Freios ABS - Pequena explicação
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Freios ABS - Pequena explicação
15/09/2007
Fonte: http://escolademecanica.wordpress.com/
Freios ABS - Pequena explicação
O Freio ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais freqüentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.
História
Os primeiros sistemas ABS foram desenvolvidos inicialmente para aeronaves. Um sistema primitivo foi o sistema Maxaret de Dunlop, introduzido na década de 1950 e ainda utilizado em alguns modelos de aeronaves. Era um sistema totalmente mecânico.
O freio ABS atual foi criado pela empresa alemã Bosch, tornando-se disponível para uso em 1978, com o nome “Anti Blockier System”.
A versão atual do sistema (8.0) é eletrônica e pesa menos que 1,5 kg, comparado com os 6,3 kg da versão 2.0, de 1978.
Como funciona
O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em situações de frenagem cotidianas, o sistema ABS não é ativado. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, ou seja, na iminência do travamento, o sistema envia sinais para válvulas e bombas no sistema de óleo do freio, aliviando a pressão. Essa operação causa uma vibração quando se “pisa fundo” no pedal do freio, o que deve ser considerado pelo motorista como operação normal do sistema (leia mais em Efetividade do ABS).
A física da derrapagem
A vantagem do freio ABS se baseia num conhecimento da física. Quando as rodas ainda estão em movimento, elas sofrem com a superfície na qual deslizam uma força de atrito estático. Quando derrapam, elas sofrem uma força de atrito cinético. Como a força máxima de atrito estático tem sempre um valor maior do que a força máxima de atrito cinético, é mais vantajoso para a frenagem que a roda diminua sua rotação em movimento do que simplesmente travar.
Preço
No Brasil apenas 11% dos carros são equipados com ABS, enquanto na Europa e nos Estados Unidos o freio ABS faz parte, respectivamente, de 100% e 74% dos carros produzidos anualmente.
Um dos motivos desses índices é o fato de o freio ABS ser um item opcional caro no Brasil. O item é importado, elevando o preço do automóvel em cerca de R$ 3 mil. O desconhecimento dos brasileiros sobre o sistema ABS e suas vantagens à segurança do motorista faz com que haja uma pouca valorização do item no preço de revenda do automóvel que o possui.
Efetividade do ABS
Em superfícies como asfalto e concreto, tanto secas quanto molhadas, a maioria dos carros equipados com ABS são capazes de atingir distâncias de frenagem melhores (menores) do que aqueles que não o possuem. Um motorista experiente sem ABS pode ser capaz de quase reproduzir ou até atingir, através de técnicas como o threshold braking, o efeito e a performance do carro que possui ABS. Entretanto, para a maioria dos motoristas, o ABS reduz muito a força do impacto ou as chances de se sofrer impactos. A técnica recomendada para motoristas não experientes que possuem um carro com ABS, em uma situação de frenagem completa de emergência, é pressionar o pedal de freio o mais forte possível e, quando necessário, desviar dos obstáculos. Com freios normais, o motorista não pode desviar de obstáculos enquanto freia, já que as rodas estarão travadas. Dessa maneira, o ABS irá reduzir significativamente as chances de derrapagem e uma subseqüente perda de controle.
Em pedregulhos e neve forte, o ABS tende a aumentar a distância de frenagem. Nessas superfícies, as rodas travadas escavam o solo e param o veículo mais rapidademente. O ABS impede que isso ocorra. Algumas calibragens de ABS reduzem esse problema por diminuir o tempo de ciclagem, deixando as rodas rapidamente travar e destravar. O benefício primário do ABS nessas superfícies é aumentar a capacidade do motorista em manter o controle do carro em vez de derrapar, embora a perda de controle seja por vezes melhor em superfícies mais suaves como pedregulhos e deslizantes como neve ou gelo. Em uma superfície muito deslizante como gelo ou pedregulhos é possível que se trave todas as rodas imediatamente, e isso pode ser melhor que o ABS (que depende da detecção da derrapagem de cada roda individualmente). A existência do ABS não deve intimidar os motoristas a aprender a técnica do threshold braking (frenagem no ponto correto).
Note, entretanto, que essa comparação é de certa forma simplista. Um bom motorista com um sistema de frenagem bem projetado, feito para minimizar as possibilidades de travagem acidental das rodas durante uma parada imediata, se sairá melhor do que o apresentado.
Como o efeito máximo de frenagem é atingido com as rodas no limite de fricção, ao passo que o ABS trabalha em soltar o freio conforme as rodas travam a tração, um motorista experiente pode atingir uma performance de frenagem melhor que a do sistema ABS.
Quando ativado, o ABS faz com que o pedal de freio pulse notavelmente. Como a maioria dos motoristas raramente ou nunca freiou forte o suficiente para causar a travagem das rodas, e um número significante raramente se importa em ler o manual do carro, essa característica pode ser descoberta só no momento da emergência. Quando os motoristas se defrontam com a emergência que faz com que freiem forte e conseqüentemente enfrentam a pulsação do pedal pela primeira vez, muitos estranham e diminuem a pressão do pedal, consequentemente aumentando as distâncias de frenagem, contribuindo muitas vezes para um número de acidentes maior do que a habilidade especial do ABS seria capaz de reduzir. Alguns fabricantes implementaram então sistemas de avaliação de frenagem que determinam se o motorista está tentando fazer uma frenagem de emergência e mantêm a força nesta situação. Apesar de tudo, o ABS pode significativamente melhorar a segurança e o controle dos motoristas sobre o carro em situações de trânsito se eles souberem que não devem soltar o pedal quando o sentir pulsar, graças ao ABS.
Perfil do usuário
Os freios ABS são objeto de estudo de muitos experimentos em favor da teoria da compensação de risco, que defende que os motoristas se adaptam à segurança proporcionada pelo sistema ABS e passam a dirigir mais agressivamente.
Os dois maiores exemplos destes estudos são os das cidades de Munique e Oslo. Em ambos os casos, foram comparados taxistas de diferentes frotas, provando que os que possuíam carros equipados com ABS apresentavam um comportamento de risco maior do que aqueles que não possuíam ABS. No entanto, as taxas de colisões entre os que utilizavam ABS e os que não utilizavam não foram significativamente diferentes.
Abraços a todos!
Fonte: http://escolademecanica.wordpress.com/
Freios ABS - Pequena explicação
O Freio ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais freqüentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.
História
Os primeiros sistemas ABS foram desenvolvidos inicialmente para aeronaves. Um sistema primitivo foi o sistema Maxaret de Dunlop, introduzido na década de 1950 e ainda utilizado em alguns modelos de aeronaves. Era um sistema totalmente mecânico.
O freio ABS atual foi criado pela empresa alemã Bosch, tornando-se disponível para uso em 1978, com o nome “Anti Blockier System”.
A versão atual do sistema (8.0) é eletrônica e pesa menos que 1,5 kg, comparado com os 6,3 kg da versão 2.0, de 1978.
Como funciona
O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em situações de frenagem cotidianas, o sistema ABS não é ativado. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, ou seja, na iminência do travamento, o sistema envia sinais para válvulas e bombas no sistema de óleo do freio, aliviando a pressão. Essa operação causa uma vibração quando se “pisa fundo” no pedal do freio, o que deve ser considerado pelo motorista como operação normal do sistema (leia mais em Efetividade do ABS).
A física da derrapagem
A vantagem do freio ABS se baseia num conhecimento da física. Quando as rodas ainda estão em movimento, elas sofrem com a superfície na qual deslizam uma força de atrito estático. Quando derrapam, elas sofrem uma força de atrito cinético. Como a força máxima de atrito estático tem sempre um valor maior do que a força máxima de atrito cinético, é mais vantajoso para a frenagem que a roda diminua sua rotação em movimento do que simplesmente travar.
Preço
No Brasil apenas 11% dos carros são equipados com ABS, enquanto na Europa e nos Estados Unidos o freio ABS faz parte, respectivamente, de 100% e 74% dos carros produzidos anualmente.
Um dos motivos desses índices é o fato de o freio ABS ser um item opcional caro no Brasil. O item é importado, elevando o preço do automóvel em cerca de R$ 3 mil. O desconhecimento dos brasileiros sobre o sistema ABS e suas vantagens à segurança do motorista faz com que haja uma pouca valorização do item no preço de revenda do automóvel que o possui.
Efetividade do ABS
Em superfícies como asfalto e concreto, tanto secas quanto molhadas, a maioria dos carros equipados com ABS são capazes de atingir distâncias de frenagem melhores (menores) do que aqueles que não o possuem. Um motorista experiente sem ABS pode ser capaz de quase reproduzir ou até atingir, através de técnicas como o threshold braking, o efeito e a performance do carro que possui ABS. Entretanto, para a maioria dos motoristas, o ABS reduz muito a força do impacto ou as chances de se sofrer impactos. A técnica recomendada para motoristas não experientes que possuem um carro com ABS, em uma situação de frenagem completa de emergência, é pressionar o pedal de freio o mais forte possível e, quando necessário, desviar dos obstáculos. Com freios normais, o motorista não pode desviar de obstáculos enquanto freia, já que as rodas estarão travadas. Dessa maneira, o ABS irá reduzir significativamente as chances de derrapagem e uma subseqüente perda de controle.
Em pedregulhos e neve forte, o ABS tende a aumentar a distância de frenagem. Nessas superfícies, as rodas travadas escavam o solo e param o veículo mais rapidademente. O ABS impede que isso ocorra. Algumas calibragens de ABS reduzem esse problema por diminuir o tempo de ciclagem, deixando as rodas rapidamente travar e destravar. O benefício primário do ABS nessas superfícies é aumentar a capacidade do motorista em manter o controle do carro em vez de derrapar, embora a perda de controle seja por vezes melhor em superfícies mais suaves como pedregulhos e deslizantes como neve ou gelo. Em uma superfície muito deslizante como gelo ou pedregulhos é possível que se trave todas as rodas imediatamente, e isso pode ser melhor que o ABS (que depende da detecção da derrapagem de cada roda individualmente). A existência do ABS não deve intimidar os motoristas a aprender a técnica do threshold braking (frenagem no ponto correto).
Normal | ABS | |
Seco | 45m | 32m |
Neve | 53m | 64m |
Gelo | 255m | 404m |
Note, entretanto, que essa comparação é de certa forma simplista. Um bom motorista com um sistema de frenagem bem projetado, feito para minimizar as possibilidades de travagem acidental das rodas durante uma parada imediata, se sairá melhor do que o apresentado.
Como o efeito máximo de frenagem é atingido com as rodas no limite de fricção, ao passo que o ABS trabalha em soltar o freio conforme as rodas travam a tração, um motorista experiente pode atingir uma performance de frenagem melhor que a do sistema ABS.
Quando ativado, o ABS faz com que o pedal de freio pulse notavelmente. Como a maioria dos motoristas raramente ou nunca freiou forte o suficiente para causar a travagem das rodas, e um número significante raramente se importa em ler o manual do carro, essa característica pode ser descoberta só no momento da emergência. Quando os motoristas se defrontam com a emergência que faz com que freiem forte e conseqüentemente enfrentam a pulsação do pedal pela primeira vez, muitos estranham e diminuem a pressão do pedal, consequentemente aumentando as distâncias de frenagem, contribuindo muitas vezes para um número de acidentes maior do que a habilidade especial do ABS seria capaz de reduzir. Alguns fabricantes implementaram então sistemas de avaliação de frenagem que determinam se o motorista está tentando fazer uma frenagem de emergência e mantêm a força nesta situação. Apesar de tudo, o ABS pode significativamente melhorar a segurança e o controle dos motoristas sobre o carro em situações de trânsito se eles souberem que não devem soltar o pedal quando o sentir pulsar, graças ao ABS.
Perfil do usuário
Os freios ABS são objeto de estudo de muitos experimentos em favor da teoria da compensação de risco, que defende que os motoristas se adaptam à segurança proporcionada pelo sistema ABS e passam a dirigir mais agressivamente.
Os dois maiores exemplos destes estudos são os das cidades de Munique e Oslo. Em ambos os casos, foram comparados taxistas de diferentes frotas, provando que os que possuíam carros equipados com ABS apresentavam um comportamento de risco maior do que aqueles que não possuíam ABS. No entanto, as taxas de colisões entre os que utilizavam ABS e os que não utilizavam não foram significativamente diferentes.
Abraços a todos!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Freios ABS - Pequena explicação
entao nem vou comprar carro com abs...
ainda mais o tanto q neva aqui no rio d janeiro
hehehehe
finalmente tao colocando coisas uteis como obrigatorias. airbag nao eh luxo, eh vida
mas algum dono d fabrica d rastrador ganhou antes q o povo do abs e do airbag
eita brasilsao...
[]s
ainda mais o tanto q neva aqui no rio d janeiro
hehehehe
finalmente tao colocando coisas uteis como obrigatorias. airbag nao eh luxo, eh vida
mas algum dono d fabrica d rastrador ganhou antes q o povo do abs e do airbag
eita brasilsao...
[]s
will_santana- Guru
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Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Freios ABS - Pequena explicação
Abaixo alguns vídeos demonstrando, na prática, o funcionamento dos freios ABS em motos!
Mais sobre freios ABS pode ser visto no tópico "Observando o funcionamento do ABS mecânico", dentro de "Temas Gerais".
(Clique aqui para acessar)
Abraços a todos!
Mais sobre freios ABS pode ser visto no tópico "Observando o funcionamento do ABS mecânico", dentro de "Temas Gerais".
(Clique aqui para acessar)
Abraços a todos!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
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Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Freios ABS - Pequena explicação
Excelente matéria, Fuzzy.
A FYM por exemplo tem um modelo 150 com ABS mecânico.
A FYM por exemplo tem um modelo 150 com ABS mecânico.
Vinicius Araujo- Forista
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Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009
Re: Freios ABS - Pequena explicação
Faça-me um favor, onde foi mesmo que você viu isso? Pois catei no website da FYM e não encontrei tal informação... Posso não ter visto, por isso pesso que me assegure quanto a isso repassando qual o modelo e onde você leu isso.Vinicius Araujo escreveu:Excelente matéria, Fuzzy.
A FYM por exemplo tem um modelo 150 com ABS mecânico.
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Freios ABS - Pequena explicação
Fuzzy Logic escreveu:Faça-me um favor, onde foi mesmo que você viu isso? Pois catei no website da FYM e não encontrei tal informação... Posso não ter visto, por isso pesso que me assegure quanto a isso repassando qual o modelo e onde você leu isso.Vinicius Araujo escreveu:Excelente matéria, Fuzzy.
A FYM por exemplo tem um modelo 150 com ABS mecânico.
Abraços!
Como te passei no MSN, me equivoquei, a marca de procedência chinesa que dispõe de ABS mecânico em algumas das motos é a MIZA,
http://www.miza.com.br/motos_fast.php
Essa FAST 150cc é uma delas, bem como a Drago 150cc.
Vinicius Araujo- Forista
- Número de Mensagens : 430
Idade : 34
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009
Re: Freios ABS - Pequena explicação
Opa! Beleza! Agora sim! hehehe... Então vou corrigir um outro "post" que dei no outro tópico sobre freios ABS que fiz, pois lá tou falando da FYM como informação repassada por você, agora vou lá corrigir pra MIZA e aproveitar e citar os modelos!Vinicius Araujo escreveu:Fuzzy Logic escreveu:Faça-me um favor, onde foi mesmo que você viu isso? Pois catei no website da FYM e não encontrei tal informação... Posso não ter visto, por isso pesso que me assegure quanto a isso repassando qual o modelo e onde você leu isso.Vinicius Araujo escreveu:Excelente matéria, Fuzzy.
A FYM por exemplo tem um modelo 150 com ABS mecânico.
Abraços!
Como te passei no MSN, me equivoquei, a marca de procedência chinesa que dispõe de ABS mecânico em algumas das motos é a MIZA,
http://www.miza.com.br/motos_fast.php
Essa FAST 150cc é uma delas, bem como a Drago 150cc.
Abraços!
PS.: Mais uma marca que não tem anda aqui no Rio... Sacanagem... Nem uma lojinha...
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Freios ABS - Pequena explicação
Responde no MSN, safado.
Vinicius Araujo- Forista
- Número de Mensagens : 430
Idade : 34
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009
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