FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

+4
xello 81
Ricardo Silva
firefox
leozinho
8 participantes

Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Convidado Qua Mar 24, 2010 6:47 pm

Neste fim de semana resolvi fazer um teste para verificar o nível precisão do velocímetro da minha Speed.

Material utilizado para o teste:

• GPS Gamin Gold;
• Fitas adesivas e plástico transparente para prender o GPS no guidão da motocicleta;

Método

Comparação entre velocidades medidas entre o velocímetro e o gps;

Metodologia

Comparação entre velocidades constantes em intervalos de 10 seg. em velocidades de 0-60 Km/h e de 5 seg. em velocidades entre 61-120 Km/h.

Resultados.

Com o GPS devidamente acoplado na moto, calibrado e recebendo sinal excelente de 6 satélites, iniciou-se o teste em que foram obtidos os seguintes resultados:

Velocímetro--- GPS
Velocidade 0 --- 0
Velocidade 10 ---11
Velocidade 20 ---20
Velocidade 30 ---28
Velocidade 40 ---39
Velocidade 50 ---47
Velocidade 60 ---55
Velocidade 70 ---65
Velocidade 80 ---76
Velocidade 90 ---84
Velocidade 100 ---94
Velocidade 110 ---104
Velocidade 120 ---113

Os resultados demonstram que o velocímetro da Dafra Speed 150, nas dadas velocidades encontra-se dentro das especificações da ABNT na norma NBR 7817 que admitem uma margem de erro de até 10% nos velocímetros de veículos automotores e motocicletas.
Estes dados podem garantir que a Speed pode chegar no mínimo a 126 Km/h quando o seu velocímetro indicar 140 Km/h.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  leozinho Qua Mar 24, 2010 7:37 pm

esta otimo o seu velocimetro... uma media de 5km a baixo do velocimetro eh ate uma forma de se ter uma "faixa de segurança", meu carro tb eh assim.

mas com certeza existem velocimetros desregulados por ai rs...
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Convidad Qui Mar 25, 2010 7:50 am

Parabéns pela exposição é pela sinceridade. Very Happy

Estou cansado de ver gente dizendo que chega a 140 OU MAIS ......com uma 150cc OHV.

Estou vendo pelo seu teste que você chegou a 120 no painel que indica uma velocidade real de 113 km/h. Perfeitamente normal para uma 150cc OHV.

Vejo que o seu velocímetro apresenta uma variação aceitável, e mais uma vez.Parabéns pelo teste.

Very Happy Smile Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  firefox Qui Mar 25, 2010 11:00 am

Ja tinha feito esse teste, só q fiz emparelhando com um amigo de lander, ate os 80km nossos velocimetros foram iguais, apos isso o meu começou a marcar a maior, enquanto o dele tava a 90 km o meu tava a 100, e assim foi! quando bati 125km o dele tava a 115km.

Detalhe: O dele roda igual ao do irmão dele q tem uma falcon, então d fato o meu estava errado.
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Ricardo Silva Qui Mar 25, 2010 11:05 am

Isso já aconteceu comigo sendo que eu vinha na br-304 e passou por mim uma ybr eu acelerei mais a minha moto e ela não passava de 90km/h e amoto dele ia com 110km/h eu estando ao lado dele
Ricardo Silva
Ricardo Silva
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 75
Idade : 38
Localização : mossoró/rn
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 11/02/2010

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12762070347678947250

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  leozinho Qui Mar 25, 2010 12:01 pm

prateado, nao entendi bem o q vc disse mas se sua moto marcava noventa e acompanhava uma moto a 110 eh melhor levar ela na oficina ver isso, pq pode ate ser perigoso, fora as multas q vc pode ganhar ai de bobeira...
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Convidado Qui Mar 25, 2010 2:25 pm

leozinho escreveu:prateado, nao entendi bem o q vc disse mas se sua moto marcava noventa e acompanhava uma moto a 110 eh melhor levar ela na oficina ver isso, pq pode ate ser perigoso, fora as multas q vc pode ganhar ai de bobeira...

Concordo que é importante verificar sempre se o marcador está dentro limite do erro de 10%
Mas é importante salientar que comparar a velocidade entre dois velocimetros não é um processo ideal, pois você estará somando a margem de erro de dois velocimetros (lembrando que nenhum velocimetro que funciona por hodômetria possui precisão).
É importante também ressaltar que desajustes como roda dianteira gasta ou descalibrada, roda ou pneu com diâmetros diferentes dos originais do projeto, irão interferir de forma significativa nos resultados de velocidade.
Pode ser que a moto do Prateado esteja com marcador desregulado, mas também pode sem que a YBR também estejam, afinal, as duas são maquinas, e estão sujeitas a erro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  leozinho Qui Mar 25, 2010 3:28 pm

Samio escreveu:
leozinho escreveu:prateado, nao entendi bem o q vc disse mas se sua moto marcava noventa e acompanhava uma moto a 110 eh melhor levar ela na oficina ver isso, pq pode ate ser perigoso, fora as multas q vc pode ganhar ai de bobeira...

Concordo que é importante verificar sempre se o marcador está dentro limite do erro de 10%
Mas é importante salientar que comparar a velocidade entre dois velocimetros não é um processo ideal, pois você estará somando a margem de erro de dois velocimetros (lembrando que nenhum velocimetro que funciona por hodômetria possui precisão).
É importante também ressaltar que desajustes como roda dianteira gasta ou descalibrada, roda ou pneu com diâmetros diferentes dos originais do projeto, irão interferir de forma significativa nos resultados de velocidade.
Pode ser que a moto do Prateado esteja com marcador desregulado, mas também pode sem que a YBR também estejam, afinal, as duas são maquinas, e estão sujeitas a erro.


com certeza....
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  xello 81 Sex Mar 26, 2010 9:01 am

aeu regulei meu ponteiro e bate certinho os km/h.... margem de 2km no maximo...

rodei emparelhado com uma titan mix a 100km/h ... e ficaram iguaizinhos.....
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  firefox Sex Mar 26, 2010 11:55 am

Explica pra gente como vc regulou?!!
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Convidad Sex Mar 26, 2010 12:41 pm

xello 81 escreveu:aeu regulei meu ponteiro e bate certinho os km/h.... margem de 2km no maximo...

rodei emparelhado com uma titan mix a 100km/h ... e ficaram iguaizinhos.....


Também gostaria muito de saber como se regula o velocímetro, por favor, ensina aos irmãos aqui do fórum, e para todos os motociclistas do Brasil.

Ainda não tinha visto algum regular um velocímetro com tamanha precisão. Parabéns meu amigo.

Ensina ai amigo.....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  xello 81 Sáb Mar 27, 2010 9:38 am

simples... vc tira o ponteiro e coloque devolta bem em cima do marcadorzinho preto... sei que vao pensar q vai quebrar... mas é só empurrar o ponteiro pra cima e pronto...

agora minha maxima tá dando 123km... =/ e tá andando o mesmo tanto mas o velocimetro aponta uma velocidade baixa... Smile
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Convidad Sáb Mar 27, 2010 9:53 am

xello 81 escreveu:simples... vc tira o ponteiro e coloque devolta bem em cima do marcadorzinho preto... sei que vao pensar q vai quebrar... mas é só empurrar o ponteiro pra cima e pronto...

agora minha maxima tá dando 123km... =/ e tá andando o mesmo tanto mas o velocimetro aponta uma velocidade baixa... Smile

A bom.!!!

Entendi agora, quer dizer que a sua moto esta dando 123 KM/H REAIS.

Andando bem sua moto!!!!

A minha NX4 400cc com escape dimensionado, filtro de ar esporte (aliviado) giclê de alta 5 pontos a mais (preparado) e carburador muito bem regulado......só da 132 km/h.

Muito bom o desempenho da sua 150cc ta quase o desempenho da minha 400cc.

Parabéns.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  leozinho Sáb Mar 27, 2010 5:26 pm

affonso escreveu:
xello 81 escreveu:simples... vc tira o ponteiro e coloque devolta bem em cima do marcadorzinho preto... sei que vao pensar q vai quebrar... mas é só empurrar o ponteiro pra cima e pronto...

agora minha maxima tá dando 123km... =/ e tá andando o mesmo tanto mas o velocimetro aponta uma velocidade baixa... Smile

A bom.!!!

Entendi agora, quer dizer que a sua moto esta dando 123 KM/H REAIS.

Andando bem sua moto!!!!

A minha NX4 400cc com escape dimensionado, filtro de ar esporte (aliviado) giclê de alta 5 pontos a mais (preparado) e carburador muito bem regulado......só da 132 km/h.

Muito bom o desempenho da sua 150cc ta quase o desempenho da minha 400cc.

Parabéns.


bem, em relaçao a marcar 123km/h no painel eh bem possivel, agora se eh real acho q so em condiçoes mto favoraveis, tipo vento a favor e declive.

agora sua NX4 400cc toda preparada ai ta com a velocidade normal de uma falcon, ate pq a falcon tem cilindrada alta porem a relaçao dela eh para ter mto mais torque do q velocidade final. meu amigo tinha uma falcon original e a velocidade final dela era 140km/h....

entaum uma twister de 250cc chega a 130 km/h e a falcon 400cc chega a 140km/h. eh a twister q anda muito ou a falcon q nao anda? scratch logo se a speed 150cc chega a 123km/h ela tem uma potencia maior em relaçao a sua cilindrada do q as outras? scratch EXISTEM SEGREDOS QUE EH MELHOR O HOMEM NAO DESCOBRIR.

(FUI IRONICO RS.)
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Convidad Dom Mar 28, 2010 9:46 am

leozinho escreveu:
affonso escreveu:
xello 81 escreveu:simples... vc tira o ponteiro e coloque devolta bem em cima do marcadorzinho preto... sei que vao pensar q vai quebrar... mas é só empurrar o ponteiro pra cima e pronto...

agora minha maxima tá dando 123km... =/ e tá andando o mesmo tanto mas o velocimetro aponta uma velocidade baixa... Smile

A bom.!!!

Entendi agora, quer dizer que a sua moto esta dando 123 KM/H REAIS.

Andando bem sua moto!!!!

A minha NX4 400cc com escape dimensionado, filtro de ar esporte (aliviado) giclê de alta 5 pontos a mais (preparado) e carburador muito bem regulado......só da 132 km/h.

Muito bom o desempenho da sua 150cc ta quase o desempenho da minha 400cc.

Parabéns.


bem, em relaçao a marcar 123km/h no painel eh bem possivel, agora se eh real acho q so em condiçoes mto favoraveis, tipo vento a favor e declive.

agora sua NX4 400cc toda preparada ai ta com a velocidade normal de uma falcon, ate pq a falcon tem cilindrada alta porem a relaçao dela eh para ter mto mais torque do q velocidade final. meu amigo tinha uma falcon original e a velocidade final dela era 140km/h....

entaum uma twister de 250cc chega a 130 km/h e a falcon 400cc chega a 140km/h. eh a twister q anda muito ou a falcon q nao anda? scratch logo se a speed 150cc chega a 123km/h ela tem uma potencia maior em relaçao a sua cilindrada do q as outras? scratch EXISTEM SEGREDOS QUE EH MELHOR O HOMEM NAO DESCOBRIR.

(FUI IRONICO RS.)

Se uma Twister de 250cc chega a 130 km/h (foi você quem disse) a moto 150cc OHV chegando a 123 km/h TA MUITO BOM.

São apenas 7 km/h (diferença entre Twister(130) e a Speed dele (123)). Diferença muito pouca, Proporcionalmente a 150cc ta andando muito mais que uma Twister.

Muito bom uma final de 123 Km/h Real. (não estou sendo irônico).

Meu amigo, voce já andou de Twister??? já andou de Falcon??? Experimenta só um puquinho.

Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  leozinho Dom Mar 28, 2010 4:38 pm

ja andei nas duas...

a twister anda bem mais q a dafra logico... e a falcon eh cavala tem uma arrancada bruta sobe ate parede se deixar.. mas nao tem final..
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  cristianobj470 Seg Mar 29, 2010 12:08 am

amigo meu tem uma twister da 150 de final toda original d=D

cristianobj470
Forista
Forista

Número de Mensagens : 306
Idade : 36
Localização : Porto Alegre/RS
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Convidado Seg Mar 29, 2010 9:25 am

[quote="affonso"]
xello 81 escreveu:
...................................
..................................
A bom.!!!

Entendi agora, quer dizer que a sua moto esta dando 123 KM/H REAIS.
.......................

Parabéns.

Marcador de velocidade (velocímetro) que funciona por hodometria, nunca, jamais, never, marca a velocidade real de um veículo, sempre existirá uma margem de erro!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  leosfecher Sáb Jan 08, 2011 1:00 pm

Pelo teste feito com o GPS, a Speed marcava 120Km/h e estava na velocidade real de 113Km/h, desculpe, mas se vocês não estão satisfeitos com esse desempenho com uma 150cc estão todos com a moto errada...

seguindo o mesmo padrão de erro a moto marcando 140Km/h estaria numa veloxidade real próxima a uns 130Km/h

para mim, ta ótimo, É UMA 150, não é uma DUCATTI, BUELL ou outro monstro desses (que um dia eu hei de ter)...
leosfecher
leosfecher
Novato
Novato

Número de Mensagens : 33
Idade : 32
Localização : Petrópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 21/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Familia Sáb Jan 08, 2011 9:11 pm

leosfecher escreveu:Pelo teste feito com o GPS, a Sp...

Concordo.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Pasetto Sáb Out 01, 2011 10:32 am

Ola, olha sem duvida as motos maiores andam mais.

Mas creia as speed pega mais que 120 sim, testamos ladera abaixo e num retao, pego 130, bom marcava la no velocimetos segundo meu amigo que pilotava, se acha que so maluco de i.

Agora qdo ele pego a cb 300 deu 150 folgado meu. facinho, e nem tremeu nadinha....rs...

Mas eu ainda gosto mais da speed...rs...

valeu turma.
Pasetto
Pasetto
Forista
Forista

Número de Mensagens : 225
Idade : 53
Localização : Videira - SC
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Testando a precisão do velocimetro da Speed 150 Empty Re: Testando a precisão do velocimetro da Speed 150

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos