Limpeza, Lubrificação e Manutenção
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Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Ola Galera
Gostaria de saber dicas sobre lavagem da moto, como limpar, como lubrificar que material usar e outras coisa, é minha primeira moto e não conheço isso muito bem,
desde já muito obrigado
abraços
Diogo
Gostaria de saber dicas sobre lavagem da moto, como limpar, como lubrificar que material usar e outras coisa, é minha primeira moto e não conheço isso muito bem,
desde já muito obrigado
abraços
Diogo
digogo- Novato
- Número de Mensagens : 3
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 30/05/2009
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Isso já foi comentado no fórum em algum lugar... Se tu catar tu acha... Só não recomendo o ato de jogar querosene (ou outros produtos do genero) no motor pra limpar, motor é pra ser sujo... No máximo água e sabão!digogo escreveu:Ola Galera
Gostaria de saber dicas sobre lavagem da moto, como limpar, como lubrificar que material usar e outras coisa, é minha primeira moto e não conheço isso muito bem,
desde já muito obrigado
abraços
Diogo
Evitar deixar cair coisas que não sejam água e sabão no disco e pastilhas de freio, como WD-40, óleo, graxa, querosene e outros produtos, se cair algo assim vai ter que jogar as pastilhas no lixo, no mínimo!
Do resto é igual carro, joga água em tudo, passa sabão neutro, tira sabão neutro, deixa secar e passa cera... Tá nova!
Não esquece de lubrificar a corrente, pode usar WD-40 (ou seus concorrentes... os concorrentes são mais baratos, no WD-40 você paga muito pela marca), como também pode usar óleo de motor, mas no caso de óleo de motor evite ao máximo usar óleo queimado (óleo já utilizado), não é legal... Também tem gente que passa graxa... Fica a sua escolha!... Tanto para graxa quanto para o óleo, o uso de pincel auxilia bastante.
Corrente tem que lubrificar a cada 500Km rodados, após cada lavagem ou após cada período chuvoso... tipo, passou três dias de chuva, assim que o tempo firmar tu sapeca lubrificante na corrente!... Principalmente se pegar enchente.
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Aqui tem orientação para lubrificação da corrente!
https://dafra.forumeiros.com/dicas-uteis-f7/dica-lubrificacao-da-corrente-t35.htm?highlight=lubrificar+corrente
https://dafra.forumeiros.com/dicas-uteis-f7/dica-lubrificacao-da-corrente-t35.htm?highlight=lubrificar+corrente
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Desculpem por ressucitar esse tópico, mas achei que era o melhor lugar para contar o que aconteceu quando fui lavar a insana.
Então, finalmente pude tirar a tampa do pinhão e a capa da corrente para limpar ( antes não tinha as ferramentas ), quando retiro a tampa do pinhão, me deparei com essa cena:
E isso porque ela tinha voltado da revisão fazia uma semana só! Chuva e falta de asfalto dá nisso né?!
Abraço.
Então, finalmente pude tirar a tampa do pinhão e a capa da corrente para limpar ( antes não tinha as ferramentas ), quando retiro a tampa do pinhão, me deparei com essa cena:
E isso porque ela tinha voltado da revisão fazia uma semana só! Chuva e falta de asfalto dá nisso né?!
Abraço.
Edu Clown- Guru
- Número de Mensagens : 1007
Idade : 35
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Edu Clown escreveu:Desculpem por ressucitar esse tópico, mas achei que era o melhor lugar para contar o que aconteceu quando fui lavar a insana.
Então, finalmente pude tirar a tampa do pinhão e a capa da corrente para limpar ( antes não tinha as ferramentas ), quando retiro a tampa do pinhão, me deparei com essa cena:
E isso porque ela tinha voltado da revisão fazia uma semana só! Chuva e falta de asfalto dá nisso né?!
Abraço.
A da minha Speed fica assim, e eu ando só em asfalto!!
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Parece que na revisão não é de prache fazer limpeza/lubrificação na corrente.
ernesto walter- Forista
- Número de Mensagens : 188
Idade : 57
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Em qualquer lugar e feita apenas a limpeza superficial da corrente, a lubrificação e feita com oleo nas CC, isso em qualquer lugar.
Esta tampa não e removida para a limpeza da sujeira pessada, a sujeira da tampa so e feita quando se troca o kit relação, fora isso so limpeza e lubrificação.
Esta tampa não e removida para a limpeza da sujeira pessada, a sujeira da tampa so e feita quando se troca o kit relação, fora isso so limpeza e lubrificação.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Ué, não entendi....
Qual o problema com a tampa?
Está limpinha.... precisava ver a da Bél, estava prejudicando o rendimento da moto.
Excesso de peso.
Um abraço,
Jeff
Qual o problema com a tampa?
Está limpinha.... precisava ver a da Bél, estava prejudicando o rendimento da moto.
Excesso de peso.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Edu Clown escreveu:Desculpem por ressucitar esse tópico, mas achei que era o melhor lugar para contar o que aconteceu quando fui lavar a insana.
Então, finalmente pude tirar a tampa do pinhão e a capa da corrente para limpar ( antes não tinha as ferramentas ), quando retiro a tampa do pinhão, me deparei com essa cena:
E isso porque ela tinha voltado da revisão fazia uma semana só! Chuva e falta de asfalto dá nisso né?!
Abraço.
edu a minha 1 x no mes tenho de limpar essa area ai,
fica desse jeito pra pior aki.
abrass
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
jeff escreveu:Ué, não entendi....
Qual o problema com a tampa?
Está limpinha.... precisava ver a da Bél, estava prejudicando o rendimento da moto.
Excesso de peso.
Um abraço,
Jeff
Jeff, excesso de peso foi flórida! kkkk
E Nyo, vou fazer isso todo mês também, até pq de 15 em 15 dias eu limpo a corrente, aí já aproveito para limpar a tampa também.
Abraço.
Edu Clown- Guru
- Número de Mensagens : 1007
Idade : 35
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
desmontei algumas partes e lubrifiquei com óleo p/ máquina (não sei se é o correto) mas o câmbio
ficou muito macio, mudou p/ caramba...
ficou muito macio, mudou p/ caramba...
Nelsinho Alves- Novato
- Número de Mensagens : 12
Idade : 43
Localização : São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Nelsinho, se vc lubrificou com óleo ( tipo singer), este óleo é muito fino e não fixa na corrente. É claro que se ela estiver horrivelmente seca, vai melhorar com qualquer óleo. O que recomenda alguns manuais, é o uso do mesmo óleo utilizado no motor ( logico que novo, e não o queimado).
Abraço
Plínio
Abraço
Plínio
Pliniodasmotoca- Novato
- Número de Mensagens : 47
Idade : 44
Localização : pocos de caldas
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/01/2012
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
valeu, da próxima vez farei isso...por enquanto esta bem..abç
Nelsinho Alves- Novato
- Número de Mensagens : 12
Idade : 43
Localização : São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Já experimentei vários tipos de óleo na corrente da Kansas e da Mirage 250 mas não me dei bem com nenhum, nem com o famigerado óleo 90, o que está dando certo é a graxa náutica em spray, comprei uma lata a R$ 16,00 pratas e realmente fica bom, não sai de jeito nenhum com a água e rende muito, sem contar que vem com um tubinho fino prolongador da válvula da lata e não faz cag... ops! sujeira, além de direcionar o jato nos lugares mais difíceis de alcançar... Pra Kansas acredito que vá durar mais do que pra M250, já que a relação dela (Kansas) é menor...
Péricles- Membro Senior
- Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Péricles escreveu:o que está dando certo é a graxa náutica em spray, comprei uma lata a R$ 16,00 pratas e realmente fica bom, não sai de jeito nenhum com a água e rende muito
Legal a dica Péricles
Vou ver se acho por aqui (será que isso consigo achar?)
Abraço
Edu Clown- Guru
- Número de Mensagens : 1007
Idade : 35
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Pois é, Edu... Aqui eu encontrei numa dessas lojas que vendem parafusos, tem muita coisa lá, mas também vende em casas de material pra caça e pesca, loja de material pra barcos, jetski, etc.
Péricles- Membro Senior
- Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Aqui no sul/sudeste essa graxa é vendida em todas as motopeças, muito fácil de achar. As concessionárias de motos não vendem abertamente porque a fábrica recomenda óleo 90.
Um abraço,
Jeff
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
essa graxa nautica e boa mesmo..
aki encontrei ela ali no centro de BH justamnente em lojas de pesca e caça.
Otima opção.
abrass
aki encontrei ela ali no centro de BH justamnente em lojas de pesca e caça.
Otima opção.
abrass
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Ainda hoje quero ver se saio a procura dela,rs.
To gostando dos comentários a respeito dela
Abraço.
To gostando dos comentários a respeito dela
Abraço.
Edu Clown- Guru
- Número de Mensagens : 1007
Idade : 35
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Eu uso óleo 140,creio que a graxa não penetra na parte interna dos elos.
ernesto walter- Forista
- Número de Mensagens : 188
Idade : 57
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Lord nyo vou ver se acha dessa graxa no centro de Belzonte qualquer dia. Comprei um oleo e ja tá quase acabando. Vou testar essa aí.
fredsilvaborges- Forista
- Número de Mensagens : 103
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Óleo 140 é muito bom para a corrente, pena que seja meio difícil de achar.
Um abraço,
Jeff
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Utilizo o óleo 140 por ser mais viscoso, este suja bem menos a roda da motoca.
Valeu ...
Plínio
Valeu ...
Plínio
Pliniodasmotoca- Novato
- Número de Mensagens : 47
Idade : 44
Localização : pocos de caldas
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/01/2012
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Jeff onde se costuma achar desse óleo. É muito caro?
fredsilvaborges- Forista
- Número de Mensagens : 103
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Limpeza, Lubrificação e Manutenção
Olha, só sei desse óleo em casas especializadas de lubrificação industrial, no ABC onde eu morava tinha algumas. Talvez em postos de gasolina com estrutura para atender caminhões você encontre.
Nunca cheguei a usar, mas o óleo 140 é bem mais grosso do que o 90, portanto tem maior dificuldade para cair da corrente.
A viscosidade é mais ou menos a mesma de um mel, que nem o bardhal puro. O bardhal é caríssimo, porque é aditivo, mas o óleo 140 é para custar uns 50% a mais do que o 90.
Um abraço,
Jeff
Nunca cheguei a usar, mas o óleo 140 é bem mais grosso do que o 90, portanto tem maior dificuldade para cair da corrente.
A viscosidade é mais ou menos a mesma de um mel, que nem o bardhal puro. O bardhal é caríssimo, porque é aditivo, mas o óleo 140 é para custar uns 50% a mais do que o 90.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
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