Pequena explanação sobre motores chineses
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shinecrazy
Marcelo Soares Calçada
6 participantes
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Pequena explanação sobre motores chineses
O amigo João NVL, que trabalha diretamente com a MIZA, relatou algumas coisas interessantes.
Como são escolhidos os motores na china.
Como todos sabem, a motorização na china é padronizada, para facilitar a montagem nas opções de chassi lá existentes, mas a semelhança pára por ai. Se for escolher um motor, existem 5 opções, todos externamente IDÊNTICOS, custando digamos: $50, $75, $110, $150 E $200, se perguntar qual a diferença vai ouvir:
- Motor para 1 ano à motor para vida toda!.
Isso já dá um frio na espinha, porque não se tem idéia alguma de qual tipo de motor o importador X, está trazendo, afinal a diferença de liga de metal e precisão na fabricação será bem gritante!.
Como são enviados as scooters para o Brasil.
Em caixas semi-montadas, sem líquidos inflamáveis, e bateria seca.
O óleo que vem no motor é apenas para transporte, é um óleo muito fino, parecido com WD40, e claro, deve ser trocado por óleo automotivo para entrega ao cliente, e não é INCOMUM, os mecânicos olharem o nível e PENSAREM, ah vem com óleo, manda pro cliente, e lah se vai o motor fundir com míseros 500km rodados. (tanto que é fato isso que no nordeste a MIZA teve casos, e teve um membro do SCB que teve o motor fundido também da sua GARINI e alguns casos com as nossas Dafras).
Outra, a grande MAIORIA dos parafusos, não são apertados, o motivo é o transporte nas caixas, que pelo que parece, precisa deixar essa "folga".
Ele cita um caso onde foram trazidos alguns modelos para teste, e um enviado a 2rodas e outro para eles, que claro, seguiram o MANUAL, reapertaram todos os parafusos, e ainda utilizaram trava QUÍMICA, para que não se soltassem, tudo certinho com paquímetro tal, o da 2rodas, só colocaram óleo, ajustaram a carenagem e só, no teste, foram várias coisas se soltando, e até hoje esse modelo dá problemas. O montado pelo João, está até hoje intacta, sem nenhum problema.
A bateria, é aplicado o fluído de reação inicial, acontece que existe um procedimento para tal, e pode mudar de um fabricante para outro, apesar de ser simples (só colocar o fluído), deve-se verificar se a reação foi bem sucedida, fazendo uma simples medição, e como citado pelos motores as baterias não são iguais, cada qual tem sua "qualidade" e "durabilidade", por isso uma Yuasa custa caro.. muito caro.
Resumo:
Os produtos xing-ling, tem sua durabilidade duvidosa, isso é um fato, mas também nossos mexânicos "especializados", pisam na bola, e pioram o "caldo".
Solução:
No caso do motor, eu recomendo friamente, dar uma drenada no carter, nem que seja um pouco para conferir se o óleo é automotivo.
Conferir com multímetro o estado da bateria, ver o fabricante e até fazer uma marquinha de caneta nela, caso dê problema e disserem que trocaram, para você ter certeza.
Os parafusos, pedir para concessionária fazer é quase perda de tempo, primeiro vão se negar, depois dizer "fica tranquilo".. eu levaria em um mecânico e pediria colocação de trava química nos principais.
Motor com liga de metal de baixa qualidade, não dá pra saber, só o tempo dirá, mas alguns já estão "pipocando" por ai, só acompanhar os relatos aqui no forum.
É isso e tenho dito!!!
Como são escolhidos os motores na china.
Como todos sabem, a motorização na china é padronizada, para facilitar a montagem nas opções de chassi lá existentes, mas a semelhança pára por ai. Se for escolher um motor, existem 5 opções, todos externamente IDÊNTICOS, custando digamos: $50, $75, $110, $150 E $200, se perguntar qual a diferença vai ouvir:
- Motor para 1 ano à motor para vida toda!.
Isso já dá um frio na espinha, porque não se tem idéia alguma de qual tipo de motor o importador X, está trazendo, afinal a diferença de liga de metal e precisão na fabricação será bem gritante!.
Como são enviados as scooters para o Brasil.
Em caixas semi-montadas, sem líquidos inflamáveis, e bateria seca.
O óleo que vem no motor é apenas para transporte, é um óleo muito fino, parecido com WD40, e claro, deve ser trocado por óleo automotivo para entrega ao cliente, e não é INCOMUM, os mecânicos olharem o nível e PENSAREM, ah vem com óleo, manda pro cliente, e lah se vai o motor fundir com míseros 500km rodados. (tanto que é fato isso que no nordeste a MIZA teve casos, e teve um membro do SCB que teve o motor fundido também da sua GARINI e alguns casos com as nossas Dafras).
Outra, a grande MAIORIA dos parafusos, não são apertados, o motivo é o transporte nas caixas, que pelo que parece, precisa deixar essa "folga".
Ele cita um caso onde foram trazidos alguns modelos para teste, e um enviado a 2rodas e outro para eles, que claro, seguiram o MANUAL, reapertaram todos os parafusos, e ainda utilizaram trava QUÍMICA, para que não se soltassem, tudo certinho com paquímetro tal, o da 2rodas, só colocaram óleo, ajustaram a carenagem e só, no teste, foram várias coisas se soltando, e até hoje esse modelo dá problemas. O montado pelo João, está até hoje intacta, sem nenhum problema.
A bateria, é aplicado o fluído de reação inicial, acontece que existe um procedimento para tal, e pode mudar de um fabricante para outro, apesar de ser simples (só colocar o fluído), deve-se verificar se a reação foi bem sucedida, fazendo uma simples medição, e como citado pelos motores as baterias não são iguais, cada qual tem sua "qualidade" e "durabilidade", por isso uma Yuasa custa caro.. muito caro.
Resumo:
Os produtos xing-ling, tem sua durabilidade duvidosa, isso é um fato, mas também nossos mexânicos "especializados", pisam na bola, e pioram o "caldo".
Solução:
No caso do motor, eu recomendo friamente, dar uma drenada no carter, nem que seja um pouco para conferir se o óleo é automotivo.
Conferir com multímetro o estado da bateria, ver o fabricante e até fazer uma marquinha de caneta nela, caso dê problema e disserem que trocaram, para você ter certeza.
Os parafusos, pedir para concessionária fazer é quase perda de tempo, primeiro vão se negar, depois dizer "fica tranquilo".. eu levaria em um mecânico e pediria colocação de trava química nos principais.
Motor com liga de metal de baixa qualidade, não dá pra saber, só o tempo dirá, mas alguns já estão "pipocando" por ai, só acompanhar os relatos aqui no forum.
É isso e tenho dito!!!
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
Valeu Marcelo!!!
Espero que os nossos motores sejam feitos pra durar!!!
Abraço!!!!!!!!!
Espero que os nossos motores sejam feitos pra durar!!!
Abraço!!!!!!!!!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 42
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
É o que todos esperam meu amigo!!! estamos apostando nossas fichas neles, espero que não nos decepcione!!! abraços
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
Parabéns pela "reportagem", Marcelo.
Essa dica do óleo é fundamental, tem de conferir na hora de tirar a moto da loja.
Toda bateria nova precisa receber uma carga lenta depois do primeiro abastecimento com eletrólito. Provavelmente as motos que deram problema não receberam essa primeira carga, ou receberam uma carga rápida, o que diminui muito sua vida útil.
CUIDADO: Nunca abra a bateria. O eletrólito é ácido sulfúrico. Se atingir os olhos, deixa CEGO, já era.
Um abraço,
Jeff
Essa dica do óleo é fundamental, tem de conferir na hora de tirar a moto da loja.
Toda bateria nova precisa receber uma carga lenta depois do primeiro abastecimento com eletrólito. Provavelmente as motos que deram problema não receberam essa primeira carga, ou receberam uma carga rápida, o que diminui muito sua vida útil.
CUIDADO: Nunca abra a bateria. O eletrólito é ácido sulfúrico. Se atingir os olhos, deixa CEGO, já era.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
Teoricamente todas usam baterias seladas da Route...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
CUIDADO: Nunca abra a bateria. O eletrólito é gelatina de ácido sulfúrico. Se atingir os olhos, deixa CEGO, já era.
Jeff
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
Salve Jeff!!!! que bom que voltou!!!! Seja bem vindo novamente!!!
Abraços
Abraços
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
Obrigado, Marcelo
De vez em quando eu passo pelo fórum e não resisto a dar um palpite...
Ando correndo mais do que nunca atrás dos compromissos, e começo a facul já na próxima semana. Vai ficar cada vez mais difícil de aparecer.
Quanto à Kaxuxa, o consórcio não formou grupo ainda (primeiro o grupo estava em andamento, depois seria formado até o final de junho, e aí virou até o final de julho... Pois é... estamos entrando em agosto...
Ando p... com essa história. Enquanto não pegar a moto na mão, vou ficar só de olho.
Um abraço a você e a todos os amigos do fórum!
Jeff
De vez em quando eu passo pelo fórum e não resisto a dar um palpite...
Ando correndo mais do que nunca atrás dos compromissos, e começo a facul já na próxima semana. Vai ficar cada vez mais difícil de aparecer.
Quanto à Kaxuxa, o consórcio não formou grupo ainda (primeiro o grupo estava em andamento, depois seria formado até o final de junho, e aí virou até o final de julho... Pois é... estamos entrando em agosto...
Ando p... com essa história. Enquanto não pegar a moto na mão, vou ficar só de olho.
Um abraço a você e a todos os amigos do fórum!
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Montagem/transporte...
Gente, trabalhei na Agrale em 1988/89, já naqueles tempos o transporte das motos era este mesmo. Em poucos casos a moto já vinha montada. Cabe a Concessionária efetuar a montagem, verificação/substituição de óleo, limpezas em geral, enfim...
Em TODAS as motos, de TODAS as marcas o funcionamento é o mesmo há muito tempo. Se a moto de alguém fundiu o motor porque não tinha o óleo correto, a responsabilidade é unica e exclusiva do Revendedor que entregou a moto.
Se qualquer coisa estiver meio esquisita: cobrar o revendedor.
ah... estou pensando em comprar uma Dafra! Não tenho moto já fazem uns 18 anos, ...poquim...
Grande abraço a todos,
Moyses.
Em TODAS as motos, de TODAS as marcas o funcionamento é o mesmo há muito tempo. Se a moto de alguém fundiu o motor porque não tinha o óleo correto, a responsabilidade é unica e exclusiva do Revendedor que entregou a moto.
Se qualquer coisa estiver meio esquisita: cobrar o revendedor.
ah... estou pensando em comprar uma Dafra! Não tenho moto já fazem uns 18 anos, ...poquim...
Grande abraço a todos,
Moyses.
moysesnunes- Novato
- Número de Mensagens : 1
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 31/05/2009
Re: Pequena explanação sobre motores chineses
Seja bem vindo, Moyses.
Mais um "macaco velho" para o fórum!
Mais um "macaco velho" para o fórum!
Vinicius Araujo- Forista
- Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009
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