FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coloquei aditivo B12 Bardhal

+12
nego
sergio moc
jeff
LeoMoulin
Choong
Fuzzy Logic
tecnicomauricio
will_santana
Familia
xello 81
HiSPEED
firefox
16 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  LeoMoulin Ter Dez 15, 2009 6:14 am

Pessoal seguinte:
efetuei a troca de óleo ontem e hoje no trajeto de ida para o trabalho rodei 35 Km entre serra, retões e lombadas sem contar com os radares.
De cara senti a moto presa, não passava de 80 km! Ai lembrei que tinha regulado o freio traseiro conclusão estava agarrando, voltei 2 voltas da porca e a moto ficou livre novamente.
Realmente a troca de marchas ficaram mais suaves inclusive com o motor bem quente qdo exatamente o óleo fica mais fino.
Enfim, troquei o óleo, ajustei a corrente, freio traseiro e efetuei uma série de apertos de parafusos por toda a motoca!
Gostei até agora do desempenho da moto, porém a avaliação final será na nova troca daqui a 1.000 km porque o outro óleo saiu pretinho e olha que troco a cada 1.000 km rigorosamente.

Novo Óleo: Havoline Motorcyle Oil Premium 4T SAE 20W50 JASO API-SL
R$ 14,90

Antigo: Ypiranga Moto GP 4T SAE 20W50 JASE API-SF
R$ 13,90
LeoMoulin
LeoMoulin
Forista
Forista

Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Ter Dez 15, 2009 6:43 am

É isso mesmo, Leo. O desempenho do SL é superior ao SF.

Não caiam no conto do frentista bitolado que vai dizer que "para moto só tem este aqui" e te empurrar o SF, que vem com a imagem de uma motinho (curiosamente, não há imagens na internet...)

Pode colocar sem medo aquele mostrado no meu post anterior, que vem com um carro na embalagem.

Como eu já disse há mais de um ano aqui no fórum, o óleo ser para autos ou para motos não tem importância, o que vale é atender à viscosidade 20W-50 e à classificação API recomendada (SF ou SG, pelo manual) ou ser superior, como é o caso do Havoline Premium, que é SL.

JASO é somente o equivalente japonês dessa classificação, só ficou famoso porque Yamaha, Honda, Suzuki e Kawasaki usam essa norma (só por isso). Mas é só uma norma equivalente, nada mais.
Ops, informação atualizada, veja o post das 04:10 pm....

...e ainda fica dizendo que eu que confundo a budega... grnnrnnrn Mad


Última edição por jeff em Ter Dez 15, 2009 1:16 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : correção de informação)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  sergio moc Ter Dez 15, 2009 7:48 am

Bom dia a todos,

Conversando na concessionária, me mostraram um comunicado da Dafra:

"Desenvolvido especialmente para a DAFRA, o SELÈNIA MOTO RIDER SAE 20W50 - API SG - JASO MA, passa a ser oficialmente o óleo para motor recomendado para todos os modelos DAFRA e deve obrigatoriamente ser aquele aplicado em manutenções e revisões realizadas na rede de concessionários, para a validação da garantia dos motores.
Validado pela engenharia DAFRA, o desenvolvimento deste óleo se apresenta como uma nova geração no segmento proporcionada pela classificação API SG - JASO MA."

jeff e companhia, vcs conhecem? o que acham do selênia?...

A concessionária daqui atualmente trabalha com o mobil preto e o castrol, mas estão só esperando o estoque diminuir para adequar a esta regulamentação. Laughing Laughing

No mais abraços a todos..
sergio moc
sergio moc
Forista
Forista

Número de Mensagens : 189
Idade : 48
Localização : Montes Claros
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Ter Dez 15, 2009 9:28 am

Fala, Sergio

Realmente, mudaram a especificação para esse novo tipo específico para motos categoria SG, porque essa marca já era a recomendada da Dafra.

Selenia era marca da AGIP, a empresa italiana equivalente da Petrobras, e é a marca de óleo recomendada pelo grupo FIAT.

Também é a marca de óleo recomendado pela Dafra desde o início, o que não é de se estranhar, já que a Itavema é uma das maiores (se não for a maior) rede de revendoras FIAT do Brasil. Aqui em Santo André, as concessionárias Dafra e FIAT dividem as mesmas instalações que ocupam um quarteirão quase inteiro.

Agora, o que acontece é que a AGIP vendeu suas atividades no Brasil para a Petrobras, portanto quem fabrica esse óleo Selenia atualmente é a BR.

Lubrax eu já usei e é um bom óleo, acredito que o Selenia esteja dentro dos mesmos padrões, se houver diferença real entre um e outro. Mas nunca o usei especificamente.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Ter Dez 15, 2009 9:41 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : melhorada a clareza)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  LeoMoulin Ter Dez 15, 2009 12:34 pm

Eu cheguei a pegar na mão um Selenia porém era SF e larguei logo! agora seguindo as especificações de que SL é de tecnologia superior a SG, na minha próxima troca de óleo continuarei colocando o Havoline Premiun API-SL que na minha primeira experiência gostei bastante.
LeoMoulin
LeoMoulin
Forista
Forista

Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Ter Dez 15, 2009 1:10 pm

A letra final define a API Service class, categoria de serviço API.

Quanto mais alta, melhor:

SE < SF < SG < SH < SJ < SL

Já existe a categoria SM, mas olha só o que encontrei consultando a Wikipedia em inglês. Repasso, inclusive corrigindo informação anterior minha; segue em tradução rápida:

"Observe que a estrutura de classificação de óleos API eliminou o suporte específico para aplicações de motocicletas com embreagem em banho de óleo (nosso caso) em seus descritivos, e os óleos API SJ e mais recentes são referidos para uso apenas em automóveis e picapes. Assim, os óleos para motocicletas estão sujeitos a seus próprios padrões exclusivos."

"Algumas das especificações mais recentes do American Petroleum Institute (API) são completamente inadequadas para motocicletas com embreagens em banho de óleo." (devido ao uso de aditivos redutores de atrito que podem causar patinagem da embreagem)

O que se pode deduzir daí do restante do texto, que não poderei traduzir, é que as especificações JASO serão as únicas aplicáveis a motocicletas. Por essa norma, "as classificações JASO T904-MA e MA2 são concebidas para distinguir óleos aprovados para uso com embreagens em banho de óleo, e a classificação JASO T904-MB não é adequada para uso com embreagens em banho de óleo."

Pelo que está escrito ali, deveríamos usar no máximo óleos SH, já que a categoria SI não existe.

Entretanto, acho que podemos usar óleos SJ e SL tranquilamente (afinal, o Yamalube é SL, e é muito elogiado por um monte de motociclistas), mas não poderemos continuar usando óleos automotivos sem considerar esse fator. Ou seja, nada de usar óleos SM e superiores.

Antigamente (no meu tempo...) não era assim. Tempos modernos... Neutral
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Dez 15, 2009 5:59 pm

sergio moc escreveu:
jeff e companhia, vcs conhecem? o que acham do selênia?...
Conforme já andei vendo por aí, eu não usaria Selenia se tivesse outra opção, este é praticamente o mesmo que um óleo VS/FL é para os carros, só que para motos.

Pode fazer o que promete, mas o preço cobrado nas concessionárias não vale o produto e nas ruas você encontra óleos muito superiores a ele por mesmo preço, menor ou por pouca diferença a mais... Pra mim, só em último caso ou emergência (afinal, ao menos melhor que nada o Selenia consegue ser).
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Dez 15, 2009 6:06 pm

jeff escreveu:A letra final define a API Service class, categoria de serviço API.

Quanto mais alta, melhor:

SE < SF < SG < SH < SJ < SL

Já existe a categoria SM, mas olha só o que encontrei consultando a Wikipedia em inglês. Repasso, inclusive corrigindo informação anterior minha; segue em tradução rápida:

"Observe que a estrutura de classificação de óleos API eliminou o suporte específico para aplicações de motocicletas com embreagem em banho de óleo (nosso caso) em seus descritivos, e os óleos API SJ e mais recentes são referidos para uso apenas em automóveis e picapes. Assim, os óleos para motocicletas estão sujeitos a seus próprios padrões exclusivos."

"Algumas das especificações mais recentes do American Petroleum Institute (API) são completamente inadequadas para motocicletas com embreagens em banho de óleo." (devido ao uso de aditivos redutores de atrito que podem causar patinagem da embreagem)

O que se pode deduzir daí do restante do texto, que não poderei traduzir, é que as especificações JASO serão as únicas aplicáveis a motocicletas. Por essa norma, "as classificações JASO T904-MA e MA2 são concebidas para distinguir óleos aprovados para uso com embreagens em banho de óleo, e a classificação JASO T904-MB não é adequada para uso com embreagens em banho de óleo."

Pelo que está escrito ali, deveríamos usar no máximo óleos SH, já que a categoria SI não existe.

Entretanto, acho que podemos usar óleos SJ e SL tranquilamente (afinal, o Yamalube é SL, e é muito elogiado por um monte de motociclistas), mas não poderemos continuar usando óleos automotivos sem considerar esse fator. Ou seja, nada de usar óleos SM e superiores.

Antigamente (no meu tempo...) não era assim. Tempos modernos... Neutral
Vivendo e aprendendo...

Podemos entender que se formos por ventura, numa emergência, utilizar óleo de carros nas motos, temos que ter a ciência de não utiliza óleos automotivos superiores a classificação API-SH, e se formos utilizar óleos das categorias API-SJ, SL ou SM, estes devem ser específicos para motos. Logicamente, deve-se dar maior valor a um óleo API-SJ, SL, SM que seja específico para motos, em comparação a óleos com API inferiores.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  firefox Ter Dez 15, 2009 6:14 pm

Eu continua usando o Repsol q segundo suas especificações é .JASOT903 Type MA/.API SJ.Ate agora foi junto com o yamalube, o óleo q percebi uma mudança positiva no trabalho do motor...
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Ter Dez 15, 2009 7:27 pm

Resumindo, é isso aí.

Podemos usar API SJ e SL, como esse Repsol SJ que o Firefox falou, ou o Yamalube, o Havoline Premium e demais óleos SL.

Mas nada acima disso, senão a embreagem vai dar os mesmos problemas que você teria usando o militec, que é um aditivo redutor de atrito.

Inté, noitê,

Jeff
PS: Complementando, o SM já é o óleo semissintético, totalmente não recomendado para motos com embreagem em banho de óleo.


Última edição por jeff em Qui Dez 17, 2009 11:17 am, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Qui Dez 17, 2009 10:33 am

Após 500 km com o Havoline Motorcycle 4T SF, joguei fora e coloquei o Yamalube SL.

SL é o óleo, posso afirmar após sentir a moto na volta para casa.

Não tem mais o que dizer.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  LeoMoulin Qui Dez 17, 2009 1:31 pm

Jeff 3 detalhes que eu nunca mais deixo de fazer na minha moto:

- Pneu traseiro 100/90 ( maior estabilidade e segurança ) Na Gardenia Azul - RJ paguei 100,00 no pneu
- Gasolina de ótima qualidade de preferência Podium ou V-Power, coloco sempre que posso V-Power aqui no Recreio - RJ pago 2,66 no litro! a moto fica com uma potência incrível!
- Óleo Havoline Motorcycle Oil Premium 4T 20W50 JASO-MA SAE-SL (Estou muito satisfeito com este óleo as trocas de marchas inclusive estão mais suaves com o motor quente) no bairro onde moro Campo Grande - RJ pago 14,90 por litro

3 detalhes que nada paga companheiros! a motoca está uma coisa de louco! E o melhor fazendo em torno de 31/32 Km/L

abraço a todos.
LeoMoulin
LeoMoulin
Forista
Forista

Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Qui Dez 17, 2009 1:45 pm

Puxa, por aqui a gasosa anda na casa dos 3 reais...

E o Havoline está difícil de achar, então apelei para o Yamalube, que também é da Chevron e eu encontro em uma big loja/oficina especializada, o pessoal já faz a troca na hora.

Quanto ao pneu, vou esperar a hora da troca, também sinto a Bebél rebolando um pouco. Mas Bebél é assanhada, fazer o quê? Gosto disso...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  LeoMoulin Qui Dez 17, 2009 2:14 pm

Eu consigo aqui gasosa V-Power ao mesmo preço de aditivada!
qdo puder experimente este óleo que estou lhe falando é muito bom de verdade!
Qto a Bebél ! kkkkkk rebolando foi ótimo! rs.rs.
abraço
LeoMoulin
LeoMoulin
Forista
Forista

Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Qui Dez 17, 2009 3:56 pm

Vou experimentar sim, mas vou esperar completar os mil, mil e quinhentos km. Dá dó jogar óleo fora com apenas 500 km....

Falando em óleo, aconteceu algo interessante na troca que fiz hoje.

É necessário cuidado com aquele óleo adicional que recomendei, porque dependendo de quem faz a troca, pode deixar um resto de óleo dentro do motor, e aí você colocar 1,25 litro pode acabar sendo óleo demais....

Não deixem de conferir a história toda detalhada no último post de DICAS PARA SUA DAFRA. Óleo em excesso pode ser prejudicial para o motor...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  firefox Qui Dez 17, 2009 6:53 pm

Tb coloquei pneu 100/90, a moto melhorou muito, aki, a v-power custa 2,49r$ mesmo preço da aditivada Ipiranga, e como estou no programa "km de vantagens", estou abastecendo só la.
Óleo uso Repsol SJ, minha moto tb ta ótima, ainda mas q ela acabou d sair da revisão dos 20.000km fora da dafra(lógico)!!!
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  LeoMoulin Sex Dez 18, 2009 6:51 am

Tenho certeza de quem efetuar este "combo" com frequencia não se arrependerá dos resultados, isto é fato!
abraços
LeoMoulin
LeoMoulin
Forista
Forista

Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Dez 24, 2009 1:09 am

Só pra constar no manual da minha Fazer 250 consta que o YAMALUBE é 4T 20W50 API-SH JASO MA T903.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Convidad Qui Dez 24, 2009 11:15 am

Amigos do fórum:

Aqui no nordeste é verão e esta muito quente, os motores de motos sofrem neste calor.
No meu grupo de amigos, mecânicos e conhecidos temos um produto que recomendamos.
Óleo YAMALUB.
Eu uso e percebo a diferença, ate o barulho do motor fica diferente. E olhe que o motor da minha moto faz muito ruído.

Feliz natal e muito obrigado ma todos

https://dafra.forumeiros.com/todas-f2/obrigado-a-todos-t2150.htm

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  firefox Ter Jan 12, 2010 7:20 pm

Ultimamente tenho usado o oleo rapsol a cada 1000km, to pensando em mudar pro yamalube e trocar acada 1500km oq vcs acham?
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Jan 13, 2010 1:42 am

Firefox escreveu:Ultimamente tenho usado o oleo rapsol a cada 1000km, to pensando em mudar pro yamalube e trocar acada 1500km oq vcs acham?
Pode ser, não vejo problema nisso... Pode usar o Motul também... Mas Repsol e Yamalube acho que são equivalentes em qualidade... Motul dizem ser melhor, mas nunca usei, também nunca ouvi ninguém reclamar.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Convidad Qua Jan 13, 2010 6:20 am

Apenas lembrando:

Óleo de motor de carro é apenas para lubrificar o carter, e em motores gastos um aditivo pode ate melhorar (solução paliativa, quebra galho).

Óleo de moto lubrifica o carter e também a embreagem que funciona com o óleo.portanto os óleo específicos para moto são os mais indicados, já vem especificados para trabalhar com motos, não precisão de aditivos (já vem na sua composição)

A gasolina brasileira (famosa alcoolina) já vem para os postos com mais de 25% de álcool em sua composição. Para “queimar” bem já vem com um coquetel gigante de aditivos. (mesmo a gasolina comum, já sai batizada da refinaria).

O termo “aditivada” pode ser entendido como “misturada”.

Finalmente:

Use gasolina de boa procedência.(evite gasolina misturada, fraudada)

Não use gasolina velha(a gasolina aqui do Brasil tem tanta mistura que apodrece, estraga em pouco tempo, só use gasolina de postos que tem muita rotatividade, gasolina nova)

Use óleo bom e troque de 1000 em 1000km.

Não precisa usar aditivos. (já imaginou se realmente funcionasse. Era só por em um carro de formula um, ou uma moto de MotoCross, uma moto de moto velocidade, caramba.....era vitoria certa, Se fosse tão bom assim os americanos e os europeus não iam comprar a gasolina boa que eles tem, iam comprar a nossa gasolina com o nosso aditivo que gera milagres).

É minha opinião.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  nego Qua Jan 13, 2010 4:06 pm

Olá Affonso, tu só encheu linguiça, já foi debatido e esta mais que mastigado este assunto de aditivos, e se eles existem é pra alguma utilidade, portanto se um motor for preparado e foi especificado o uso de tal aditivo porque não usar.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Convidad Qua Jan 13, 2010 6:04 pm

Eu respeito a sua opinião.........................

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Adam Sáb Mar 26, 2011 11:40 pm

Familia escreveu:Eu utilizo o B12 realmente melhora a resposat do motor, uso tambem aditivo na gasolina para limpeza do carburador e camara de compressao.
OBS. Não uso gasolina aditivada uso sim o aditivo separadamente.

qual aditivo vc usa pra limpar o bura?
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 2 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos