FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com relação às carenagens traseiras

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida com relação às carenagens traseiras Empty Dúvida com relação às carenagens traseiras

Mensagem  Gabriel Nogueira Ter Out 15, 2013 9:25 am

Senhores bom dia.

Compartilho uma dúvida:
Estou trabalhando de motoboy com minha speed. Sabemos que mesmo dirigindo com prudência, acidentes muitas vezes são inerentes ao motociclista.
Minha dúvida é se existe alguma possibilidade de ser autuado por andar sem as carenagens laterais traseiras da moto? Reforço que uso as tampas laterais.
Conheço o treco da resolução do contran que cita "descaracterização do veículo" e tal... , todavia a retirada das carenagens citadas não implica em não reconhecimento da moto em caso de infração mais grave.

Poderiam me ajudar com essa dúvida? Alguém passou por experiência parecida ou conhece alguém na situação?
 
Desde já abraços!
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação às carenagens traseiras Empty Re: Dúvida com relação às carenagens traseiras

Mensagem  jeff Qua Out 16, 2013 10:26 am

Gabriel,

Creio que vai depender da interpretação e boa vontade do guarda.

A falta dessas carenagens não compromete a segurança da moto, mas fica a dúvida se ele vai interpretar isso como descaracterização da moto ou não.

Achei essa resposta dada a uma pergunta parecida com a sua num site de dúvidas de trânsito, a resposta é do Tenente. Sergio Moreira - Instrutor de legislação do Grupo Autotran - site http://www.cfcnet.com.br/perguntas.html

Pergunta: gostaria que me exclarecesse por favor uma dúvida, foi altuado por conduzir uma moto que constava um acessório de carenagem com a frente da falcon, gostaria de saber se essa multa foi prevista dentro da lei e gostaria de uma explicação sobre o motivo.Vitor Wallece - Salgueiro - PE

R: Sr. Vitor
O Sr. não informa qual foi o enquadramento que o agente de trânsito se baseou para fazer a autuação. Carenagem, rabeta, para-lamas e outros acessório (o proprio nome já diz, acessorios) não são caracteristica do veículo, e portanto a autuação foi elebarada de forma erronea. O Sr. deve entrar com recurso alegando que a Carenagem não é caracteristica do veículo e que a junta informe ao Sr. quais são as carcteristicas do veículo, pois se eles indefirirem o recurso deverão informar o porque e qual o embasamento legal.


Um abraço e boa sorte,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação às carenagens traseiras Empty Re: Dúvida com relação às carenagens traseiras

Mensagem  Gabriel Nogueira Qua Out 16, 2013 3:14 pm

jeff escreveu:Gabriel,

Creio que vai depender da interpretação e boa vontade do guarda.

A falta dessas carenagens não compromete a segurança da moto, mas fica a dúvida se ele vai interpretar isso como descaracterização da moto ou não.

Achei essa resposta dada a uma pergunta parecida com a sua num site de dúvidas de trânsito, a resposta é do Tenente. Sergio Moreira - Instrutor de legislação do Grupo Autotran - site http://www.cfcnet.com.br/perguntas.html

Pergunta: gostaria que me exclarecesse por favor uma dúvida, foi altuado por conduzir uma moto que constava um acessório de carenagem com a frente da falcon, gostaria de saber se essa multa foi prevista dentro da lei e gostaria de uma explicação sobre o motivo.Vitor Wallece - Salgueiro - PE

R: Sr. Vitor
O Sr. não informa qual foi o enquadramento que o agente de trânsito se baseou para fazer a autuação. Carenagem, rabeta, para-lamas e outros acessório (o proprio nome já diz, acessorios) não são caracteristica do veículo, e portanto a autuação foi elebarada de forma erronea. O Sr. deve entrar com recurso alegando que a Carenagem não é caracteristica do veículo e que a junta informe ao Sr. quais são as carcteristicas do veículo, pois se eles indefirirem o recurso deverão informar o porque e qual o embasamento legal.


Um abraço e boa sorte,

Jeff
Opa Jeff... Sempre chegando com um retorno.

Penso da mesma forma que o autor da resposta e me preocupo justamente com a intenção do guarda.
A idéia de retirá-las não é andar com uma moto depenada até pq isso é atitude de marginal e sim minimizar prejuízos materiais em caso de queda.
Todavia obrigado pela resposta. Acredito que acabarei por retira-las mesmo.

Forte abraço!
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação às carenagens traseiras Empty Re: Dúvida com relação às carenagens traseiras

Mensagem  Dan Floripa Qui Out 17, 2013 2:55 pm

Gabriel Nogueira escreveu:Senhores bom dia.

Compartilho uma dúvida:
Estou trabalhando de motoboy com minha speed. Sabemos que mesmo dirigindo com prudência, acidentes muitas vezes são inerentes ao motociclista.
Minha dúvida é se existe alguma possibilidade de ser autuado por andar sem as carenagens laterais traseiras da moto? Reforço que uso as tampas laterais.
Conheço o treco da resolução do contran que cita "descaracterização do veículo" e tal... , todavia a retirada das carenagens citadas não implica em não reconhecimento da moto em caso de infração mais grave.

Poderiam me ajudar com essa dúvida? Alguém passou por experiência parecida ou conhece alguém na situação?
 
Desde já abraços!

Aqui em Floripa vi muitos ganharem multas por não estar usando a rabeta da moto exceto os que usavam suporte para baú/caixa.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação às carenagens traseiras Empty Re: Dúvida com relação às carenagens traseiras

Mensagem  Gabriel Nogueira Qui Out 17, 2013 4:57 pm

Dan Floripa escreveu:
Gabriel Nogueira escreveu:Senhores bom dia.

Compartilho uma dúvida:
Estou trabalhando de motoboy com minha speed. Sabemos que mesmo dirigindo com prudência, acidentes muitas vezes são inerentes ao motociclista.
Minha dúvida é se existe alguma possibilidade de ser autuado por andar sem as carenagens laterais traseiras da moto? Reforço que uso as tampas laterais.
Conheço o treco da resolução do contran que cita "descaracterização do veículo" e tal... , todavia a retirada das carenagens citadas não implica em não reconhecimento da moto em caso de infração mais grave.

Poderiam me ajudar com essa dúvida? Alguém passou por experiência parecida ou conhece alguém na situação?
 
Desde já abraços!
Aqui em Floripa vi muitos ganharem multas por não estar usando a rabeta da moto exceto os que usavam suporte para baú/caixa.

Um abraço!

Dan.
Dan, no caso o suporte do baú, vc diz a "churrasqueira", a que compramos na Dafra mesmo? Ou refere-se àqueles suportes que são umas barras de ferro chapado, fixadas nas laterais?
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação às carenagens traseiras Empty Re: Dúvida com relação às carenagens traseiras

Mensagem  Dan Floripa Sex Out 18, 2013 10:45 am

Gabriel Nogueira escreveu:
Dan Floripa escreveu:
Gabriel Nogueira escreveu:Senhores bom dia.

Compartilho uma dúvida:
Estou trabalhando de motoboy com minha speed. Sabemos que mesmo dirigindo com prudência, acidentes muitas vezes são inerentes ao motociclista.
Minha dúvida é se existe alguma possibilidade de ser autuado por andar sem as carenagens laterais traseiras da moto? Reforço que uso as tampas laterais.
Conheço o treco da resolução do contran que cita "descaracterização do veículo" e tal... , todavia a retirada das carenagens citadas não implica em não reconhecimento da moto em caso de infração mais grave.

Poderiam me ajudar com essa dúvida? Alguém passou por experiência parecida ou conhece alguém na situação?
 
Desde já abraços!
Aqui em Floripa vi muitos ganharem multas por não estar usando a rabeta da moto exceto os que usavam suporte para baú/caixa.

Um abraço!

Dan.
Dan, no caso o suporte do baú, vc diz a "churrasqueira", a que compramos na Dafra mesmo? Ou refere-se àqueles suportes que são umas barras de ferro chapado, fixadas nas laterais?
As de chapas de ferro, pois para instalar essa barras, é necessário remover arabeta.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação às carenagens traseiras Empty Re: Dúvida com relação às carenagens traseiras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos