Viagens em BR com a Super 100
+3
jeff
JotaMotors
marisco
7 participantes
Página 1 de 1
Viagens em BR com a Super 100
Favor, contem seus relatos, como foi, tempo, recomendações:)
marisco- Forista
- Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011
Re: Viagens em BR com a Super 100
Amigo,
Pra te ser sincero não recomendo pegar estrada com uma Super 100 não. A moto é legal, boa e etc... Mas não tem estrutura mecânica para lhe oferecer segurança.
Na estrada existem muitos fatores a ser considerados: vento lateral, desníveis de terreno, outros veículos (principalmente caminhões) e etc...
Tudo isso deve ser considerado antes de uma viagem pelas estradas.
Abraço,
Pra te ser sincero não recomendo pegar estrada com uma Super 100 não. A moto é legal, boa e etc... Mas não tem estrutura mecânica para lhe oferecer segurança.
Na estrada existem muitos fatores a ser considerados: vento lateral, desníveis de terreno, outros veículos (principalmente caminhões) e etc...
Tudo isso deve ser considerado antes de uma viagem pelas estradas.
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Viagens em BR com a Super 100
Ressuscitando o tópico aqui que vejo que é antigo, mas sei que muita gente tem essa curiosidade pela 100 nas BR's e eu sou novo no fórum, to empolgado pra escrever rss
Basicamente é o que o Ed falou. Vou só relatar minhas experiências pessoais...
Já viajei várias vezes em pequenos trechos de 50km ida + 50 de volta e fiz uma viagem um pouco maior, de 250km no total.
Do conforto:
Não é confortável! Pra manter uma velocidade aceitável vc tem que manter ela nas rotações mais altas (entre 7000 e 9000) o tempo todo. Isso é ruim pro motor, que terá um desgaste tremendo, e é ruim pro piloto, pois uma constante de rotação alta na super 100 faz com que o barulho seja algo realmente que incomoda a audição. Além disso, a vibração é alta e vc fica todo "eletrizado" quando para a moto.
Da segurança:
Vc só ultrapassa bem aqueles caminhões mega carregados que sobem ladeiras a 40km/h. Tem que aproveitar esses momentos de subida, quando eles estão fragilizados, pra passar. Uma vez que nas subidas ela fica na casa dos 60km/h e a maioria das carretas e caminhões ficam abaixo disso nessas circunstâncias - isso elimina o tal do vácuo. Se tiver passando muitos carros na faixa de velocidade na hora da subida... Aí vc tem que aguentar o tranco atrás do bichão! rss
A estabilidade só é boa até 80. Mais que isso a moto atinge em alguns momentos, dependendo da regulagem até mais de 100 mesmo, mas além de estar judiando do motor, ela põe vc em tendência camicase (vôo direto com destino à ... vc sabe...).
Obs: se for uma BR sem duplicação, eu não recomendo de jeito nenhum!
Da possibilidade de garupa:
Nunca levei em viagens. Mas pelas experiências vividas sozinho, eu taxo isso como inviável.
Conclusão: se tem pela frente uma boa rodovia, duplicada e com tráfego não muito intenso, dá pra percorrer pequenos trechos entre 50 e 100km, numa velocidade média de 60 a 80km/h sem arrebentar o motor e sem colocar sua vida em tanto risco. Tirando dessas condições, a moto pode até dar mais um poquinho e vai da coragem de cada um, mas eu lhe diria que apostar nisso é perigoso demais da conta!
NÃO QUERO MAIS ISSO PRA MINHA VIDA
Basicamente é o que o Ed falou. Vou só relatar minhas experiências pessoais...
Já viajei várias vezes em pequenos trechos de 50km ida + 50 de volta e fiz uma viagem um pouco maior, de 250km no total.
Do conforto:
Não é confortável! Pra manter uma velocidade aceitável vc tem que manter ela nas rotações mais altas (entre 7000 e 9000) o tempo todo. Isso é ruim pro motor, que terá um desgaste tremendo, e é ruim pro piloto, pois uma constante de rotação alta na super 100 faz com que o barulho seja algo realmente que incomoda a audição. Além disso, a vibração é alta e vc fica todo "eletrizado" quando para a moto.
Da segurança:
Vc só ultrapassa bem aqueles caminhões mega carregados que sobem ladeiras a 40km/h. Tem que aproveitar esses momentos de subida, quando eles estão fragilizados, pra passar. Uma vez que nas subidas ela fica na casa dos 60km/h e a maioria das carretas e caminhões ficam abaixo disso nessas circunstâncias - isso elimina o tal do vácuo. Se tiver passando muitos carros na faixa de velocidade na hora da subida... Aí vc tem que aguentar o tranco atrás do bichão! rss
A estabilidade só é boa até 80. Mais que isso a moto atinge em alguns momentos, dependendo da regulagem até mais de 100 mesmo, mas além de estar judiando do motor, ela põe vc em tendência camicase (vôo direto com destino à ... vc sabe...).
Obs: se for uma BR sem duplicação, eu não recomendo de jeito nenhum!
Da possibilidade de garupa:
Nunca levei em viagens. Mas pelas experiências vividas sozinho, eu taxo isso como inviável.
Conclusão: se tem pela frente uma boa rodovia, duplicada e com tráfego não muito intenso, dá pra percorrer pequenos trechos entre 50 e 100km, numa velocidade média de 60 a 80km/h sem arrebentar o motor e sem colocar sua vida em tanto risco. Tirando dessas condições, a moto pode até dar mais um poquinho e vai da coragem de cada um, mas eu lhe diria que apostar nisso é perigoso demais da conta!
NÃO QUERO MAIS ISSO PRA MINHA VIDA
JotaMotors- Novato
- Número de Mensagens : 6
Idade : 37
Moto : Super100
Data de inscrição : 27/05/2011
Re: Viagens em BR com a Super 100
Ótima contribuição, Jota!
É importante que a experiência de um usuário sirva para alertar/conscientizar os novatos sobre os riscos e vantagens que uma moto oferece.
Muitos novatos pensam que todas as motos têm um desempenho parecido, mas isso não é verdade. A potência do motor é fundamental na estrada, assim como a estabilidade proporcionada pelo peso maior.
Das motos lançadas pela dafra até hoje (28/05/2011), somente a kansas 250 e a citycom encaram a velocidade dos caminhões na estrada com boa segurança, porque chegam a 125-130 km/h reais de velocidade máxima. A apache atinge 115 km/h, está no limite, encara uma rodovia Bandeirantes com margem de segurança com o piloto sozinho. Com garupa, já entra na faixa do esforço pesado para o motor, que não deve ser mantido por tempo prolongado.
Kansas e Speeds atingem 95-100 km/h reais. A super100 no máximo 85 km/h, falando em velocidade real, sem o erro do velocímetro. Na estrada, não dá para manter esse ritmo por muito tempo, senão o motor se aquece demais e pode até travar. Travar a 100 por hora na frente de um caminhão não é legal.
Agora note que estou falando das motos dafra, mas esse raciocínio se aplica a qualquer motor de qualquer fabricante. Exigir tudo que o motor é capaz de fornecer é o que se faz em corridas, e isso implica recondicionar o motor antes da próxima competição. Se você pega estrada continuamente, exigindo o máximo do motor todas as vezes, uma hora alguma coisa vai acabar se quebrando. Mas nem todo mundo tem essa consciência.
Por isso, o recomendável em estradas é contar com uma reserva para viajar longas distâncias (ou pequenas distâncias todos os dias) com tranquilidade. Se uma moto tem velocidade máxima de 130 km/h, você pode viajar tranquilo a 105 km/h (80% da máxima) e exigir um pouco mais na hora de fazer ultrapassagens, que o motor não estará sobrecarregado.
Isso se chama velocidade de cruzeiro, que é aquela que pode ser mantida por longos períodos sem prejuízo para o motor em curto prazo. Se estiver levando garupa, automaticamente o motor estará fazendo mais força, então convém diminuir ainda um pouco mais a velocidade de cruzeiro.
Tudo isso tem de ser levado em conta quando se pensa em andar com uma moto na estrada com frequência. Ou na hora de comprar uma moto pensando nessa possibilidade.
Um abraço,
jeff
É importante que a experiência de um usuário sirva para alertar/conscientizar os novatos sobre os riscos e vantagens que uma moto oferece.
Muitos novatos pensam que todas as motos têm um desempenho parecido, mas isso não é verdade. A potência do motor é fundamental na estrada, assim como a estabilidade proporcionada pelo peso maior.
Das motos lançadas pela dafra até hoje (28/05/2011), somente a kansas 250 e a citycom encaram a velocidade dos caminhões na estrada com boa segurança, porque chegam a 125-130 km/h reais de velocidade máxima. A apache atinge 115 km/h, está no limite, encara uma rodovia Bandeirantes com margem de segurança com o piloto sozinho. Com garupa, já entra na faixa do esforço pesado para o motor, que não deve ser mantido por tempo prolongado.
Kansas e Speeds atingem 95-100 km/h reais. A super100 no máximo 85 km/h, falando em velocidade real, sem o erro do velocímetro. Na estrada, não dá para manter esse ritmo por muito tempo, senão o motor se aquece demais e pode até travar. Travar a 100 por hora na frente de um caminhão não é legal.
Agora note que estou falando das motos dafra, mas esse raciocínio se aplica a qualquer motor de qualquer fabricante. Exigir tudo que o motor é capaz de fornecer é o que se faz em corridas, e isso implica recondicionar o motor antes da próxima competição. Se você pega estrada continuamente, exigindo o máximo do motor todas as vezes, uma hora alguma coisa vai acabar se quebrando. Mas nem todo mundo tem essa consciência.
Por isso, o recomendável em estradas é contar com uma reserva para viajar longas distâncias (ou pequenas distâncias todos os dias) com tranquilidade. Se uma moto tem velocidade máxima de 130 km/h, você pode viajar tranquilo a 105 km/h (80% da máxima) e exigir um pouco mais na hora de fazer ultrapassagens, que o motor não estará sobrecarregado.
Isso se chama velocidade de cruzeiro, que é aquela que pode ser mantida por longos períodos sem prejuízo para o motor em curto prazo. Se estiver levando garupa, automaticamente o motor estará fazendo mais força, então convém diminuir ainda um pouco mais a velocidade de cruzeiro.
Tudo isso tem de ser levado em conta quando se pensa em andar com uma moto na estrada com frequência. Ou na hora de comprar uma moto pensando nessa possibilidade.
Um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Viagens em BR com a Super 100
Legal mesmo a contribuição do Jota! Abri essa questão pois na época estava me coçando pra viajar uns 300kms, uns 150 ida de volta. Acabei não indo e vendido a Super 100 para uma 125. Segundo outros relatos até dá pra pegar estrada com uma 125cc, apesar dos desconfortos em buracos, ultrapassagens e outras coisas. Ideal mesmo são motos de grandes cilindradas e aquelas trails acima de 250cc, segundo me falaram, o que não impede de nos arriscar em veículos menores.
Dizem que no interior do Nordeste andam de Honda Pop100 nas estradas direto sem capacetes, garupaS e carregando bode/galinha/porco... Até de cinquentinhas!
Dizem que no interior do Nordeste andam de Honda Pop100 nas estradas direto sem capacetes, garupaS e carregando bode/galinha/porco... Até de cinquentinhas!
marisco- Forista
- Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011
Re: Viagens em BR com a Super 100
O ruim de motos de baixa cilindrada é que se viaja com o motor beirando o limite, não tem sobra de motor para ultrapassagens , nem para subidas íngremes. Com isso se torna mais perigoso.
Abraço!
Dan.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Viagens em BR com a Super 100
Dan Floripa escreveu: O ruim de motos de baixa cilindrada é que se viaja com o motor beirando o limite, não tem sobra de motor para ultrapassagens , nem para subidas íngremes. Com isso se torna mais perigoso.
Abraço!
Dan.
Disse tudo brother
e o condutor não pode se esquecer disso porque ficar lado a lado com caminhão e ônibus e não render é cruel!
abss
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Idade : 61
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
Re: Viagens em BR com a Super 100
E a legislação?
Até hoje não consegui achar uma resposta de qual é a cc mínima que pode rodar nas estradas.
Até hoje não consegui achar uma resposta de qual é a cc mínima que pode rodar nas estradas.
brother.mga- Novato
- Número de Mensagens : 9
Moto : Super100
Data de inscrição : 28/09/2009
Re: Viagens em BR com a Super 100
Conforme o site da ABRAM, de acordo com o novo código de trânsito, somente ciclomotores estão proibidos. Antigamente, somente 125 para cima podiam pegar a estrada.
Fonte: http://abrambrasil.org.br
Segundo o artigo 244, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro, configura infração de trânsito de natureza média a condução de ciclomotor (veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cilindradas e velocidade máxima de fabricação inferior a 50 km/h) em vias de trânsito rápido ou rodovias - esta é a única proibição expressa do CTB.
Agora há estradas e estradas. Uma coisa é pegar uma estrada secundária onde a velocidade máxima é 80 km/h. Mais ou menos tranquilo para qualquer moto, porque sempre vai ter gente andando a mais do que isso.
Muito diferente é pegar uma Bandeirantes, Rodoanel, Dutra, Fernão Dias... onde ninguém anda a menos de 80 km/h... a velocidade real da kansas em estrada é de 90 km/h. uma super100 deve chegar no máximo a 80 km/h reais.
Em estradas como essas, se bobear o pessoal passa por cima até de moto 150. Não é à toa que a antiga 200 da honda se chamava Strada.
Um abraço,
jeff
Fonte: http://abrambrasil.org.br
Segundo o artigo 244, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro, configura infração de trânsito de natureza média a condução de ciclomotor (veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cilindradas e velocidade máxima de fabricação inferior a 50 km/h) em vias de trânsito rápido ou rodovias - esta é a única proibição expressa do CTB.
Agora há estradas e estradas. Uma coisa é pegar uma estrada secundária onde a velocidade máxima é 80 km/h. Mais ou menos tranquilo para qualquer moto, porque sempre vai ter gente andando a mais do que isso.
Muito diferente é pegar uma Bandeirantes, Rodoanel, Dutra, Fernão Dias... onde ninguém anda a menos de 80 km/h... a velocidade real da kansas em estrada é de 90 km/h. uma super100 deve chegar no máximo a 80 km/h reais.
Em estradas como essas, se bobear o pessoal passa por cima até de moto 150. Não é à toa que a antiga 200 da honda se chamava Strada.
Um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Viagens em BR com a Super 100
Pow marisco !!! fala assim do Nordeste não meu velhinho !!!! Mas que é verdade é camarada !!!, no interior você verá até transporte de vaca com uma amante em cima de uma 50 tinha !!!!marisco escreveu:Legal mesmo a contribuição do Jota! Abri essa questão pois na época estava me coçando pra viajar uns 300kms, uns 150 ida de volta. Acabei não indo e vendido a Super 100 para uma 125. Segundo outros relatos até dá pra pegar estrada com uma 125cc, apesar dos desconfortos em buracos, ultrapassagens e outras coisas. Ideal mesmo são motos de grandes cilindradas e aquelas trails acima de 250cc, segundo me falaram, o que não impede de nos arriscar em veículos menores.
Dizem que no interior do Nordeste andam de Honda Pop100 nas estradas direto sem capacetes, garupaS e carregando bode/galinha/porco... Até de cinquentinhas!
Abraço Fred
fredericorosario- Novato
- Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Localização : fortaleza
Moto : Super100
Data de inscrição : 09/09/2013
Re: Viagens em BR com a Super 100
Opa,
Não é só no interior do Nordeste não!
Qualquer cidade, um pouco mais afastada de grandes centros a gente encontra os heróis (desafiando as leis da física e as leis do homem). Triste, mas é verdade!! Em qualquer Estado, seja do Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste ou Norte.
Abraço,
Não é só no interior do Nordeste não!
Qualquer cidade, um pouco mais afastada de grandes centros a gente encontra os heróis (desafiando as leis da física e as leis do homem). Triste, mas é verdade!! Em qualquer Estado, seja do Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste ou Norte.
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Viagens em BR com a Super 100
É vero Edifrans !!! Falou e disse meu chapa !!!Edifrans escreveu:Opa,
Não é só no interior do Nordeste não!
Qualquer cidade, um pouco mais afastada de grandes centros a gente encontra os heróis (desafiando as leis da física e as leis do homem). Triste, mas é verdade!! Em qualquer Estado, seja do Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste ou Norte.
Abraço,
fredericorosario- Novato
- Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Localização : fortaleza
Moto : Super100
Data de inscrição : 09/09/2013
Tópicos semelhantes
» Aventuras/Viagens/Possíveis destinos...
» Viajem para Ubatuba 1500 km de estrada
» Viagens de kansas
» Viagens Realizadas
» viagens Apache - desempenho e emoções
» Viajem para Ubatuba 1500 km de estrada
» Viagens de kansas
» Viagens Realizadas
» viagens Apache - desempenho e emoções
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos