FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o melhor óleo para a kansas 150?

+38
Magdiel
Alessandro Bernardino
belmiro
Bailarino
Betho
elciofrotajr
victoryuri1
mauricio neto
Familia
Lavicopy
mack
Cássio Fernandes
artfurt
Lessa
Paulo Dafra
will_santana
Kemramone
tattuc
lord_nyo
Gilberto Crespo
Fuzzy Logic
L340
jeff
Cassius
Dom Luiz
Edu Clown
Rafael Pinheiro
Ailton e Karina
Ingvar
Péricles
Dan Floripa
ernesto walter
kurany
cristianobj470
SergioSSR
Ill be back
renegado
Adam
42 participantes

Página 11 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  belmiro Sex Jul 12, 2013 4:28 pm

[quote="jeff"]Tenho a impressão de que o Belmiro está certo, a mesma largura do aro vale para o perfil do pneu.

O padrão americano é diferente do europeu, que admite perfis mais altos ou mais baixo (os algarismos 80, 90, 100, 110, 120 do padrão europeu indicam porcentagem do perfil em relação à medida do aro).

Por coincidência, eu errei a medida do pneu na última troca, estou rodando com um 3.25 em vez do 3.50.

Tive a impressão de que a velocidade máxima diminuiu um pouquinho, mas muito pouco mesmo. O que seria compatível com uma diferença de 6mm no raio.

± 38 mm em cada giro do pneu (± 620 mm) significam 6±%, mais ou menos o ganho com o pinhão com um dente a mais.

No entanto, não percebi uma diferença assim significativa.

Um abraço,

Jeff[

tambem tenho uns 5km pela frente para troca, e eu não sei porque tanta diferença de preço desses pneu troco no pais vizinho 3,25 em torno de 80k 3,50 em torno 150 quase o dobro.
não sei a qui no pais do imposto.


Última edição por belmiro em Sex Jul 12, 2013 4:37 pm, editado 1 vez(es)
belmiro
belmiro
Forista
Forista

Número de Mensagens : 133
Idade : 44
Localização : BONITO-MS
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  jeff Sex Jul 12, 2013 4:35 pm

Esclarecendo:
belmiro escreveu:
jeff escreveu:Tenho a impressão de que o Belmiro está certo, a mesma largura do aro vale para o perfil do pneu.

O padrão americano é diferente do europeu, que admite perfis mais altos ou mais baixo (os algarismos 80, 90, 100, 110, 120 do padrão europeu indicam porcentagem do perfil em relação à medida do aro).

Por coincidência, eu errei a medida do pneu na última troca, estou rodando com um 3.25 em vez do 3.50.

Tive a impressão de que a velocidade máxima diminuiu um pouquinho, mas muito pouco mesmo. O que seria compatível com uma diferença de 6mm no raio.

± 38 mm em cada giro do pneu (± 620 mm) significam 6±%, mais ou menos o ganho com o pinhão com um dente a mais.

No entanto, não percebi uma diferença assim significativa.

Um abraço,

Jeff
tambem tenho uns 5km pela frente para troca, e eu não sei porque tanta diferença de preço desses pneu troco no pais vizinho 3,25 em torno de 80k 3,50 em torno 150 quase o dobro.
não sei a qui no pais do imposto.
Quando voltar a usar o pneu 3.50 vou prestar atenção nisso, mas ainda tenho uns 5 a 10 mil km pela frente.
A citação termina com o [ / quote ].

Se você começar a escrever antes do [ / quote ], seu texto aparecerá dentro do texto citado, com a assinatura de outra pessoa.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  belmiro Sex Jul 12, 2013 4:39 pm

jeff escreveu:Esclarecendo:
belmiro escreveu:
jeff escreveu:Tenho a impressão de que o Belmiro está certo, a mesma largura do aro vale para o perfil do pneu.

O padrão americano é diferente do europeu, que admite perfis mais altos ou mais baixo (os algarismos 80, 90, 100, 110, 120 do padrão europeu indicam porcentagem do perfil em relação à medida do aro).

Por coincidência, eu errei a medida do pneu na última troca, estou rodando com um 3.25 em vez do 3.50.

Tive a impressão de que a velocidade máxima diminuiu um pouquinho, mas muito pouco mesmo. O que seria compatível com uma diferença de 6mm no raio.

± 38 mm em cada giro do pneu (± 620 mm) significam 6±%, mais ou menos o ganho com o pinhão com um dente a mais.

No entanto, não percebi uma diferença assim significativa.

Um abraço,

Jeff
tambem tenho uns 5km pela frente para troca, e eu não sei porque tanta diferença de preço desses pneu troco no pais vizinho 3,25 em torno de 80k 3,50 em torno 150 quase o dobro.
não sei a qui no pais do imposto.
Quando voltar a usar o pneu 3.50 vou prestar atenção nisso, mas ainda tenho uns 5 a 10 mil km pela frente.
A citação termina com o  [ / quote ].

Se você começar a escrever antes do [ / quote ], seu texto aparecerá dentro do texto citado, com a assinatura de outra pessoa.

Um abraço,

Jeff

comeceu errado, mais acho que arrumei.
kkkkkkk
belmiro
belmiro
Forista
Forista

Número de Mensagens : 133
Idade : 44
Localização : BONITO-MS
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  jeff Sex Jul 12, 2013 4:41 pm

Agora sim! cheers cheers cheers 

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Alessandro Bernardino Qua Ago 21, 2013 12:49 am

Opa tudo blz pessoal?

Sou novo aqui no forum e novo de Kansas.
Tenho a minha nem a uma semana ainda.

Ja li bastante aqui e ja deu para aprender legal!

Queria perguntar algo... Alguém já utilizou aquele aditivo B12 da Bardahl ??
Quando eu fazia Mecânica automobilística no senai tivemos uma palestra deles la e cara... o bixinho é bom hein?
Ele fez um teste com uma peça metálica girando e melou no óleo e colocou acho q era uma lixa... não lembro faz alguns anos isso ja.. enfim. Então a lixa comeu um pedaço da peça depois ele fez o mesmo processo depois de secar a peça com um pano e ae comeu bem mais. blz... nada fora do comum.
depois ele fez o teste com o óleo com o aditivo e a diferença do desgaste na peça era beeem grande... o legal foi quando ele secou a peça e colocou de novo. a tal da película que eles falavam que fica é realmente boa! Parecia que tava com o óleo.

Ae eu to com ideia de colocar na minha.. mas como não tenho muita experiência talvez não sinta muita diferença.

ai fica essa pegunta...
Alguém ja utilizou o aditivo? Como foi? vale a pena?
Alessandro Bernardino
Alessandro Bernardino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 31
Localização : Praia Grande
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Convidad Qua Ago 21, 2013 7:48 am

Opa,

Alessandro Bernardino escreveu:Opa tudo blz pessoal?

Sou novo aqui no forum e novo de Kansas.
Tenho a minha nem a uma semana ainda.

Ja li bastante aqui e ja deu para aprender legal!

Queria perguntar algo... Alguém já utilizou aquele aditivo B12 da Bardahl ??
Quando eu fazia Mecânica automobilística no senai tivemos uma palestra deles la e cara... o bixinho é bom hein?
Ele fez um teste com uma peça metálica girando e melou no óleo e colocou acho q era uma lixa... não lembro faz alguns anos isso ja.. enfim. Então a lixa comeu um pedaço da peça depois ele fez o mesmo processo depois de secar a peça com um pano e ae comeu bem mais. blz... nada fora do comum.
depois ele fez o teste com o óleo com o aditivo e a diferença do desgaste na peça era beeem grande... o legal foi quando ele secou a peça e colocou de novo. a tal da película que eles falavam que fica é realmente boa! Parecia que tava com o óleo.

Ae eu to com ideia de colocar na minha.. mas como não tenho muita experiência talvez não sinta muita diferença.

ai fica essa pegunta...
Alguém ja utilizou o aditivo? Como foi? vale a pena?
Seja muito bem vindo!!!

Antes de qualquer coisa sinta-se convidado a participar dos passeios conosco... será um prazer contar com sua presença, caso haja disponibilidade.

Com relação a aditivo e etc... sinceramente... minha motoca esta nos 50000Km e nunca usei nada desse tipo, apenas cuido sempre de abastecer ela com gasolina de boa qualidade (Podium - BR ou V-Power - Shell) isso já dá uma boa diferença no rendimento como um todo. Nunca tive problemas... nem com carbura nem com limpeza de câmara de combustão ou outra parte motriz... Não vejo a necessidade de adição de mais aditivo. É uma opinião minha e respeito a opinião dos demais também.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  jeff Qua Ago 21, 2013 9:38 am

Olá, Alessandro

Esse aditivo é realmente muito bom para motores de automóveis, mas os motores de motos têm uma diferença crucial:

A embreagem das motos é em banho de óleo, o mesmo óleo que vai no motor e câmbio.

Então aditivos que diminuem o atrito, como o bardhal, podem tornar nossa embreagem ineficaz. E depois de contaminados com esse aditivo, só trocando os discos.

Isso pode ser muito perigoso, a embreagem da minha está pedindo troca (e eu pedindo um tempo) e outro dia fui entrar na via expressa, acelerei tudo que ela dava e a embreagem patinou bem na frente de um ônibus da Catarinense... quase fui parar no jornal.

Na minha primeira moto, talvez eu tenha experimentado, porque eu usava bardhal no carro. Mas faz muito tempo, não lembro se cheguei a trocar os discos por causa disso.

Caso resolva experimentar, tome cuidado para não errar a proporção da diluição. O bardhal é extremamente viscoso, e a bomba de óleo não aguentará movimentar um óleo muito grosso

Há aditivos químicos que aderem somente a metais, como o militec, e quem usou falou bem, não relatou problema nenhum com a embreagem.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Alessandro Bernardino Qui Ago 22, 2013 5:43 am

Tudo bom, pessoal?


Embreagem em banho de óleo? isso me surpreendeu. Como disse já, fiz o curso de mecânica então o pouco que sei sobre a parte de embreagem já me fazia ficar com medo de qualquer falta de pressão ou aderência ali. Não sabia que na moto era banhada em óleo (e realmente.. pelo local da embreagem é isso mesmo).

Vou ficar só com as dicas de qual óleo usar mesmo. Já é um trocado que economizo também.. rsrs
Mas vlw pelo toque Jeff!
E cuidado com essa embreagem ai, depois desse susto não espere mais!

E Edifrans será um prazer participar sempre que possível!
onde encontro informações sobre os encontros de vocês?

Flw!
Alessandro Bernardino
Alessandro Bernardino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 31
Localização : Praia Grande
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Convidad Qui Ago 22, 2013 8:22 am

Opa,

Alessandro Bernardino escreveu:Tudo bom, pessoal?


Embreagem em banho de óleo? isso me surpreendeu. Como disse já, fiz o curso de mecânica então o pouco que sei sobre a parte de embreagem já me fazia ficar com medo de qualquer falta de pressão ou aderência ali. Não sabia que na moto era banhada em óleo (e realmente.. pelo local da embreagem é isso mesmo).

Vou ficar só com as dicas de qual óleo usar mesmo. Já é um trocado que economizo também.. rsrs
Mas vlw pelo toque Jeff!
E cuidado com essa embreagem ai, depois desse susto não espere mais!

E Edifrans será um prazer participar sempre que possível!
onde encontro informações sobre os encontros de vocês?

Flw!
Pesquise periodicamente nesse aqui https://dafra.forumeiros.com/f18-viagens-encontros-passeio-e-turismo

Sempre que é definido um passeio é criado um novo tópico, levando no título o mês em que será realizado o passeio. A partir daí, com os interessados se pronunciando vamos definindo os melhores Pontos de Encontro, pra reunir a galera.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Alessandro Bernardino Qui Ago 22, 2013 7:27 pm

Show de bola.

Ta anotado.
Quando tiver amaciado mais a minha pretinha e e já tiver mais experiência com ela eu apareço em um desses eventos!
Vlw!
Alessandro Bernardino
Alessandro Bernardino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 31
Localização : Praia Grande
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Alessandro Bernardino Qua Ago 28, 2013 12:02 am


Então rapaziada.. alguém sabe se tem algum problema de misturar macas diferentes?
a minha veio da cc com o óleo padrão e esses dias tive que comprar óleo para o carro... e o óleo eh a mesma especificação. 20w/50
Da zebra completar o que falta com ele?


Vlw!
Alessandro Bernardino
Alessandro Bernardino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 31
Localização : Praia Grande
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  jeff Sáb Ago 31, 2013 5:24 pm

Se os dois forem do mesmo tipo, sem problema.

O que não pode é misturar óleo mineral com óleo sintético ou semissintético.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Convidad Seg Set 02, 2013 8:11 am

Opa,

jeff escreveu:Se os dois forem do mesmo tipo, sem problema.

O que não pode é misturar óleo mineral com óleo sintético ou semissintético.

Um abraço,

Jeff
Eu procuro não misturar nem óleos de outras marcas (mesmo que sejam do mesmo tipo). Mas isso é uma opinião costume meu.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Magdiel Ter Set 03, 2013 2:28 pm

Depois q comecei a usar o Lubrax... percebi q ela ficou mais macia, as trocas de marcha melhoraram bastante!!!

Dizem q o motul é ainda melhor, porém um pouco mais caro!!!

Magdiel
Magdiel
Magdiel
Forista
Forista

Número de Mensagens : 224
Idade : 45
Localização : Curitiba, Pr
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Dan Floripa Ter Set 03, 2013 4:57 pm

Magdiel escreveu:Depois q comecei a usar o Lubrax... percebi q ela ficou mais macia, as trocas de marcha melhoraram bastante!!!

Dizem q o motul é ainda melhor, porém um pouco mais caro!!!

Magdiel
Também gosto muito do Lubrax, estava usando o Ipiranga, mas vou voltar a usar o Lubrax Moto GP.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  selva48 Sáb Nov 23, 2013 9:27 pm

galera sou novo no fórum e nao entendo nada de mecânica mais faz um tempo q leio os tópicos ... to com uma duvida ,peguei minha kansas na sexta feira dia 22 ...
achei um pouco dura e barulhenta nas passagem de marcha ... no sábado fiz o procedimento q acredito ser o certa para ver o nível de óleo...
pela manha com ela fria ligo e deixo esquentar na neutra por 2 minutos , depois desligo e vejo o nível do óleo...e vi e q tava no minimo .
a sim como vcs dizem, e q precisaria de mais 400ml ...
oq eu faso agora pois perguntei ao vendedor c eu trocase de oleo fora da autorizada tinha algum problema,disse ale q era por conta da qualidade do óleo
pois não acho ele muito bom .ele mi disse q perderia a garantia ... c eu fizer o precedimento em casa tem como eles saberem q o oleo foi trocado ,pois não quero perder a garantia .... Sad 

selva48
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 32
Localização : fortaleza
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  jeff Dom Nov 24, 2013 1:59 am

Selva, a questão não é colocar mais 400 ml, a questão é colocar a quantidade correta para atingir o nível recomendado pelo manual do proprietário.

Se você fez a medição e encontrou o nível no mínimo, é só colocar mais até atingir o nível máximo da vareta medidora. É isso que o manual manda fazer.

Com apenas 1 litro de óleo, o nível fica abaixo do mínimo, e aí sim precisa colocar mais 400 ml. Mas se a sua concessionária já estiver colocando um pouco a mais por conta própria, colocar mais 400 ml sem considerar o nível real não é recomendável.

Quanto a trocar o óleo fora da concessionária durante a garantia, não vejo necessidade. Por pior que seja o óleo, todo lubrificante faz sua função, desde que mantido no nível correto. E mantido esse critério, as marcas que a dafra usa não ficam devendo nada a ninguém.

Apesar de parecer um processo simples, a troca de óleo sempre acarreta o risco de algum mexânico aprendiz acostumado a apertar bujão de cárter de carro venha a exagerar no aperto do bujão e trincar a carcaça do motor. E nesse caso, é claro que você perde a garantia e por um motivo justo.

Uma coisa que a concessionária não pode se recusar a fazer é usar o óleo que você levar até eles, desde que seja da mesma especificação mineral 20W-50 API SG ou superior.

Se você levar um óleo semissintético 10W-30 porque é o que o pessoal está usando, eles estarão corretos em não concordar e até estarão te fazendo um favor.

Dá uma lida no tópico Ética e Troca do Óleo do Motor lá no meu blog minha primeira moto.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  selva48 Dom Nov 24, 2013 2:17 pm

blz !! jeff ... muito obrigado pelas dicas , e parabéns pelo blog muito bom mesmo.
já tinha lido alguns dicas la no seu blog ,mais nuca tinha visto o tópico do óleo...
to lenda outros tópicos também e agora vou ler todos Shocked 
abraço e AT +

selva48
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 32
Localização : fortaleza
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Freddie Mercury Prateado Seg Nov 25, 2013 7:41 am

Trocar o óleo da moto, por conta própria, desde que o óleo utilizado atenda a especificação descrita no manual e esteja na quantidade necessária para funcionamento de seu motor, e que todo o processo de troca seja feito da forma correta NÃO ocasiona a perda de garantia.

Em qualquer região do Brasil!

Se informe junto ao fabricante!
Freddie Mercury Prateado
Freddie Mercury Prateado
Forista
Forista

Número de Mensagens : 173
Idade : 46
Localização : Santo André
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Bancando advogado do diabo

Mensagem  YgorP Sex Nov 29, 2013 7:13 am

jeff escreveu:Selva, a questão não é colocar mais 400 ml, a questão é colocar a quantidade correta para atingir o nível recomendado pelo manual do proprietário.

Se você fez a medição e encontrou o nível no mínimo, é só colocar mais até atingir o nível máximo da vareta medidora. É isso que o manual manda fazer.

Com apenas 1 litro de óleo, o nível fica abaixo do mínimo, e aí sim precisa colocar mais 400 ml. Mas se a sua concessionária já estiver colocando um pouco a mais por conta própria, colocar mais 400 ml sem considerar o nível real não é recomendável.

Quanto a trocar o óleo fora da concessionária durante a garantia, não vejo necessidade. Por pior que seja o óleo, todo lubrificante faz sua função, desde que mantido no nível correto. E mantido esse critério, as marcas que a dafra usa não ficam devendo nada a ninguém.

Apesar de parecer um processo simples, a troca de óleo sempre acarreta o risco de algum mexânico aprendiz acostumado a apertar bujão de cárter de carro venha a exagerar no aperto do bujão e trincar a carcaça do motor. E nesse caso, é claro que você perde a garantia e por um motivo justo.

Uma coisa que a concessionária não pode se recusar a fazer é usar o óleo que você levar até eles, desde que seja da mesma especificação mineral 20W-50 API SG ou superior.

Se você levar um óleo semissintético 10W-30 porque é o que o pessoal está usando, eles estarão corretos em não concordar e até estarão te fazendo um favor.

Dá uma lida no tópico Ética e Troca do Óleo do Motor lá no meu blog minha primeira moto.

Um abraço,

Jeff
 
 
Já li muita coisa a respeito do tipo de oleo e tipo de medição vou fazer aqui as minhas considerações:
A 1ª com relação a medição se você faz todo o procedimento do manual (não teho kansas) e o nível do óleo chega ao minimo, tem de ser visto se a intenção de quem propos este metodo era esse, será que eles já não contavam com o óleo retido nas partes móveis do motor e dimensionaram a bomba de óleo para uma pressão com este nivel de óleo, deste modo colocar a mais poderia diminuir a vida util da bomba tb, se fizeram isso embora cobertos de justificativas ainda sim acho uma cagada pois tem de ser levado em conta o óleo que poderá ser consumido afinal cadê o coeficiente de cagaço como costumamos dizer, e é neste ponto que tenho dúvida o que eu faria seria o seguinte colocaria oleo a mais sim, mas deixaria o oleo retido descer e verificaria o nível para que este tb não passe do limite, como já foi dito inumeras vezes não se pode pecar nem por falta e nem por exeço.
O 2º com relação ao tipo de oleo, aqui posso falar um pouco mais, li em algum lugar já não lembro onde que os motores são os mesmos e com as mesmas dimensões há sei lá quanto tempo e porque mudaram o tipo de óleo Question , a tecnologia não apenas do óleo visto que um 20w50 SN pode lubrificar mais que um 10w40 SJ mesmo sendo mais grosso por que é mais avançado ou pode aguentar temperaturas mais altas, o motor com mesmo tamanho e mesma medida pode ser feito com um aço com uma tempera diferente que seria mais resistente e aguentaria mais atrito, o sistema de admissão e exaustão poderia aquecer menos o motor que neste caso poderia diminuir a qualidade lubrificante para aumentar a temperatura e ficar mais eficiente, as razões para uma fábrica mudar o tipo de óleo não necessáriamente é econômica embora eu acredite que seje, assim como no caso da Honda mudou de 20w50 para 10w30 para as novas motos até ai tudo bem, mas as antigas deveriam continuar usando as antigas epecificações o que eu dúvido que eles façam (alguem errou ai ou está errando).
 O 3º acredito eu que até Deus teria trabalho para acertar o óleo certo para cada brasileiro imagine um engenheiro, o Brasil tem dimensões continentais o óleo que um Gaúcho use pode não servir para um Pernambucano, logo o que os engenheiros fazem dimensionam para onde tenha mais saída de seus produtos, e tem até certa lógica dimensionar para o Sudeste que vende mais e tb fica entre os extremos de temperatura de nosso país, agora e no caso das estradeira tipo a horizon e a kansas ora eu comprei para viajar coloco o óleo aqui no sul e vou até os confins do amazonas em uma viajem o correto aqui é que cada proprietário tenha bom senso com seu equipamento as fábricas não acertam 100% e nem nunca vão acertar as condições de uso de cada moto.
 Acredito que a Dafra tenha melhorado muito em produto e até em atendimento pós venda tenho uma Honda Lead que com 70km estourou o retentor e começou a vazar óleo já tinha lido em fóruns antes de comprá-la sabia que poderia acontecer e não me assustei fui na concessionária e pasmem eles tinham em estoque mas para acionar a garantia poderia levar até 12 dias Evil or Very Mad imaginem que raiva minha afinal honda é honda né, paguei 12,00 pelo retenor e sai com ela no mesmo dia, depois ela só parou quando estourou a correia que fiz a cagada de colocar as de má qualidade na general osório isso com 21000km, enfim minha irmã já teve speed e agora em a Riva eu com a horizon com quase 1000 e até agora nada que condenasse a marca, a speed da minha irmã ela trocava o óleo por tempo pois quase não andava, com relação ao óleo acho que tem de ser investigado mais a sério estas recomendações de duplo sentido das marcas porque é uma puxa sacanagem.

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  jeff Qui Dez 05, 2013 5:57 pm

YgorP, 

Vou comentar somente os itens em destaque.

será que eles já não contavam com o óleo retido nas partes móveis do motor e dimensionaram a bomba de óleo para uma pressão com este nivel de óleo, deste modo colocar a mais poderia diminuir a vida util da bomba tb, se fizeram isso embora cobertos de justificativas


O resultado de colocar apenas 1 litro de óleo eu vi na prática quando encontramos aquele casal com o motor fundido na serra de Ubatuba (Carta Aberta aos Proprietários/Acionistas da dafra). 

Eles subiram a serra, a moto ficou inclinada, o nível de óleo era insuficiente, ficou todo para o lado de trás, do câmbio, a bomba trabalhou a seco e o motor fundiu no alto da serra.

O nível de óleo não influi sobre a pressão da bomba. A menos, claro, que seja tão baixo que venha a faltar. Só existe pressão depois da bomba, o cárter é como se fosse uma piscina de óleo de onde a bomba suga o necessário para lubrificar o motor. 

Mas uma piscina tem uma variação significativa de pressão entre a parte alta e a parte baixa; a pocinha de óleo do cárter não tem diferencial de pressão suficiente para influir no comportamento da bomba.


a tecnologia não apenas do óleo visto que um 20w50 SN pode lubrificar mais que um 10w40 SJ mesmo sendo mais grosso por que é mais avançado ou pode aguentar temperaturas mais altas, o motor com mesmo tamanho e mesma medida pode ser feito com um aço com uma tempera diferente que seria mais resistente e aguentaria mais atrito, o sistema de admissão e exaustão poderia aquecer menos o motor que neste caso poderia diminuir a qualidade lubrificante para aumentar a temperatura e ficar mais eficiente



Não houve essa evolução significativa na metalurgia que você falou; o processo de têmpera permite endurecer um aço dentro de uma faixa de dureza admissível. Se passar dessa faixa, o aço se torna quebradiço. E não dá para fazer engrenagens que aguentem mais atrito do que as do câmbio das honda dos anos 80/90, que estão rodando em perfeitas condições até hoje. Você só consegue resultados superiores quando rompe paradigmas, quando abandona um material e começa a usar outro, tipo titânio ou novas ligas, como é feito nas motos de alto desempenho.  

Mas vá ver quanto custa um pistão de uma yamaha R1 para ver se essa tecnologia é aplicável nas motos pé de boi de entrada do mercado...

O motor zongshen da dafra não é nenhuma evolução em relação ao motor honda dos anos 80/90.

As mudanças que ocorreram no projeto dos motores dos anos 70 para cá só contribuíram para o motor trabalhar mais quente: a honda divulga em sua literatura técnica a opção preferencial por motores que trabalhem com mistura pobre (proporcionalmente mais ar do que gasolina em relação ao cálculo estequiométrico ideal). Mistura pobre significa motor mais econômico, mas também câmara de combustão mais quente.

O sistema de admissão não mudou, as válvulas continuam do mesmo tamanho. A colocação de catalisadores implicou em restrição ao fluxo dos gases de escapamento. E o sistema de injeção secundária de ar (a válvula PAIR) promove a queima dos gases não queimados logo na saída do cabeçote/início do escapamento, gerando calor adicional. 

Quanto à eficiência, não tem mistério: Um motor bem lubrificado trabalha melhor e se desgasta menos. 

E isso você não consegue com menos óleo do que o ideal, nem com óleo de viscosidade inadequada ou que perca suas qualidades lubrificantes por excesso de quilometragem.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  YgorP Sex Dez 06, 2013 9:15 am

Jeff eu acho que você está coberto de razão ao questionar a Dafra por recomendar esta quantidade de óleo, mas eu acho uma causa perdida brigar para que eles mudem esta recomendação, pois por pior que seje este motor ele alguenta algumas dezenas de milhares de quilometros andando com esta quantidade, já vi algumas honda e yamaha que trabalharam as vezes até com menos da metade recomendado pois o dono não percebeu o vazamento ou colocou a quantidade errada, só percebendo na próxima troca, por isso a menos que algumas dezenas de pessoas consigam fundir o motor na garantia (teriam de rodar muito para isso), o ministério publico não dará ganho de causa a ninguem.
Como você citou no seu blog a Dafra faz a Honda faz enfim todas, e não apenas com moto, qual a vantagem de uma empresa em fazer um carro que dure 600000km se no máximo se roda 20000km ano e todos sabem que depois de 2 ou 3 anos fazer revisões em consecionárias fica impossivel devido a desvalorização do bem em relação a manutenção, é por isso que os produtos vão se tornando descartáveis, adoraria que meu carro durasse 600000km mas infelizmento sou obrigado a me conformar que se durar 300000km já tou no lucro ( uma vez que a quantidade/qualidade de óleo recomendado o período de troca de correias, velas enfim tudo) foi dimensionado para um periodo de vida útil de 200000km ) em tese dez anos rodando muito.
A cagada da Dafra principalmente no começo foi querer trazer projetos chineses ao menor custo sem se quer se preocupar em adaptar o produto as nossas condições, ai o óleo é consumido mais rápido, o retificador não aguenta pois aquece demais, tudo é corroído pois lá fora não se mistura alcool na gasolina) da suspensão concerteza as vias são melhores lá fora, mas se tem uma imagem errada disto existem muita vias até em piores condições que aqui, isso nos EUA em portugal, cidades históricas vou nem comentar as pedras no pavimento.
Eu acho que quando você vai comprar um bem de consumo tem de avaliar o período de vida útil, não queira comprar uma moto (as de entrada) acreditando que o motor vá durar 200000km se as projetaram para durar 100000km, aqui é a minha opnião eles recomendam a minima quantidade necessária e o pior tipo de óleo possivel deste que atenda a vida útil projetada, seje isto na Kansas seja na Cg Titan ou YBR, acho que é por isso que estamos aqui baseado nas sua e na experiências de muitos outros achar o que é melhor para nós.
Quando eu disse tem de ser estudado as recomendações da Dafra, pois tem de ser visto se eles estão projentando um periodo de vida util muito menor que as concorrentes (aconteceu na Kansas/Speed) o correto seria que eles fizessem ao menos como a honda nas titans a partir de 2013 recomendamos ao novos proprietários de kansas colocar tantos litros de óleo porqu mudamos o CDI kkk qualquer desculpa é motivo para se mudar uma recomendação sem ter de fazer recall das anteriores (por isso acho que não vai rolar um recall por óleo ou quadro das Kansas).

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  YgorP Sex Dez 06, 2013 10:15 am

Jeff eu sou novo aqui mas frequentei alguns foruns, o da honda lead foi um, e nele tinha uma enquete sobre cores de motos, eu sei que muita gente já escutou alguem falando que ou ele ou conhecido dele mandou um motor honda com 40000km para retifica e tb ja escutou que alguem chegou cento e tantos mil com o mesmo motor, bom eu acredito que são exeções a maioria faz a retifica do seus motores honda 150cc de 70 a 90 mil km, acredito que a vida util deste motor foi dimensionada para isso.
O que eu queria era saber se acontece o mesmo nas Kansas e speed e vi que tem muita gente que frequenta o forum aqui, por que alguem não faz uma enquete tipo: em que cada um respondesse usei sempre 1 litro de óleo e fiz a retifica com 30mil ou usei sempre 1 litro e estou com 40mil e ainda não fiz. Enfim podem ser muitos outros questionamentos tipo a região onde mora para saber se a temperatura do ambiente tem influenciado muito tb.
Deste modo saberiamos ou teriamos uma idéia de quanto tem durado o motor e com qual quantidade de óleo, lembrando que com quanto mais óleo mais vida util mas a partir de certa quantidade, o óleo já não mais influencia pois o motor já estará trabalhando lubrificado.
Por que eu acho muito estranho os produtos da dafra no geral são mais completos e mais baratos que o da Honda, seria questionável se os produtos durassem mais, é a história do cobertor curto (alguma coisa tem de diminuir) a margem de lucro é um deles, logo se a maioria de proprietários honda 150cc faz a retifica entre 70 e 90 mil os de kansas e speed tem de ser por ai ou abaixo disso, o que eu falei acima foi um exemplo não sei quanto dura os honda muito menos os dafra, mas qualquer marca sempre terá gente que fez com 40mil e gente que fez com bem mais de 100mil, a quantidade percentual é um item importante até para futuros questionamentos judiciais.

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  jeff Sex Dez 06, 2013 11:13 am

Ygor,

É fato que os motores são dimensionados para terem uma vida útil razoável, depois disso não compensa mesmo manter a moto e o carro.

Estaria tudo bem, se essa prática da dafra de colocar menos óleo do que o nível mínimo recomendado por eles mesmos não colocasse vidas em risco. Se o problema fosse só a durabilidade dos motores, eu não perderia tanto tempo falando disso. 

No começo do fórum tínhamos um participante que adorava sua kansas, o Paulinho Alma. Conversávamos muito por aqui e ele tomava muito cuidado com a moto dele, foi dos primeiros a abraçar a ideia de usar 1,2 litro de óleo (na época que achávamos que 1,2 litro seria suficiente). 

Mesmo assim o motor dele estourou duas vezes na rodovia Anhanguera, ele passou por duas situações de quase morrer com os caminhões que trafegam por lá. Quem conhece essa rodovia sabe que o trânsito é pesado, travar o motor no meio da pista e sobreviver é quase um milagre. 

O motor fundido daquela moto do casal na serra de Ubatuba, isso ocorreu numa tarde de domingo, todo mundo voltando do litoral. A Oswaldo Cruz é pista simples, eles tiveram muita sorte de conseguir jogar a moto para o acostamento sem ninguém passar por cima.

Quem já caiu na frente de um caminhão e conseguiu pular fora, como eu, ou já viu um acidente envolvendo um motociclista caído e um caminhão, não fica indiferente a uma coisa dessas.

Mas o pessoal da dafra só anda de carro, pode apostar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  YgorP Sex Dez 06, 2013 11:31 am

Entendi sua preocupação Jeff já passei alguns apertos nenhum chegou perto do que você mencionou, mas todo motor de moto, novo velho, bem cuidado ou mal está fadado a a ir embora sem justa causa, como diz minha mãe moto não foi feita para ficar em pé.
Inclusive os ajustes da relação secundária que você já mencionou tb, mas o que eu estou querendo dizer é o quanto está mais perigoso pilotar uma kansas que pode ir embora o motor ou quebrar o quadro em uma hora dessas, por isso citei a enquete seria bom saber o quanto o produto está fora da média o quanto está mais perigoso andar de moto kansas ou speed.
Acho que na atual conjuntura ecônomica quem tem condições de ter uma kansas pode ter um carro mais velho, mas tem a praticidade envolvida o custo com combustivel se você for para e analisar somente o risco ninguem compra moto, e nestas horas de aperto que você mencionou experiência é tudo, se você não tem não abuse, fui viajar de moto e parecia aquelas tiazinhas andando de scooter tamanha distância que deixei de caminhões e a velocidade que fazia as curvas (e pude ver que se tiver uma curva ao final de uma descida e tiver um caminhão atrás de você, de passagem se você preserva sua vida).

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o melhor óleo para a kansas 150? - Página 11 Empty Re: Qual o melhor óleo para a kansas 150?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos