FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potência de Motores (na prática)

3 participantes

Ir para baixo

Potência de Motores (na prática) Empty Potência de Motores (na prática)

Mensagem  Paulinho Alma Ter Jan 27, 2009 6:17 pm

Aos mais entendidos do fórum:

Na prática, o que representa um motor possuir 24 cv a 8.000 rpm (por exemplo) e um outro, 28 cv a 10.000? Quero entender isso melhor. Abraços.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Potência de Motores (na prática) Empty Re: Potência de Motores (na prática)

Mensagem  will_santana Ter Jan 27, 2009 7:12 pm

o ultimo numero indica a rotacao em q essa potencia eh atingida
s vc notar os graficos d torque e potencia medidos em dinamometro, ambos apontam os picos e suas respectivas rotacoes

geralmente o torque maximo acontece numa rotacao mais baixa que a rotacao da potencia

na pratica, o torque eh aquele empurrao q vc sente. eh a força do motor. a capacidade d arrastar peso
a potencia seria o folego, o quao rapido um carro pode chegar (claro q depende d outros fatores como aerodinamica, pneus, transmissao...)

veja esse grafico do punto:
Potência de Motores (na prática) Pcurvasjb6

as retas finas sao de torque (linhas azuis na gasolina)
repare o leve ganho d torque E de potencia no alcool (previsivel)
repare q o carro atingiu o toque maximo aos 3000 rpm mas a potencia maxima soh aos 5750

isso quer dizer q o carro precisa d pouco giro pra arrancar bem e t deixar colado no banco, mas d girar bem mais pra chegar na velocidade maxima dele (velocidade maxima serah prevista no giro d potencia maxima)

nos casos q vc passou (soh com potencia), sem ter a curva fica dificil d dizer, mas a segunda moto, pra entregar os 4cv a mais precisa girar 2000 rpm a mais. com coroas e pinhoes iguais, a 2a vai ter velocidade maxima superior, mas o giro eh 25% mais alto e certamente vai beber mais pra isso
o ideal seria ter as curvas de ambas pra poder bater nos msms pontos e ver quem entrega mais potencia na msm rotacao e o msm com o torque

espero ter sido claro pq eu sei q eh meio enrolado

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Potência de Motores (na prática) Empty Re: Potência de Motores (na prática)

Mensagem  jeff Ter Jan 27, 2009 7:23 pm

Veja bem, Paulinho

Não que eu seja entendido (também não tenho nada contra quem é), mas a potência é o produto do torque pela velocidade de rotação, ou seja, ela é proporcional à rotação do motor. Só não é diretamente proporcional por causa de outros fatores específicos de cada motor, como o comportamento da mistura na entrada e dos gases na saída, curva de abertura e fechamento de válvulas, etc.

No exemplo apresentado, devem ser potências máximas, correto? Nesse caso, aquele motor de 28 cv a 10000 rpm até poderia fornecer os mesmos 24 cv a 8000 rpm, dependendo da curva característica dele. Mas não daria para espremer mais nada do de 24 cv, enquanto o de 28 cv ainda teria um pouco mais de folêgo.

O outro fator a ser considerado é o torque gerado por cada pig motor, o que irá variar em função do número e disposição do(s) cilindro(s), do número de válvulas por cilindro, etc. Se os dois motores do exemplo tiverem construção idêntica, o de 28 cv possivelmente terá menos torque.

Esses fatores são compensados pela transmissão final, que fará o casamento entre o pacote de potência/torque fornecidos e a velocidade final/desempenho esperado da motocicleta. No exemplo, o motor de 24 cv se prestaria muito bem a uma moto custom, enquanto o de 28 cv poderia potenciar uma moto de desempenho mais esportivo, para o pessoal que gosta de ver a rotação do motor lá em cima.

Espero ter ajudado. Devo ter esquecido um monte de coisas...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Potência de Motores (na prática) Empty Re: Potência de Motores (na prática)

Mensagem  Paulinho Alma Ter Jan 27, 2009 9:00 pm

Ok, Will e Jeff; deu pra se ter uma idéia geral de algo que eu sempre tive dúvidas. É que eu estava vendo a potência do motor da Garini 250 e da Mirage; daí me ocorreu essa questão: tudo bem que a Mirage tenha mais potência - próximo de 28 cv - , mas em rotação mais alta. O que aconteceria em 8.000 rpm com as duas?! Será necessário mais informações técnicas sobre elas. É só curiosidade, mais nada; mas sempre é bom aprender mais sobre máquinas, não é mesmo? Agradeço as informações e não rejeitarei novas. Abraços.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Potência de Motores (na prática) Empty Re: Potência de Motores (na prática)

Mensagem  jeff Ter Jan 27, 2009 9:05 pm

Falou, Paulinho!

Os gráficos do Will ajudam muito a entender bem melhor.

Um abraço a todos,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Potência de Motores (na prática) Empty Re: Potência de Motores (na prática)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos