FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Otimizações para Laser

+6
Dan Floripa
gelatino
Dom Luiz
CesarDhal
Aloysio
Hebert Carlos Junior
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Ago 04, 2011 4:19 pm

Seguindo...

A aqueles usuários que não faz idéia, ou mesmo nunca teve oportunidade de ver, estou postando o conjuto de relação final da Laser 150cc. Este conjunto era de uma que estava em manutenção na concessíonaria Dafra de minha cidade, e com esse kit descobri que a relação que a Dafra usou para essas motos na verdade são de 13/40. O que resultaria neste perfil de rotação/velocidade.

Relação 3,07 13/40
RPM KM/h M/h
1000 8,96 5,60
1500 13,43 8,40
2000 17,91 11,19
2500 22,39 13,99
3000 26,87 16,79
3500 31,34 19,59
4000 35,82 22,39
4500 40,30 25,19
5000 44,78 27,99
5500 49,25 30,78
6000 53,73 33,58
6500 58,21 36,38
7000 62,69 39,18
7500 67,16 41,98
8000 71,64 44,78
8500 76,12 47,57
9000 80,60 50,37
9500 85,07 53,17

Nesse caso, segue as fotos ...

Otimizações para Laser - Página 2 Gear01
Otimizações para Laser - Página 2 Gear02
Otimizações para Laser - Página 2 Gear03

No caso dessa motoneta, o motivo dela esta abrindo o conjunto de embreagem se deve aos rolamentos, estragados...

Em breve, será a minha que irei expor aberta...

Abraços;
Hjunior

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Dan Floripa Qui Ago 04, 2011 4:30 pm

hjunior escreveu:Olá todos...

Andei ausente por alguns dias, por motivos profissionais, mas estou de volta cumprindo o prometido, e trazendo mais detalhes e dados acerca da motoneta Laser 150cc. Primeiramente, quero compartilhar os itens mencionados anteriormente, sendo eles as engrenagens da relação, e a outra o tacômetro.

Essas é a relação a ser colocada na Laser, uma 15/38...

Otimizações para Laser - Página 2 Relaonova01
Otimizações para Laser - Página 2 Relaonova02

Paralelo a isso, segue a foto do tacômetro, que enquanto não concluo o projeto, estará temporariamente presente no painel colado com fita dupla face.

Primeiramente, temos ele funcionando com o motor frio na partida inicial...
Otimizações para Laser - Página 2 Motorfrio1segs

Logo em seguida, com o afogador eletônico em atuação... o giro sobe...
Otimizações para Laser - Página 2 Motorfrio

E em aproximadamente 2 minutos... a rotação fica regular...
Otimizações para Laser - Página 2 Motorok

Quando o motor esta desligado, ele entra no modo horímetro, que para nós não tem muita importância, mas tá ai para ver...Otimizações para Laser - Página 2 Tacometrooff

Da instalação do tacômetro, nada de complexo, pois ele possui alimentação própria via bateria de lítio-ion e dele sai apenas um único fio, responsável por pegar os pulsos que estão passando pelo cabo de vela. Então, basta enrolar o fico com de 3 a 5 voltas em torno do cabo de vela, e esta já esta apto a operar. Indico o uso de fita de autofusão.
Otimizações para Laser - Página 2 Tacometroinst


Bom, mas não tenho apenas isso para apresentar a vocês. A outra coisa que inclusive é muito importante para nós usuários da motoneta é a temperatura da mesma, que desde então tenho estado intrigado. Hoje, passei o dia na rua resolvendo coisas na motoneta e voltando para casa, pensei em mensurar o estado. Bom o tempo de ir buscar o termômetro e substituir a vareta, aproximadamente 5 minutos ao todo, descubro isso...
Otimizações para Laser - Página 2 Temperatura01

Mais de 90°C!

Achei muito alta e agora, com o termômetro instalado, vou avaliar em regime de trabalho mesmo, na rua. Como o sensato é manter o óleo de motor a menos de 100°C, compartilho que dependendo da região em que se esteja, estamos pondo em risco a integridade desses motores GY6. Fiquem atentos pois além de denegrir o óleo, a carbonização pode ser acentuada.

Como não se tem radiador de óleo, sugiro trocas deste em menor kilometragem, fugindo a regra dos 3000Km do manual.

Abraços a todos...
Hjunior


Hjúnior, motores refrigerados a ar/óleo a temperatura considerada normal de trabalho oscila entre 85° e 115°.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty cilindro

Mensagem  gelatino Qui Ago 04, 2011 8:55 pm

Boa tarde , alguém sabe me dizer o diâmetro do buraco da carcaça onde se encaixa o cilindro
http://desmond.imageshack.us/Himg577/scaled.php?server=577&filename=170ccupgrade034.jpg&res=medium
Aguardo

gelatino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 52
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Ago 04, 2011 10:56 pm

Dan.

Agradeço a informação, mas venho trazer mais novidades...

Na missão de buscar a temperatura em regime normal, deixei o termômetro no motor. Assim, hoje a noite foi convidado por um amigo para o aniversário de sua filha e fui na Laser. A temperatura ambiente esta em torno de 21°C e seguindo na Laser a 60Km/h, a sensação termica fica em torno dos 18°C. Uma noite agradável e de temperatura bem prazerosa.

Todavia, não parece ser a mesma coisa para a Laser... O termômetro saiu da escala nas condições climáticas citadas. Uma variável que possa justificar isso possa ser os 1850Km rodados pelo meu motor, que ainda esta em processo de acomodação de seus componentes interno, mas...

Tá aí o registro...

Otimizações para Laser - Página 2 Temperaturanoite

Já imaginou isso entre 10h e 15h num meio de transito pesado?

Eu estava pensando em por o comando de válvulas primeiro, mas é certo que vou por o radiador de óleo antes de tudo.

Abraços...

HJunior

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qui Ago 04, 2011 11:41 pm

gelatino escreveu:Boa tarde , alguém sabe me dizer o diâmetro do buraco da carcaça onde se encaixa o cilindro
http://desmond.imageshack.us/Himg577/scaled.php?server=577&filename=170ccupgrade034.jpg&res=medium

Gelatino...

Pesquisei sua dúvida na web, e ví essa manifestação...

Also, 58.8mm is the largest size bore that can be installed on the GY6 engine without machine work to the crankcase halves.

Assim, acredito que o diâmetro da caverna do bloco é de 60mm.

Hjunior

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Sex Ago 05, 2011 12:08 am

Bom...

Com o impasse da temperatura vivido outrora, começei a avaliar o volume de óleo que demandará esse novo circuito. Sabe-se que o motor GY6 admite 900ml de óleo na substituição completa. Particularmente estava torcendo que o conjunto não demandasse valores como 1,2L ou coisa semelhantes, pois é certo que guardar óleo fracionado é um pouco chato.

Calculei então o volume do circuito, e para minha surpresa deverá chegar aproximadamente em 100ml. O radiador de óleo toma a maior parte, 65ml. O filtro externo 12ml, os tubos aproximadamente 15ml.

Logo, 1L é suficiente...

Hjunior

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Dan Floripa Sex Ago 05, 2011 9:12 am



O motor da tua moto é novo, está amaciando, e é normal o motor que está em amaciamento aquecer mais, isso vai melhorando com o passar do tempo. Um motor fica completamente amaciado com 10.000km, e é onde o motor melhora o seu consumo e desempenho.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  gelatino Sex Ago 05, 2011 11:33 am

hjunior escreveu:
gelatino escreveu:Boa tarde , alguém sabe me dizer o diâmetro do buraco da carcaça onde se encaixa o cilindro
http://desmond.imageshack.us/Himg577/scaled.php?server=577&filename=170ccupgrade034.jpg&res=medium

Gelatino...

Pesquisei sua dúvida na web, e ví essa manifestação...

Also, 58.8mm is the largest size bore that can be installed on the GY6 engine without machine work to the crankcase halves.

Assim, acredito que o diâmetro da caverna do bloco é de 60mm.

