FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1° troca de óleo com 500 KM

+4
ernesto walter
Familia
fredsilvaborges
jeff
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidad Seg Mar 05, 2012 12:32 am

Opa,

jeff escreveu:Uma dúvida para quem teve vespa:

O câmbio dela é do tipo engrenagens acopladas que você seleciona as marchas, ou é do tipo acoplamento variável? Eu nunca tinha ouvido falar câmbio lubrificado por óleo 2T, e sempre via a vespinha do meu irmão vazando tudo que podia lá no quintal de casa, mas nunca atentei muito pra ela.

De qualquer forma, considere que a vespa era um projeto barato para tempos de pós-guerra...

Não era exatamente algo feito com vistas ao desempenho máximo, era apenas um meio de transporte barato para uma nação devastada, que acabou fazendo sucesso mundial.

Um abraço,

Jeff


Se não me engano eram engrenagens acopladas.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Seg Mar 05, 2012 2:28 am

Caramba, meu!!!!

2:30 da manhã? Isso é hora de estar no fórum?

Mas a dúvida principal você não me respondeu.... ou eu não perguntei, sei lá....

As engrenagens também eram lubricadas com o óleo 2T, como disse o Ernesto? Procurei na internet mas não achei uma explicação logo nas primeiras 2 páginas, aí resolvi perguntar no fórum... hehehe

Um abraço,

Jeff

E vê se Sleep , meu !!!!
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidad Seg Mar 05, 2012 7:00 am

Opa,

Durante os 4~5 anos que tive a Vespa, nunca troquei o óleo do câmbio.... Segundo o Cara que me vendeu.... Pouco antes de vender ela ele tinha trocado o óleo do câmbio. (óleo utilizado - olé de motor diesel SAE40 já usado).
Segundo ele, bastava ter cuidado de filtrar bem esse óleo (para que não tivesse problemas de resíduos) que ele durava um bocado.

Com a Vespa não adava tantos KMs como faço na Kansas... Mas era mais atentado... e sempre ficava enrolando o cabo.... (Muleke sabe como é, néh!!!!)

Meu primo (que tem uma RD135) utiliza o Mobil Preto, no câmbio da moto dele e troca a cada 40000Km ou mais... Segundo ele, óleos velhos são melhores para a utilização do câmbio. Fica mais suave e não patina.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Seg Mar 05, 2012 7:20 am

OK, então você está confirmando aquilo que eu suspeitava, o óleo 2T misturado à gasolina não passa pelo câmbio.

Eu fiquei revendo isso porque ia dizer para o Ernesto isso que escrevi aí em cima, mas revendo a postagem percebi que eu que entendi errado o que ele disse. Em nenhum momento ele afirmou que a gasolina passava pelo câmbio.

Isso é resultado de muitas moites nal dormidas. Por sinal, gostaria de ter dormido esta última....

E revisando os tópicos, percebi alguns comentários muito mal humorados da minha parte, mas não encontrei o motivo para eles....

Para que eu não fique mais maluco que já sou, por favor, se alguém for alterar alguma postagem, risque o que escreveu e deixe clara a alteração... senão eu viro de pez.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidado Qui Mar 08, 2012 4:34 pm

Hoje fiz a revisão dos 1000 Km, valor total R$ 37,00.

Foi trocado:
1 Arruela 16.2x11.8x3.7 = R$ 2,40
1 Junta da tampa do cabeçote = R$ 13,20
1 Óleo Selénia 4T = R$ 19,00
O'Ring da capa de inspeção = R$ 2,40

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Convidado Qui Mar 08, 2012 7:27 pm

fernando.net escreveu:Hoje fiz a revisão dos 1000 Km, valor total R$ 37,00.

Foi trocado:
1 Arruela 16.2x11.8x3.7 = R$ 2,40
1 Junta da tampa do cabeçote = R$ 13,20
1 Óleo Selénia 4T = R$ 19,00
O'Ring da capa de inspeção = R$ 2,40

Esta é a nova Dafra e a velha politica de preços absurdos... já pensou, pagar R$ 13,00 por uma mísera borracha que não custa R$ 0,50 para fabricar e por um óleo SG mais caro que um SL? Mad ......

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  will_santana Qui Mar 08, 2012 8:00 pm

continuo pagando de 8 a 10 reais no meu lubrax e bem feliz Wink

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Qui Mar 08, 2012 10:50 pm

O único motivo de a dafra recomendar o selenia é que o grupo itavema é uma dos maiores, se não for a maior, rede de concessionárias fiat do Brasil, e o selenia é o óleo da fiat.

Vínculo comercial, só isso.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Edu Clown Sex Mar 09, 2012 4:53 pm

fernando.net escreveu:1 Óleo Selénia 4T = R$ 19,00
affraid affraid
MEU DEEEEEEEEEEEEUS! Bem a cara das ccs DAFRA mesmo! kkkk
Aqui eu pago entre 10 e 12 reais no lubrax e considero ele muito melhor que o selenia, até porque ele é SL Cool

Abraço
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Lessa Seg Mar 12, 2012 7:26 am

Paguei na sexta-feira passada R$16,00 no yamalube !!! R$19,00 pelo selenia é um roubo !!
Lessa
Lessa
Forista
Forista

Número de Mensagens : 436
Idade : 47
Localização : Méier - RJ
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  fredsilvaborges Seg Mar 12, 2012 3:35 pm

Levei a Dandara pra revisão dos 3000km e me cobraram 15 reais pelo selenia, mais 49 da revisão. quando peguei a moto parecia zero. Porem acho que eles queimaram meu farol. fiquei de ir lá amanha pra ver isso.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  ernesto walter Dom Abr 08, 2012 6:47 pm

Um amigo meu comprou uma riva semana passda e hoje alem de traze-lo para nosa irmandade,dei uma olhada no motor e não vi nenhum filtro de cartucho,somente um bujão com peneira igual ao da kanssas,dai pedi para ver o manual e ralmente NÃO tem filtro de cartucho,como o motor da yés.
Se alguem justificava a troca de óleo a cada 3000 km baseado na melhor eficiencia do filtro,pode procurar outra teoria.
Eu recomendei ele trocar a cada 1500 km(igual a kansas),mas talvez eu recomende ele trocar a cada 1000 Km,pois na kansas eu coloco 1,4 litro e na riva vai somente 1,0 litro(1,2 se desmontar o motor).
Por que o motor,que é semelhante ao da yés(pelo que ouvi falar) tem uma filtagem de óleo inferior ao da yés??????
Se realmente o motor é semelhante ao da yés,por que o motor de partida e colocado em cima(como na kansas e speed) sendo que na yés fica na frente do motor??????
São mudanças complicadas e custosas para se fazer,e ninguem muda um projeto para pior.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Dom Abr 08, 2012 7:06 pm

Olá, Ernesto

Agora não tenho mais pretexto para ir na concessionária amanhã... Sad

Informação nova que entrou ontem, se não me engano:

O motor da riva é calcado em cima do motor da honda cbx 150 aero. O Samio postou umas fotos e realmente os motores permanecem parecem idênticos. Infelizmente, não lembro em que tópico, acho que no text drive da riva.

A suposição que fazíamos de que o motor seria similar ao suzuki se baseava no fato de a haojue ser montadora da suzy. Mas as coisas na China nunca são o que parecem ser.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  fredsilvaborges Ter Abr 10, 2012 7:48 pm

Ontem troquei o óleo da Dandara. Coloquei o ipyranga moto protection. Senti as marchas entrando melhor e tudo mais.Porém hoje fiquei desconfiado de ouvir o motor rodar esquisito, como se o oleo não estivesse subindo direito. Pode ser só receio e coisa da minha cabeça, vou observar melhor. Não faz diferença usar oleo sl ou sg, ou faz?
Abraços
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  jeff Qua Abr 11, 2012 1:03 am

Todas as vezes que experimentamos, o SL deu melhores resultados que o SG, exceto no caso do motul 3000.

Você está colocando a quantidade correta recomendada e o óleo atinge a marca da vareta de acordo com procedimento de medição do manual do proprietário?

Nunca coloque óleo a mais do que o recomendado, a menos que o nível da vareta indique a necessidade de complementação quando a medição for feita exatamente de acordo com o que está descrito no manual.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Familia Qua Abr 11, 2012 12:06 pm

ernesto walter escreveu:Um amigo meu comprou uma riva semana passda e hoje alem de traze-lo para nosa irmandade,dei uma olhada no motor e não vi nenhum filtro de cartucho,somente um bujão com peneira igual ao da kanssas,dai pedi para ver o manual e ralmente NÃO tem filtro de cartucho,como o motor da yés.
Se alguem justificava a troca de óleo a cada 3000 km baseado na melhor eficiencia do filtro,pode procurar outra teoria.
Eu recomendei ele trocar a cada 1500 km(igual a kansas),mas talvez eu recomende ele trocar a cada 1000 Km,pois na kansas eu coloco 1,4 litro e na riva vai somente 1,0 litro(1,2 se desmontar o motor).
Por que o motor,que é semelhante ao da yés(pelo que ouvi falar) tem uma filtagem de óleo inferior ao da yés??????
Se realmente o motor é semelhante ao da yés,por que o motor de partida e colocado em cima(como na kansas e speed) sendo que na yés fica na frente do motor??????
São mudanças complicadas e custosas para se fazer,e ninguem muda um projeto para pior.

Não ia nem citar, pois ultimamente estou me dando ao luxo de não entrar em discordia, nem tão pouco conflitar com ideias, mitos, mandingas ou supertições dos anos 80 que envolvem motos, mais como fui mal entendido no que tentei explicar com relação a troca de oleo e qualidade de materiais envolvidos nos dias atuais, citei o filtro de oleo, mais nao como um divisor ou ate mesmo como uma dispositivo com efeitos magicos para o oleo da moto, bem me lembro que melhor mensionei foi na tecnoligia empregada no que se refere a oleo, talvez eu tenha colocado uma virgula ou a tenha esquecido e isso poderia ter dado mal entendido, não criei nenhuma teoria, apresentei o que eu aprendi com 21 anos andando em cima de uma moto, montando e desmontando motor, vendo suas caracteristicas sendo melhoradas ou não durante os anos, ou alguem aqui acha mesmo que os motores não sofreram melhoramentos dos materiais dos anos 80 pra ca, eu era jovem mais me lembro que o ideial era sim trocar o oleo com 1000km, isso e passado até mesmo as embalagems mudaram, até mesmo encontrar oleo para moto era no cego, pois não era em todo o posto que se encontrava.

Fato, a maioria das motos no mercado tem sua primeira troca aos 1000km, apos isso as trocas devem obdecer aos prazos ou quilometragens, isso não sou eu que estou teorizando, pois não fiz isso, cheguei a postar uma pagina do manual do usuario da honda que indica a troca a cada 4000km, creio de acordo com o que ja vi em motores de hondas, que nada absolutamente nada dentro dele, filtre ou melhore o oleo, nem tão pouco tem tecnologia alienigena que o faça, são motores normais com peças que estas sim justificam, isso se vale para todas as marcas e modelos, se esta la no manual então esta para ser cumprido, não querem cumprir baseados nos anos 80, otimo, não tenho nada com isso, nem tão pouco os pesquisadores que trabalharam no desenvolvimento do oleo ou peças.

Quantidade de oleo e outro assunto totalmente diferente, vejo varias pessoas aqui no forum relatarem que colocam 1400ml, tudo bem, ja alertei dos possiveis problemas que isso pode causar a curto e longo prazo, mais quem sou eu tambem para ser ouvido, o que eu acho sem logica e colocar quase a mesma quantidade de oleo que eu coloco na minha Comet 250 numa Kansas ou Speed, como ja disse antes não tive apenas uma Speed, ja tive Kansas tambem, e em nada mesmo eu testando justificava colocar 1400ml, mais isso e outro assunto que nem gosto de tocar.

Nem preciso entrar no merito tambem, mais como estou aqui vou apenas informar o que envolve contrução de motores, as vezes os engenheiros tendem a colocar ou procurar a melhor posição de componentes para uma melhor estabilidade do conjunto, se o motor de partida fica localizado na frente, atras embaixo ou do lodo do motor não significa que pode ser um retrocesso, avancos em teclogia tem que ser entendidos e compreendidos, citarei meu episodio em que meu pai ao ver o conjunto de freio da Comet desferiu o seguinte comentario: Essa freia bem. Respondi a ele o seguinte: Pai se o piloto não entender como a moto se comporta esse sistema não server de nada.

Não me leve a mal, mais tudo que eu citei acima e fato, não e teoria, filtro de oleo serve para filtrar impuresas, mais a tecnologia de oleos e motores e o que conta
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1° troca de óleo com 500 KM - Página 2 Empty Re: 1° troca de óleo com 500 KM

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos