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Direção Defensiva III

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Direção Defensiva III Empty Direção Defensiva III

Mensagem  Convidado Sex Dez 10, 2010 12:46 pm

CUIDADOS NA DIREÇÃO E MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS
3.1Condução adequada
Troque as marchas no tempo certo, nas velocidades indicadas no manual do proprietário
de seu veículo;
Se o carro tem “conta-giros” (tacômetro) utilize as informações do mesmo para efetuar as
trocas de marchas dentro dos limites de rotação mais adequados (normalmente na faixa de 2 a 4
mil rpm);
Não prolongue demais as marchas, para não forçar o motor;
Nas descidas, engrene uma marcha equivalente à que seria necessária para subir;
Não acelere nos intervalos de trocas de marchas.
Tirando peso
Não coloque no veículo carga superior àquela recomendada no manual;
Retire do porta-malas objetos que não são necessários, como pneus e peças velhas e
ferramentas que dificilmente serão utilizadas, pois eles servem para aumentar o peso e o
consumo de combustível.
Pneus
Pneus baixos (com calibragem incorreta) aumentam o atrito e o consumo de combustível;
Mas o aumento do atrito dos pneus também pode ser provocado pela suspensão
desalinhada.
c) Trajeto
Escolha um trajeto mais adequado, de preferência com poucas subidas fortes, que exijam
a troca de marchas constantes;
Ruas e avenidas mal conservadas também acabam forçando o carro, aumentando o
consumo de combustível.
Abastecimento
Não deixe que o frentista do posto encha o tanque além do desligamento automático da
bomba, pois, do contrário, o excesso de combustível pode transbordar, danificando o canister
(filtro dos gases do tanque).
3.2 Aprenda a se defender, melhor no trânsito urbano
Ao ultrapassar, avalie a velocidade do veículo que será ultrapassado e o espaço
disponível para a ultrapassagem. Certifique-se de que o carro à frente está lhe favorecendo a
ultrapassagem e sinalize sua intenção. Se a faixa contrária estiver livre, vá em frente, mantendo-
se nela o tempo necessário para ultrapassar, retornando à direita assim que puder.
Não ultrapasse em curvas, túneis, viadutos, subidas, descidas, cruzamentos e onde a sinalização
for com linha contínua. Ao ultrapassar um veículo, você poderá ultrapassar a barreira da morte.
Em caso de dúvida, não arrisque, espere outra chance.
a)Neblina: perigo à frente
Durante o Inverno as estradas são invadidas pela neblina, que exigem dos motoristas mais
atenção.
Quando a neblina estiver muito forte, impedindo a visibilidade, o melhor é esperar no
acostamento. Não se esqueça de ligar o pisca-alerta e sinalizar a área com o triângulo a uns
cinqüenta metros de distância do veículo.
Se não houver acostamento, prossiga a viagem. No entanto, redobre a atenção, utilizando
faróis baixos e uma velocidade reduzida. Nunca ligue o pisca-alerta com o carro em
movimento.
Antes de qualquer viagem, verifique se os faróis estão bem regulados; se as lanternas
traseiras e luzes de freios estão funcionando. O motorista é responsável pelas falhas técnicas que
o veículo apresentar, cabendo a ele conservar o veículo em perfeito estado, realizando
manutenção periódica.
As lanternas, os faróis, a direção, os pneus, os freios, o limpador de pára-brisas, a
suspensão e buzina são itens importantes para praticar uma direção defensiva. Se eles
apresentarem algum defeito, podem prejudicar ou impedir o controle em uma situação de
emergência, colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas.
No caso de pistas derrapantes, o certo a fazer é diminuir a velocidade. Se o carro
derrapar, o motorista vai precisar saber se o carro é do tipo que “sai de frente” ou de “traseira”
para saber como agir. Um carro com proporções de peso maior na frente (motor, câmbio,
diferencial, tração), geralmente “sai de frente”. Neste caso, a correção da derrapagem se faz
tirando o pé do acelerador e conservando o volante virado para dentro da curva até retomar o
controle do veículo.
Se o peso do carro está concentrado atrás, ele tenderá a sair de “traseira”. A alternativa
neste caso é manter a aceleração e virar o volante para fora da curva até corrigir a derrapagem.
Ao abastecer
Procure sempre posto com bons filtros de combustíveis: uma dica é procurar sempre um
onde haja grande movimentação de caminhões, ou postos de grande porte, dentro e fora das
cidades, pois o diesel pode conter água e prejudicar a bomba e bicos ejetores.
3.3 Manutenção de Veículo
É muito importante para o veículo a diesel o filtro e o decantador de combustível, o diesel
cria umidade no tanque de combustível, do posto e do próprio veículo. Esta umidade é eliminada
através de um decantador que em alguns carros vem como sendo um sensor automático de
volume de água para avisar o momento de limpa-lo.
Já outros tipos de veículos que não possuem este sensor, necessitam de uma checagem
periódica de mais ou menos quinze (15) dias para serem limpos, (eliminar a água) ou até mesmo
substituí-los por peças novas originais.
Já o filtro de combustível deve ser trocado a cada 20.000 Km em condições de uso normal,
ou em caso de uso fora de estrada deve ser trocado mais freqüentemente dependendo do tipo de
estrada, lembrando que certos veículos possuem apenas um filtro sendo decantador e filtro juntos,
mas seguem a mesma programação de manutenção.
Nunca esquecendo do filtro de ar que segue também este programa de manutenção,
devendo ser trocado a cada 20.000 Km em condições normais e 10.000 Km em condições
severas de uso.
Seguindo estas pequenas dicas, vocês vão manter sempre em dia a bomba e os bicos
injetores que são extremamente sensíveis a água, evitando assim transtornos e gastos
desnecessários, lembrando que a substituição destas peças devem ser feitas por pessoas
qualificadas e em oficinas especializadas.
P Motor
Não é preciso esperar “aquecer” o motor do carro para sair pela manhã;
O ideal é sair logo que se liga o carro e não forçar o motor nos primeiros minutos,
aguardando que o ponteiro do marcador de temperatura chegue a um quarto para exigir mais
dele;
Não pise no acelerador antes de desligar o motor;
Tire o pé do acelerador antes de parar o carro, usando freio motor;
Evite acelerações bruscas, que além de aumentarem o consumo de combustível provocam o
desgaste prematuro do motor;
Dirigir em altas velocidades (além de ser proibido) gera alto consumo.
CUIDADOS COM OS DEMAIS USUÁRIOS DA VIA
P Ciclistas: a bicicleta é um veículo de passageiros que tem direito de trânsito como qualquer
outro veículo. Ela por ser um veículo silencioso e pequeno, muitas vezes não é percebida.
O CTB determina que, o condutor deve deixar uma distância lateral de 1,50 m ao passar
ou ultrapassar bicicleta.
O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e
deveres.
P Pedestres: a prioridade no trânsito é do pedestre. O condutor deve respeitar as normas
estabelecidas pelo CTB, que em ordem decrescente, é assim, os veículos de maior porte serão
sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados, pelos não motorizados e,
juntos pela incolumidade (livre do perigo, são e salvo) dos pedestres.

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