FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coloquei aditivo B12 Bardhal

+12
nego
sergio moc
jeff
LeoMoulin
Choong
Fuzzy Logic
tecnicomauricio
will_santana
Familia
xello 81
HiSPEED
firefox
16 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  nandinho Sáb Ago 20, 2011 4:15 pm

Afinal... B-12 e óleo superior ao API SG fazem ou não patinar os discos de embreagem?
nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Dom Ago 21, 2011 7:51 am

óleo superior ao SG (no máximo até SL) não faz patinar a embreagem, apenas melhoram o desempenho da moto. Só não pode usar SM, que é sintético e lubrifica demais da conta.

sobre o bardhal não falo nada, não lembro se cheguei a usar na minha antiga moto (faz muito tempo). de qualquer forma, o bardhal é um aditivo exclusivo para óleo para motores, e nos motores de motos o óleo lubrifica não apenas o motor propriamente dito, como também a embreagem e o câmbio, coisas para as quais o bardhal não foi pensado.

Mas tem depoimentos de pessoas que usaram o bardhal aqui no fórum, dá uma pesquisada que você vê a opinião deles.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  alexsc Ter Ago 26, 2014 9:59 pm

Boa Noite qual aditivo você usa?
Familia escreveu:Sempre utilizo o aditivo quando vou encher o tanque, normalmente isso acontece aos sabados, coloco a proporção indicado pelo fabricante, pude ver com meus proprios olhos que o negocio funciona mesmo pois sou proprietario de duas motos uma eu passei dois meses utilizando apenas gasolina comum e na outra passei o mesmo periodo colocando a gasolina do mesmo posto mais com a adicao do aditivo, o que pude notar foi que o carburador da que nao utilizou aditivo estava mais sujo enquanto que a que utilizou ficou mais limpa.

Quanto a gasolina aditivada ela e otima, tambem utilizo mais isso so quando passo por um posto que tenha coisa que não e muito facil de "eu" ver pois viajo com ela todo dia e so passo por postos que nao tem a bendita gasolina aditivada, a unica que tem e uma que nem sei escrever aqui e alguma coisa do tipo "super estra num sei o que premium", que iria matar o motor da moto em pouco tempo, pois elas so prestam para motores de alta compressão.

A outra coisa e o aditivo de motor, nao estou criticando, mas pra quem tem tempo de trocar o oleo a cada mil quilometros "otimo" pra mim não da pra ter este tempinho pois a cada 8 ou 10 dias minha moto completa os mil, tanto uma quanto a outra, ai so me resta trocar o oleo a cada 15 ou 20 dias em media, isso ela ja esta beirando os dois mil, imagine agora 8 trocas de oleo por mes 4 pra cada moto? Não dá. Meu bolso nao ta tao bom assim nao, e meu comercio ta passando por uma fase de enxugar despesas.

Concluindo. Utilizo os aditivos e eles fazem o que prometem, tambem nao sou nem besta de contestar todo o estudo feito por uma equipe de desenvolvedores de combustiveis, mas tambem não seria tao bobo em não acreditar no que meus olhos virao, nem tão pouco na responsabilidade que toda uma equipe tem para desenvolver um aditivo ou ate mesmo um oleo para motor."Tirando a parte mentirosa que eles dizem que aumentam a potencia do motor ou coisa parecida".

Gratos
alexsc
alexsc
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 46
Localização : Balneário Camboriú
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  YgorP Qua Ago 27, 2014 3:53 pm

Até onde sei a principal diferença entre api SL e SM se refere a motos ou veiculos com catalisadores, onde o api SM protege e aumenta a vida util do mesmo.

 Quando for colocar óleo SM verique sua qualificação com respeito a embreagem, a maioria dos óleos vem com jaso MA os mais modernos vem Jaso MA2 que é o caso do motul 5100 SM Jaso MA2 10w40 ou 15w50. A embreagem patina bem menos com jaso ma2 e isso indifere se mineral ou semi ou sintético. Tente adequar o óleo a sua temperatura ambiente pois se ele estiver muito fora ex: usar um 25w60 no sul talez o óleo não atinga sua temperatura de trabalho.

Com respeito ao aditivo se você colocar um óleo bom não necessitará de aditivos não conheço muito bem o b12 mas deve ser semelhante ao militec que dá uma proteção extra as pates metálicas (alguem me corriga caso esteje falando besteira do b12).

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Dom Set 14, 2014 11:00 am

Não coloque óleo SM na moto!

SM é sintético, lubrifica demais, faz a embreagem patinar.

Sintético misturado com restos do mineral vira uma gosma que entope as galerias e pode fundir o motor.

Isso foi falado inúmeras vezes aqui no fórum, o pessoal não lê as postagens mais antigas, e aí toma prejuízo.

Boa sorte,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  YgorP Sex Out 03, 2014 3:41 pm

Infelizmente não posso falar que li todas as mensagens antigas, mas vou falar do periodo que comecei a me interessar pelo assunto uns dois anos atras, no mercado só tinhamos óleos API SM sintéticos isso é um fato. daquela época para cá importadoras começaram a trazer óleo semi-sintéticos API SM (motul 5100) as marcas nacionais não poderiam ficar para traz e logo os óleos que antes eram API SL mudaram para API SM vide lubrax tecno SM e temos outros semi-sintéticos (petronas sytium e outros que não me recordo) API SM e logo teremos API SN é a evolução apenas isso. os minerais hoje já estão SL e não demorará a estarem SM e daqui uns anos não achará óleo com menor API que SM seja mineral, semi ou sintético.

API SM apenas preservam os catalisadores, concordo com você no começo em sua maioria os sintéticos deslizavam a embreagem não é mais o caso, ao menos na maioria pois tem em sua especificação JASO MA2 (Norma japonesa para embreagem) dos que mencionei lubrax, motul e petronas todos com JASO MA2. imagina uma hayabusa usando óleo sintético patinando na partida (acho muito mais provavel patinar com mineral) tecnologias a parte a escolha do óleo tb se deve ao sistema de refrigeração da moto você pode arriscar colocar um 10w40 ou 15w40 em motos refrigeradas a liquido não aconselho colocar em refrigeradas a ar pois a temperatura oscilando a mais pode afetar seu desempenho neste ponto recomendo um 15w50 ou 20w50.

A escolha de um óleo mineral, semi ou sintético depende da recomendação do fabricante e do bom senso do consumidor colocar um óleo -15w50 mineral e trocar a cada 1000km, custando 10,00 - um semi 15w50 e trocar a cada 2000km custando 20,00 ou - um sintético 15w50 trocar a cada 4000km e custando 40,00 economicamente é a mesma coisa o unico detalhe compete a verificação o óleo que abaixa constantemente se você não verifica com frequencia coloque um mineral pois a chance de fundir o motor é menor, se não verifica e coloca sintético e espera 4000km adeus motor.

Quanto a borra se apenas substitui sem lavar o motor com o óleo novo e sem trocar filtro gera borra mesmo, mas isso acontece ao inverso tb uma máquina que sai das cc's usando semi ou sintético e vem o esperto e coloca um mineral sem as devidas recomendações na troca tb gerará borra, é tempo de parar com preconceito contra óleo sintéticos e semis e suas trocas mais longas (verificando nivel constantemente) da mesma forma com relação ao API (que continuará evoluindo e logo logo ninguem mais achará óleos menores que API SM inclusive os minerais).

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Sex Out 03, 2014 10:28 pm

Puxa, até que enfim alguém com bons argumentos para falar sobre o óleo.

OK, atualizei minhas pesquisas e vi que agora existem no mercado óleos sintéticos que se enquadram na categoria JASO MA, portanto compatíveis com discos de embreagem de cortiça.

Mas nem todos os óleos sintéticos estão em conformidade com a norma JASO, então fica o alerta, não use óleo sintético que não for JASO MA, senão a embreagem vai patinar. E se for mudar de um tipo para outro, lave o cárter com o óleo novo, senão vai formar borra e fundir o motor.

A informação sobre a incompatibilidade do óleo sintético para os motores de nossas motos nunca foi preconceito; essa era uma informação que constava dos manuais de proprietário e manuais de oficina da honda e de outros fabricantes. Li muitos deles por dever de ofício.

E por coincidência, meia hora antes desta postagem aqui no fórum de eu receber o email sobre esta postagem aqui no fórum eu publiquei uma postagem no meu blog Minha Primeira Moto falando sobre as novidades da honda e da toyota a respeito do óleo sintético.

Abordando essa questão de trocar um óleo de uma viscosidade por outro sintético mais fino, burrada que está custando caro para a honda motos, a informação legal que postei lá foi encontrar um manual de proprietário da honda que dizia que o motor (no caso, de um carro) podia usar tanto óleo mineral quanto sintético, desde que fossem da mesma viscosidade e os períodos de troca fossem iguais aos do óleo mineral...

Mas isso era no distante ano 2000. Agora a honda está falando para colocar óleo para uso em regiões árticas — 0W-20 — nos carros rodando em pleno Brasil tropical.

Outra informação pitoresca obtida no mesmo manual era que lá nos EUA o motor podia usar óleo 5W-30 o ano todo, ou óleo 10W-30 se a temperatura fosse sempre superior a –7°C (sete graus negativos). Nem lá onde neva eles recomendavam óleo 0W-20, e agora recomendam isso aqui no Brasil.

Tenho uma teoria sobre o motivo para essas mudanças, dá uma conferida lá no blog.

A propósito, os discos de embreagem da hayabusa não são de cortiça.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty 51mil

Mensagem  alexsc Seg Out 06, 2014 10:01 am

Bom dia galera, uma ótima semana a todos. Minha dafrinha tem mais de 51milkm qual óleo devo usar. Abraço.
alexsc
alexsc
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 46
Localização : Balneário Camboriú
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  YgorP Ter Out 07, 2014 12:13 pm

alexsc escreveu:Bom dia galera, uma ótima semana a todos. Minha dafrinha tem mais de 51milkm qual óleo devo usar. Abraço.

Olha não tenho speed mas sobre o que li no forum o melhor é um bom óleo mineral e trocar a cada mil (isso por experiência dos proprietários) leia no blog do Jeff informações sobre o nivel necessário correto a sua moto, caso o óleo da sua esteje baixando muito rápido algo completamente normal em uma moto com mais de 50000km aconselho colocar um óleo mais grosso (que aguente mais temperatura) se esta usando um 15w50 ou 20w50 passe para um 25w60, como o tópico é sobre aditivos e já o desvirtuamos bastante, dá uma olhada no bardal b12 (não posso opinar sobre ele me falta conhecimento) mas sobre o militec ele dá uma proteção extra (nas partes metálicas) as vezes vale a pena.

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  jeff Ter Out 07, 2014 12:28 pm

É o que o YgorP falou.

Com a ressalva que o militec não é um espessante, mas um redutor de atrito que atua somente sobre peças metálicas, então não contamina a embreagem.

Uso 25W-60 já tem mais de um ano e é o melhor óleo para motos com alta quilometragem.

Abraços,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coloquei aditivo B12 Bardhal - Página 3 Empty Re: Coloquei aditivo B12 Bardhal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos