar a corrente, deixa cair lubrificante no disco... Só pode!... Se fosse assim, não teria lógica as motos de alta cilindrada usarem disco na traseira, já que nelas o disco esquenta muito mais, assim as pastilhas sujam muito mais, e no geral, ao menos em pista seca, o freio mais utilizado é o dianteiro que em sua grande maiora é a disco! (proporção de 70% dianteiro e 30% traseiro)
Abraços!

Não entendi a relação entre o disco esquentar e a pastilha sujar, porque a sujeira a que me refiro não é o pó de pastilha, mas contaminantes vindos da estrada ou da própria moto.

E a roda traseira pega mais sujeira mesmo. Além dos eventuais respingos vindos da corrente em movimento, vem a sujeira levantada pela roda dianteira e pelo deslocamento do ar. Também tem as mangueiras de respiro do motor e do carburador, que despejam o conteúdo embaixo do motor, bem na frente da roda. Antigamente isso era mais problemático, porque não existia a tampa do respiro do cárter, chegava a gotejar óleo. E não esqueça que em dias de chuva (chuva normal, não alagamento) o disco sempre estará molhado na primeira freada, enquanto o tambor é um pouco mais protegido.
Sobre a temperatura das pastilhas, quanto maior o calor mais facilmente os constaminantes (palavra chique, ia usa "a sujeirada") se fundem com as pastilhas, a esta sujeira me referi, sujeira a qual somente é possível retirar lixando a superfície das pastilhas.

E com o demais, não concordo... Eu sou a favor do disco traseiro, podendo escolher, escolho pagar algum $ a mais pelo disco (mas depende do a mais, pois geralmente os caras supervalorizam qualquer trequinho, veja Honda e Yamaha, qualquer coisinha simples na moto é razão pra cobrar 1.000,00 a mais na unidade).

jeff escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:PS.: Na falta do que fazer, pé pro alto, imobilizado... Não pude deixar de perturbar! hehehe
Não ponha o pé muito para cima, senão aquele parafuso solto desce pra cabeça... ei, talvez isso seja bom! tongue
Não tem parafuso nenhum solto aqui não! Ele tá segurando algum pedaço de osso quebrado ali!... Razz
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida relação peso x motor Empty Re: Dúvida relação peso x motor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos