FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

+5
Péricles
will_santana
jeff
Edu Clown
Diogosantos
9 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Diogosantos Qua Dez 28, 2011 12:03 pm

Boa tarde Kanseiros!!!

Tenho uma com relação a coroa de 42 dentes e o pinhão de 16, vi no fórum assuntos refente a essas duas peças em questão.
Quando ando com minha Black Kansas sinto que ela parece estar amarrada, parece que ela quer andar mais...
Eu vi tbm no fórum que a Kansas vem com uma coroa de 39 dentes com pinhão 16.

cOLOCANDO ESSA COROA DE 42 DENTES MELHORA O RENDIMENTO DA MINHA BLACK KANSAS?

Abraços... afro


Última edição por Diogosantos em Qua Dez 28, 2011 2:04 pm, editado 1 vez(es)
Diogosantos
Diogosantos
Novato
Novato

Número de Mensagens : 20
Idade : 37
Localização : campo grande - MS
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 12:36 pm

Opa,

Amigo a relação original da Kansas é pinhão 15 dentes e coroa 42 dentes. A maioria das pessoas que conheço (inclusive eu) apenas trocamos o pinhão de 15 pelo de 16 e com isso ficamos muito satisfeitos com o resultado. Tanto em força como em velocidade de cruzeiro.
Se acha que sua moto com uma relaçao 16/42 ainda esta amarrada experimente uma cora de 39 dentes (a da Speed é assim). Porém preste bem atenção para não ficar exigindo de seu motor força demais nas arrancadas.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Edu Clown Qua Dez 28, 2011 12:45 pm

A minha com relação 16/42 também está ótima!

Abraço
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Diogosantos Qua Dez 28, 2011 12:52 pm

A minha ta original Edifrans, então na realidade é só eu trocar o pinhão para o de 16d...
Que pinhão serve nela apenas o original ou tem outro genérico?

Valew pela dica!!!

Abraços...
Diogosantos
Diogosantos
Novato
Novato

Número de Mensagens : 20
Idade : 37
Localização : campo grande - MS
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 12:57 pm

Diogosantos escreveu:A minha ta original Edifrans, então na realidade é só eu trocar o pinhão para o de 16d...
Que pinhão serve nela apenas o original ou tem outro genérico?

Valew pela dica!!!

Abraços...

Opa,

Pinhão original só o de 15 dentes mesmo.

Pinhão de 16 dentes você encontra em qualquer loja de moto peças. Basta pedir o pinhão da CG de 16 dentes.

Inclusive, futuramente precise trocar a relação de sua moto, nas moto peças você já encontra relação prodizida para a Kansas mesmo. (Riffel e Vaz, já fabricam relação para nossas máquinas).


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Edu Clown Qua Dez 28, 2011 1:00 pm

Quando precisei trocar o pinhão e tinha a dúvida de qual servia, encontrei esse post do Péricles:
Péricles escreveu:Observe que o pinhão de 16 tem de ser o da CG 125, o da 150 não serve, já experimentei e ficou com folga!

Eu comprei e usava exatamente este aqui: http://www.megamotosracing.com.br/produtos/ver/982/pinhao-cg-125-today-125-titan-125-16-dentes-riffel

Inclusive eu comprei nesse mesmo site e veio tudo certo, NF e tudo mais. Recomendo.

Abraço
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Diogosantos Qua Dez 28, 2011 1:11 pm

Só pra não ter nenhuma dúvida mais com relação a isso, vou trocar somente o pinhão mesmo e nada mais né?
Pq tem mecânico que quer te intubar coisas a mais...

Abraço...
Diogosantos
Diogosantos
Novato
Novato

Número de Mensagens : 20
Idade : 37
Localização : campo grande - MS
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Edu Clown Qua Dez 28, 2011 2:57 pm

Olha, o que posso te dizer com certeza é que como minha moto esta nova ainda ( tava com 4.000 km quando troquei) só precisei trocar o pinhão mesmo. Mas é melhor você ver a sugestão dos outros membros também, antes de tomar qualquer decisão.

Abraço
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Diogosantos Qua Dez 28, 2011 3:04 pm

A minha tbm esta com 4 mil rodados...
Obrigado Irmão!!!

Abraços...
Diogosantos
Diogosantos
Novato
Novato

Número de Mensagens : 20
Idade : 37
Localização : campo grande - MS
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  jeff Qui Dez 29, 2011 6:32 am

Edifrans escreveu:Opa,

Amigo a relação original da Kansas é pinhão 15 dentes e coroa 42 dentes. A maioria das pessoas que conheço (inclusive eu) apenas trocamos o pinhão de 15 pelo de 16 e com isso ficamos muito satisfeitos com o resultado. Tanto em força como em velocidade de cruzeiro.
Se acha que sua moto com uma relaçao 16/42 ainda esta amarrada experimente uma cora de 39 dentes (a da Speed é assim). Porém preste bem atenção para não ficar exigindo de seu motor força demais nas arrancadas.


Abraço,
NÃÃÃÃOOO!!!! No

Com pinhão de 15 dentes e coroa de 39 dentes ela fica amarrada demais! A velocidade de cruzeiro cai de 110 para 100 no velocímetro (82 para 75 km/h reais) e com a moto vibrando mais...

E para instalar o pinhão de 16 dentes, é necessário instalar 4 elos a mais, senão não cabe na balança... Mad

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Convidad Qui Dez 29, 2011 6:44 am

Opa,

jeff escreveu:
E para instalar o pinhão de 16 dentes, é necessário instalar 4 elos a mais, senão não cabe na balança... Mad

Um abraço,

Jeff

Jeff Wilis, quanto a instalação do pinhão 16 dentes (há controversias). Se for instalar o pinhão 16 dentes numa relação toda 0Km (novinha mesmo, sem nunca ter rodado) a corrente (por ter 120 gomos) ficará curta. Mas se for instalar o pinhão 16 dentes numa relação que já rodou perto dos seus 4000KM a corrente "original" (por já ter sido usada) terá tamanho sulficiente para essa instalação.

Tenho conhecimento de causa disso. Tanto em minha motoca, quanto na Mirage-150 do Emerson, onde fizemos essa troca perto dos 3800KM rodados.

Mas sempre é importante ressaltar.... Caso vá trocar a relação inteira da moto, por outra (mudando apenas o pinhão de 15 por um de 16) terá também que colocar uma corrente de 122 gomos (uma vez que a original - com 120 gomos - fica curta).
Já numa troca só do pinhão. onde o restante da relação já tenha sido usado a corrente já estará no comprimento mínimo necessário.

Agora a respeito da utilização de uma relação 16/39, sei que é teóricamente possível, porém desconheço o resultado prático disso. E como você já experimentou. Prefiro adotar vossa experiência e não incorrer num mesmo erro.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  jeff Qui Dez 29, 2011 6:58 am

Não, 16 x 39 ainda não experimentei... preciso de elos adicionais ou comprar outra corrente.... Mad

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  will_santana Qui Dez 29, 2011 7:20 am

nunca precisei trocar corrente e uso pinhao de 16 dentes praticamente desde zero
mas as ultimas correntes foram todas compradas maiores e reduzidas na hora da instalação pois a corrente da kansas já é maior que da maioria das motos mesmo

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Edu Clown Qui Dez 29, 2011 7:24 am

Edifrans escreveu:se for instalar o pinhão 16 dentes numa relação que já rodou perto dos seus 4000KM a corrente "original" (por já ter sido usada) terá tamanho sulficiente para essa instalação.

Também foi o meu caso e até agora não vi nenhum problema com a relação da moto.

Abraço
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Diogosantos Qui Dez 29, 2011 1:19 pm

Olá Amigos!!!

Acho que causei confusão entre vocÊs ontem com esse questionamento com o pinhão de 16 dentes.
A minha Kansas esta original e com 4.100 km rodados, conforme as informações de vcs ela vem com uma coroa de 42 dentes e pinhão de 15 dentes. Certo?
A minha dúvida era a seguinte se vem com esse kit a minha moto que esta original eu só preciso trocar o pinhão para o de 16 dentes e nada mais. Certo?

Desculpe a confusão amigos Kanseiros!!!

Abraços...
Diogosantos
Diogosantos
Novato
Novato

Número de Mensagens : 20
Idade : 37
Localização : campo grande - MS
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  jeff Qui Dez 29, 2011 2:11 pm

Esquenta não, Diogo, confusão é com a gente mesmo... hahaha

Eu particularmente não gosto de instalar pinhão novo em relação já com essa quilometragem, e isso não é recomendado pelos fabricantes, o motivo principal é que o componente novo se desgasta mais rápido e no processo ele acaba acelerando o desgaste das outras peças. É um amaciamento forçado.

Mas o pessoal com bastante quilometragem rodada faz isso e ninguém teve problemas, que eu saiba.

O ganho em desempenho é sensível. Mesmo que o jogo atual se desgaste mais rápido que o normal, valerá a pena.

Um abraço,

Jeff



jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Péricles Qui Dez 29, 2011 2:22 pm

Edu Clown escreveu:Quando precisei trocar o pinhão e tinha a dúvida de qual servia, encontrei esse post do Péricles:
Péricles escreveu:Observe que o pinhão de 16 tem de ser o da CG 125, o da 150 não serve, já experimentei e ficou com folga!

Eu comprei e usava exatamente este aqui: http://www.megamotosracing.com.br/produtos/ver/982/pinhao-cg-125-today-125-titan-125-16-dentes-riffel

Inclusive eu comprei nesse mesmo site e veio tudo certo, NF e tudo mais. Recomendo.

Abraço

Troque apenas o pinhão e nada mais.
O mais importante de tudo é que seja o pinhão correto, como o Edu postou aqui, se não pode literalmente moer o eixo e aí sim você terá problemas...
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Convidad Sex Dez 30, 2011 5:03 am

Opa,

Diogosantos escreveu:Olá Amigos!!!

Acho que causei confusão entre vocÊs ontem com esse questionamento com o pinhão de 16 dentes.
A minha Kansas esta original e com 4.100 km rodados, conforme as informações de vcs ela vem com uma coroa de 42 dentes e pinhão de 15 dentes. Certo?
A minha dúvida era a seguinte se vem com esse kit a minha moto que esta original eu só preciso trocar o pinhão para o de 16 dentes e nada mais. Certo?

Desculpe a confusão amigos Kanseiros!!!

Abraços...

Amigo, fique tranquilo... Confusão alguma quebra esse vinculo de amizade que temos aqui nessas plagas.... Todos se gostam e são amigos de verdade, independente de opiniões divergents e etc... A amizade sempre é e será mantida. Com relação a discussão "É essa mesma a intenção de um Fórum não acha? kkkkkk

Mas voltando a sua raiz de sua dúvida.... Troque apenas o pinhão por um de 16 dentes da CG 125, ML, TURUNA e seja feliz!!!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Edu Clown Sex Dez 30, 2011 11:18 am

Edifrans escreveu:Troque apenas o pinhão por um de 16 dentes da CG 125, ML, TURUNA e seja feliz!!!

E vai ficar muito feliz mesmo quando ver a diferença no desempenho da motoca Very Happy

Abraço
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  L340 Sex Dez 30, 2011 1:24 pm

Minha moto com relação 15x42 chega a no máximo 120 esgoelando tudo.
Com 16x42 chega a 130 e poucos (na descida).
Com garupa não passa de 120 de jeito nenhum.
Lembre-se que estamos falando de uma medida de velocidade diferenciada de km/h, estamos falando de km/h/k (Quilômetros por hora em Kansas). Very Happy
Relação mais longa que isso só pra motores mais fortes, o original dela não aguenta empurrar mais do que isso.
A primeira vez que usei o pinhão de 16, a moto tinha rodado 3000 mais a volta da concessionária (naquele tempo eu ainda levava na CC).
Usei essa relação até 18000 se não me engano e só troquei pq estava com um barulho esquisito, mas não estava bem gasta, no fim eu acho que o barulho vinha de outro lugar, pq tive outros problemas relacionados que nada tinham a ver com a vida útil da relação.
Minha meta atual é usar a relação até os dentes ficarem tão gastos que fiquem afiados, depois vou transformar a coroa num super shuriken.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Edu Clown Sáb Dez 31, 2011 8:51 am

L340
Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Feel-like-a-ninja-meme

Razz Razz
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  L340 Sáb Dez 31, 2011 9:42 am

hahahaha
Essa piada nasceu da coroa da Intruder, que os dentes ficaram tão afiados que dá pra cortar o dedo nela.
Tanto que mesmo usando uma luva grossa, ainda dá pra perceber que o treco ficou afiado.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  jeff Sáb Dez 31, 2011 1:18 pm

Vendo super shuriken e pequeno shuriken.

Acompanha ドライブチェーン (brinde).

Interessados não precisam entrar em contato comigo.

Estejam preparados, eu os encontrarei.
Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Ninjanb



Feliz Ano Novo,

Eu


jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Convidado Sáb Dez 31, 2011 8:29 pm

Espero que não use luvas para lubrificar a shuriken com a moto ligada e engatada na primeira Very Happy
Um ex-colega de trabalho fez esta peripécia na moto aqui do trampo, como a relação estava bem gasta e fazendo bastante barulho, ele achou por bem lubrificar a moto até aí tudo bem, mas......derrepente só ouvimos de dentro e grito dele e ele correndo com a mão escorrendo sangue pelo chão pale então levamos ele pro hospital e lá ele contou que tinha ligado a moto e começou a lubrificar a corrente com as mão enroladas em um saco plastico, daí vcs podem imaginar, a coroa puxou a sacola e a mão juntamente e então os dedos dele deram a toda a volta entre a corrente e a coroa. Por sorte, a titan não possui nem um obstáculo para que algo realize este percusso na coroa, pois se fosse na speed ou outra moto, ele teria perdido os dedos. Mas graças a Deus ele apenas quebrou quatro dedos da mão direita clown e rompeu alguns nervos, mas depois de muito tempo de terapia, ele recuperou quase totalmente os movimentos dos dedos

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Convidado Sáb Dez 31, 2011 8:32 pm

Ps... como ninguem está on-line até agora, não sei pq motivo:( , acho que este será o último post do ano Cool
Um feliz 2012 a todos!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto? Empty Re: Colocar Pinhão de 16 dentes melhora o rendimento da moto?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos