FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1° troca de óleo com 500 KM

+4
ernesto walter
Familia
fredsilvaborges
jeff
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidado Qua Fev 22, 2012 3:29 pm

Pessoal, hoje minha Riva completou 500 Km e como eu já havia lido sobre a recomendação de trocar o óleo nos 1° 500 Km, já estava planejando isso. Estava indo para o serviço quando a luz indicadora de troca de óleo acendeu. Levei na CC e fiz a troca. Quando o mecânico viu que tinha só 505 Km, me disse que não era pra ter trocado, mas eu disse pra ele que achava melhor fazer essa troca com 500, ele me disse que é normal acender com 500 Km antes de cada revisão, que já vem programada de fábrica assim, e que eles só vão apagar essa luz na revisão de 1000 Km, e quando chegar em 2500 Km vai acender de novo. Tava louco pra ver como é que faz pra apagar essa luz, mas não deu.
Abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Qua Fev 22, 2012 4:06 pm

Olá, Fernando

Fazer a troca inicial do óleo com 500 km não vai prejudicar sua moto, pelo contrário. Durante a fabricação e montagem, é normal que pequenos cavacos e contaminantes fiquem presos no interior das partes de acesso mais difícil do motor. Isso vale para todos os fabricantes, até para a Ferrari.

Com o funcionamento, o óleo acaba arrastando esses contaminantes que ficam presos na tela do filtro, que retém as impurezas maiores, ou no filtro de óleo (a Riva tem filtro de óleo do tipo cartucho).

Apenas tome cuidado para garantir as próximas trocas dentro da periodicidade recomendada, sem ultrapassar o limite de quilometragem máxima estabelecido. E se trocarem o óleo de novo na revisão dos 1000 km, pode ter certeza que são 15 reais muito bem empregados.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Troca de óleo

Mensagem  fredsilvaborges Qua Fev 22, 2012 5:35 pm

O cara da concessionária aqui me falou que era pra trocar com 2000km a segunda vez, porem o manual fala que apos a primeira é a cada 3000km. vou ligar pra lá e ver isso aí. a luz do painel até ja acendeu.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Qua Fev 22, 2012 5:55 pm

Frederico,

Eu encaro com muita desconfiança essa recomendação para trocar o óleo somente a cada 2000 km.

Dependendo do tipo de óleo, aos 700 km rodados ele já está tão pouco viscoso que dificulta a passagem de marchas. O Selenia recomendado pela dafra é um deles. Óleos muito bons como o motul chegam a 1500, 2000 km no limite.

Não há nada na tecnologia do motor da Riva que justifique esse aumento da quilometragem. A Next ou a Roadwin são resfriadas por água, então o óleo não passa pelos mesmos níveis de exigência térmica, o que poderia justificar uma diminuição da frequência da troca. Mas a Riva tem motor arrefecido a ar, do mesmo modo que Kansas e Speeds.

A Riva tem a vantagem de começar já com a quantidade certa, mas quanto mais tempo demorar para fazer a troca, maiores serão as chances de que o proprietário se descuide quanto ao nível de óleo e acabe rodando com a moto em condições de sacrifício mecânico.

Com base no histórico de visível descaso demonstrado pela dafra em relação à longevidade dos motores de Kansas e Speeds, com vistas à venda de peças de reposição aos incautos, fico triste de ver que estão colocando a ótima Riva no mesmo caminho.

Será outra boa moto lançada pela dafra, mas que acabará levando a fama de pouco confiável, graças ao descuido/descaso/interesses comerciais pouco louváveis na hora de especificar os parâmetros de manutenção.

Proprietários de Rivas, fiquem atentos e não sejam enganados.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidad Qui Fev 23, 2012 8:20 am

Opa,

Seja bem vindo Frederico!!!

Bom vamos ao "Manuel"... O Manuel da Kansas diz claramente... na página 58, que o óleo de motor da Kansas deve ser trocado da seguinte forma:

1000Km - 2000Km - 3000Km - 4500Km - 6000Km e depois a cada 1500Km.... Isso é o que recomenda o manual! Eu, particularmente costumo trocar o óleo da minha motoca a cada 1000Km e ponto.

Conheço algumas pessoas que realizam as trocas de óleo de suas motos a cada 1500 e também a cada 3000. Na minha opinião (em sendo o óloe o sangue do motor), prefiro estar sempre com óleo novo e evitar maiores problemas....

Com relação a moto acender o aviso de troca de óleo (500Km antes do correto) acho que essa tolerância esteja mal calibrada e ainda por cima o infeliz da CC que te atendeu deve ter faltado ao curso da Riva.
Estando sua moto "em garantia" exija que isso seja verificado.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidad Qui Fev 23, 2012 8:24 am

Opa,

Apenas só mais um comentário!

Amigos Forumeiros.... é sabido de TODOS nós da deficiência do atendimento das CCs (tanto os mecânicos como demais colaboradores), mas também podemos colaborar "mesmo que pareça em vão". Ao ser mal atendido ou ter uma experiência ruim num CC Dafra... poste... poste messssmo, mas também lembre-se de postar a CC em que isso ocorreu, a data e se possível o nome da pessoa.... é uma forma de "alertar" a própria Dafra a respeito das pessoas com quem esta lidando e também contratando.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidado Qui Fev 23, 2012 9:58 am

Ou tambem estranhei bastante esta informações de troca de óleo com quilometragens maiores principalmente com a kripton da minha esposa. Na primeira revisão (1000) foi feita a troca de óleo e do elementro filtrante. Aí perguntei para o responsável pelo oficina sobre a próxima troca de óleo e ele falou que é só na próxima revisão (3000 KM). Daí fiquei desconfiado desta informação então consultei o manual e realmente a informação é a mesma: troca de óleo nos 1000 Km, 3000 Km e depois a cada 3000 Km junto com o filtro Suspect .
Depois da primeira troca de óleo sempre verifico semanalmente o nivel, pois ainda tenho desconfiaça, mas o filtro parece cumprir eficientemente o seu papel na remoção de material particulado, pois o óleo sempre está bastante claro como novo, quanto a viscosidade aparentemente não se alterou. Na minha moto sempre noto o escurecimento do óleo por volta dos 700 Km.
Parece que realmente existe esta eficiência nestes filtro, capaz de prolongar a vida útil do óleo, pelo menos até agora não ví nenhuma kripton travando o motor ou fumaçando

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Familia Qui Fev 23, 2012 11:03 am

Troca de oleo e uma coisa meio critica, a informação esta correta, quanto aos periodos de troca, da pra se desconfiar quando se fala que determinada moto so tem manutencao de troca de oleo a cada 3000 km, mais devemos levar em conta o avanço que os oleos lubrificantes tiveram, trocar o oleo com 1000 quilometros ou menos e um erro e um desperdicio de dinheiro alem de contribuir para poluição.

Normalmente os donos de motos não realizam as manutenções preventivas, o que seria isso, e bem simples, verificar luzes, cabos, calibragem dos pneus e nivel de oleo, tem gente que pensa que colocou o oleo la ele vai durar ate o dia da troca isso e outro erro, dependendo das condições de pilotagem e climaticas o nivel pode baixar muito, digo isso por experiencia propria, pois tive uma moto que passei por um perior de desleixo com ela e quando fui trocar o oleo tinha pouco mais de 800 ml de oleo.

Verificar o nivel e primordial para o bom funcionamento de sua moto, sempre tenha a disposição outra garrafa de oleo para completar o motor quando for necessario, as vezes a quantidade a se completar nao pode passar de 50ml, mais imagine a situação em que sua moto come 50ml de oleo por semana em 1 mes la vai 200ml isso causa toda a diferença quando o problema acontece.

Muito se fala que motor travou isso e aquilo outro.

Existem mecanicos ate de autorizadas que dizem que o oleo tem que trocar com 1000km, isso e uma mentalidade de 20 ou 25 anos atras, pois a cultura levou a crer que isso e o certo, prejudicar o motor nao prejudica, nem tao pouco melhora em absolutamente em nada, irei citar o Jeff: Não há nada na tecnologia do motor da Riva que justifique esse aumento da quilometragem, não se trata de motor em si, trata apenas de tecnologia de oleo, o uso de um oleo de qualidade justifica as trocas longas, existe uma variada gama de qualidades de oleo que irão justificar ou não o tempo de troca, um modelo simples da honda, que tambem não tem justificativa tecnologica nenhuma para isso, recomenda realizar a troca de oleo a cada 4000km, segue trecho do manual do proprietario abaixo e na sequencia a nota que cita a verificação diariamente, mais se voce levar este manual em qualquer CC honda eles vão dizer que deve ser trocado com 2000km, so porque eles ainda não entenderam que os oleos lubrificantes evoluiram.

A troca de oleo da Riva esta correta basta, seguir a recomendação de verificar o nivel, mais caso queira trocar a cada 1000 não tem problemas.

Trecho do manual.
1° troca de óleo com 500 KM Troca

Trecho da nota
1° troca de óleo com 500 KM Trocanota

Quanto a luz de manutenção ela acende antes dos mil mesmo, isso ocorrem em qualquer moto que tenha este sistema de indicação de manutenção, pois ele serve para alertar ao proprietario que o prazo de manutenção esta chegando, que no caso seria com 1000km, o mecanico que trocou o oleo da sua moto errou em trocar com 500km, pois deveria ter sido realizado o agendamento para o periodo dos 1000km.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidad Qui Fev 23, 2012 11:53 am

Opa,

Quanto ao avanço tecnológico dos óleos eu concordo que houve sim!

Isso ajuda a explicar o porque de um óleo Motul3000 com 1000Km rodados ainda se apresentar clarinho e com viscosidade muito boa.

Uma outra coisa que é legal comentar é o seguinte: Tenho uma pequena vivência com motores diesel e, num motor, recém retificado. Geralmente colocamos um óleo SAE30 (o óleo normal para esse caso é o SAE40) para seu primeiro funcionamento e o trocamos após os 1000Km. Isso se deve pelo fato de que é interessante um óleo mais fino que ajudará a "lavar" as galerias internas do motor... retirando assim um provável resíduo que tenha ficado lá por conta da retífica e etc....

Já nos motores novos, acredito que não exista essa necessidade porque, até onde sei, um motor novo já é entregue ao proprietário com um mínimo de amaciamento e a incidêncie de cavacos na parte interna desse motor é menor.

Acredito que isso se aplique para as motos também... mas não tenho certeza.

De qualquer forma, por esse aspecto cultural e costume mesmo, procuro trocar o óleo de minha moto a cada 1000Km (quando Yamalube) e 1500Km (quando Motul3000).


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidado Qui Fev 23, 2012 1:18 pm

Familia escreveu:Quanto a luz de manutenção ela acende antes dos mil mesmo, isso ocorrem em qualquer moto que tenha este sistema de indicação de manutenção, pois ele serve para alertar ao proprietario que o prazo de manutenção esta chegando, que no caso seria com 1000km, o mecanico que trocou o oleo da sua moto errou em trocar com 500km, pois deveria ter sido realizado o agendamento para o periodo dos 1000km.

Na verdade o mecânico me disse que não era para trocar o óleo com 500 Km, fui eu quem quis trocar, e tem um detalhe, ele colocou uns 100ml a mais de óleo de um frasco que ele tinha lá separado, pelo jeito eles não querem que aconteça o que acontecia com as Kansas e Speeds quanto ao nível de óleo.

Abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Sex Fev 24, 2012 8:52 pm

Bom, eu quase ia esquecendo de comentar a postagem do Família e o comentário do Edi.

Concordo que a tecnologia dos óleos evoluiu, mas não acho que seja tão significativa assim. O óleo que eu usava há 30 anos afinava aos 700 km, e continua fazendo a mesma coisa hoje.

E se faz nas kansas, por que não irá fazer nas rivas? Apenas por causa do filtro de cartucho?

Não concordo.

O filtro de cartucho retém as partículas, enquanto o centrífugo as redireciona para que fiquem no cárter e não subam para as peças com folgas estritas, onde fariam grande estrago em pouco tempo. Em termos de eficácia, se equivalem. Os motores Scania sempre usaram filtro centrífugo e esse era um diferencial enfatizado pela fábrica. A única vantagem do cartucho, que eu veja, é reter as partículas antes de passarem pela bomba, o que prolonga sua vida. Em compensação, o filtro centrífugo não perde a eficiência nem restringe o fluxo de óleo com o tempo.

O que define a estabilidade de um óleo é principalmente sua composição (teor de parafina/nafta) e sua aditivação. É isso que faz um óleo afinar aos 700 km ou aguentar até os 1500, 2000 km em boas condições.

Se a dafra recomenda o mesmo óleo para a kansas/speed e para a riva (o selenia), apenas o filtro de cartucho não justifica o maior intervalo de troca.

Entretanto, enquanto pesquisava o assunto, descobri algumas coisas interessantes a respeito disso que me fizeram rever alguns conceitos (mas não a ponto de mudar de opinião..).

Por exemplo, de acordo com o American Petroleum Institute, os óleos mais recentes possuem menos aditivos redutores de atrito do que as classificações anteriores, como o SG. O motivo disso é que os novos motores com catalisadores são sensíveis ao zinco, um dos principais aditivos redutores de atrito. Para ter uma ideia, os óleos API SG possuíam 1200-1300 ppm de zinco e fósforo, enquanto o atual SM (que não pode ser usado em motos) tem menos de 600 ppm.

Inclusive, "essa redução de produtos químicos antidesgaste no óleo tem causado falhas prematuras de árvores de comando e outros mancais de alta pressão em muitos automóveis mais antigos e tem sido acusada pela falha prematura da engrenagem de acionamento da bomba de óleo/sensor de posição da árvore de comando que é engrenada com a engrenagem da árvore de comando em alguns motores modernos."

Aí vai outra informação que esclarece uma discussão antiga:

"É possível um óleo atender a ambas as normas para gasolina e diesel. De fato, é regra para todos os óleos classificados para motores diesel ostentarem a especificação para gasolina "correspondente". Por exemplo, (um óleo para motores diesel) API CJ-4 quase sempre relacionará SL ou SM, API CI-4 com SL, API CH-4 com SJ, e assim por diante."

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Motor_oil#American_Petroleum_Institute

Então, temos novos temas para discussão.... a dafra está correta em recomendar um óleo SG para nossos motores, já que ele tem mais aditivos redutores de atrito do tipo zinco e fósforo do que um óleo SL? Se é assim, então porque todos são unânimes em afirmar que os óleos SL dão resultados melhores que os SG? E como fica a questão do catalisador?

É preciso distinguir o que é propaganda do que é real com base nas nossas experiências. Há muitos intere$$es em jogo por parte dos fabricantes.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  ernesto walter Sáb Fev 25, 2012 5:54 pm

Eu uso óleo para diesel exatamente pelo que o Jeff mencionou.No forum da kansas ja hove uma boa discussão em relação ao óleo e tambem no orkut,Quem quiser de uma olhada: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=45254428&tid=5514202752080396807&na=1&npn=1&nid= E tirem suas conclusões.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Sáb Fev 25, 2012 6:57 pm

Mas lembrando sempre que a viscosidade do óleo para diesel é menor que a especificada; isso pode dar bom desempenho no motor, mas pode prejudicar o câmbio a médio prazo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  ALLT Qua Fev 29, 2012 7:01 am

Tem uma formula bastante simples de saber a hora de trocar o óleo! Fica assim:

Motor que vai 1L ou menos - Troca com 1000km
Motor que vai 1.5L - Troca com 1500km
Motor que vai 2L - Troca com 2000km

Ou ainda por cima, se der 6 meses deve se trocar o óleo, msm não atingindo a quilometragem recomendada

Entendeu o raciocínio???

E os motores de 2T, usam uma proporção de 1L de óleo para 40L de gasolina!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Familia Qua Fev 29, 2012 10:16 am

ALLT escreveu:Tem uma formula bastante simples de saber a hora de trocar o óleo! Fica assim:

Motor que vai 1L ou menos - Troca com 1000km
Motor que vai 1.5L - Troca com 1500km
Motor que vai 2L - Troca com 2000km

Ou ainda por cima, se der 6 meses deve se trocar o óleo, msm não atingindo a quilometragem recomendada

Entendeu o raciocínio???

E os motores de 2T, usam uma proporção de 1L de óleo para 40L de gasolina!

Onde foi a oficina que lhe ensinaram esta formula? Isso não existe e nem tem fundamento em nenhuma parte do planeta terra.
Então se for seguir a formula uma moto que tem motor com 800ml ai tem que trocar com 800km? Sem chance, me desculpe.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Familia Qua Fev 29, 2012 10:28 am

Então Jeff, como eu havia mencionado, existem oleos com varias tecnologias empregadas neles, não seria de bom agrado colocarmos oleos fuleiros em nossas motos sejam elas quais forem, e passarmos 3000km rodando com eles sem nem ao menos verificar o nivel, o que devemos usar e coisa boa e verificar o nivel e no caso das kansas e speeds colocar um pouco a mais de oleo para evitar possiveis problemas nas parte do motor.

O que devemos usar, volto a dizer, e materiais de boa ou exelente qualidade.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Qua Fev 29, 2012 10:52 am

Concordo contigo. Família

Mas quando vejo gente vindo aqui postar que fundiu o motor e continua defendendo que o manual do proprietário que está certo, fico extremamente decepcionado com a capacidade de discernimento da espécie humana e me sinto obrigado a tomar todas e um pouco mais em nome da humanidade; ainda não me recuperei totalmente de ontem e, sinceramente. vou complementar a dosagem que eu só quero acordar amanhã.

Ou não.

Um abraço,

Jeff

PS: Desgraçadamente, os faixa preta acabaram...................e o dinheiro pra cerveja também. então em breve estarei de volta ao mundo dos canalhas com credibilidade e honestos desacreditados. That's life... fuck everybody and don´t worry, be haaaapyyyyy.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  ALLT Qua Fev 29, 2012 12:19 pm

Entendi seu Raciocínio!!!


Última edição por ALLT em Qua Fev 29, 2012 12:46 pm, editado 1 vez(es)
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  ALLT Qua Fev 29, 2012 12:50 pm

[quote="Familia"]Troca de oleo e uma coisa meio critica, a informação esta correta, quanto aos periodos de troca, da pra se desconfiar quando se fala que determinada moto so tem manutencao de troca de oleo a cada 3000 km, mais devemos levar em conta o avanço que os oleos lubrificantes tiveram, trocar o oleo com 1000 quilometros ou menos e um erro e um desperdicio de dinheiro alem de contribuir para poluição.

Normalmente os donos de motos não realizam as manutenções preventivas, o que seria isso, e bem simples, verificar luzes, cabos, calibragem dos pneus e nivel de oleo, tem gente que pensa que colocou o oleo la ele vai durar ate o dia da troca isso e outro erro, dependendo das condições de pilotagem e climaticas o nivel pode baixar muito, digo isso por experiencia propria, pois tive uma moto que passei por um perior de desleixo com ela e quando fui trocar o oleo tinha pouco mais de 800 ml de oleo.

Verificar o nivel e primordial para o bom funcionamento de sua moto, sempre tenha a disposição outra garrafa de oleo para completar o motor quando for necessario, as vezes a quantidade a se completar nao pode passar de 50ml, mais imagine a situação em que sua moto come 50ml de oleo por semana em 1 mes la vai 200ml isso causa toda a diferença quando o problema acontece.

Muito se fala que motor travou isso e aquilo outro.

Existem mecanicos ate de autorizadas que dizem que o oleo tem que trocar com 1000km, isso e uma mentalidade de 20 ou 25 anos atras, pois a cultura levou a crer que isso e o certo, prejudicar o motor nao prejudica, nem tao pouco melhora em absolutamente em nada, irei citar o Jeff: [color=blue]Não há nada na tecnologia do motor da Riva que justifique esse aumento da quilometragem[/color], não se trata de motor em si, trata apenas de tecnologia de oleo, o uso de um oleo de qualidade justifica as trocas longas, existe uma variada gama de qualidades de oleo que irão justificar ou não o tempo de troca, um modelo simples da honda, que tambem não tem justificativa tecnologica nenhuma para isso, recomenda realizar a troca de oleo a cada 4000km, segue trecho do manual do proprietario abaixo e na sequencia a nota que cita a verificação diariamente, mais se voce levar este manual em qualquer CC honda eles vão dizer que deve ser trocado com 2000km, so porque eles ainda não entenderam que os oleos lubrificantes evoluiram.

A troca de oleo da Riva esta correta basta, seguir a recomendação de verificar o nivel, mais caso queira trocar a cada 1000 não tem problemas.

Trecho do manual.
[img]https://2img.net/h/i237.photobucket.com/albums/ff164/aael2/troca.jpg[/img]

Trecho da nota
[img]https://2img.net/h/i237.photobucket.com/albums/ff164/aael2/trocanota.jpg[/img]

Quanto a luz de manutenção ela acende antes dos mil mesmo, isso ocorrem em qualquer moto que tenha este sistema de indicação de manutenção, pois ele serve para alertar ao proprietario que o prazo de manutenção esta chegando, que no caso seria com 1000km, o mecanico que trocou o oleo da sua moto errou em trocar com 500km, pois deveria ter sido realizado o agendamento para o periodo dos 1000km.[/quote]



Entendi, e so para completar, tanto na Riva como na Apache, para apagar a luz de manutenção, é so apertar os dois botoes do painel com a ignição desligada, manter apertado e ligar a ignição e segurar os botoes apertados ate apagar a luz espia!!!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Qua Fev 29, 2012 3:32 pm

Isso, e o Selenia é um óleo de alta tecnologia seletivo.

Quando ele percebe que está numa speed ou kansas ele fala "opa, nesse motor aqui eu tenho que afinar com 700 km", mas quando ele vê que está numa riva ele fala "beleza, nesse motor aqui eu duro 2000 km sem alterar minhas qualidades".

Tecnologia de óleo é isso aí.

Há pôneis malditos e cavalos marinhos inteligentes.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidad Qui Mar 01, 2012 5:40 am

jeff escreveu:
Há pôneis malditos e cavalos marinhos inteligentes.

Um abraço,

Jeff

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Lessa Qui Mar 01, 2012 6:07 am

jeff escreveu:Isso, e o Selenia é um óleo de alta tecnologia seletivo.

Quando ele percebe que está numa speed ou kansas ele fala "opa, nesse motor aqui eu tenho que afinar com 700 km", mas quando ele vê que está numa riva ele fala "beleza, nesse motor aqui eu duro 2000 km sem alterar minhas qualidades".

Tecnologia de óleo é isso aí.

Há pôneis malditos e cavalos marinhos inteligentes.

Um abraço,

Jeff
hUAhUhaUAuUhUAhuHAuHAUhAuHAU
Óleo seletivo foi ótima !!!!
Razz Razz Razz Razz
Lessa
Lessa
Forista
Forista

Número de Mensagens : 436
Idade : 47
Localização : Méier - RJ
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  ernesto walter Sáb Mar 03, 2012 6:27 pm

Marcar/Desmarcar multi-citação
Responder com citação

Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem jeff em Sab Fev 25, 2012 9:57 pm
Mas lembrando sempre que a viscosidade do óleo para diesel é menor que a especificada; isso pode dar bom desempenho no motor, mas pode prejudicar o câmbio a médio prazo.

Um abraço,

Jeff


Sim Jeff,realmente o óleo TOP TURBO é mais fino(ou menos viscoso),mas eu tive uma Vespa PX 200 durante 6 anos e usei por aproximadamente 70000 km e o óleo recomendado para o cambio é óleo 2 tempos,o mesmo que se mistura na gasolina.
O óleo 2 tempos é beeeem menos viscoso que óleo para motos e na época que foram feitas as vespas,as coisas eram feitas para durar,não se recomendando óleos ou manutenção inadequados,visando maior venda de peças e serviços pelas concessionarias e prejuizo para o consumidor.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidad Dom Mar 04, 2012 8:21 am

ernesto walter escreveu:Vespa PX 200

Que saudade da minha!!!! Com ela vivi fortes emoções!!! E não tinha CG que me acompanhava (em retas é claro!).


Apesar de (ainda naquela época) muita gente falar mal da vespinha... A minha era só alegria e olha que eu só queria acelerar a coitada.
Motor 200cc 2 tempos.... tudo de bom!

Vez ou outra fazia uma fogueira e colocava o escapamento dela no fogo "pra queimar as borras que se acumulavama no interior do escape" depois disso ela ficava um canhão!!!! he he he he


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Dom Mar 04, 2012 9:47 pm

Uma dúvida para quem teve vespa:

O câmbio dela é do tipo engrenagens acopladas que você seleciona as marchas, ou é do tipo acoplamento variável? Eu nunca tinha ouvido falar câmbio lubrificado por óleo 2T, e sempre via a vespinha do meu irmão vazando tudo que podia lá no quintal de casa, mas nunca atentei muito pra ela.

De qualquer forma, considere que a vespa era um projeto barato para tempos de pós-guerra...

Não era exatamente algo feito com vistas ao desempenho máximo, era apenas um meio de transporte barato para uma nação devastada, que acabou fazendo sucesso mundial.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos