FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

4 participantes

Ir para baixo

vamos falar de segurança, vamos falar de freios? Empty vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

Mensagem  Adam Dom Dez 05, 2010 8:32 am

É o seguinte, sou novato em moto e tudo mais, esse foi meu primeiro ano como motociclista, graças a Deus nenhum acidente, apenas sustos como senhores atravessando a rua sem olhar, cachorros se enfiando na frente etc....

dentre essas coisas, eu notei q meus freios não derrapam!
é normal? alguns brincam dizendo q meus freios são abs!rsrs
se não houver óleo, areia e etc, ela não derrapa mesmo, nem se eu quiser, ja tentei travar o freio traseiro e nada! ela vai diminuindo a velocidade sem travar a roda, e o mesmo aconteçe com o freio dianteiro, não trava (ja tentei!rsrs), andei em uma titan mix e notei q os freios são bem mais "rusticos" vc só encosta e a moto ja vai parando, da pra notar q é muito fácil derrapar com ela..............

enfim, é normal? sõa assim mesmo? como são os freios de vc´s?
não estou reclamando! Não quero ficar derrapando por ai!rsrs
Acho seguro assim, do jeito q esta, pois o jeito mais rapido de parar não é travando as rodas.
Só tenho medo dos meus freios estarem desrregulados e eu não notar por ser novato

GRATO

Adam
"viver é como desenhar sem borracha"
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

vamos falar de segurança, vamos falar de freios? Empty Re: vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Dez 05, 2010 8:41 am

A minha eu travei e derrapei só que na chuva, nenhuma outra vez, sempre uso mais pressão no freio dianteiro (diferença gritante entre a titan e a kansas, na titan a tendência é você ser jogado pra frente, na kansas, ru fiquei no mesmo lugar), se não estiver gasta a lona nem a pastilha (não sei o seu uso da moto em 1 ano), pode ficar despreocupado, contando que o pedal do freio traseiro você não precise pisar com o calcanhar pra freiar, acho que é normal, talvez porquê o pneu da kansas seja menor, ou a moto mais baixa, não sei explicar, mas é bom fazer uma revisão periódica em toda a sua motoca (piscas, farol, luz de freio, freios, cabos, gasosa...) sempre que for sair, com freios não se brinca.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

vamos falar de segurança, vamos falar de freios? Empty Re: vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

Mensagem  Ill be back Dom Dez 05, 2010 9:15 am

Adam escreveu:É o seguinte, sou novato em moto e tudo mais, esse foi meu primeiro ano como motociclista, graças a Deus nenhum acidente, apenas sustos como senhores atravessando a rua sem olhar, cachorros se enfiando na frente etc....

dentre essas coisas, eu notei q meus freios não derrapam!
é normal? alguns brincam dizendo q meus freios são abs!rsrs
se não houver óleo, areia e etc, ela não derrapa mesmo, nem se eu quiser, ja tentei travar o freio traseiro e nada! ela vai diminuindo a velocidade sem travar a roda, e o mesmo aconteçe com o freio dianteiro, não trava (ja tentei!rsrs), andei em uma titan mix e notei q os freios são bem mais "rusticos" vc só encosta e a moto ja vai parando, da pra notar q é muito fácil derrapar com ela..............

enfim, é normal? sõa assim mesmo? como são os freios de vc´s?
não estou reclamando! Não quero ficar derrapando por ai!rsrs
Acho seguro assim, do jeito q esta, pois o jeito mais rapido de parar não é travando as rodas.
Só tenho medo dos meus freios estarem desrregulados e eu não notar por ser novato

GRATO

Adam
"viver é como desenhar sem borracha"

Amigo.

Derrapar é quando um pneu trava por excesso de “frenagem”(poder de freiar).A derrapagem pode ser perigosa quando foge ao controle, e também pode ser útil (principalmente em trilhas e terrenos “difíceis”) quando você “controla” a derrapagem.

Porem TODO freio (exceto os ABS....que é feito justamente para NÃO travar) tem de travar se você exercer mais força que o necessário (É OBVIO).

O freio mais potente, mais eficiente e o mais usado deve ser o dianteiro, por este motivo as motos sempre tem o freio dianteiro a disco (bem mais eficiente).Este negocio de se freiar o freio da frente a moto “capota” é lenda de quem não sabe usar bem o freio ou de quem pensa que esta de bicicleta ainda. Hehehehehe

Se você usar o freio com força ele tem de travar a roda e derrapar....é claro. Se não travar é porque sua moto tem ABS (sistema carrisimo que só algumas boas motos tem) ou não esta freiando bem.
Manda para a revisão.......a sua vida depende dos freios.


Uma vez uma carreta freiou na minha frente na BR, eu vinha a uns 120...por ai. Só estou aqui contando esta historia porque minha moto tem o freio MUITO BOM.



Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

vamos falar de segurança, vamos falar de freios? Empty Re: vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

Mensagem  Adam Dom Dez 05, 2010 9:31 am

O.K, companheiros cassio e "exterminador"rsr muito grato pelas respostas vou pedir pra regular devem estar um pouco "frouxos" pois NÃO DERRAPAM mesmo!!! e com relação ao meu uso, ela esta com 6000 km de janeiro até hoje
Grato

Adam
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

vamos falar de segurança, vamos falar de freios? Empty Re: vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

Mensagem  Familia Dom Dez 05, 2010 5:26 pm

Então num sistema de freio o que freia a moto ou o carro ou seja la o que for e o freio dianteiro, o freio traseiro so ira travar e arrastar se a moto ja estive em baixa velocidade, isso abaixo dos 60 km/h, se a sua moto esta com problemas no freio dianteiro seria por "N" motivos, tais como fruido de freio velho, pastilhas desgastadas, fruido baixo, disco de freio empenado ou ma regulagem dos componentes.

O seu freio traseiro tem que estar tinindo mais nao deve travar a hora que voce bem quiser, ele tem que receber a regulagem adequada para que voce reduza, eu disse "reduza", a velocidade com segurança, pois o freio traseiro ele serve principalmente para reduzir a velocidade, parar de verdade so o freio dianteiro.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

vamos falar de segurança, vamos falar de freios? Empty Re: vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

Mensagem  Ill be back Dom Dez 05, 2010 5:57 pm

Familia escreveu:Então num sistema de freio o que freia a moto ou o carro ou seja la o que for e o freio dianteiro, o freio traseiro so ira travar e arrastar se a moto ja estive em baixa velocidade, isso abaixo dos 60 km/h, se a sua moto esta com problemas no freio dianteiro seria por "N" motivos, tais como fruido de freio velho, pastilhas desgastadas, fruido baixo, disco de freio empenado ou ma regulagem dos componentes.

O seu freio traseiro tem que estar tinindo mais nao deve travar a hora que voce bem quiser, ele tem que receber a regulagem adequada para que voce reduza, eu disse "reduza", a velocidade com segurança, pois o freio traseiro ele serve principalmente para reduzir a velocidade, parar de verdade so o freio dianteiro.


Bem lembrado meu amigo.

Por isto o sistema de freio dianteiro sempre é mais robusto. Apenas nas motos Honda, nos modelos mais baratos é que tem freios ruins na dianteira.

Só quero lembrar também as características dos defeitos apontados:

Fluido de freio velho: muda a cor (fica escuro) da para ver no visor do manete. deixa o freio levemente mais fraco.(geralmente após dois a três anos)

Pastilhas desgastadas: fazem um ruído agudo irritante e alto e desgastam o disco (cria riscos no disco) além de deixar o freio fraco.

Fluido baixo: o manete do freio fica visivelmente mais baixo e o freio bem mais fraco

Disco de freio empenado: pode empenar por ser vagabundo ou por ser molhado quando estava muito quente. Oscila violentamente o freio e percebe-se o manete vibrando quando freia.

Pastilhas de freio e lonas de freio de baixa qualidade: ficam vidradas e deixam o freio muito mais fraco. Quando o mecânico lixa a sua superfície de atrito (que fica vidrada muito facilmente) o freio melhora, mais logo volta a ficar ruim....só trocando por um de qualidade melhor.
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

vamos falar de segurança, vamos falar de freios? Empty Re: vamos falar de segurança, vamos falar de freios?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos