[DICA] Diferenças entre OHV e OHC
+15
xello 81
coyote de dafra
mi_jones
irtodm
Speed
davidevh
marcos
tos3719
Tuco Benedito
Veiga
Petrucelli
Vinicius-RJ
coyote182
shinecrazy
tonywalker
19 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Tenho visto muita gente discutindo sobre OHV, OHC, varetas e válvulas por ai. E sinto que a maior parte das pessoas não tem a mínima idéia do que se trata. Geralmente o Tio do cunhado do primo do visinho que entende muuuito falou que este ou aquele é melhor.
Bom, eu como não sou mecânico e não entendo nada de nada deste assunto fui fuçar na NET para saber o que são estas sopas de letrinhas e o que significam, e principalmente qual é mais gostosa
Bem, este é o significado dos termos:
O que mais gera discussão sobre o assunto é qual sistema é mais eficiente? E a melhor resposta que eu encontrei até agora é que depende do objetivo a ser alcançado.
Os motores OHV são mais antigos, e menos eficientes em altas velocidades, pois (pelo que entendi) a sincronia das válvulas é mais difícil de ser alcançada em altas rotações (RPM), e o número de válvulas por cilindro é limitada. No entanto são muito compactos, econômicos e resistentes, são voltados mais para força.
Os motores OHC são mais modernos e por terem menos partes móveis são mais eficientes em termos de velocidade, pois se comporta melhor em altas rotações (RPM). Suas desvantagens são o alto custo, complexidade e fragilidade.
Ou seja, em Brasília nas retas da cidade, um motor OHC se sairia melhor, mas aqui em Minas Gerais ficaria a ver montanhas nos altos e baixos da região. Lógico que estou fazendo uma comparação porca, até porque existem vários outros fatores incluindo o piloto .
Bem , no fim acho que só um piloto profiça iria notar a diferença, mas pelo menos agora, quando algum amigo chato a beça ficar te aporrinhando você já sabe do que estão falando enquanto que ele provavelmente não! .