Dicas para viagem
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wagner mota
jeff
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Dicas Úteis
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Dicas para viagem
Olá,
Com base em nossa experiência na última viagem, proponho elaborarmos algumas dicas com o que aprendemos.
Minhas dicas vão aí:
Revise sua moto antes, durante e depois da viagem. O nível de óleo precisa ser verificado no local de destino porque, dependendo do ritmo de sua tocada, ele vai abaixar mais do que o normal. Eu e o Wagner fomos com máquinas praticamente iguais, mas ele forçava mais o ritmo. A moto dele precisou repor o óleo, a minha não.
Cuidado nas tomadas de curva, não deixe para tangenciar muito próximo da pista oposta. Você pode descobrir que dois caminhões estão tentando fazer a mesma curva e se batendo exatamente no local que você pretendia tangenciar. Se estiver muito próximo da tangente e na velocidade limite, vai acabar comprando um terreno no acostamento. Mas se tiver uma margem de segurança, irá conseguir desviar do enrosco e terminar a curva numa boa.
Os sinais da liderança do comboio precisam ser repetidos por todos os integrantes, caso contrário quem estiver no fim da fila poderá não ficar a par do que está acontecendo.
Carregue sempre um kit de primeiros socorros. A possibilidade de uma ralada sem maiores consequências sempre existe, e poder fazer uma desinfecção e um curativo antes de seguir viagem irão ajudar muito. É fundamental um pacote com tesoura, gaze, esparadrapo, água oxigenada, algodão e pomada antisséptica (nebacetin).
Carregue sempre um canivete. Pode ser muito útil para salvar vidas (não só de pobres peixinhos; ele permite cortar um cinto de segurança de um veículo em chamas. Graças a Deus nunca precisei, mas conheço quem precisou e não tinha.)
Quem lembrar de mais alguma coisa, acrescente aí.
Um abraço,
Jeff
Com base em nossa experiência na última viagem, proponho elaborarmos algumas dicas com o que aprendemos.
Minhas dicas vão aí:
Revise sua moto antes, durante e depois da viagem. O nível de óleo precisa ser verificado no local de destino porque, dependendo do ritmo de sua tocada, ele vai abaixar mais do que o normal. Eu e o Wagner fomos com máquinas praticamente iguais, mas ele forçava mais o ritmo. A moto dele precisou repor o óleo, a minha não.
Cuidado nas tomadas de curva, não deixe para tangenciar muito próximo da pista oposta. Você pode descobrir que dois caminhões estão tentando fazer a mesma curva e se batendo exatamente no local que você pretendia tangenciar. Se estiver muito próximo da tangente e na velocidade limite, vai acabar comprando um terreno no acostamento. Mas se tiver uma margem de segurança, irá conseguir desviar do enrosco e terminar a curva numa boa.
Os sinais da liderança do comboio precisam ser repetidos por todos os integrantes, caso contrário quem estiver no fim da fila poderá não ficar a par do que está acontecendo.
Carregue sempre um kit de primeiros socorros. A possibilidade de uma ralada sem maiores consequências sempre existe, e poder fazer uma desinfecção e um curativo antes de seguir viagem irão ajudar muito. É fundamental um pacote com tesoura, gaze, esparadrapo, água oxigenada, algodão e pomada antisséptica (nebacetin).
Carregue sempre um canivete. Pode ser muito útil para salvar vidas (não só de pobres peixinhos; ele permite cortar um cinto de segurança de um veículo em chamas. Graças a Deus nunca precisei, mas conheço quem precisou e não tinha.)
Quem lembrar de mais alguma coisa, acrescente aí.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas para viagem
Mto bom esse tópico.
acrescento:
Will perguntou se alguem tinha uma aranha sobrando e logo pensei na que tinha sobrado porém eu tinha deixado em casa.
Então, sempre levar uma aranha reserva mesmo porque no caso de querer comprar alguma coisa terá como levar na moto.
Deixar num lugar bem fácil os trocados para os pedágios.
Estar sempre preparado para os atrasos avisando sempre os interessados de qualquer evento que possa comprometer o provavel horário de chegada.
(avisei que ia sair às 15hs de Paraty e como atrasamos a volta pessoal estava de cabelos em pé.....hahahahaha)
abraços
acrescento:
Will perguntou se alguem tinha uma aranha sobrando e logo pensei na que tinha sobrado porém eu tinha deixado em casa.
Então, sempre levar uma aranha reserva mesmo porque no caso de querer comprar alguma coisa terá como levar na moto.
Deixar num lugar bem fácil os trocados para os pedágios.
Estar sempre preparado para os atrasos avisando sempre os interessados de qualquer evento que possa comprometer o provavel horário de chegada.
(avisei que ia sair às 15hs de Paraty e como atrasamos a volta pessoal estava de cabelos em pé.....hahahahaha)
abraços
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
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Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
Re: Dicas para viagem
Muito bem lembrado, Wagner.
E pode crer que tem muito mais coisas, é só ir lembrando.
Um abraço,
Jeff
E pode crer que tem muito mais coisas, é só ir lembrando.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas para viagem
ter ferramentas eh indispensavel. todos precisamos algumas chaves em algum momento
o kit original da moto eh mais q suficiente
mas tem gente q tira da moto
um kit de reparo d pneu pra poder chegar na borracharia mais proxima
lembrar q o ferrolho (ultimo do comboio), deve ter 1 moto potente e deve seguir, preferencialmente, na esquerda da pista para evitar a pressao dos carros q vem pra passar do comboio
lembrar de fazer o comboio andar compacto para evitar q os carros tentem cortar pela outra faixa e acabem jogando no meio do comboio pra fugir de outros carros. ateh pq eh no meio do comboio q andam os mais frageis e inexperientes
essa eh pro fuzzy: lembrar q o ala (primeiro do comboio) tem q zelar pelo comboio inteiro. especiealmente qnd ele eh grande. nao adianta disparar na frente s o comboio nao tem condicao de acompanhar
tomar EXTREMO cuidado a noite com a coezao do comboio. os reflexos das motos e dos carros nos retrovisoes sao dificilmente distinguiveis
tem mais coisas, mas nao tenho mais tempo pra escrever agora
[]s
o kit original da moto eh mais q suficiente
mas tem gente q tira da moto
um kit de reparo d pneu pra poder chegar na borracharia mais proxima
lembrar q o ferrolho (ultimo do comboio), deve ter 1 moto potente e deve seguir, preferencialmente, na esquerda da pista para evitar a pressao dos carros q vem pra passar do comboio
lembrar de fazer o comboio andar compacto para evitar q os carros tentem cortar pela outra faixa e acabem jogando no meio do comboio pra fugir de outros carros. ateh pq eh no meio do comboio q andam os mais frageis e inexperientes
essa eh pro fuzzy: lembrar q o ala (primeiro do comboio) tem q zelar pelo comboio inteiro. especiealmente qnd ele eh grande. nao adianta disparar na frente s o comboio nao tem condicao de acompanhar
tomar EXTREMO cuidado a noite com a coezao do comboio. os reflexos das motos e dos carros nos retrovisoes sao dificilmente distinguiveis
tem mais coisas, mas nao tenho mais tempo pra escrever agora
[]s
will_santana- Guru
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Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Dicas para viagem
Ferramenta é de lei, mas é sempre bom lembrar.
E é recomendável adquirir uma chave 17 mm grande para facilitar soltar a roda. Já vi gente apanhando para tentar soltar a roda com a chave original, ela não tem alavanca comprida o suficiente para um bom aperto/desaperto. Aí acaba arredondando a porca e é o inferno na terra.
Também lembrar de levar:
- Bisnaga de graxa para corrente
- Meio litro de óleo para eventual reposição, muito bem preso na moto.
- Jogo de lâmpadas de farol, pisca, lanterna e fusíveis.
Que mais?
E é recomendável adquirir uma chave 17 mm grande para facilitar soltar a roda. Já vi gente apanhando para tentar soltar a roda com a chave original, ela não tem alavanca comprida o suficiente para um bom aperto/desaperto. Aí acaba arredondando a porca e é o inferno na terra.
Também lembrar de levar:
- Bisnaga de graxa para corrente
- Meio litro de óleo para eventual reposição, muito bem preso na moto.
- Jogo de lâmpadas de farol, pisca, lanterna e fusíveis.
Que mais?
Última edição por jeff em Ter Nov 09, 2010 4:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : não é 19, é 17 mm)
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas para viagem
macete com a famigerada chave da roda
use a chave de vela pra aumentar a alavanca
encaixe a boca sextavada na ponta da haste da chave e pronto
penei como vc disse q criei esse macete
funciona sempre
[]s
use a chave de vela pra aumentar a alavanca
encaixe a boca sextavada na ponta da haste da chave e pronto
penei como vc disse q criei esse macete
funciona sempre
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Dicas para viagem
Conheço esse macete e também seu inconveniente... quando a chave escapa... ai, ai, ai....
PS: A chave específica possui um lado boca (não use) e outro estrela (perfeito, abraça toda a porca e não tem jeito de arredondar). E também é perfeita para o bujão de drenagem de óleo.
PS: A chave específica possui um lado boca (não use) e outro estrela (perfeito, abraça toda a porca e não tem jeito de arredondar). E também é perfeita para o bujão de drenagem de óleo.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas para viagem
Anzol e linha, telefone do Ibama... Dinheiro para o café da policia rodoviária federal...
Brincadeira, mas o Kit de primeiros socorros teria sido muito util para nao colar tanto asfalto no meu joelho... as motos não tem triângulo né, uma pena, pois seria útil também numa pista sem acostamento...
Capa de chuva, se não fossem os companheiros de viagem, eu estaria ferrado ao quadrado...
Vacinar o Pneu antes de viajar me parece uma boa idéia agora...
Brincadeira, mas o Kit de primeiros socorros teria sido muito util para nao colar tanto asfalto no meu joelho... as motos não tem triângulo né, uma pena, pois seria útil também numa pista sem acostamento...
Capa de chuva, se não fossem os companheiros de viagem, eu estaria ferrado ao quadrado...
Vacinar o Pneu antes de viajar me parece uma boa idéia agora...
Cassius- Guru
- Número de Mensagens : 1810
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010
Re: Dicas para viagem
Limpar a viseira do capacete- não esquecer de passar xampu por dentro e uma boa polida por fora, verificar se os riscos existentes não podem se tornar em trincas - na dúvida troque a viseira por uma nova! Levar pelo menos dois oculos de segurança, aqueles de policarbonato com proteção lateral(R$ 7,50), sendo um transparente e outro na cor amarela para os dias de chuva...
Tomar o cuidado de anotar o número telefonico de atendimento da rodovia (quando pedagiada) muitas vezes precisamos e não lembramos disso na hora do aperto.
Chave reserva da moto e controles de alarme são sempre importantes, pricipalmente quando perdemos e deixamos a cópia em casa, isso aconteceu comigo em uma viagem para a praia, quando cheguei ao litoral (+ ou - 100km) percebi que tinha perdido a chave... Que remedio, o jeito foi voltar sem desligar a moto...
Junção de corrente... Pouca gente anda com isso em viagens, eu sempre levo duas...
E finalmente creio que seja o item mais importante na hora que precisamos... Um bom e macio rolo de papel higienico... Quem não parou em um daqueles postos cujo o banheiro é pior que o Rio Tiete e na hora do desarranjo viu que não tinha a bobina de fax.... hahhahahah
Tomar o cuidado de anotar o número telefonico de atendimento da rodovia (quando pedagiada) muitas vezes precisamos e não lembramos disso na hora do aperto.
Chave reserva da moto e controles de alarme são sempre importantes, pricipalmente quando perdemos e deixamos a cópia em casa, isso aconteceu comigo em uma viagem para a praia, quando cheguei ao litoral (+ ou - 100km) percebi que tinha perdido a chave... Que remedio, o jeito foi voltar sem desligar a moto...
Junção de corrente... Pouca gente anda com isso em viagens, eu sempre levo duas...
E finalmente creio que seja o item mais importante na hora que precisamos... Um bom e macio rolo de papel higienico... Quem não parou em um daqueles postos cujo o banheiro é pior que o Rio Tiete e na hora do desarranjo viu que não tinha a bobina de fax.... hahhahahah
Re: Dicas para viagem
Muito bem lembrado, Romeiro!
Um rolo de papel pode salvar o dia.... hehehe
E como diz o Guia do Mochileiro das Galáxias, sempre carregue uma toalha. Ninguém imagina como é difícil encontrar uma boa toalha neste lado do Universo.
Um abraço,
Jeff
Um rolo de papel pode salvar o dia.... hehehe
E como diz o Guia do Mochileiro das Galáxias, sempre carregue uma toalha. Ninguém imagina como é difícil encontrar uma boa toalha neste lado do Universo.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Dicas para viagem
Pena que a dica veio meio tarde pra mim, por conta dessa junção de corrente eu fiquei na estrada por mais de 2 horas na viagem louca sem habilitação de Goiânia-GO até Pouso Alegre-MG, até liguei pro nosso guru jeff, mas, o cartãozinho acabando, então nem deu pra ter um bom conselho, ainda bem que encontrei amigos que me ajudaram nessa hora, senão eu tava no aperto mesmo, é muito raro encontrar peças desse tipo na beira de estradaromeiro escreveu:Limpar a viseira do capacete- não esquecer de passar xampu por dentro e uma boa polida por fora, verificar se os riscos existentes não podem se tornar em trincas - na dúvida troque a viseira por uma nova! Levar pelo menos dois oculos de segurança, aqueles de policarbonato com proteção lateral(R$ 7,50), sendo um transparente e outro na cor amarela para os dias de chuva...
Tomar o cuidado de anotar o número telefonico de atendimento da rodovia (quando pedagiada) muitas vezes precisamos e não lembramos disso na hora do aperto.
Chave reserva da moto e controles de alarme são sempre importantes, pricipalmente quando perdemos e deixamos a cópia em casa, isso aconteceu comigo em uma viagem para a praia, quando cheguei ao litoral (+ ou - 100km) percebi que tinha perdido a chave... Que remedio, o jeito foi voltar sem desligar a moto...
Junção de corrente... Pouca gente anda com isso em viagens, eu sempre levo duas...
E finalmente creio que seja o item mais importante na hora que precisamos... Um bom e macio rolo de papel higienico... Quem não parou em um daqueles postos cujo o banheiro é pior que o Rio Tiete e na hora do desarranjo viu que não tinha a bobina de fax.... hahhahahah
Abraços
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