[DICA] Diferenças entre OHV e OHC
+15
xello 81
coyote de dafra
mi_jones
irtodm
Speed
davidevh
marcos
tos3719
Tuco Benedito
Veiga
Petrucelli
Vinicius-RJ
coyote182
shinecrazy
tonywalker
19 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Tenho visto muita gente discutindo sobre OHV, OHC, varetas e válvulas por ai. E sinto que a maior parte das pessoas não tem a mínima idéia do que se trata. Geralmente o Tio do cunhado do primo do visinho que entende muuuito falou que este ou aquele é melhor.
Bom, eu como não sou mecânico e não entendo nada de nada deste assunto fui fuçar na NET para saber o que são estas sopas de letrinhas e o que significam, e principalmente qual é mais gostosa
Bem, este é o significado dos termos:
O que mais gera discussão sobre o assunto é qual sistema é mais eficiente? E a melhor resposta que eu encontrei até agora é que depende do objetivo a ser alcançado.
Os motores OHV são mais antigos, e menos eficientes em altas velocidades, pois (pelo que entendi) a sincronia das válvulas é mais difícil de ser alcançada em altas rotações (RPM), e o número de válvulas por cilindro é limitada. No entanto são muito compactos, econômicos e resistentes, são voltados mais para força.
Os motores OHC são mais modernos e por terem menos partes móveis são mais eficientes em termos de velocidade, pois se comporta melhor em altas rotações (RPM). Suas desvantagens são o alto custo, complexidade e fragilidade.
Ou seja, em Brasília nas retas da cidade, um motor OHC se sairia melhor, mas aqui em Minas Gerais ficaria a ver montanhas nos altos e baixos da região. Lógico que estou fazendo uma comparação porca, até porque existem vários outros fatores incluindo o piloto .
Bem , no fim acho que só um piloto profiça iria notar a diferença, mas pelo menos agora, quando algum amigo chato a beça ficar te aporrinhando você já sabe do que estão falando enquanto que ele provavelmente não! .
Falows!
Bom, eu como não sou mecânico e não entendo nada de nada deste assunto fui fuçar na NET para saber o que são estas sopas de letrinhas e o que significam, e principalmente qual é mais gostosa
Bem, este é o significado dos termos:
OHV: | OverHead Valve. Está presente nos motores de combustão interna que possuem o comando válvulas instalado no bloco do motor. O acionamento das válvulas dá-se com o uso de varetas e balancins, ou seja, é um acionamento de válvulas indireto. Na imagem as famosas varetas aparecem com a legenda "Pushrod" e estão ligando as válvulas (Valves) ao eixo de comando (camshaft) |
OHC: | É a designação que se dá a motores que tem o eixo do comando de válvulas localizado na parte superior do cabeçote do motor. Ou seja ao invés de varetas ligando o eixo de comando às válvulas, elas estão posicionadas exatamente embaixo dele, não sendo necessárias as varetas. |
O que mais gera discussão sobre o assunto é qual sistema é mais eficiente? E a melhor resposta que eu encontrei até agora é que depende do objetivo a ser alcançado.
Os motores OHV são mais antigos, e menos eficientes em altas velocidades, pois (pelo que entendi) a sincronia das válvulas é mais difícil de ser alcançada em altas rotações (RPM), e o número de válvulas por cilindro é limitada. No entanto são muito compactos, econômicos e resistentes, são voltados mais para força.
Os motores OHC são mais modernos e por terem menos partes móveis são mais eficientes em termos de velocidade, pois se comporta melhor em altas rotações (RPM). Suas desvantagens são o alto custo, complexidade e fragilidade.
Ou seja, em Brasília nas retas da cidade, um motor OHC se sairia melhor, mas aqui em Minas Gerais ficaria a ver montanhas nos altos e baixos da região. Lógico que estou fazendo uma comparação porca, até porque existem vários outros fatores incluindo o piloto .
Bem , no fim acho que só um piloto profiça iria notar a diferença, mas pelo menos agora, quando algum amigo chato a beça ficar te aporrinhando você já sabe do que estão falando enquanto que ele provavelmente não! .
Falows!
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Mais uma do Tony!!
Esse cara é demais!!!
Esse cara é demais!!!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Ops! Postei do lado de fora das dicas foi mal.
Valeu!
Valeu!
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Vc tem crédito!!!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Movido para dicas.
Mas muito bom Tony, vc tem trazido coisas realmente interessantes para nós, parabéns =)
Mas muito bom Tony, vc tem trazido coisas realmente interessantes para nós, parabéns =)
coyote182- Admin
- Número de Mensagens : 407
Idade : 44
Data de inscrição : 07/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Muito bom, não fazia idéia do eram essas tais "varetas". Bem que eu não notei quase nenhuma diferça.
Vinicius-RJ- Novato
- Número de Mensagens : 38
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro - Capital
Data de inscrição : 05/05/2008
Excelente de novo!!!
Muito bom....Parabéns!!!
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
veiga
optima informaçao sobre o funcionamento das vlvulas, principalmente os esquemas!!!
Muito bom, mesmo!
Muito bom, mesmo!
Veiga- Forista
- Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008
veiga
é por causa disto que detesto computadores portateis
teclas pequenas e depois só escrevo metade das palavras!
VÁLVULAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
teclas pequenas e depois só escrevo metade das palavras!
VÁLVULAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Veiga- Forista
- Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
HAHAHAHAAHA e eu que na maioria das vezes escrevo do meu palmtop as cabeças dos meus polegares são até duras por causa disto.
Só para complementar: Nossa Speed usa motor OHV, as motos da Honda, algumas são OHC outras OHV. A FAN é OHV e a CG 150 OHC.
Falows
Só para complementar: Nossa Speed usa motor OHV, as motos da Honda, algumas são OHC outras OHV. A FAN é OHV e a CG 150 OHC.
Falows
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Grande explicação Tony, parabéns. É por causa desta e de outras que o Fórum está cada vez melhor.
Tuco Benedito- Forista
- Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008
ohv
Justamente comprei a Speed por ser OHV
Um sistema mais antigo porem mais confiavel
Tinha uma CG entao to com casa!
Um sistema mais antigo porem mais confiavel
Tinha uma CG entao to com casa!
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Fala tos3719! Você e o nosso amigo Veiga que tem nas mãos os dois sistemas sabem na prática a diferença dos dois. Podiam colocar aqui algum tipo de comparação prática, será que rola?
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
na pratica
Velho, na prática o
-OHC roda mais suave, economico e com menos vibração. Porém não é tão robusto (resistente) e há mais manutenção (por causa da corrente de comando e seu tensor).
-OHV é mais barulhento e vibra mais, porém quase não da manutenção dentro do motor, log que as varetas são resistentes e são pau pra toda obra.
-OHC roda mais suave, economico e com menos vibração. Porém não é tão robusto (resistente) e há mais manutenção (por causa da corrente de comando e seu tensor).
-OHV é mais barulhento e vibra mais, porém quase não da manutenção dentro do motor, log que as varetas são resistentes e são pau pra toda obra.
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Boa! Valeu pela dica!
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Turma...Depois da ida a Aparecida, empolguei!!!
Agora vou até o Suriname de Speed!!
VAMOS PREPARAR O ENCONTRO NACIONAL....!!!!
Agora vou até o Suriname de Speed!!
VAMOS PREPARAR O ENCONTRO NACIONAL....!!!!
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
A dica é muito interessante.
E é importante que o cara que adiquire um veiculo qualquer saiba um minimo de mecânica, pra não sofrer nas mãos de mecâncos folgados.
E é importante que o cara que adiquire um veiculo qualquer saiba um minimo de mecânica, pra não sofrer nas mãos de mecâncos folgados.
marcos- Novato
- Número de Mensagens : 8
Localização : uberlândia
Data de inscrição : 04/06/2008
davidevh- Novato
- Número de Mensagens : 30
Idade : 42
Localização : São Paulo/SP
Data de inscrição : 28/06/2008
Encontro nacional .....
Tô dentro eu e minha loirona.....
Speed- Forista
- Número de Mensagens : 229
Idade : 42
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Interessante a matéria e o desenho animado...
irtodm- Novato
- Número de Mensagens : 11
Idade : 35
Localização : Arapongas - PR
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/09/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
marcos escreveu:A dica é muito interessante.
E é importante que o cara que adiquire um veiculo qualquer saiba um minimo de mecânica, pra não sofrer nas mãos de mecâncos folgados.
eh o q mais tem, mecânico q fala fala fala e naum diz nd!
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
O único problema do OHV é que ele tem facilidade em desregular, aí fica fazendo aquele barulhinho de tucho batendo. O OHC tem um problema maior ainda, aquela maldita corrente de comando quando começa a bater o pessoal acha que o motor tá batendo. Tive uma honda e sei o que é isso. Pode colocar uma nova e original que com uns 10.000km começava a bater feio.
coyote de dafra- Novato
- Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/08/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
vou fazer uma pergunta q axo q a maioria q quer deixar a moto filé (aviao) quer fazer aki... mas eu to fazendo primeiro... ^^
pergunta: será q dá pra dar um up nas varetas ou no comando das varetas ou nos balancins das válulas do motor só pra melhorar um pouco o desempenho da moto ???
pergunta: será q dá pra dar um up nas varetas ou no comando das varetas ou nos balancins das válulas do motor só pra melhorar um pouco o desempenho da moto ???
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Xello, explique pra mim e pras pessoas leigas como eu o que isso modificaria, por favor?
Tchello- Novato
- Número de Mensagens : 44
Idade : 38
Localização : Interior SP
Data de inscrição : 14/11/2008
Re: [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
Xello,
Mexer apenas nas varetas não deve trazer nenhum ganho. O que altera o desempenho é a mudança na curva do came de comando, alterando os pontos de abertura e fechamento das válvulas. Isso pode ser feito por retífica, por um preparador de motores, que irá desgastar o came de maneira a permitir a abertura das válvulas alguns graus mais cedo. São mudanças muito sutis da curva de comando.
Toda alteração desse tipo aumenta o consumo de combustível. Sem falar que o came de comando recebe um tratamento térmico de endurecimento da superfície, para aumentar sua vida útil. Ao passar pela retífica, essa camada é eliminada, resultando em um comando de vida útil muito mais curta.
Essas técnicas são usadas em motos e carros de competição, onde o motor tem de ser reconstruído/substituído a cada corrida. Para uso em motos de uso diário, só serve para jogar dinheiro fora. Porque o ganho de desempenho com certeza será maior se você comprar uma moto de maior cilindrada
Um abraço,
Jeff
Mexer apenas nas varetas não deve trazer nenhum ganho. O que altera o desempenho é a mudança na curva do came de comando, alterando os pontos de abertura e fechamento das válvulas. Isso pode ser feito por retífica, por um preparador de motores, que irá desgastar o came de maneira a permitir a abertura das válvulas alguns graus mais cedo. São mudanças muito sutis da curva de comando.
Toda alteração desse tipo aumenta o consumo de combustível. Sem falar que o came de comando recebe um tratamento térmico de endurecimento da superfície, para aumentar sua vida útil. Ao passar pela retífica, essa camada é eliminada, resultando em um comando de vida útil muito mais curta.
Essas técnicas são usadas em motos e carros de competição, onde o motor tem de ser reconstruído/substituído a cada corrida. Para uso em motos de uso diário, só serve para jogar dinheiro fora. Porque o ganho de desempenho com certeza será maior se você comprar uma moto de maior cilindrada
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Fluido do Freio a Disco - Diferenças entre DOT-3, DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1
» Publicação das fotos!!!
» Espaçador entre a pedaleira e o motor...
» Ride entre o Grumari e a Praia do Pontal
» Motor,Bengalas e Descarga estão descacando e agora??
» Publicação das fotos!!!
» Espaçador entre a pedaleira e o motor...
» Ride entre o Grumari e a Praia do Pontal
» Motor,Bengalas e Descarga estão descacando e agora??
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos