FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Speed Flex?!

+6
will_santana
tecnicomauricio
Vinicius Araujo
kishin
Fuzzy Logic
Beto Pesca
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Speed Flex?!

Mensagem  Beto Pesca Sex Abr 03, 2009 4:39 pm

Awe galera vi no orkut um mano q diz ter trocado uma peça Gicle por o da titan 99 e fez umas regulagens e pronto a moto ficou flex, será que da certo mesmo? Question Rolling Eyes
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Abr 03, 2009 7:52 pm

Bom, neste fator temos que considerar o interior do carburador que em carros Álcool leva uma camada de um material (que não lembro o nome) que é mais resistente a corrosão, tem também o filtro de combustível que também tem que ser um produto voltado para o Álcool, e nas motos normalmente existem dois filtros, o próprio da torneira e outro de plástico (que é descartável) semelhante ao utilizados nos carros (só que em tamanho reduzido). Acredito que dentro do motor também deve ter uma camada do mesmo material que recobre o interior do carborador... Vendo estes detalhes fica claro que não será somente a troca de um giclê e uma regulagem que fará com que uma moto fabricada para rodar com Gasolina passará a rodar com Álcool tranquilamente... E se assim o fizer, para um futuro não muito distante estas peças não preparadas para uso do Álcool tenderão a dar problema.

Um dos principais agentes é a Água, que é inexistente na Gasolina mas apresenta-se em proporções significativas no Álcool, e todos nós sabemos que a Água é um excelente corrosivo... Veja o que ocorre com os parafusos da Kansas! hehehe Twisted Evil


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  kishin Ter maio 19, 2009 4:53 pm

Vocês acreditam que seja uma boa investir numa mudança dessas? Eu por mes costumo andar 3000km (Aracaju é pequena).... não estou dizendo que VOU FAZER mas apenas querendo a opinião dos colegas e expandir o conhecimento..

kishin
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : Aracaju - SE
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Vinicius Araujo Ter maio 19, 2009 6:06 pm

Eu prefiro manter as características mecânicas originais da moto.
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Fuzzy Logic Ter maio 19, 2009 8:27 pm

kishin escreveu:Vocês acreditam que seja uma boa investir numa mudança dessas? Eu por mes costumo andar 3000km (Aracaju é pequena).... não estou dizendo que VOU FAZER mas apenas querendo a opinião dos colegas e expandir o conhecimento..
Até hoje não vi moto Álcool, então acho que você não encontrará as componentes parara fazer as devidas substituições, sendo assim, a meu ver, tire isso da cabeça... Mas há gente bem mais experiente que eu no fórum, que podem dar um "alô" melhor ao caso.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  tecnicomauricio Qua maio 20, 2009 10:50 am

Amigos ..
Moto a álcool, eu já ouvi falar…

A Honda lançou a CG 150 Mix, a primeira moto do planeta com sistema bicombustível. Ou seja, pode rodar com álcool ou gasolina, ou com ambos. Mas, na década de 80, motos movidas exclusivamente à álcool já foram fabricadas no Brasil.
Com a crise mundial do petróleo, que atingia o mundo naqueles tempos, Honda e Yamaha foram “obrigadas” a apresentar modelos para rodar com o combustível “verde”. Muitos dizem que foi mais uma imposição do governo do que um anseio do mercado. Hoje, a tecnologia e a preocupação com o meio ambiente falam mais alto.
Causos à parte, a CG/ML 125 a álcool foi fabricada entre 1981 e 1985. O modelo apresentava um subtanque de gasolina de apenas 0,4 litro, que ficava posicionado sob o banco. Para a gasolina ir até o carburador, o piloto precisava bombear o combustível por meio de um injetor manual que ficava na lateral esquerda da moto.
“Quando chequei na pista de teste da Honda, quase chorei quando viu a CG 125 preta movida a álcool”, conta o engenheiro da Honda Alfredo Guedes Jr, dizendo que teve uma moto igual a da foto acima - modelo 1982 - que estava na pista de testes da montadora em Rio Preto da Eva a 70 km de Manaus.
Já a Yamaha tinha a RX 125. Equipada com motor dois tempos, a moto tinha dois reservatórios: um de óleo e outro de gasolina. “Na época a maior dificuldade era identificar fornecedores de componentes que resistem à ação corrosiva do álcool”, conta Ryo Harada, que na época do lançamento da RX 125 movida a álcool era gerente de marketing da Yamaha.

Fonte: http://blog.infomoto.com.br/2009/03/12/moto-a-alcool-eu-ja-ouvi-falar/
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  kishin Qua maio 20, 2009 11:13 am

Essa CG Titan Mix realmente pode funcionar exclusivamente a alcool porém até o site da honda indica pra vc colocar pelo menos 1l de gasolina para pegar melhor.
O detalhe nem da pra pensar em usar as peças dela pois ela é ,se nao me engano ,injeção eletronica...

Mas a historia de que a galera está mudando apenas mudando o gigle, considero isso muita brutalidade com a motinha....

kishin
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : Aracaju - SE
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Vinicius Araujo Qua maio 20, 2009 11:39 am

É pedir para ter problemas trocar só o giclê, vai ser uma falsa economia.

A ML é feia demais.
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  tecnicomauricio Qua maio 20, 2009 12:16 pm

Antes de adquirir mimha Speed, eu tinha 1 titan 2003 com o gigleur trocado, e usava alcool (deixar bem claro que a moto já estava assim quando a comprei) a economia era ilusão pois o alcool consome mais do que a gasolina, pra ter ideia da dor de cabeça:
O pedal de partida já estava com as engrenagens passando reto na hora de dar partida,
No tempo de frio era uma dor de cabeça, não pegava nem a pau, eu tinha que tirar a vela e jogar 1 pouquinho de gasolina pra moto pegar, sair a noite então era uma vergonha, qdo eu ia vir embora das baladas do lado de fora cheio de menininha e a porcaria da moto não pegava.. parecia q todo munda tava me vendo pagar o maior pau com a moto...
a cada mes eu tinha que abrir o carburador pra limpar pois o alcool criava uma espécie de geléia na cuba do carburador e intupia os gigles..

Resumindo.. motos já são econômicas, a gasolina pega no frio no calor, tem bom desempenho e eu ainda vou mais longe na minha opinião não justifica injeção eletronica pra motos até 200cc pois a economia obtida é pouca e a manutenção de injeção eletronica é cara, imagina qdo essas titans 150 injetadas derem problema qto vai ser pra limpar/regular a injeção... o carburador é mais confiável..mais esse já é assinto pra outro tópico...

Abraços
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Fuzzy Logic Qua maio 20, 2009 12:33 pm

Este problema de não pegar no frio a injeção eletrônica praticamente elimina... Isso digo por experiência, pois tenho uma Corsa 2004 que é álcool, não é flex e sim álcool puro mesmo, e nunca me deu este tipo de problema... Claro, quando o tempo está bem frio e tentar pisar fundo dá umas engasgadas, mas depois de rodar uns 1000m o carro já fica normal... Neste caso a injeção se justifica, pois realmente o comportamento de uma carro álcool com injeção eletrônica comparado a um carburado, é uma coisa totalmente diferente... A tendência é os veículos passarem a se flex, tanto carros quanto motos, e como também tem a questão da poluição, pois um carros a gasolina injetado polui no mínimo 6 vezes menos que qualquer moto carburada, e nisto só quem dá solução é a injeção eletrônica.

Outra coisa, o álcool é um combustível limpo, ele não cria geleca nenhuma, quem cria geleca é a gasolina (e outros deriados do petróleo)... o álcool é altamente corrosivo, e ao contrário da gasolina onde a tendência é criar a borra, a geleca, o álcool sua tendência é ressecar o sistema de alimentação... então, talvez esta geleca que você esteja se referindo sejam resíduos provenientes da corrosão do próprio sistema de alimentação, ainda mais se o sistema em questão era originalmente projetado para uso com gasolina.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  tecnicomauricio Qua maio 20, 2009 12:46 pm

Exatamente, essa geleia que formava no carburador era a cuba sendo corroida pelo alcool pois a mesma era especifica pra acomodar gasolina e não alcool...
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  kishin Qua maio 20, 2009 1:07 pm

isso bate com as informações que tenho visto por ai, o detalhe é que eu vejo as pessoas modificando muitas coisas para o sistema atual da moto (no caso que eu li eram as cgs) além de fazer algumas coisas nos pistoes da moto e etc, passando pelas boias, mudando coisas dentro do carburador e que no final só seria viavel se a pessoa andasse muito (cerca de 5000km por mes) mas que fora isso, como ja disse, se for somente o gigle seria uma maldade com a motinha...

kishin
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : Aracaju - SE
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  will_santana Qua maio 20, 2009 2:49 pm

td isso pra chegar no fim e pagar mais
a diferenca do preco do alcool nem eh mais taaaaaaaaaaaaaaaao grande
e sem o motor com maior taxa d compressao pra aproveitar a octanagem mais alta do alcool, a unica coisa q vao fazer eh gastar mais combustivel e detonar a moto. famosa ideia d jerico

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  LION Qua maio 20, 2009 3:54 pm

Até hoje não vi moto Álcool, então acho que você não encontrará as componentes parara fazer as devidas substituições, sendo assim, a meu ver, tire isso da cabeça... Mas há gente bem mais experiente que eu no fórum, que podem dar um "alô" melhor ao caso.[/quote] Speed Flex?! 42565974 Speed Flex?! Cg1
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  tecnicomauricio Qua maio 20, 2009 4:02 pm

Aí Lion!! ai´está galera a GC original a álcool da decada de 80..

Ví no aoutoEsporte da globo que Henry Ford já fazia o Ford T para 2 tipos de combustíveis: gasolina e alcool de milho (cultura mais abrangente nos estados unidos do que a cana) pois devido a crise do petroleo na época, e ainda havia muita oferta de alcoool de milho nas propriedades rurais..

abraços
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  LION Qua maio 20, 2009 4:17 pm

Pois é Maurício,na década de 80 também houve à RX 125 à álcool,abraços. Speed Flex?! Cg1c[/URL [URL=http://img200.imageshack.us/my.php?image=cg11.jpg]Speed Flex?! Cg11
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Fuzzy Logic Qua maio 20, 2009 4:19 pm

will_santana escreveu:td isso pra chegar no fim e pagar mais
a diferenca do preco do alcool nem eh mais taaaaaaaaaaaaaaaao grande
e sem o motor com maior taxa d compressao pra aproveitar a octanagem mais alta do alcool, a unica coisa q vao fazer eh gastar mais combustivel e detonar a moto. famosa ideia d jerico

[]s
Da mesma forma os carros flex também não tem taxa de compressão variável... então dá na mesma... Agora, tava vendo na net um projeto de um motor com taxa de compressão variável, cuja a variação desta taxa é determinada pelo uso do veículo, tipo em situações de estrada e cidade... O motor mexe em ângulo através de um tipo de suspensão e reduz o tamanho da câmara de combustão conforme a situação... Pena que perdi a matéria, tinha achado no Google, se não me engano era um Hyundai.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Fuzzy Logic Qua maio 20, 2009 4:21 pm

LION escreveu:Até hoje não vi moto Álcool, então acho que você não encontrará as componentes parara fazer as devidas substituições, sendo assim, a meu ver, tire isso da cabeça... Mas há gente bem mais experiente que eu no fórum, que podem dar um "alô" melhor ao caso. Speed Flex?! 42565974 Speed Flex?! Cg1
É, agora sei que existe motos álcool Very Happy... Mas, de qualquer forma, acredito que as peças não sejam compatíveis com a Speed... hehehe
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Fuzzy Logic Qua maio 20, 2009 4:25 pm

LION escreveu:Pois é Maurício,na década de 80 também houve à RX 125 à álcool,abraços. Speed Flex?! Cg1c Speed Flex?! Cg11
Caraca! Mas vocês são velhos heim!!!... Antigos, é melhor... Já estou achando o Jeff jovem!!! kakakakakakakakakaka

Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  LION Qua maio 20, 2009 4:32 pm

Caraca! Mas vocês são velhos heim!!!... Antigos, é melhor... Já estou achando o Jeff jovem!!! kakakakakakakakakaka

Abraços![/quote] Eu sabia Fuzzy que você tocaria nessa tecla,rsrsrsrsrsrsrsrsrs....Sem mágoas,KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....Digamos que não somos velhos,somos experientes,assim fica melhor,rsrsrsrsrsrs...Abraços,agora eu nem falarei quais às motos que eu andava antigamente,pois corro o risco de você chamar na lata de velho de novo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  kishin Qua maio 20, 2009 5:02 pm

Nossa realmente motos antigonas pakas....eu axo q meu velho qnd era jovem tinha uma dessas....(n lembro era pequeno demais kkk)
Mas sobre essa conversão, como havia dito, moto boa é moto bem tratada, afinal, quem mora em Aracaju sabe que aqui nao tem pista para desenvolver altas velocidades e basicamente "tudo é perto" eu apenas levantei essa questão justamente por em diversos lugares as pessaos falarem "ahh eu converti e a moto ta o bicho" e etc.. pq como ja falaram antes, a nossa gasolina já contém 25% de alcool nela, entao ja tem uma degradação "natural" dos componentes. Me intriga também o destino dessa moto Mix, eu n vi ainda rodando por aqui mas queria saber qnt tempo vai durar esses motores da honda..pois a galera aqui é ou 8 ou 80, (pelo menos com carro a turma é) ou só gasosa ou só alcool...

kishin
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : Aracaju - SE
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Fuzzy Logic Qua maio 20, 2009 6:07 pm

O álcool que a gasolina leva é Álcool Anidro, que no caso não contem água (álcool puro), a fim de baixar o preço da gasolina... O álcool vendido nos postos é o Álcool Hidratado, que leva 7% de água pura, sem cloro, minerais e outras substâncias prejudiciais ao motor.

Logicamente os motores flex recebem um tratamento diferenciado quando comparado ao motor formulado para funcionar somente a gasolina, principalmente devido a água presente no álcool, que acredito ser mais prejudicial que o próprio álcool em si, então a durabilidade destes motores deverá ser a mesma dos motores atuais, se não maior já que seu funcionamento (em teoria) será mais afinado graças a implantação da injeção eletrônica.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Vinicius Araujo Qua maio 20, 2009 6:29 pm

Crise de petróleo na era do Henry Ford, comédia.

Laughing
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  tecnicomauricio Qui maio 21, 2009 7:19 am

Vinicius Araujo escreveu:Crise de petróleo na era do Henry Ford, comédia.

Laughing
A reportagem que saiu no Autoesporte domingo está nesse link da globo:
http://tvautoesporte.globo.com/noar/0,,MAT0239-1,00.html
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  HugoSA Sex Ago 07, 2009 9:44 pm

Motoboy da empresa tem uma CG bolinha, com gicle principal de fusca (deve ser 125 ou 135) rodando no alcool. Tirando a dificuldade de pegar de manhã, ele consegue fazer 20 ~25km/l. Pra quem roda muito é uma ótima alteração visto que a gasolina por aqui custa quase o dobro do alcool.
HugoSA
HugoSA
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Speed Flex?! Empty Re: Speed Flex?!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos