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Mensagem  Hebert Carlos Junior Seg Jun 27, 2011 4:03 pm

Amigos usuários da Laser;

Sabemos que há muitos usuários de Laser 150cc por ai, mas poucos conhecem meios para melhorar ou mesmo contornar a dependência direta de peças junto a Dafra. Estarei compartilhando com vocês algumas descobertas e passos que estou tomando para arrancar um pouco mais dessa motoneta, e com isso tornar mais seguro viagens num ritmo de velocidade maior.

Inicialmente, a realização desses passos precisará da intervenção de cartão de crédito internacional, que em dias de hoje, se oferece em cada esquina. Isso porque todas as motos comercializadas pela Dafra vem de fora, e logo, as ofertas de peças e otimizações vem de lá também.

Para quem não conhece ainda, nossa Laser 150cc na verdade, no mercado externo se chama Roketa MC-46.
Essa moto possui um motor 150cc clonado Honda (isso mesmo, é um projeto honda) cujo prefixo é denominado GY6. Para comprovar isso, basta você olhar o parafuso de suporte ao filtro de óleo, que lá estará gravado. Esse motor é extremamente mutável, aplicado desde scooter de 50cc e podendo alcançar 200cc apenas trocando o kit de pistão/camisa/cabeçote...

Inicialmente, depois da compra da minha a alguns meses (achei uma 0Km numa concessionaria e por saber do canivete suiço que ela permite ser, comprei), começei a vasculhar na internet como poder realizar viagens de passeio num regime de 100Km/h sem comprometer tanto os componentes mecânicos. Sabemos que nesse regime de velocidade, é certo que estaremos trabalhando com alto RPM. Por se tratar de uma scooter, em que o motor esta embutido na carenagem, além do fato que a refrigeração é forçada, é certo que a temperatura deste se eleve a pontos acima do normal (90°C) o que pode levar a queda de vida útil do lubrificante, devido a perda de viscosidade, além de ampliar o índice de carbonização.

Assim sendo, meu primeiro passo foi:

1. Aplicação de comando de valvulas racing (A14) previlegiando maior tempo de abertura de valvulas de escape e admissão;
2. Instalação de medidor de temperatura de óleo;
3. Radiador de Óleo;
4. Filtro de ar esportivo;
5. Tachmetro Digital (conta-giros).

Do comando de válvulas:

Todo motor colocado no mercado anda dentro de uma faixa de de segurança que privilegie a baixa emissão de poluentes e tenha um índice de avaria perto de 0%. Só que considerando de 0 a 100%, muitas vezes essa margem é extremamente absurda, comprometendo o rendimento do motor, e que fugir dessa faixa com moderação, permite que ganhemos performance sem comprometer a vida útil desde. Há inumeros tipos de comando de vávulas para esse modelo de motor, que partem do standart que conhecemos (nada tão ruim por sinal) até o A8 (com o máximo de abertura das válvulas) indicado para competição e que vai extrair o máximo do cabeçote.

Como meu propósito não é velocidade final (embora acabe favorecido), mas sim torque... pois quero subir pequenos declives sem perda de velocidade, o A14 é a melhor proposta. Ele aumenta a abertura de valvulas em quase 50%, bem com tempo em que esta permanecera aberta em 20%. Isso permitirá uma maior admissão de combustível, bem como de exaustão. Com isso, relatos em foruns internacionais apontam ganho de ATÉ 2cv, dependendo do conjunto otimizado. Nesse caso já pulamos de 11cv para 13cv. (passamos da bugman 125cc e estamos encostando na titan 150cc). Posteriormente mando um gráfico apontando as diferenças de abertura de vávulas de acordo com o comando escolhido.

Do Radiador de Óleo:

Maior regime de rotação, maior será o calor gerado! Sabemos que dado a duração desse regime de rotação, a eficiência de refrigeração forçada presente na Laser 150cc não vai dar conta do recado. E como ajudar nesse ponto? Esfriando o óleo! Com a refrigeração do óleo, e este em circulação pelo motor, acabamos por sua vez conduzindo a este baixar sua temperatura pelo conceito de troca de calor. O radiador de óleo disponível no mercado internacional é instalado junto ao motor sem nenhuma adaptação (nenhuma gambiarra). Todo o kit é instalado junto a bomba de óleo, removendo a peça já presente na moto e pondo uma que acompanha o Kit. Esta peça condizirá o óleo quente para um filtro e em seguida para o radiador de óleo, que ser instalado dentro da caixa de rodas dianteira, podendo ficar inclusive atrás a tomada de ar existente, evitado avarias na carenagem. Ele óleo retornará a mesma peça que entrega ao motor via a bomba de óleo.

Temperatura do Óleo:

Embora saibamos que com esse processo, teremos o óleo mais frio, isso não justifica que não precisará ser monitorado vez ou outra. No meu caso, como o Nordeste rotinamente é quente, eu julgo útil. Manter ele no regime de até os 90°C é o ideal, visto que acima disso ele passa a perder eficiência lubrificante.

Filtro de Ar Esportivo.

Sabemos que esse tipo de peça tem sua eficiência questionável em virtude de menor rigor na filtragem do ar. Mas, convenhamos que a tela de espuma original da Laser é bem obstrutiva. Minha idéia não é radicalizar, até porque confesso ser bem conservador, e reintero que não quero fazer rachas em sinais, ou sair dando final na moto. A minha proposta é usar sim o filtro de ar esportivo, mas dentro da caixa original da Laser sem a tal espuma, evitando assim impurezas maiores e garantindo uma admissão de ar mais eficiente.

Do tacômetro.

Esse, é uma margem para o segundo passo, a ser realizado após a conclusão dessa primeira fase. Sabemos que o regime de torque de um motor tem começo, meio e fim. Essa ferramente me informará a faixa de rotação em que passo a maior para do tempo, principalmente em cruzeiro. Como nessa primeira fase, podemos chegar perto dos 14cv, logo com mais força poderei manter a originalidade dos roletes do variador, ou se achar este defasado para a nova proposta, poderei altera-los, colocando ou mesmo intercambiando com pesos maiores. Essa alteração pode me conduzir a ter velocidade finais maiores, já que embora não seja meu foco, eu precisaria trazer a nova faixa de torque para o novo regime de rotação. Mas isso é assunto para daqui a alguns meses...

Bom, para os que simpatizam com a proposta, segue os links que adquiri as peças. Nesse momento, todas elas estão vindo para o Brasil, a medida que estiver com elas, compartilho com vocês com fotos, bem com o processo de montagem...

Radiador de Oléo (O site mostra modelos de instalação) - http://scooterchromeparts.com/#/racing-oil-cooler/4536392104
Termometro (modelo vareta de óleo) - http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=170286006722&sspagename=STRK%3AMEWAX%3AIT&viewitem=
Comando de Válvulas A14 - http://www.scrappydogscooters.com/125_150cc_Performance.html
Tacômetro - http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=180590559293&viewitem=&sspagename=ADME%3AL%3AOC%3AUS%3A1123

======================================================================================

Acredito que muitos pergutariam, e peças... sabes onde tem? Sim... direto da fábrica... segue os links de presente!!! (Detalhe, a ROKETA MC-46 tem fárois trazeiros diferente, a Dafra personalizou apenas esse item, mas do resto, é tudo igual.)

http://www.roketa.com/product/product_support.jsp?cateID=2610&sonCateID=0&proID=2642

Tenham bom proveito...
Abraços a todos...
HJunior.


Última edição por hjunior em Qui Jul 21, 2011 9:17 pm, editado 1 vez(es)

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Otimizações para Laser Empty Continuando...

Mensagem  Hebert Carlos Junior Ter Jun 28, 2011 11:37 am

Conforme mencionando, ai esta as diferenças entre as atuações dos modelos diferentes de comando de valvulas:

Otimizações para Laser Gy6valvulas

HJunior.

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Otimizações para Laser Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Aloysio Sáb Jul 02, 2011 6:12 pm

Parabéns pelo tutorial. O que eu mais me interessaria é colocar um kit de 200cc. Se o bloco do moto for o mesmo, eu poderia fazer com peças nacionais. Meu medo a parte de baixo do moto são suportar o peso de um pistão maior. Ouvir dizer que o cilindro tem a parede muito fina para retifica. Não sei se procede.
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Otimizações para Laser Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Aloysio Sáb Jul 02, 2011 6:14 pm

Olha que das scooter no mercado a laser é a que melhor tem entrada de ar frontal para ventilação do motor.
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Otimizações para Laser Empty Termometro já chegou...

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qua Jul 06, 2011 3:13 pm

Como prometido...

Chegou hoje a primeira peça do conjunto solicitado, sendo ele o termometro de óleo.

Otimizações para Laser Termoleo

Como se percebe, ele assumirá o local da vareta de óleo. Seu acabamento é muito bom, composto na maior parte de alumínio, e sua sensibilidade é bastante elevada. Facilmente é possível ver o ponteiro elevando-se a partir da temperatura ambiente (24°C) até mais de 30°C no toque da mão (temperatura do corpo) em questão de segundos.

Da compra a chegada aqui passou-se 20 dias, e o produto não foi tributado pela Receita.
Vamos aguardar o resto.

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Otimizações para Laser Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qua Jul 06, 2011 3:53 pm

Aloysio escreveu:O que eu mais me interessaria é colocar um kit de 200cc.

Bom, isso eu sei que é possível, pois há disponível kits para essa cilindrada na internet, mas resalvo ser própria para o GY6.

Aloysio escreveu:Se o bloco do moto for o mesmo, eu poderia fazer com peças nacionais. Meu medo a parte de baixo do moto são suportar o peso de um pistão maior.

No caso do Kit importado, o bloco permanece sendo o mesmo, inclusive a base do pistão. Outro detalhe é que os kit importados vem com pistão de competição que são muito leves e curtos, para minimizar esse eventual problema.

Aloysio escreveu:Ouvir dizer que o cilindro tem a parede muito fina para retifica. Não sei se procede.

Sim, com 200cc a parede fica fina em relação aos parafusos de fixação do cabeçote, mas há na internet quem pôs kit de 223cc... Já imaginou o quanto ficou fino!!!

Não arrisque e comprometa sua scooter, se for investir nisso de fato, adquira o kit já preparado pelos caras, pois é só por e rodar... Experiências com alternativas nacionais podem não dar o resultado esperado e sucessível a quebras. Cogite a autonomia... você pode ter um consumo alto e acabar parando muito em postos para abastecer, já que o tanque dela é de 5 litros. Se quiseres viajar numa rota de 100km, terias que repensar... Pense nisso...

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Mensagem  CesarDhal Qua Jul 13, 2011 1:33 pm

Junior gostei muito das dicas. Ando procurando kits que melhorem a perfomance da Laser, e vc disse que é melhor otimizar do que embrabar a scooter, concordo com vc.
Aumentar a autonomia e a velocidade cruzeiro e outros itens nela será bem legal.
Voce por acaso tem alguma dica pro tanque de gasolina?
Pois nele só cabem cinco litros, e ainda não medi o consumo por litro dela, por que ta parada por falta de ipva pago....kkkk geek

Vc Acha que será interessante colocar um kit de 200 cc na Laser ou é demais?

Sei que vai colocar o radiador, e quando o fizer, poste as fotos para vermos o resultado final...
Tenho uma pretinha 2007/2008 e não estou afim de me desfazer dela, mesmo comprando outra moto.
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Otimizações para Laser Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qua Jul 13, 2011 4:34 pm

Ola Cesar, bem vindo ao time que buscam por resultados mais condizentes do motor da Laser!

CesarDhal escreveu:Ando procurando kits que melhorem a perfomance da Laser, e vc disse que é melhor otimizar do que embrabar a scooter, concordo com vc. Aumentar a autonomia e a velocidade cruzeiro e outros itens nela será bem legal.

Cesar, há inúmeras soluções que nos permitirá otimizar o conjunto... e vou te compartilhar umas informações que te farão pensar... Por hora, vamos pensar na autonomia, sem que precisemos mexer no tanque de combustível, ok.

No meu projeto já agreguei mais valor com a aquisição de um outro conjunto, mais antes de apresentar-los vamos aos pontos mecânicos. A velocidade e autonomia esta ligado a duas variáveis, sendo elas o RPM do motor e o conjunto de tração (variador e embreagem). Vamos focar no conjunto de tração... você já viu como trabalha o cambio CVT de uma scooter? Se não pesquise no google e youtube e entenderas. Uma vez compreendido quero que entendas que este conjunto tem seu mínimo e máximo mecanicamente. Em outras palavras, o variador tem seu máximo de abertura e fechamento, assim com o conjunto de embreagem.

Com a scooter contando em torno de seus 1500 RPM, o variador estar completamente fechado e o conjunto de embreagem aberto. A medida que a rotação do motor sobe, os pesos presente no variador obriga-o a abrir e a embreagem a fechar. Essa tarefa tem um limite máximo de abertura. O que quero dizer na sua essência é que, podemos colocar maior força ou mesmo cilindrada, mas mecanicamente a moto não passará de uma determinada velocidade.

Então, como poderiamos contornar a limitação mecânica?
Resposta: Relação da Tração.

Aí eh que tá o que procuramos!

Imagine agora, você conduzindo a 60km/h e que sua Laser esteja a 7000 RPM. Digamos que seu consumo esteja ficticiamente na ordem de 28Km/l.
Imagine então, você conduzindo a 60km/h e que sua Laser esteja a 5500 RPM. Baixamos o RPM e logo, menos combustível ela consumirá... o desfecho é autonomia maior.

Assim, a 7000 RPM você estará agora não mais a 60Km/h, mas sim a 80Km/h.

Mas vamos aos dados técnicos que embasam o que afirmo. Atualmente a relação do motor GY6 de 150cc é de 14/40, e calculando as variáveis do conjunto cheguei a seguinte informações:

Dados para a Laser 150cc Original

Relação (2,85:1) 14/40
RPM KM/h Milhas/h
1000 10,39 6,49
1500 15,59 9,74
2000 20,78 12,99
2500 25,98 16,24
3000 31,17 19,48
3500 36,37 22,73
4000 41,56 25,98
4500 46,76 29,23
5000 51,96 32,47
5500 57,15 35,72
6000 62,35 38,97
6500 67,54 42,21
7000 72,74 45,46
7500 77,93 48,71
8000 83,13 51,96 -----> Limite sensato de RPM para o motor. Acima disso começa a se tornar arriscado para um original.
8500 88,32 55,20
9000 93,52 58,45
9500 98,72 61,70

Comprei para mim, avaliando fatores pessoais (peso, frequencia em que levo pessoas, meus trechos mais frequentes) e optei pela relação de 15/38, ou seja 2,53:1. Segue os resultados a serem alcançados...

Relação (2,53:1) 15/38
RPM KM/h Milhas/h
1000 13,19 8,24
1500 19,78 12,36
2000 26,37 16,48
2500 32,96 20,60
3000 39,56 24,72
3500 46,15 28,84
4000 52,74 32,96
4500 59,34 37,09
5000 65,93 41,21
5500 72,52 45,33
6000 79,12 49,45
6500 85,71 53,57
7000 92,30 57,69
7500 98,89 61,81
8000 105,49 65,93
8500 112,08 70,05
9000 118,67 74,17
9500 125,27 78,29

Viu a diferença? A 8000 RPM, por exemplo, salto de originais 83Km/h para 105km/h.
Se você for mais magro que eu (tenho 95Kg) pode inclusive optar pro outra relação, como a 15/36 que a 8000 RPM 117Km/h e a 9500 RPM estará a 140Km/h.

Se você olhar a tocada de 60km/h, otimo para a relaçao velocidade/consumo, estou saindo da faixa de 6000 RPM para 4500 RPM. Ai te pergunto, precisamos ainda mexer com tanque de combustível?

Não quero incitar ninguém, mas já alcancei mais de 40Km/l na minha, atualmente estou nos 32 a 35Km/l.
Com isso já imaginou para onde irá esse consumo? Já imaginou, no meu caso pular de 170km de autonomia para 200 ou 210km?

CesarDhal escreveu:Vc Acha que será interessante colocar um kit de 200 cc na Laser ou é demais?

Cesar, cada um conduz as coisas ao seu perfil. Se você pede minha opnião o que posso dizer-lhe é... não precisa!
* Você não conduzirá a moto carregando duas pessoas obesas, pois a moto não suporta esse peso. O máximo dela é 150Kg.
* Você, com mais agressivo que seja seu setup, certamente se acidentará e correrá risco de morte em velocidades acima dos 140. A "motoneta" não foi projetada para isso.
* Você quer arrancada, trabalhe no variador, só mexendo nele você pode saltar na frente de muitas mostos num sinal, inclusive de 200cc, gastando pouco.
* Você certamente terá que visitar os postos de combustíveis com uma maior frequência.

Mas quer algo mais... então pense primeiro em:

* Kits de 150cc com 4 valvulas, com comando de competição.
* Kits de 170cc ou 180cc, com comando de competição, escape e filtros de competição, CDI de competição com limitação de 9500 RPM ou mesmo sem limite de giro, velas de Iridium, alta compressão.

* Que chegar ao extremo, some este último a um kit turbo... (sim... há kit turbo para esse motor! É do tamanho da palma de nossa mão.)


CesarDhal escreveu:Sei que vai colocar o radiador, e quando o fizer, poste as fotos para vermos o resultado final...
Sim Cesar, estarei colocando isso e as demais peças compradas.
Estarei postando o passo-a-passo de todo o andamento, bem como os resultados e impressões pessoais no final de tudo... é só acompanhar aqui.

Meu comando de válvulas e o kit de radiador já estão no Brasil e deverão estar comigo na outra semana. De posse dele, já envio fotos para que vejam.

Qualquer dúvida e necessidade de orientações, o que estiver na minha alçada, estarei a dispor...

Abraços

Hjunior

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Mensagem  CesarDhal Qui Jul 14, 2011 10:03 am

Bom Dia HJunior!

Sei como funciona sim o CVT, mexi com moto bastante tempo, mas aprendi o funcionamento do CVT depois que comprei a Laser, por diversos motivos, mas o principal é que essa garotada que mexe nelas nas CC não são nada criteriosos, mas eu sou.

Quanto as suas dicas de alterações, são muito boas, principalmente para mim que estou "começando", por assim dizer, a fazer toda a manutenção dela.

Ja troquei quase toda a carenagem por conta de tombo da minha namorada com ela
Priorizo as alterações que pode me traduzir em mais alguns HP´s e mais Km na autonomia, pois ando só ou com minha namorada, nós dois juntos pesamos por volta de 150 kilos +-, e quando estiver tudo certo não pretendo me desfazer dela.

O cabeçote de competição de 4 valvulas, variador com contrapeso melhores, correia de alta resistencia, não necessariamente klevar, o radiador e termometro do oleo, contagiros eletronico, verificaçao constante da suspensão e outros detalhes que fazem a diferença para manter a longevidade do scooter.
Por isso meu amigo, nada de turbo, assim a pobrezinha desmonta....

Para vc ter uma ideia de descaso com manutenção de motos, um conhecido meu recentemente teve um prejuizo de R$ 2.350,00 em peças do motor e M.O. em uma CB450, a moto ficou detonada, mesmo ele tendo feito o motor há dois anos. Diversos fatores colaboraram para tal, mas o principal foi ele não ter feito manutenção preventiva limpando carburador e trocando elementos da moto(oleo, filtro etc.)
Resultado? O carburador começou a jogar gasolina fora pelo suspiro, e ele simplesmente o ergeu acima do nivel da boia e a gasolina em excesso foi para o motor contaminando o oleo e travando o motor.
affraid

Bom meu camarada de forum, suas dicas e de outros e pesquisa na internet poderão me ajudar em muito a não fazer besteira, mesmo por que não estou procurando uma velocidade final alta, isto nem é seguro, mas uma boa performance.

Você disse que não seria necessario mexer no tanque, mas mesmo assim eu queria saber se há algum de maior capacidade, mas não muito, devido ao espaço disponivel nela, que possa ser trocado?

Volteremos a trocar ideias aqui em breve, e espero regularizar minha pretinha logo.
Abraços

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Jul 14, 2011 12:04 pm

CesarDhal escreveu:
Você disse que não seria necessario mexer no tanque, mas mesmo assim eu queria saber se há algum de maior capacidade, mas não muito, devido ao espaço disponivel nela, que possa ser trocado?

Bom dia Cesar...
O tanque de scooter são projetados para a proposta da moto, por serem econômicas, raros são os que vão além dos cinco litros. Os que encontramos, limita-se ao layout do chassi para sua acomodação, logo... não encontrei ainda uma solução "limpa" para esse impasse. Todavia, achei algo em paralelo muito usado na Europa por scootereiros, snowmobile, ATV, etc, sendo ele um reservatório extra que pode carregar de 300ml a 1 litro.

Esse reservatório é apropriado para condução de combustíveis, seja ele etanol, querosene, gasolina ou diesel, pois esses produtos possuem volatibilidade variada de acordo com a temperatura ambiente, neste reservatorio ele esta hermeticamente fechado, evitando evaporação e vazamentos independente da posição que ele esteja.

Na minha scooter, possuo um bauleto de 33L, o que posso utilizar o espaço debaixo do banco para esse propósito, ou mesmo criar um suporte para acomoda-lo, como sugere alguns estradeiros nos links que te envio.

Este é o produto: http://www.google.com/products?q=MSR+Fuel+Bottle&hl=en&aq=f

Meios de instalação: http://www.sport-touring.net/forums/index.php?topic=49311.0%3Ball

Espero ter contribuido...

Hjunior


Última edição por Hebert Carlos Junior em Qui Mar 08, 2012 10:13 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Ter Jul 19, 2011 4:37 pm

Continuando...

Chegaram os dois mais esperados itens que adquiri la fora, sendo eles o comando de valvulas A14 e o radiador de óleo. Como cheguei tarde na agência, só tive oportunidade de pegar o comando, pois o radiador foi taxado e não tinha tempo de pegar complementar o dinheiro e voltar antes do fim do expediente a agência.

Mas de posse do comando, estou satisfeito com a peça como um todo, onde ele estará apoiado nos rolamentos NTN fabricados no Japão, que compõe a peça.
Segue a foto dele, e não vejo a hora de por todo o conjunto e ver o resultado final...

Otimizações para Laser Comandoa14

Vou tentar arrumar tempo para pegar o radiador amanhã.

Abraços.

Hjunior

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Mensagem  Dom Luiz Ter Jul 19, 2011 5:37 pm

Cara, muito legal o seu relato.

Estou ansioso pra saber os resultados pra poder seguir os seus passos.

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Qua Jul 20, 2011 9:59 am

Dom Luiz escreveu:Cara, muito legal o seu relato.

Obrigado Luiz...

Vamos terminar o projeto e expor os resultados. Mas pelo que me parece, você tem uma Kansas... e este se aplica apenas a Laser. Atente a este detalhe Ok.

Abraços;
HJunior

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Jul 21, 2011 9:05 pm

No andamento...

Peguei nos correios o kit de radiador de óleo que compõe meu projeto de otimização da motoneta. Estava ansioso por ele pois para a finalidade que idealizo, este tem um papel importante no projeto, e sua ausência poderia a médio prazo me causar alguns transtornos.

Mas o que compõe o kit?

6x braçadeiras;
1x filtro de óleo externo;
1x conector para bomba de óleo;
1x mola de pressão para o conector da bomba;
1x radiador de óleo;
3x peças de mangueira de pressão e alta temperatura.

O layout de intalação será:

O óleo sairá do motor pelo conector através da pressão da bomba de óleo e pela mangueira chegará ao filtro externo. Depois dele, serguirá seu curso até o radiador de óleo, já limpo pela filtragem. Sairá em seguida desde com temperatura inferior de volta ao mesmo conector da bomba de óleo, sendo conduzido internamente as partes diversas do motor.

Este é o kit completo:

Otimizações para Laser Radiador02

Aqui esta um close-up do conector da bomba de óleo, perceba a presença dos furos na extremidade interior e outro na extremidade exterior.

Otimizações para Laser Radiador01

Só me resta chegar:

O tacômetro digital e o kit de relação 15/38.

Até sua chegada...
Hjunior

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Otimizações para Laser Empty Radiador de oleo

Mensagem  CesarDhal Qui Jul 21, 2011 10:08 pm

Boa Noite HJunior!

Chegou o radiador de oleo ...
Muito legal, mas minha pergunta é: - Pode-se colocar uma ventoinha nele?
Daquelas de 12 volts, pelo seguinte motivo, quando parada, mesmo com o radiador, não haverá troca de calor, e a ventoinha supriria a ausencia de movimento, ok?
Tem umas de fonte de micro que devem caber nela (acho que servem) sem muita adaptação. Mas pelo que sei o motor não tem nenhum sensor de temperatura, e seria necessario colocar um no radiador, ele serve de interruptor e liga a ventoinha quando a temperatura subir muito, e sei que os de carro são bem grandes ( o chamado cebolão), talvez de alguma moto que tenha radiador de oleo (não me vem a cabeça qual moto) mas seria perfeito.
Pensei melhor sobre a ventoinha de fonte de micro, talvez não seja forte o suficiente.
Ah! quando chegar a relação, mostra detalhadamente, pra a galera saber onde e como substituir e não fazer besteira, ok?
Na comunidade Laser do Orkut, tem um Laseiro de primeira, o Ivaldo, o cara substitui os contra pesos do variador que ele mesmo faz e pôe a dafrinha pra ralar. O camarada é bom, fez diversas adaptações na dele, que fizeram ela render bem.
Mano, abraços, aguardo mais novidades suas.
Cesar
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Mensagem  Hebert Carlos Junior Sex Jul 22, 2011 12:28 pm

Salve Cesar...

CesarDhal escreveu:mas minha pergunta é: - Pode-se colocar uma ventoinha nele?

Bom, se quiser colocar, nada impede... mas na prática isso não se faz! Deixa eu te explicar em alguns pontos:

1. Quando o motor fica quente (+60°C) o óleo ja esta com sua viscosidade diferente do que se ver com motor frio, ou seja, ele está mais grosso devido a atuação de seus variadores químicos. Com ele mais grosso, e com calor nele, se você por uma ventonhinha, é certo que depois que ela disparar quando você parar a moto depois de uma hora de transito intenso e pesado, por exemplo, o tempo que esse óleo levará a esfriar, talvez não reste mais amperagem para uma nova partida do motor em seguida.

2. Outro ponto relevante é que o ponto de ebulição do óleo é extremamente alto, logo não há riscos dele chegar a esse ponto, até porque o motor parou de produzir calor.

3. Com o motor desligado, se o radiador de óleo estiver acima do nível do motor (carter), por falta de pressão da bomba ele lentamente vai retornando ao carter devido a gravidade.

Vamos aos exemplos reais.

Honda CBX750F
Suzuki GSXF750
Honda CBR450
Honda CBX250
Honda CB400
Suzuki GS500
Suzuki Bandit 600

Todas essas citadas, possuem só radiadores de óleo, todas acima do carter, e nenhuma tras consigo refrigeração forçada. E olhe que as 750 esquenta muiiitttooooo no trânsito.

Outro detalhe que você tem que ficar atento Cesar é que o motor também não pode trabalhar plenamente frio. Lembrando de nossas aulas de física a décadas atrás, sabemos que todo material possui seu coeficiente de dilatação térmica. Com a dilatação do material, com foco a camara de combustão, o pistão e anéis vão criando a vedação ideal possibilitando o máximo de compressão no sistema. Se o motor estiver frio (fora da faixa ideal de operação), embora pequena para motores novos, e mais acentuada para motores já rodados, a compressão existirá mas não será a perfeita.

A proposta desse radiador é para que ele não faça com que o óleo vá além do seus limites de especificação, o que pode ser facilmente atingido com 1 hora de estrada a 80 ou 90km/h numa moto de motor embutido e refrigeração forçada como a nossa. Longe de mim deixar ele abaixo de, por exemplo, 60 a 70°C.

CesarDhal escreveu:Ah! quando chegar a relação, mostra detalhadamente, pra a galera saber onde e como substituir e não fazer besteira, ok?

Deixa comigo ... Wink


CesarDhal escreveu: Na comunidade Laser do Orkut, tem um Laseiro de primeira, o Ivaldo, o cara substitui os contra pesos do variador que ele mesmo faz e pôe a dafrinha pra ralar. O camarada é bom, fez diversas adaptações na dele, que fizeram ela render bem.

O variador é o passo inicial de quem quer começar a buscar desempenho gantando pouco. Algumas combinações permitem arrancadas bem rápidas.
O problema de fazer os próprios pesos é o material aplicado. Talvez o amigo que mencionou saiba ja disto, pois a temperatura é um inimigo forte dos roletes.
Isso se deve ao fato que o eixo do variador é a ponta do virabrequim do motor, que naturalmente admite muito calor internamente, sendo as principais fontes o próprio óleo e as detonações do pistão, que se propaga pelos materiais, além do atrito contínuo da correia.

O calor é tamanho que se você observar a tampa do CVT de sua Laser, verá que há uma entrada de ar na frente. Isso existe pois no disco do variador há paletas que forçam o ar entrar para esfriar-lo, e em paralelo a correia.

O roletes e correias devem ser composto por materiais que suportem altas temperaturas, sob pena de ter que com uma frequencia anormal, desmontar e montar todo o conjunto. Por isso o emprego de compostos como klevar e materiais de resistência a calor.

Certo que ele sabe disso, mas todo cuidado é pouco. Isso porque com o desgaste prematuro, a pena é perder cada vez mais velocidade final, pois vai se perdendo gramas e mais gramas, e se ele se desfazer (tipo, quebrar em pequenas particulas) pode levar junto a correia e o tambor de embreagem devido aos riscos que dexará nele.

Qualquer dúvida, estou as ordens...

Até a próxima...

HJunior

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Mensagem  gelatino Seg Jul 25, 2011 3:11 pm

Boa tarde hjunior eu já fiz muita coisa na laser se quiser trocar ideá comigo , se quiser fazer alguma modificação importante eu acho melhor e mais barato comprar um motor já pronto da uma olhada neste site http://www.scrappydogscooters.com/125_150cc_Performance.html , o frete fica em torno de 380 $ , você que já comprou quanto fica a taxa de importação
Aguardo
Giampiero

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Seg Jul 25, 2011 4:48 pm

gelatino escreveu:você que já comprou quanto fica a taxa de importação

Quando a compra, somado ao frete não ultrapassam o valor de US$ 500,00, será aplicado 60% de imposto... ou seja (500x1,55)=Valor em Reais. Ai pega esse valor em Reais e multiplique por 0,6. Teras o valor total a ser pago de imposto.

Em caso de transações com cartão, atualmente de combra IOF de 6%.
Para trocar em miudos o valor de uma compra de US$ 500,00 será pago com dolar a 1,55 o montante de R$ 775,00
O imposto será de R$ 465,00
O IOF será de US$ 46,50

Total da brincadeira: R$ 1280,50

Compras acima de US$ 500,00 precisam passar por outro processo, que incorpora outras taxas e algumas vezes o desembaraço aduaneiro é um processo mais complexo e oneroso.

Sinceramente Gelatino, não acho vantagem importar um motor, pois o custo é expressivo e podemos fazer isso por aqui. Há também a documentação da moto que embora raramente possa ser verificado, mas o número do motor vai mudar e exigirá intervenções junto ao Detran para deixar tudo homologado.

Peças mecânicas para ela não é problema, além do fato que naturalmente muitas delas passaram sem taxação. Mas não critico quem queira ser aventurar...

Agradeço a ajuda também, e posso dizer o mesmo a você... estamos ai para compartilhar.

Hjunior

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Mensagem  gelatino Ter Jul 26, 2011 4:29 pm

Eu duvido que você possa gastar muito menos, nesse preço esta incluído tudo, cabeça comando válvula, válvula, cilindro, pistom carburador, variador, usinagem bloco motor e afinal você tem um motor novo, sem mexer no seu, já preparado, mas se você quer gastar menos, eu consegui um motor gy6 250 cc. por 350 reais mais frete
Por a caso você sabe a medida do buraco onde se encaixa o cilindro
Obrigado

gelatino
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Mensagem  Hebert Carlos Junior Ter Jul 26, 2011 6:13 pm

Olá Gelatino...

gelatino escreveu:Eu duvido que você possa gastar muito menos, nesse preço esta incluído tudo, cabeça comando válvula, válvula, cilindro, pistom carburador, variador, usinagem bloco motor e afinal você tem um motor novo, sem mexer no seu, já preparado, mas se você quer gastar menos, eu consegui um motor gy6 250 cc. por 350 reais mais frete

Como falei desde o princípio dos posts, eu quero apenas otimizar para ter uma performace bem condizente com pequenas viagens de passeio que possa fazer com a Laser. Não tenho perfil de andar correndo por ai, tão pouco sair arrancando pelos sinais ou mesmo competindo com ninguém.

Mas cada um faz aquilo que deseja e acha interessante. Só não sei se você vai longe num motor de 250cc e um tanque de 5 litros, ou mesmo o que você irá fazer quando precisar parar a mesma , pois nessa hora te fará falta freio a disco traseiro (nem precisamos mencionar que o tambor traseiro tem eficiencia questionável). Sinceramente, não confio nem mesmo no chassi para suportar velocidades proporcionadas por uma cilintrada maior que 150cc nas estradas que possuimos.

Mas apoio suas investidas e projeto! Faça a aquisição do motor e nos mostre os seus passos. Sabemos que no forum há pessoas de gostos diversificados e talvez haja como você alguém que deseja algo mais forte e radical.

Torço também que dê tudo certo com você na Receita Federal no caso de importar um motor. Não sei se você tem experiência com todo o processo, mas ao longo de minha vida importando, há situações que você engole o sapo ou perde tudo, dinheiro e produto.

gelatino escreveu:Por a caso você sabe a medida do buraco onde se encaixa o cilindro

Não sei ao certo o que você se refere. Quer saber a medida da passagem de onde a biela trabalha? Ou seria a medida da camisa(cilindro), onde o pistão realiza seu curso?

Para a primeira... O cruzamento diagonal, de apoio da camisa completa, nos parafusos originais fixados no bloco é de 80,5mm.
Para a segunda... 57,4mm

Se pensas em por um kit de 250cc na base de seu motor... aconselho você de fato comprar o motor, pois como já falei antes, o máximo admitido pelo bloco é 223cc


Abraços
HJunior

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Ter Jul 26, 2011 9:33 pm

Hummm...

Dolar em queda é excelente... R$ 1,54.
Estive pensando... tantas serão a mudanças na motoneta... a proposta para ela é tão atrativa... já estou na dança, porque não dançar mais um pouco...
Diante desse cenário, porque não pedir uma vela de iridium para a motoneta?

Pois é... pedi neste momento uma Vela Iridium NGK (CR7HIX) para por nela. As abordagens sobre esta são bem convencedoras, perceptível principalmente para as motos monocilindricas. É fato que pior que as padrões não irá ficar, então... e o preço... baratinho... US$ 8,50.

O que há de especial nas iridium para quem não conhece:

- Por se tratar de um material nobre, seu desgaste é infinitamente menor se comparada com as velas originais, em que afirmam que a mesma podem alcaçar marcas de 100.000km rodados. Acho demais para uma vela, mas fazendo 10x mais que a original (30.000km), está mais que bem paga!
- Relatos dizem que perceptivelmente as partidas a frio não passam mais a ser um incomodo, bem como a marcha lenta fica extremamente linear, sem falhas.
- O torque acaba ficando favorecido com a queima mais perfeita proporcionado por ela, bem como o RPM sobe mais homogêneo. Como dizem por ai, sente-se o motor mais solto, disposto e afiado, respondendo bem na investida do acelerador.
- Motos com mais cilindros também são muito favorecidas, mas por possuirem torque e cavalos a mais, a percepção não fica tão evidente como numa monocilindrica.

Bom, certamente, eu também não vou sentir, pois só no upgrade de comando de valvulas a Laser já vai ter outro comportamento, inibindo identificar o resultado da adoção da vela...

Mas como disse, pior não deve ficar...

PS 01: Resguardando as proporções (claro) nesse vídeo mostra uma Harley Davidson rodando num dinamometro com a vela original e em seguida com uma iridium... resultado... na passagem com a iridium ela ganhou 3cv. Pulou de 92cv para 95cv. Ganho de mais de 3%.
https://www.youtube.com/watch?v=0A9_7RtFoZ4

PS 02: Diferenças nas propagações de corrente.
https://www.youtube.com/watch?v=tS4MV2pELyU&feature=related


Abraços...
HJunior

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Mensagem  gelatino Qua Jul 27, 2011 11:45 pm

Na verdade eu estava falando de um motor 250 cc, com resfriamento a água, original, por 350 $, mas eu queria falar, em primeiro lugar, antes de fazer qualquer otimização, dos amortizadores, que na parte traseira, não existe e na dianteira, são macio de mais, com curso limitado
Moto com variador, não som feita para uma longa viagem e por isso que a tank da gasolina e' pequena .
Abraços
G.

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Jul 28, 2011 12:36 am

Oi gelatino...

gelatino escreveu:Moto com variador, não som feita para uma longa viagem e por isso que a tank da gasolina e' pequena.

E para quer serve as Bugmans 400cc e 650cc? Elas usam variadores, inclusive a 650cc este é eletrônico. Sinceramente, essas não foram para andar na cidade e sim na estrada... e seus tanques, pode acreditar, não tem nada de pequeno.

Não se engane meu amigo...

Abraços.
Hjunior


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Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Jul 28, 2011 12:55 am

Retornando...

Chegaram mais dois componentes para o projeto em andamento... um deles, o tacômetro. Ele tem uma proposta bem simples e que justifica seu preço. Com um bateria de litio-ion com autonomia de 10 anos, ele fornece dois parametros de informação (horímetro e RPM) e o RPM é o que preciso. Com um único fio de aproximadamente 1,6m este deverá ser enrolado com 3 ou 4 voltas no cabo de vela. Esse fio conduz pulsos até a pequena CPU do equipamento, informando sua rotação.

Realizei um teste rápido no meu carro, que possui conta-giros, que me serviria para avaliar sua precisão e funcionamento. Tudo perfeito... Posto fotos dele amanhã.

A outra peça foi a relação 15/38!

O detalhe que preciso compartilhar é para aqueles que desejam trabalhar nessa relação. Você pode comprar o kit completo ou não. A diferença dele é a presença do eixo de tração para a roda. Eu particularmente optei sem o eixo, pois não tava muito afim de arriscar detalhes como diametro, comprimento, roscas, etc.

Nesse caso, eu estarei extraindo o eixo do original e pondo no novo. Isso não é algo simples e deixo isso em evidência. Essa atividade requer uma prensa hidraulica de 50 toneladas (recomendação do site). Para mim, acesso a esses equipamentos não é problema, mas pode ser para outros. Logo... estejam ciente disto.

Na hora da aplicação dele na motoneta, vou mensurar com exatidão qual foi a pressão aplicada no componente para que, caso seja possível por com menor pressão, todos nós saibamos.

Posto fotos dele amanhã também...

Abraço a todos...
Hjunior

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Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Ago 04, 2011 4:03 pm

Olá todos...

Andei ausente por alguns dias, por motivos profissionais, mas estou de volta cumprindo o prometido, e trazendo mais detalhes e dados acerca da motoneta Laser 150cc. Primeiramente, quero compartilhar os itens mencionados anteriormente, sendo eles as engrenagens da relação, e a outra o tacômetro.

Essas é a relação a ser colocada na Laser, uma 15/38...

Otimizações para Laser Relaonova01
Otimizações para Laser Relaonova02

Paralelo a isso, segue a foto do tacômetro, que enquanto não concluo o projeto, estará temporariamente presente no painel colado com fita dupla face.

Primeiramente, temos ele funcionando com o motor frio na partida inicial...
Otimizações para Laser Motorfrio1segs

Logo em seguida, com o afogador eletônico em atuação... o giro sobe...
Otimizações para Laser Motorfrio

E em aproximadamente 2 minutos... a rotação fica regular...
Otimizações para Laser Motorok

Quando o motor esta desligado, ele entra no modo horímetro, que para nós não tem muita importância, mas tá ai para ver...Otimizações para Laser Tacometrooff

Da instalação do tacômetro, nada de complexo, pois ele possui alimentação própria via bateria de lítio-ion e dele sai apenas um único fio, responsável por pegar os pulsos que estão passando pelo cabo de vela. Então, basta enrolar o fico com de 3 a 5 voltas em torno do cabo de vela, e esta já esta apto a operar. Indico o uso de fita de autofusão.
Otimizações para Laser Tacometroinst


Bom, mas não tenho apenas isso para apresentar a vocês. A outra coisa que inclusive é muito importante para nós usuários da motoneta é a temperatura da mesma, que desde então tenho estado intrigado. Hoje, passei o dia na rua resolvendo coisas na motoneta e voltando para casa, pensei em mensurar o estado. Bom o tempo de ir buscar o termômetro e substituir a vareta, aproximadamente 5 minutos ao todo, descubro isso...
Otimizações para Laser Temperatura01

Mais de 90°C!

Achei muito alta e agora, com o termômetro instalado, vou avaliar em regime de trabalho mesmo, na rua. Como o sensato é manter o óleo de motor a menos de 100°C, compartilho que dependendo da região em que se esteja, estamos pondo em risco a integridade desses motores GY6. Fiquem atentos pois além de denegrir o óleo, a carbonização pode ser acentuada.

Como não se tem radiador de óleo, sugiro trocas deste em menor kilometragem, fugindo a regra dos 3000Km do manual.

Abraços a todos...
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