Hjunior



Na verdade eu preciso de alguém que mediu o diâmetro na própria dafra laser , para tem certeza da medida
Obrigado

gelatino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 52
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  gelatino Sex Ago 05, 2011 1:25 pm

hjunior escreveu:Dan.

Agradeço a informação, mas venho trazer mais novidades...

Na missão de buscar a temperatura em regime normal, deixei o termômetro no motor. Assim, hoje a noite foi convidado por um amigo para o aniversário de sua filha e fui na Laser. A temperatura ambiente esta em torno de 21°C e seguindo na Laser a 60Km/h, a sensação termica fica em torno dos 18°C. Uma noite agradável e de temperatura bem prazerosa.

Todavia, não parece ser a mesma coisa para a Laser... O termômetro saiu da escala nas condições climáticas citadas. Uma variável que possa justificar isso possa ser os 1850Km rodados pelo meu motor, que ainda esta em processo de acomodação de seus componentes interno, mas...

Tá aí o registro...

Otimizações para Laser - Página 2 Temperaturanoite

Já imaginou isso entre 10h e 15h num meio de transito pesado?

Eu estava pensando em por o comando de válvulas primeiro, mas é certo que vou por o radiador de óleo antes de tudo.

Abraços...

HJunior




Normalmente um bom termômetro mede entre 20 e 140 °, da uma olhada ,https://2img.net/r/ihimizer/img15/1336/kgrhqrle1f4dzbssbnc4p5y.jpg, mas se você quer ficar mais tranquilo, usa óleo sinteco 100% e muito cuidado em instalar o radiador de óleo, a hidráulica e' uma ciência, você tem que saber a perda de pressão na saída do radiator , isso para não ter problema na lubrificação do motor.
Abraços.

gelatino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 52
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Dan Floripa Sex Ago 05, 2011 3:42 pm

gelatino escreveu:
hjunior escreveu:Dan.

Agradeço a informação, mas venho trazer mais novidades...

Na missão de buscar a temperatura em regime normal, deixei o termômetro no motor. Assim, hoje a noite foi convidado por um amigo para o aniversário de sua filha e fui na Laser. A temperatura ambiente esta em torno de 21°C e seguindo na Laser a 60Km/h, a sensação termica fica em torno dos 18°C. Uma noite agradável e de temperatura bem prazerosa.

Todavia, não parece ser a mesma coisa para a Laser... O termômetro saiu da escala nas condições climáticas citadas. Uma variável que possa justificar isso possa ser os 1850Km rodados pelo meu motor, que ainda esta em processo de acomodação de seus componentes interno, mas...

Tá aí o registro...

Otimizações para Laser - Página 2 Temperaturanoite

Já imaginou isso entre 10h e 15h num meio de transito pesado?

Eu estava pensando em por o comando de válvulas primeiro, mas é certo que vou por o radiador de óleo antes de tudo.

Abraços...

HJunior




Normalmente um bom termômetro mede entre 20 e 140 °, da uma olhada ,https://2img.net/r/ihimizer/img15/1336/kgrhqrle1f4dzbssbnc4p5y.jpg, mas se você quer ficar mais tranquilo, usa óleo sinteco 100% e muito cuidado em instalar o radiador de óleo, a hidráulica e' uma ciência, você tem que saber a perda de pressão na saída do radiator , isso para não ter problema na lubrificação do motor.
Abraços.


Não aconselho usar óleo sintético!!!
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty olio

Mensagem  gelatino Sex Ago 05, 2011 4:47 pm

Dan Floripa escreveu:
gelatino escreveu:
hjunior escreveu:Dan.

Agradeço a informação, mas venho trazer mais novidades...

Na missão de buscar a temperatura em regime normal, deixei o termômetro no motor. Assim, hoje a noite foi convidado por um amigo para o aniversário de sua filha e fui na Laser. A temperatura ambiente esta em torno de 21°C e seguindo na Laser a 60Km/h, a sensação termica fica em torno dos 18°C. Uma noite agradável e de temperatura bem prazerosa.

Todavia, não parece ser a mesma coisa para a Laser... O termômetro saiu da escala nas condições climáticas citadas. Uma variável que possa justificar isso possa ser os 1850Km rodados pelo meu motor, que ainda esta em processo de acomodação de seus componentes interno, mas...

Tá aí o registro...

Otimizações para Laser - Página 2 Temperaturanoite

Já imaginou isso entre 10h e 15h num meio de transito pesado?

Eu estava pensando em por o comando de válvulas primeiro, mas é certo que vou por o radiador de óleo antes de tudo.

Abraços...

HJunior




Normalmente um bom termômetro mede entre 20 e 140 °, da uma olhada ,https://2img.net/r/ihimizer/img15/1336/kgrhqrle1f4dzbssbnc4p5y.jpg, mas se você quer ficar mais tranquilo, usa óleo sinteco 100% e muito cuidado em instalar o radiador de óleo, a hidráulica e' uma ciência, você tem que saber a perda de pressão na saída do radiator , isso para não ter problema na lubrificação do motor.
Abraços.


Não aconselho usar óleo sintético!!!
O óleo sintético nunca quebra a molécula na temperatura alta isto significa que a lubrificação e' garantida e não déxia resíduo carbonoso (sujeira) e dura muito mais, porem custa muito mai
Abraços

gelatino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 52
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Dan Floripa Sex Ago 05, 2011 5:02 pm

gelatino escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gelatino escreveu:
hjunior escreveu:Dan.

Agradeço a informação, mas venho trazer mais novidades...

Na missão de buscar a temperatura em regime normal, deixei o termômetro no motor. Assim, hoje a noite foi convidado por um amigo para o aniversário de sua filha e fui na Laser. A temperatura ambiente esta em torno de 21°C e seguindo na Laser a 60Km/h, a sensação termica fica em torno dos 18°C. Uma noite agradável e de temperatura bem prazerosa.

Todavia, não parece ser a mesma coisa para a Laser... O termômetro saiu da escala nas condições climáticas citadas. Uma variável que possa justificar isso possa ser os 1850Km rodados pelo meu motor, que ainda esta em processo de acomodação de seus componentes interno, mas...

Tá aí o registro...

Otimizações para Laser - Página 2 Temperaturanoite

Já imaginou isso entre 10h e 15h num meio de transito pesado?

Eu estava pensando em por o comando de válvulas primeiro, mas é certo que vou por o radiador de óleo antes de tudo.

Abraços...

HJunior




Normalmente um bom termômetro mede entre 20 e 140 °, da uma olhada ,https://2img.net/r/ihimizer/img15/1336/kgrhqrle1f4dzbssbnc4p5y.jpg, mas se você quer ficar mais tranquilo, usa óleo sinteco 100% e muito cuidado em instalar o radiador de óleo, a hidráulica e' uma ciência, você tem que saber a perda de pressão na saída do radiator , isso para não ter problema na lubrificação do motor.
Abraços.


Não aconselho usar óleo sintético!!!
O óleo sintético nunca quebra a molécula na temperatura alta isto significa que a lubrificação e' garantida e não déxia resíduo carbonoso (sujeira) e dura muito mais, porem custa muito mai
Abraços


Diga isso para os primeiros proprietários de Marea, onde a Fiat mandava usar óleo Selenia Sintético a cada 10.000km. aconteceu que o óleo criou muita borra, entupindo parcial ou totalmente os canais de lubrificação, levando a quebra dos motores geralmente antes dos 120.000km (muito pouco para um motor desse porte).

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  gelatino Sex Ago 05, 2011 7:06 pm

[quote="Dan Floripa"]
gelatino escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gelatino escreveu:
hjunior escreveu:Dan.

Agradeço a informação, mas venho trazer mais novidades...

Na missão de buscar a temperatura em regime normal, deixei o termômetro no motor. Assim, hoje a noite foi convidado por um amigo para o aniversário de sua filha e fui na Laser. A temperatura ambiente esta em torno de 21°C e seguindo na Laser a 60Km/h, a sensação termica fica em torno dos 18°C. Uma noite agradável e de temperatura bem prazerosa.

Todavia, não parece ser a mesma coisa para a Laser... O termômetro saiu da escala nas condições climáticas citadas. Uma variável que possa justificar isso possa ser os 1850Km rodados pelo meu motor, que ainda esta em processo de acomodação de seus componentes interno, mas...

Tá aí o registro...

Otimizações para Laser - Página 2 Temperaturanoite

Já imaginou isso entre 10h e 15h num meio de transito pesado?

Eu estava pensando em por o comando de válvulas primeiro, mas é certo que vou por o radiador de óleo antes de tudo.

Abraços...

HJunior




Normalmente um bom termômetro mede entre 20 e 140 °, da uma olhada ,https://2img.net/r/ihimizer/img15/1336/kgrhqrle1f4dzbssbnc4p5y.jpg, mas se você quer ficar mais tranquilo, usa óleo sinteco 100% e muito cuidado em instalar o radiador de óleo, a hidráulica e' uma ciência, você tem que saber a perda de pressão na saída do radiator , isso para não ter problema na lubrificação do motor.
Abraços.


Não aconselho usar óleo sintético!!!
O óleo sintético nunca quebra a molécula na temperatura alta isto significa que a lubrificação e' garantida e não déxia resíduo carbonoso (sujeira) e dura muito mais, porem custa muito mai
Abraços


Diga isso para os primeiros proprietários de Marea, onde a Fiat mandava usar óleo Selenia Sintético a cada 10.000km. aconteceu que o óleo criou muita borra, entupindo parcial ou totalmente os canais de lubrificação, levando a quebra dos motores geralmente antes dos 120.000km (muito pouco para um motor desse porte).

Abraço!

Dan.


Isso acontece exclusivamente porque o dono da Marea mistura óleo sintético com óleo mineral que e' muito mais barato
Abraços

gelatino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 52
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Dan Floripa Sex Ago 05, 2011 8:41 pm



Não, não mistura os tipos de óleos não, é problema de criação de borra mesmo, mas deixa pra lá!

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Sex Ago 05, 2011 10:34 pm

Quanto ao óleo sintético, é uma boa alternativa, e creio que muito dos casos de irregularidades com as citadas acima é por atitudes equivocadas de usuários de motores. É fato que nem todo mundo domina os conceitos sobre eles, e muitas vezes ocorre aquela velha abordagem do frentista nos postos de combustível... "Sr. Posso verificar os níveis de óleo e água de seu carro?" E nessa brincadeira, eles empura água de torneira na linha de refrigeração, oxidando radiador, tubulação metálicas e internamento no bloco, bem como põe óleos que não atendem pré-requesitos do fabricante, baseando-se na generalidade, achometro ou mesmo empurrando o estoque de todo jeito. São boas intenções, mas que infelizmente... acaba sobrando para o proprietário do carro ou moto.

Outro fato comum é trocar o óleo e manter o filtro. Sinceramente isso para mim é absurdo, principalmente pelo valor dele frente a seu papel. Este, na filtragem vai acumulando particulas de carbono, e que aos poucos vais obstruindo o filtro e gerando lubrificação insuficiente. Eu particulamente, troco meu filtro a toda troca de óleo.

Mas voltando, eu até posso adotar o óleo sintetico, mas com certeza não iria além de 5000km no motor... mas vou me concentrar por enquanto em por a parafernalha que importei na moto e postar resultados.

Por hora, estou monitorando os regimes de rotação que frequentemente o motor trabalha na cidade. Estarei fazendo na outra semana uma viagenzinha de 60Km nela para ver o regime de rotação na estrada também. Quero comparar depois que adotar a outra relação como será o novo comportamento dos giros.

O que é fato, e com o tacômetro é fácil ver, e que as scooters não devem ser conduzidas como nas motos comuns, pelo regime de motor... mas sim pelo que se ver no velocímetro. O RPM sempre tende a diminuir em até 500 giros mantendo a mesma velocidade graças ao bom trabalho do variador.

Abraços a todos...
Hjunior

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty affidabilidade

Mensagem  gelatino Sáb Ago 06, 2011 2:03 pm

Se quiser fazer uma viagem , eu aconselho tomar muito cuidado a moto e' mal assemblada por exemplo você controlou o cabo do acelerador
Abraço

gelatino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 52
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qua Ago 10, 2011 8:26 am

Olá todos...

Fiz uma pequena viagem de 102km na Laser (com tanque cheio), o que me servirá de referência. A velocidade de cruzeiro foi de 90Km/h (oscilando em aclives, chegando a 80km/h) e o regime de rpm ficou entre 6800 e 7100 RPM. Mesmo com o motor trabalhando nessa margem, ao chegar em casa fiz questão de drenar toda a gasolina do tanque para saber o que havia ficado lá, e depois de concluir esse processo, havia restado 2,4 litros aproximadamente. Se levar em conta o que ficou na linha de combustível e dentro do carburador, talvez possa dizer que ficou 2,5L, ou seja, meio tanque.

Isso implica dizer que ficou na média de 40Km/l, e que seu tanque original me dará uma autonomia aproximada entre 180 e 200km.

Como vou esta viajando nesses dias, acredito que as mudanças começaram na outra semana, e estarei expondo aqui o andamento.

Abraços a todos.

Hjunior


Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Caixa de direção

Mensagem  CesarDhal Ter Ago 16, 2011 2:54 pm

Boas HJunior!

Camarada eu tenho lido aqui noforum alguns relatos de problmeas na caixa de direção da Laser.
Você sabe como é, pistas mais esfera de aço, que depois de um tempo começam a folgar, sba-se lá o motivo, que podem ser desde a falta de manutenção a má qualidade do material maximizado pelo nosso maravilhoso asfalto tipo queijo suiço.
A pergunta é: - Você ja pensou em reforcar este item na scooter?
E se já, passa pra galera pois pelo que vi vai pintar mais Laser com este problema, inclusive a minha, já que aqui no Rio as ruas são aquela "beleza" What a Face, apesar de estarem sendo asfaltadas(algumas) cheers .
Abraços!
CesarDhal
CesarDhal
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 67
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Qua Ago 17, 2011 9:45 am

Cesar...

Ainda não estou vivendo esse quadro, pois minha moto chegou agora a 2300km, o que é cedo demais para surgir esse problema. Mas acredito que avaliando o diâmetro da caixa de direção, deva existir soluções compartíveis com as motos nacionais. É fato que essas Laser não nasceram para andar em ruas de calçamento, pois a resônancia de impactos seguem por toda a caregangem.

Como estou a poucos dias de fazer a aplicação de peças nela, estou pensando seriamente em aplicar algo como "canudos de espuma" em motos críticos. Mas só vou saber da viabilizade a medida que for desmontando.

Mas deixo aí a dúvida para alguém que já passou por esse problema responder.

Abraços.

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Seg Ago 29, 2011 10:39 am

Ola todos...

Andei ausente por um tempo, face a correria de trabalho. Mas voltei para postar algumas novidades que está atualmente na minha scooter. Coloquei enfim o comando de valvulas e a vela de iridium para trabalhar com a ajuda de meu amigo Henrique, que possui uma Citicom 300i, e que anseia que esta tenha em breve as vantagens de modificações que hoje tem os GY6. Nesse meio tempo, durante a instalação do comando, percebi que minha moto estava totalmente fora do ponto, o que justificava a perda de uma bateria para a garantia, pois as partidas estavam lentas e forçava demais o motor de partida, demandando alta amperagem.

Mas com tudo alinhado atualmente, eu simplesmente me dou como muito satisfeito. É complexo transmitir o resultado final para vocês em palavras, mas podemos tentar expor alguns pontos que julgo relevante.

1° Ponto: Comando de válvulas mais ousados geralmente comprometem a baixa rotação e favorecem a alta. No meu caso, a baixa se manteve dentro do normal, com motor contando nos seus 1500 a 1620RPM. As saídas a partir de uma parada não foi comprometida, pois na scooter ocorrem quando o motor vai a 4000RPM, logo não faz diferença.

2° Ponto: Do desempenho... a moto anda normal até os 6000RPM, acima disso a disposição vem a tona. Nada que seja brutal (pois o ganho máximo pode ser de 2 cavalos), mas para pular de 60 Km/h para 100Km/h é muito rápido se comparado com o comando original. As reações ao punho nesse regime de rotação é veloz, o que tornou minhas ultrapassagens muito mais seguras, bem como a saídas de sinal, onde a motoneta sai na frente com facilidade. Acho particularmente que quem não vai gostar muito dessa força toda é a correia [Very Happy].

3° Ponto: Estou operando com o punho numa abertura menor para andar aos 60Km/h. Pois este é aproximadamente o ponto de mudança de comportamento. Vou começas a mensurar como será o consumo face a esta mudança.

4° Ponto: Regime de rotação... Nunca havia visto minha motoneta atingir mais que 7500RPM, que deve se justificar a vários fatores que partem da originalidade da moto e claro, meu peso... 95Kg. Mas depois desse comando, ela já girou a ~8300RPM. Isso assina que o punhado extra de cavalos estão ajudando a me levar com esse meu peso a uma velocidade maior, que por hora, alcançei 110Km/h. Não arrisquei ir além disso, pois estava pondo em risco minha segurança...

Como se não bastasse, somei a esse novo comportamento a vela de Iridium. É certo que faz diferença e justifica o investimento, pois o motor tem trabalhado afinado em todos os regimes de rotação. Ficou tá bom, que tive que re-regular a baixa da moto. Originalmente, com sua vela tradicional, a regulagem da baixa marcava seus 1500RPM com rotações flutuantes. Quando a Iridium foi colocada, o regime de rotação foi a 2100RPM. Regulado novamente para os 1500RPM, sua flutuação parou e as partidas a frio ficaram melhor, sem necessidade de ajuda no punho para compensar a falta de aquecimento.

Segue abaixo algumas fotos para você acompanharem...

Otimizações para Laser - Página 2 Velairidium
Detalhe para o eletrodo... De qualidade superior, concentra bastante a centelha, evitando fagulhas de baixa intensidade

Otimizações para Laser - Página 2 Comandosn
Comando de válvulas original e o A12, lado a lado.

Otimizações para Laser - Página 2 Comandos2f
Um pouco mais em detalhes...

Otimizações para Laser - Página 2 Motorvistasuperficial
Panorama geral...

Otimizações para Laser - Página 2 Cabecotelaser150
Vávulas e comando original...

Otimizações para Laser - Página 2 Semocomando
Dando espaço para o novo.

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Hebert Carlos Junior Seg Ago 29, 2011 10:58 am

O trabalho continua...

Estou agora no andamento de aplicar o radiador de óleo na motoneta. O local de colocação deste, depois de avaliado várias alternativas, ficou estrategicamente definido um pouco a frente do cabeçote. Isso por vários motivos, sendo eles:

1. Não posso deixar o óleo extremamente frio, e colocar ele totalmente na frente iria me conduzir a isso. Seu tamanho permite admitir muito ar, e certamente baixar muito a temperatura. Como existe um túnel de vento central na scooter, bem como as carenagem na parte inferior do moto possui aletas como na frente, estou aproveitando esse túnel, extamente ente a bateria e o cabeçote.

2. Essa posição ajudou no ponto de fixação. Outros pontos exigiram pontos de solda para fixação no chassi de uma base para ele. Nesse lugar, criamos um suporte que esta fixou por parafuso na parede de fogo que esta entre o tanque e o cabeçote. Isso me facilita a manutenção, bem com remoção dele em caso de manutenção.

3. Como a parede de fogo é removível, e hoje com apenas dois furos, não denegrido tanto a motoneta com fixação de suportes que agridam sua originalidade estrutural. Se quiser, no futuro, remover... basta soltar dois parafusos.

Segue as fotos...

Otimizações para Laser - Página 2 Suporte01
O suporte do radiador... o "L" fixa na parede de fogo, e o radiador na parte de baixo.

Otimizações para Laser - Página 2 Vistasuperior
No lugar, esse suporte por uma visão superior.

Otimizações para Laser - Página 2 Fixadonaparededefogo
Ele no lugar...

O próximo passo e aplicar a tubulação responsável pelo fluxo de óleo. É um trabalho delicado e requer atenção, pois trabalharemos com o conceito de vácuo, pois não há pressão positiva no sistema, como em motos em que o óleo segue por pressão da bomba para o radiador. Estou pensando em comprar uma bomba para viabilizar isso, acionada por uma cebolinha quando a temperatura chegar a 100°C. Assim ele giraria apenas o óleo no carter, deixando a bomba original puxar esse óleo esfriado no carter para todo o motor.

Mas a medida que for avançando, compartilho com vocês.

Até a próxima...

Hjunior

Hebert Carlos Junior
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 58
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  rawdir Sex Set 23, 2011 1:49 pm

fiquei animado com as modificaçoes do nosso amigo vou tentar desenvolver uma propria sem gastar os tubos posto depois em outro topco ,,,,a dica dele da temperatura e valida tambem para quem mora no estado do rio ,,,aqui e muito quente em alguns dias ,,,,,,


ps : comtinue a postar mais detalhes da sua mod ,,,,,um abraço
rawdir
rawdir
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 57
Idade : 41
Localização : areal rj
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 01/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Motor GY6 250cc

Mensagem  Marcio Alberto Garcia Qua Set 28, 2011 3:05 pm

Boa tarde a todos, esta é minha primeira participação aqui neste fórum.
Meu interesse por este meio de comunicação se fez devido a possível utilização deste motor (gy6 150cc ou 250cc) para fins aeronáuticos, mais precisamente seu uso em paramotores.
Acompanhando este tópico notei que existe maneiras de otimizar a potencia do motor da Dafra Laser 150, o que faz com ele seja a minha primeira opção de teste.
Para isto preciso comprar um motor deste, mais até então não achei em lugar algum o motor avulso, somente na autorizadas Dafra (...muito caro!)
Então, gostaria de saber se vocês aqui do fórum se alguém tem um motor (com procedência) deste para venda?
Amigo Gelatino, em sua mensagem você fala de um Gy6 250cc por U$ 380,00, você poderia indicar o site?
Aguardo respostas.
Obrigado a todos.
Márcio.

Marcio Alberto Garcia
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 55
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Dan Floripa Qua Set 28, 2011 3:25 pm

Marcio Alberto Garcia escreveu:Boa tarde a todos, esta é minha primeira participação aqui neste fórum.
Meu interesse por este meio de comunicação se fez devido a possível utilização deste motor (gy6 150cc ou 250cc) para fins aeronáuticos, mais precisamente seu uso em paramotores.
Acompanhando este tópico notei que existe maneiras de otimizar a potencia do motor da Dafra Laser 150, o que faz com ele seja a minha primeira opção de teste.
Para isto preciso comprar um motor deste, mais até então não achei em lugar algum o motor avulso, somente na autorizadas Dafra (...muito caro!)
Então, gostaria de saber se vocês aqui do fórum se alguém tem um motor (com procedência) deste para venda?
Amigo Gelatino, em sua mensagem você fala de um Gy6 250cc por U$ 380,00, você poderia indicar o site?
Aguardo respostas.
Obrigado a todos.
Márcio.



Márcio de que tipo de motor você precisa? Torque? Rpm?

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Motor GY6 250cc

Mensagem  Marcio Alberto Garcia Qua Set 28, 2011 3:56 pm

Boa tarde Dan,

Na verdade preciso de um motor (4T) que me forneça uma potencia de no minimo 15HP, quanto ao RPM o mesmo não pode exceder os 9.000.
O meu interesse neste motor em particular, é porque o mesmo não tem a caixa de cambio como nos motores de motos (menor peso!)
E também porque este motor me proporciona uma tomada de força, ou seja, posso utilizar a ponta do virabrequim para instalar um redutor de velocidade.
Para exemplificar melhor o que pretendo fazer, estou enviando em anexo uma foto de um motor (Bailey) que é feito especialmente para este uso, e tambem este video outube.com/watch?v=q9QLeR1g4CM na onde o construtor utilizou um motor de scooter yamaha.
Abraço,
Marcio.

Marcio Alberto Garcia
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 55
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Otimizações para Laser - Página 2 Empty Re: Otimizações para Laser

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos