Potência de Motores (na prática)
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Potência de Motores (na prática)
Aos mais entendidos do fórum:
Na prática, o que representa um motor possuir 24 cv a 8.000 rpm (por exemplo) e um outro, 28 cv a 10.000? Quero entender isso melhor. Abraços.
Na prática, o que representa um motor possuir 24 cv a 8.000 rpm (por exemplo) e um outro, 28 cv a 10.000? Quero entender isso melhor. Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: Potência de Motores (na prática)
o ultimo numero indica a rotacao em q essa potencia eh atingida
s vc notar os graficos d torque e potencia medidos em dinamometro, ambos apontam os picos e suas respectivas rotacoes
geralmente o torque maximo acontece numa rotacao mais baixa que a rotacao da potencia
na pratica, o torque eh aquele empurrao q vc sente. eh a força do motor. a capacidade d arrastar peso
a potencia seria o folego, o quao rapido um carro pode chegar (claro q depende d outros fatores como aerodinamica, pneus, transmissao...)
veja esse grafico do punto:
as retas finas sao de torque (linhas azuis na gasolina)
repare o leve ganho d torque E de potencia no alcool (previsivel)
repare q o carro atingiu o toque maximo aos 3000 rpm mas a potencia maxima soh aos 5750
isso quer dizer q o carro precisa d pouco giro pra arrancar bem e t deixar colado no banco, mas d girar bem mais pra chegar na velocidade maxima dele (velocidade maxima serah prevista no giro d potencia maxima)
nos casos q vc passou (soh com potencia), sem ter a curva fica dificil d dizer, mas a segunda moto, pra entregar os 4cv a mais precisa girar 2000 rpm a mais. com coroas e pinhoes iguais, a 2a vai ter velocidade maxima superior, mas o giro eh 25% mais alto e certamente vai beber mais pra isso
o ideal seria ter as curvas de ambas pra poder bater nos msms pontos e ver quem entrega mais potencia na msm rotacao e o msm com o torque
espero ter sido claro pq eu sei q eh meio enrolado
[]s
s vc notar os graficos d torque e potencia medidos em dinamometro, ambos apontam os picos e suas respectivas rotacoes
geralmente o torque maximo acontece numa rotacao mais baixa que a rotacao da potencia
na pratica, o torque eh aquele empurrao q vc sente. eh a força do motor. a capacidade d arrastar peso
a potencia seria o folego, o quao rapido um carro pode chegar (claro q depende d outros fatores como aerodinamica, pneus, transmissao...)
veja esse grafico do punto:
as retas finas sao de torque (linhas azuis na gasolina)
repare o leve ganho d torque E de potencia no alcool (previsivel)
repare q o carro atingiu o toque maximo aos 3000 rpm mas a potencia maxima soh aos 5750
isso quer dizer q o carro precisa d pouco giro pra arrancar bem e t deixar colado no banco, mas d girar bem mais pra chegar na velocidade maxima dele (velocidade maxima serah prevista no giro d potencia maxima)
nos casos q vc passou (soh com potencia), sem ter a curva fica dificil d dizer, mas a segunda moto, pra entregar os 4cv a mais precisa girar 2000 rpm a mais. com coroas e pinhoes iguais, a 2a vai ter velocidade maxima superior, mas o giro eh 25% mais alto e certamente vai beber mais pra isso
o ideal seria ter as curvas de ambas pra poder bater nos msms pontos e ver quem entrega mais potencia na msm rotacao e o msm com o torque
espero ter sido claro pq eu sei q eh meio enrolado
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Potência de Motores (na prática)
Veja bem, Paulinho
Não que eu seja entendido (também não tenho nada contra quem é), mas a potência é o produto do torque pela velocidade de rotação, ou seja, ela é proporcional à rotação do motor. Só não é diretamente proporcional por causa de outros fatores específicos de cada motor, como o comportamento da mistura na entrada e dos gases na saída, curva de abertura e fechamento de válvulas, etc.
No exemplo apresentado, devem ser potências máximas, correto? Nesse caso, aquele motor de 28 cv a 10000 rpm até poderia fornecer os mesmos 24 cv a 8000 rpm, dependendo da curva característica dele. Mas não daria para espremer mais nada do de 24 cv, enquanto o de 28 cv ainda teria um pouco mais de folêgo.
O outro fator a ser considerado é o torque gerado por cada motor, o que irá variar em função do número e disposição do(s) cilindro(s), do número de válvulas por cilindro, etc. Se os dois motores do exemplo tiverem construção idêntica, o de 28 cv possivelmente terá menos torque.
Esses fatores são compensados pela transmissão final, que fará o casamento entre o pacote de potência/torque fornecidos e a velocidade final/desempenho esperado da motocicleta. No exemplo, o motor de 24 cv se prestaria muito bem a uma moto custom, enquanto o de 28 cv poderia potenciar uma moto de desempenho mais esportivo, para o pessoal que gosta de ver a rotação do motor lá em cima.
Espero ter ajudado. Devo ter esquecido um monte de coisas...
Um abraço,
Jeff
Não que eu seja entendido (também não tenho nada contra quem é), mas a potência é o produto do torque pela velocidade de rotação, ou seja, ela é proporcional à rotação do motor. Só não é diretamente proporcional por causa de outros fatores específicos de cada motor, como o comportamento da mistura na entrada e dos gases na saída, curva de abertura e fechamento de válvulas, etc.
No exemplo apresentado, devem ser potências máximas, correto? Nesse caso, aquele motor de 28 cv a 10000 rpm até poderia fornecer os mesmos 24 cv a 8000 rpm, dependendo da curva característica dele. Mas não daria para espremer mais nada do de 24 cv, enquanto o de 28 cv ainda teria um pouco mais de folêgo.
O outro fator a ser considerado é o torque gerado por cada motor, o que irá variar em função do número e disposição do(s) cilindro(s), do número de válvulas por cilindro, etc. Se os dois motores do exemplo tiverem construção idêntica, o de 28 cv possivelmente terá menos torque.
Esses fatores são compensados pela transmissão final, que fará o casamento entre o pacote de potência/torque fornecidos e a velocidade final/desempenho esperado da motocicleta. No exemplo, o motor de 24 cv se prestaria muito bem a uma moto custom, enquanto o de 28 cv poderia potenciar uma moto de desempenho mais esportivo, para o pessoal que gosta de ver a rotação do motor lá em cima.
Espero ter ajudado. Devo ter esquecido um monte de coisas...
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Potência de Motores (na prática)
Ok, Will e Jeff; deu pra se ter uma idéia geral de algo que eu sempre tive dúvidas. É que eu estava vendo a potência do motor da Garini 250 e da Mirage; daí me ocorreu essa questão: tudo bem que a Mirage tenha mais potência - próximo de 28 cv - , mas em rotação mais alta. O que aconteceria em 8.000 rpm com as duas?! Será necessário mais informações técnicas sobre elas. É só curiosidade, mais nada; mas sempre é bom aprender mais sobre máquinas, não é mesmo? Agradeço as informações e não rejeitarei novas. Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: Potência de Motores (na prática)
Falou, Paulinho!
Os gráficos do Will ajudam muito a entender bem melhor.
Um abraço a todos,
Jeff
Os gráficos do Will ajudam muito a entender bem melhor.
Um abraço a todos,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
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