FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AMORTECEDORES DA SUPER 100

5 participantes

Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty ABSURDO!!! Meu amortecedor soltou!!!!

Mensagem  leandrocaf Dom Set 14, 2008 6:59 pm

Olá pessoal eu sou dono de uma super 100 a 2 meses e infelizmente tenho que informar a vcs que o amortecedor traseira esquerdo da minha Super simplesmente se soltou!!!! Eu vinha a 90km numa curva e ouvi uns estalo... quando eu olhei ele tinha soltado!!

Tive que andar 22km com só com o amortecedor do lado direito já que que dia de Domingo as 19:00 não é facil arrumar ajuda.

Bom, amanha eu vou abrir a boca com a Dafra, pq isso é simplesmente um absurdo!! Eu poderia sofrer um acidente com isso.

Aguardem notícias!

PS.: Se eu não me engano isso ja aconteceu com alguem aqui na comunidade. Só pra constar eu tenho apenas 65kg, ou seja não foi excesso de peso.

A moto está com 2800km e 2 meses e meio.

Marquei a revisão de 3000km quando estava com 2600km e ele agendaram pra 24 de outubro! Simplesmente 1 mes e meio depois que eu marquei!!! Até la vou estar com 5.000km!
leandrocaf
leandrocaf
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 36
Localização : Olinda-PE
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  jeff Dom Set 14, 2008 10:28 pm

Leandro,

Antes de enviar a moto, tire fotos detalhadas do que aconteceu e poste para a gente!

Isso é muito importante para conscientizar o pessoal do que deve ser inspecionado para evitar que aconteça novamente. Se isso estiver acontecendo em série, teremos de exigir um recall antes que alguém se machuque seriamente.

Os estalos que você informou ouvir quando transportava um passageiro (em um post anterior) eram indícios de que o suporte do amortecedor estava se rompendo. Qual era o peso do garupa na ocasião?

É fundamental documentar o problema, procedimentos incorretos de soldagem na linha de produção podem precisar ser corrigidos. Ninguém está livre disso, o fundamental é impedir que vidas sejam colocadas em risco.

Ainda bem que nada mais sério aconteceu contigo!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  nego Dom Set 14, 2008 11:49 pm

bem pensado jeff, fotos e relatos detalhados servem de alerta para que usuários como eu, fiquemos atentos a qualquer fissura ou ma soldagem, pois como voce falou, há rico de vidas e com segurança não se brinca.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  jeff Seg Set 15, 2008 8:09 am

É isso aí, Nego

Constatando que realmente existe um problema, a solução é forçar um recall, nem que seja na base de todo mundo encostando a moto para revisão e não tirando até que seja solucionado. Mas para isso ainda falta saber as condições em que ele percebeu os estalos no amortecedor quando carregava um garupa, e se ele fez esse percurso em estradas muito esburacadas, conforme ele relatou.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  leandrocaf Seg Set 15, 2008 11:38 am

Eu liguei para a concessionária Dafra mais próxima (25km) e informei o que aconteceu, o que eles me responderam: - Traga a moto que a gente bota no lugar (com uma voz que de isso fosse normal).

Ai eu falei: - Eu vou ter que andar 25km com um amortecedor só?
Responsável pela garantia: - A gente não tem como ir buscar.

Cheguei la, eles olharam, levaram pra dentro e colocaram no lugar.

Na verdade.. o amortecedor desparafusou (tem um suporte de alumínio na parte de cima que é parafusado no amortecedor e eles simplesmente se soltou!).

Não tirei fotos mais os próximos acontecimentos será fotografados. A único vestigio que ficou foi a tampa lateral que perdeu um pouco da tinta quando soltou.
leandrocaf
leandrocaf
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 36
Localização : Olinda-PE
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  jeff Seg Set 15, 2008 11:53 am

Fica o alerta para o pessoal: inspecionem esses parafusos que fixam os amortecedores.

Antigamente, se usava uma coisa chamada arruela de pressão para impedir que os parafusos se soltassem com a vibração (porque se soltam, é uma lei da física).

Com o tempo, pararam de usar essas arruelas e passaram a usar trava química. Hoje, pelo jeito, nem isso. Mas o proprietário da moto, maior interessado, precisa atentar para esse tipo de coisa, inspecionar os parafusos e porcas para ver se estão se soltando. Ruídos de estalos são um indicativo de alguma coisa solta. Apertar os parafusos e porcas antes que se soltem e se percam evita muita dor de cabeça e até mesmo uma situação perigosa.

Esse tipo de solução não custa caro e é melhor prevenir que remediar. Mas nem por isso deixem de exigir serviço de qualidade. Não deixem de inspecionar as motos antes de sair da concessionária!

Já pilotar a moto faltando algum parafuso não é recomendável, como foi feito nesse caso. O melhor é instalar um parafuso de rosca idêntica ao que foi perdido (normalmente, os parafusos de um lado e de outro da moto são iguais, mas nem sempre). A cabeça e o acabamento não precisam ser iguais, porque você somente vai utilizá-lo durante o trajeto até a concessionária.

Um lembrete: nunca tente substituir um parafuso com rosca em milímetros por outro com rosca em polegadas, e vice-versa. Alguns quase se encaixam, mas na hora do aperto danificam a rosca, e aí a coisa complica.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Amortecedor

Mensagem  mscrs Qui Fev 05, 2009 2:40 pm

Bem, a minha super100 também quebrou o amortecedor do lado esquerdo, tiver que trocar pois o mesmo com 5.000,00 mil quilômetros rodados simplesmente quebraram no PE aonde segura o armo tecedor.

A dafra tem que fazer uma inspeção mais rígida antes da moto sair da fabrica.
mscrs
mscrs
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 41
Data de inscrição : 05/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Dafra SUPER 100 Bomba Ambulante

Mensagem  mordenti Qui maio 20, 2010 7:27 am

Cuidado gente comigo foi igual ela está com 2864 km e amortecedor se soltou do lado esquerdo tbem, conselho nao se iludam com esta bomba, hj estou todo ralado, pois estava em uma curva a uns 50 km por hora, e infelizmente a moto me derrubou , tomem cuidado e quem ainda não fez a mesma burrada que nós do FORUM, não COMPREM nunca esta CHING LING, é um estalinho ambulante, a concessionária de Pouso Alegre que me aguarde estou levando mais 3 consumidores indignados e vamos colocar faixar e fazer arruaças na porta da concessionária indicando outros futuros consumidores a não optarem por esta Bicicleta motorizada.


DAFRA NNCA MAIS. Estava pensando em pegar uma Apache mais já desisti prefiro segurança do que painel bonitinho estou indo para outra marca e boa sorte a todos quando tentarem passar esta projeto de Moto para frente.


Mais um Ex-Dafreiro Indignado, mais não vou me calar vou gritar muito alto para todo mundo ouvir.

PS. Tenho 68 kg e não anda engarapudo pois minha namorada acho que ela vibra d+ e tem medo, então falo com certeza SOBREPESO não foi.
Peço por favor que me alertem quanto a futuros problemas pois é minha primeira moto, e não sei bem como agir , na verdade nem sei se vou subir nela de novo, e além de estar todo ralado e machucado, ainda tive que ir trabalhar a pé. Como diz aquela parodia da propaganda na net comprei uma Dafra e to andando a pé.


Última edição por mordenti em Qui maio 20, 2010 7:40 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Falta de Responsabilidades dos Chineses da DAFRA)

mordenti
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Moto : Super100
Data de inscrição : 20/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  jeff Qui maio 20, 2010 11:23 am

Mordenti,

A maior parte dos defeitos e precauções que foram falados aqui no fórum é aplicável a qualquer moto de qualquer marca.

É claro que esse tipo de coisa que aconteceu com a sua moto não é comum e não deveria acontecer, mas já trabalhei na indústria automotiva e sei que a primeira série de veículos, sejam automóveis, motos ou patinetes motorizados, sempre é problemática.

A primeira série de veículos de uma fábrica totalmente nova, caso da dafra, tem ainda mais chance de dar problemas. Desde o início do fórum, com os pioneiros que o iniciaram, sempre houve essa consciência de que, de certa forma, seríamos cobaias, mas resolvemos arriscar mesmo assim. Você foi um dos que teve problemas seríssimos, infelizmente.

Sou tecnólogo de soldagem e soldador eclético (habilitado a realizar soldagens em todas as posições: soldas sobre cabeça (no teto), ascendentes ou descendentes exigem procedimentos especiais). Para isso, fiz curso no SENAI conveniado com a faculdade. Além disso, tenho boas noções de metalurgia e processos de produção, então entendo um pouco do assunto.

Com base nisso, posso dizer que soldas sempre são complicadas e sujeitas a riscos. No caso da produção seriada, você pode até validar um procedimento e testar um protótipo até ter certeza de que nenhum componente, nenhuma solda irá falhar. Inicie a produção seriada e tenha surpresas, porque algum parâmetro acabou mudando e ninguém percebeu. Na indústria, é impossível controlar a qualidade de todos os itens que integram um produto. O máximo que se faz (quando se faz) é controlar a qualidade de um lote por meio de uma amostra mínima. Falhas localizadas só vão aparecer com o tempo. Toma-se o máximo de cuidado para evitar falhas, mas é impossível eliminá-las totalmente.

Isso acontece direto na indústria, basta fazer uma procura pela palavra recall no google e você verá todas as grandes marcas com problemas desse tipo. Veja que minha intenção não é defender a dafra: se um componente de uma moto fabricada por ela se quebra e coloca em risco sua vida, você tem mais é que processar e ser indenizado, isso é totalmente de seu direito.

Pelos relatos dos proprietários, a 100 parece padecer de problemas de fragilidade. Mas não concordo quando você diz que toda a empresa não presta. As Speed mais recentes parecem estar livres dos problemas da série inicial, pelo menos não chegaram novos relatos. Tenho uma Kansas com quase 13 mil km, da segunda série (2009) e até agora ela não apresentou qualquer problema mais sério. Estou muito satisfeito com ela.

O que quero dizer, resumindo, é: nenhum veículo está livre de falhas, algumas mesmo catastróficas e potencialmente mortais. Todo mundo tem que ficar de olho e tentar prevenir uma consequência grave, detectando indícios de que algo está errado: componentes frouxos, deslocados de sua posição ou fazendo barulho anormal podem ser indícios de que algo está prestes a se soltar ou romper totalmente. Outras vezes, esse tipo de falha pode acontecer sem aviso, como no seu caso, que quebrou ao fazer uma curva.

Seja quem for o fabricante, temos que estar atentos, afinal é o nosso pescoço em cima da máquina.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Problemas

Mensagem  mordenti Qui maio 20, 2010 11:50 am

Bom ,

Concordo com vc que nao posso generalizar , mais estou relatando a experiência que eu tive com a SUPER 100, não sei se aplica a outros modelos. Eu confesso que estou assustado como eu disse e a minha primeira moto, e achei muito pouco tempo para se quebrar um amortecedor, errei ao ser cobaia, e infelizmente hj estou com ela. O que me deixou mais intrigado é o nosso colega da primeira resposta ter acontecido mais ou menos no mesmo km , confesso tbem que ando com a moto quase sempre a 70 75 km , sei que forço ela, mais hj lendo e vendo aqui , estou pensando se com 3 mil o amortecedor já foi, qual será a proxima coisa a quebrar. Tive MUITOS problemas com ela , e diferente da maioria fui muito bem atendido, porem sempre estou na concessionaria que fica a 120 km daqui onde moro , via Fernao Dias, e o que passa pela minha cabeça é o seguinte, graças a deus não aconteceu nada de mais grave, pois falo com sinceridade temo por minha vida ao subir nela novamente, ela foi para o concerto hj , pois o incidente foi hj tbem, e sei que a manutenção dela é alta, já me dirigi a uma concessionária de uma concorrente para ver o quanto conseguiria nela , 1400 reais uma depreciação de 60% paguei 2999,00 a vista nela. Ela foi muito barata eu sei disto , porém me arrependo de não ter pago mais em uma outra marca mais conhecida no mercado, espero que nenhum de vcs passe o que eu passei com ela. E uma dica que eu daria aos viajantes de primeira viagem como eu , que nao entendem de moto, arrume um bom mecanico e leve sempre, pois quando o amortecedor rompeu, diferente da soltura que ocorreu, o meu quebrou ao meio mesmo, estava sem instabilidade nenhuma e acabei caindo, e doeu isto pq nem banho tomei ainda com medo dos ralados, então leve-a sempre.

Na minha opnião a marca se queimou comigo quem sabe quando ela se sustentar no mercado , mais por agora vou para aquela outra marca de maior credibilidade, sorte a todos.

Desculpa se ofendi alguem , pois sei como é suado gastar nosso dinheiro e termos medo de ter feito um mal negócio, ela até agora nao tinha dado nada de tao serio , apenas pequenos defeitos e constantes, mais este me assustou. E olha cara eu batia no peito Sou DAFREIRO, brigava com Hondeiros que minha xing ling era muito boa tbem, mais vi que nao é não.
Cara acho muito bacana pessoas como você que são da área (sou analista não entendo nada ) rsrs, nos dar um outro ponto de vista mais técnico, e tbem sei trabalho em uma industria tbem, só que de brindes , e acontece cada coisa que é de cair o queixo, porém quando se trata da nossa integridade física, eu de agora em diante vou ser muito cauteloso ao escolher a marca de minha próxima moto. Ela tinha até nome Estalinho que era um apelido carinhoso da minha guerreirinha, ela não tem culpa de literalmente "NÂO TEREM ABERTO O OLHO" ao monta-la, eu gostava muito dela e criei ate uma proximidade, acho que por isto estou tão triste, mais não quero que o próximo nome dela seja Viúva Negra. Então com muita tristeza estou tentando me desfazer dela.



Abraços,


Última edição por mordenti em Qui maio 20, 2010 12:41 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Amortecedor Quebrou ao meio com menos de 3 mil km)

mordenti
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Moto : Super100
Data de inscrição : 20/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  jeff Qui maio 20, 2010 3:45 pm

Não ofendeu não, Mordenti

Você tem toda razão de reclamar e o fabricante tem obrigação de ressarci-lo pelo problema causado pelo produto que ele fabricou. E também de corrigir seu processo de fabricação/inspeção para que isso não volte a ocorrer com mais ninguém. Esse tipo de depoimento é essencial para que todo o mercado de motos se aprimore, até mesmo para aqueles importadores que estão trazendo motos do outro lado do mundo por um preço superatraente, com ou sem preocupação de nacionalizar, se conscientizem que a coisa não é tão simples quanto parece.

No médio prazo, nós os consumidores é que sairemos ganhando com produtos mais confiáveis a um preço justo.

Agora, fiquei preocupado com essa informação que você passou, de que precisa pegar a Fernão Dias com sua moto. A 100 não é uma moto adequada para pegar rodovias, eu diria que a Speed e a Kansas com motor 150 são o equipamento mínimo para isso. Não é a toa que aquela antiga 200 da Honda se chamava Strada.

Com a 100, na estrada você não consegue manter uma velocidade compatível com os autos, muito menos fazer ultrapassagens de caminhões com segurança. Precisando pegar estrada, pense em motos com cilindrada maior, senão o risco será muito grande. Antigamente, motos de até 100 cc eram proibidas por lei de trafegar em rodovias, tinha de ser 125 para cima. Hoje não sei se essa proibição caiu ou se ninguém fiscaliza, mas o risco é grande demais.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Fernao Dias

Mensagem  mordenti Qui maio 20, 2010 5:02 pm

Na verdade meu trajeto diário é de 15 km por dia ida e volta, a fernão dias é só quando a levo na revisão ou eventuais problemas, mais depois de hoje nunca mais.

Abraços ,
Fuiz e fui a pé hj :/

mordenti
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Moto : Super100
Data de inscrição : 20/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AMORTECEDORES DA SUPER 100 Empty Re: AMORTECEDORES DA SUPER 100

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos