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Mensagem  jeff Sáb Ago 28, 2010 6:23 pm

Quase ia esquecendo de contar, mas ontem o curso de pilotagem com segurança que fiz há 30 anos me livrou novamente de uma encrenca das boas.

Subia o acesso em diagonal para pegar a avenida Portugal, junto ao Paço Municipal (o Hugo conhece), sinal completamente verde para mim, mas mesmo assim não entro sem conferir se alguém está avançando o sinal vermelho. E não deu outra: lá vinha o furgão passando com tudo.

Corrijo a trajetória fechando ainda mais a curva. Melhor ficar emparelhado com ele do que emparedado nele. Corto por trás buzinando e ainda sou xingado.

Com esses idiotas à solta, a única coisa que pode nos proteger é a consciência de que eles existem e vão cruzar nosso caminho, então nunca podemos confiar em entrar às cegas em uma via, mesmo que a preferencial seja nossa e o sinal esteja aberto para nós, que somos jovens.... ops, me empolguei.

Adote esse método, esteja sempre preparado para o inesperado e pilote muito tempo sem acidentes graves.

Um abraço,

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Mensagem  oficina de computadores Sáb Ago 28, 2010 7:56 pm

Pois é Jeff, eu também procuro sempre pilotar atento, utilizando o conhecimento da direção defensiva, ou seja pilotar por dois, somos a parte fragil principalmente que muitos quatro rodas iracionalmente odeia a galera de moto por conta de alguns motoqueiros irresponsáveis que deixaram raizes na mente de muitos motoristas, no seu caso o irresponsável avançou o sinal, temos que estar muito atento mesmo, vlw.

[/quote]
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Mensagem  jeff Dom Ago 29, 2010 9:59 pm

Hoje tomei um susto quando freei em um cruzamento de uma rua tranquila:

A roda traseira travou e deslizou, Bebél deu uma rabeada como nunca antes. A primeira coisa que pensei foi que o bujão de óleo tivesse se soltado e vazado óleo para a roda, tamanha foi a deslizada que ela deu de lado.

Causa do quase tombo: folhas soltas. O chão estava forrado de folhinhas muito miúdas, cada uma do tamanho de um confete, e aquilo vira um sabão, nunca tinha passado por isso.

Tome cuidado quando perceber alguma anormalidade na cor da pista, podem ser folhas, areia, óleo ou alguma outra coisa que prejudique a aderência dos pneus.

Desconfie sempre, e evite micos.

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Seg Ago 30, 2010 10:41 am

s a banguela algum dia travasse a roda traseira seria tombo e susto certo
ateh msm pq meu freio traseiro sempre foi qse d enfeite
heheheheh

mas eu jah passei alguns sustos por essas mudancas d pista como areia, sacolas ou coisas do tipo

as 2 ultimas, 1 m gerou o tombo
andando numa pista d terra com bolsoes de areia. eu cai e o fuzzy qse caiu 2x

a outra, poucas horas depois no msm passeio, ficou soh no susto e na adrenalina
nessa hora fuzzy tava puxando o bonde. engarrafamento na descida da alameda
resolveu cortar os carros pela direita (no q nao chega a ser um acostamento, mas um espacinho sujo pra kct)
entre a areia, sacolas, bitucas de cigarro, papeis e outras coisas, tinha um pedaço de um cone quebrado
chuta onde estava passando a minha roda dianteira bem qnd 1 cara resolveu m fechar?
patinei q parecia holliday on ice. mas consegui segurar a banguela

resumo. esteja MUITO atentos a QUALQUER mudança na pista
brilho pode significar oleo ou agua
areia nas laterais ou em pistas arenosas msm
placas de metal usadas pra tambar buracos de obras e tampas de bueiros
papeis e plasticos e folhas de arvores
qq coisa q s entreponha ou substitua o asfalto eh 1 perigo

[]s
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Mensagem  Dan Floripa Seg Ago 30, 2010 11:14 am

Outra dica, além de ter cuidar o terreno onde andamos, ao sair aquecer os freios dianteiro e traseiro, principalmente depois de lavar as motos com diesel ou querosene, pois na dianteira (disco) o diesel ou querosene deixam o freio sem eficiência (escorrega e não segura) e na traseira (tambor) quando lavamos a moto o diesel ou querosene deixam o freio travando facilmente.
Aquecer os feios é simples e evita sustos, ao sair, depois de aquecer o motor, ande uns 20/30 metros com o freio dianteiro/traseiro acionados (só para gerar atrito para aquecer), para quem sai com garupa, não precisa aquecer devido ao peso maior (exeto se a moto tenha sido lavada).
Aprendi a fazer isso quando tive a minha CBR 600RR, andava com motoqueiros mais experientes e me ensinaram muita coisa e aquecer os freios foi uma lição que aprendi e faço até hoje.
Fazendo o aquecimento, você limpa as faces de atrito disco/pastilhas e lonas/tambor.

Abraço!!

Dan.
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Mensagem  jeff Seg Ago 30, 2010 11:42 am

Dan,

Taí uma coisa que eu não uso para lavar a moto: diesel e querosene. Só água e sabão, justamente para evitar esse tipo de coisa. Mesmo assim, cuidado redobrado nas primeiras freadas, porque sempre pode ficar um pouco preso no tambor, e sabão é lubrificante, também diminui a eficiência do freio. E além disso, o diesel ataca as borrachas, mais que o querosene.

Will,

Esse é um bom lembrete para pilotar com segurança:

Andar em grupos é sempre complicado, porque o grupo não quer se dispersar e também não quer ficar parado no trânsito. Mas vale lembrar que o cabeça de fila tem que pensar na segurança dos demais. Precisa tomar cuidado para não acabar colocando os outros em situações de risco. Ainda mais se quem vier atrás for menos hábil/experiente (falo em geral, não necessariamente no seu caso Wink ).

Pensando em pilotagem defensiva, o melhor é sempre evitar o acostamento ou as laterais da pista, onde a sujeira se acumula. Ainda mais pela direita.

Preciso ter uma séria conversa sobre isso com o Fuzzy, que aliás, sumiu, não manda email, não conta novidades. Deve estar no fórum das Fazer, sem tempo para encontrar os amigos... Evil or Very Mad

Vamos ver se rola esse encontro Rio-Sampa, senão vou ter que ir até aí sozinho mesmo....

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Seg Ago 30, 2010 5:58 pm

nos alternamos a puxada do bonde a viagem td, jeff

foi 1 OTIMA viagem
mas com esses sustos

qnt a lavar com querosene, eu praticamente nao faço isso. pra ter ideia, em qse 2 anos d moto (completa agora em outubro), soh fiz isso 3x
mas foi muito bom as 3x. deu pra ver detalhes do motor q estavam escondidos pela sujeira

e realmente, o freio traseiro ficou BEM mais sensivel apos as lavagens
o q eu nao considero ruim, jah q meu freio traseiro eh qse de enfeite msm
pena q o efeito eh temporario como jah foi dito aqui

qnt a jogar querosene no disco ou pinça d freio, pra mim eh a msm coisa q forrar o pneu com casca d banana
jamais...

[]s
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Mensagem  jeff Seg Ago 30, 2010 6:51 pm

Tudo bem, assim aproveito para ter uma boa conversa com os dois. E quem mais vier; mas tem que ter cerveja e amendoim batata frita (senão vão fazer piada com o azulzinho de novo...) Razz
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Mensagem  will_santana Ter Ago 31, 2010 4:33 pm

minduca eh o azulzinho dos baixa renda
hehehhehe

e, como eu q dei a ideia, nem precisa dizer q estou confirmadissimo pra esse passeio

vamos comecar a ver datas e lugares
senao fica soh na ideia

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Mensagem  jeff Ter Ago 31, 2010 5:21 pm

é o que está pintando.... não se falou mais nada, a coisa vai acabar como se ninguém comesse amendoim neste fórum.

já estamos em setembro, esse passeio não pode passar de novembro, para comemorar nosso aniversário, Bebél e eu.

estou no aguardo de vocês, meus horários e dias livres são flexíveis.

ao contrário di eu Twisted Evil
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Mensagem  wagner mota Qua Set 01, 2010 7:22 am

galera
abri um tópico com esse assunto em viagens e passeios
também acho interessante amadurecer a idéia pra juntar mais pessoas
da minha parte estou confirmado!
abs
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Mensagem  oalexandre Qui Set 02, 2010 8:42 pm

Eu também não vou dessa vez, mas iria se não estivesse tão...tão...distante. Rolling Eyes
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Mensagem  jeff Qui Set 02, 2010 10:21 pm

Quem manda morar em um estado onde tudo é grande?

Mas são só 536 km, umas 8 ou 9 horas de viagem com paradas, está no limite do viável.... vê se faz uma força!

Um abraço,

Jeff
PS:
Também ajuda levar uma boa almofada, porque você vai precisar... hehehe
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Mensagem  oalexandre Qui Set 02, 2010 10:25 pm

Dorflex também vem a calhar.
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Mensagem  jeff Sex Set 03, 2010 4:32 pm

Olhaí, pessoal

Voltando ao tema pilotagem segura, hoje saiu nova coluna do Tite no site Best Cars (vá entender...)

Ele trata do assunto dosagem dos freios dianteiro e traseiro. Isso é FUNDAMENTAL para quem quer pilotar uma moto.

Para quem não conhece, o Tite é uma das melhores cabeças que um dia já usou capacete. Recomendo a leitura de tudo que puderem encontrar de autoria dele, será um tempo muito bem investido.

O link dessa matéria é:

http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/g335-acerte-nos-freios.htm

Um abraço,

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Mensagem  oalexandre Sex Set 03, 2010 8:42 pm

Dosar bem os freios é importante d+, pra evitar derrapagens e tombos, vale a pena ler! E pessoal, cuidado com as primeiras chuvas que estão a chegar, o chão vai estar muito sujo, facilitando escorregões e derrapagens.
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pilotagem defensiva salva vidas Empty cuidado com os furgões

Mensagem  jeff Seg Set 06, 2010 1:42 pm

Pessoal,

Furgão/ônibus/caminhão é um veículo que encobre totalmente a visão do que está do outro lado. Então, cuidado redobrado na hora de ultrapassar. Nunca faça uma ultrapassagem sem ter plena noção do que está na outra pista (o que os furgões encobrem).

O filme do link abaixo foi feito em um país de mão inglesa, os veículos trafegam mantendo o lado esquerdo da pista e ultrapassam pela direita, então não estranhe nem diga que o furgão estava na contramão, quem fez a ultrapassagem imprudente foi o mané cara da moto.

http://terratv.terra.com.br/Especiais/Hits-da-Web/4412-320040/Motoqueiro-nao-consegue-desviar-e-colide-com-veiculo.htm

Vale a pena ver, porque ninguém se machuca, o que é melhor ainda.

Um abraço,

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Mensagem  sergio moc Seg Set 06, 2010 2:44 pm

Nuuuu!!! Quase que a van passa por cima das pernas do motoqueiro. Foi por um triz!!!...

Aqui em Montes Claros á 1 mês, em uma avenida por onde passam carretas o que faz com que o asfalto fique parecendo um cicletes. A piloto de uma Biz de aproximadamente 24 anos passou por esta irregularidade, desenquilibrou e caiu em baixo de uma carreta. Infelizmente ela não teve a mesma sorte do condutor do vídeo e veio a óbito instantâneo. Por estas e por outras que sigo sempre um ensinamento do meu "velho", motociclista experiente, quando nos meus 13 anos me deu uma agrale elefante 16.5 preparada para trilhas. Ele uma vez disse assim; " Sérgio, estou percebendo que você esta bastante confiante na sua moto. Confiança é positivo mas nunca ache que você já sabe andar de moto, o dia que vc tiver certeza que sabe pilotar vc vai meter os "chifres" no chão. Dito e feito. Estava eu no auge dos hormônios (14 anos) descendo a lenha na bichinha quando vi uma curva crescendo muito rápido a minha frente. Não deu outra embolei com moto e tudo dentro do mato, a sorte é que no trail andava todo equipado e não tive absolutamente nada a não ser uma dorzinha na perna esquerda q depois virou um roxo daqueles. Já a moto, empenou guidon, amassou o tanque, quebrou manicoto da embreagem, rasgou o banco e saiu com um monte de mato enrolado na transmissão. Foi Ruim?? Na hora foi, mas hoje serve de bagagem sobre respeito dos limites da máquina, do homem e sobretudo de guiar preventinamente.

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Mensagem  jeff Seg Set 06, 2010 3:47 pm

É verdade, Sergio

Aprendi a pilotar com minha primeira moto e só fui começar a cair depois de uns 4 meses, quando achava que já estava sabendo. Agora que voltei a andar de moto, não fui pro chão (ainda) depois de 10 meses.

De moto, muito respeito e um pouco de malícia fazem um bem danado.

Um abraço,

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Mensagem  wagner mota Seg Set 06, 2010 4:42 pm

eu tomei três capotes

um passei por cima de uma placa de ferro e dei chão
(foi ótimo porque depois disso aprendi que placas de ferro e moto é um perigo e tanto...agora fico sempre esperto).

outro um motoqueiro entrou no corredor sem olhar, acertei a roda dele e dei capote.
(foi ótimo porque sempre que estou primeiro na fila do corredor diminuo a velocidade e fico mais atento)

o ultimo um maluco atravessou a rua sem olhar com transito parado e eu o acertei em cheio no corredor e dei chão
(foi ótimo porque quase nunca fico sendo o primeiro da fila no corredor).

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Mensagem  sergio moc Seg Set 06, 2010 4:58 pm

è isso mesmo Wagão, a melhor escola é a vivencial... Se estivesse ouvido todos os conselhos dos mais experientes talvez tivesse poupado muitas dores de cabeça. Mas não arrependo de ter errado (hojé né!! Laughing Laughing ), pois serviu de apredinzado....

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Mensagem  Spazo_CWB Seg Set 06, 2010 6:10 pm

Dai galera!
Eu prefiro prevenir do que remediar, por isso no corredor (com trânsito parado)
se eu for o primeiro, reduzo drásticamente a velocidade e faço barulho
por que sempre tem algúm desavisado que atravessa entre os carros
e algum carro querendo trocar de faixa sem nem olhar pra traz!!
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Mensagem  jeff Seg Set 06, 2010 9:51 pm

Corredor em SP o pessoal passa por cima.... tem que tomar muito cuidado, porque querem te cortar até quando você está saindo do corredor para deixar a turba turma passar.

O motivo de não abusar da velocidade no corredor é que estou velhinho mais experiente, e já vi cada coisa que até Deus duvida.

Fusquinha fazendo curva na contramão. Criança saindo do nada de trás de carro parado. Mãe com bebê no colo atravessando a rua na hora errada e parando no meio do caminho, sorrindo pra você.

Ela eu consegui evitar, mas teve um que não teve jeito, o cara atravessou a rua correndo, fora da faixa. Por reflexo, joguei a moto para passar por trás dele. Por reflexo, ele pulou para trás. Não desejo a ninguém passar por isso.

Por isso podem me chamar de rolha, tranca-fila, o que for. Mas no corredor, mesmo ele parado, vou maneiro. Quando vou. Se vier a turba, deixo eles passarem.

Um abraço,

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Mensagem  wagner mota Seg Set 06, 2010 11:09 pm

Fala Jeff.....
rolha...hahahahaha
rolha foi legal!
dia desses vc disse: de botinha ela não vai??...não entendi essa frase....rss
mas tudo que disse é a mais pura verdade Jeff....
já escapei de alguns acidente tipo...as vezes pinta espaço quando vou sair pra dxar
passarem os caras tentam cortar pelo mesmo local...aí tem que ficar esperto...rss
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Mensagem  jeff Ter Set 07, 2010 4:58 am

meio que totalmente off-topic, como se diz:

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