Boato: A Dafra faliu?
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Fabio.Dafra escreveu:Cavalheiros, bom dia!
Conforme prometido (e missão dada é missão cumprida!), obtive um parecer da nossa engenharia a respeito do uso do óleo nas motocicletas Kansas 150, vou resumir um pouco da conversa que tive com eles:
O Volume de óleo para o motor OHV 150 com Balanceiro é de 1,2 l no primeiro enchimento e entre 1 l e 1,2 l para as demais trocas (este volume pode variar para mais, por causa da evaporação e consumo natural do motor).
É importante a verificação diária do nível do óleo, preferencialmente com a motocicleta apoiada sobre as duas rodas em superfície plana e horizontal, porém, devido à dificuldade para uma pessoa realizar a medição sozinha, disponibiliza-se a opção de se verificar o nível do óleo do motor com a motocicleta apoiada no descanso central e a informação de que o óleo deve estar “entre” as marcas da vareta de inspeção. A medição deve ser feita SEM ROSQUEAR a vareta.
Durante viagens, recomenda-se que o óleo seja previamente trocado e o nível do óleo do motor seja verificado a cada parada e completado se necessário, além disso, o estado geral da motocicleta também deve ser inspecionado (isso vcs já fazem...).
Espero ter ajudado.
Um grande abraço,
Opa,
Valew Fabio! Muito Obrigado pela informação/confirmação/solução!!!
Agora temos um parecer "oficial" por parte da DAFRA sobre esse assunto. Que até então vinha gerando polêmica entre usuários e várias CC também.
No momento estou sem o manual da minha motoca para confirmar (e até mesmo postar aqui acópia scanneada), mas se bem me lembro lá diz que para medição do óleo a vareta não pode mesmo ser rosqueada. Isso confirmo depois e posto aqui também.
A razão de estar sem o manual aqui é que tanto ele como minha motoca foram deixados na CC de Santo André-SP. Para a Revisão dos 21000 Km
Mais Brasil
R Coronel Alfredo Flaquer, 636
Centro
CEP: 09020041 | Santo André - SP
Telefone: (11) 4427-6486
Desde que voltamos de Foz do Iguaçu-PR não tinha feito nada com ela "nem corrente tinha esticado, muito menos lavado a motoca" e resolvi dar um voto de confiança a CC e ver no que dá. (Vou testar se eles já estão adotando essa nova política que a DAFRA vem implantando. Pelo menos o atendimento "quando fui deixar a moto lá" foi muito bom)
Revisão de 21000 Km = R$ 150,00 Dilmas
Limpeza do Carbura na CC = R$ 50,00 Dilmas (cobrado como valor de 1/2 hora de mão-de-obra)
Custo Total = R$ 200,00 (mais alguma coisa que for preciso ser trocado, durante a revisão)
Sei que não é barato, mas que revisão em CC que fica barato?!?!?! (Só a da Apache-2012!)
Deixei a motoca ontem as 17:30hs, com previsão de entrega para hoje as 17:30hs. (Acho que vou buscá-la só amanhã, aqui no trampo esta meio corrido. "fim de mês! bua bua bua")
De qualquer forma. Muito Obrigado pelo retorno Fabio!
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Boato: A Dafra faliu?
Fabio,
Essa resposta não é satisfatória pelo seguinte motivo:
Praticamente repetindo o que o Wagner disse, 1 litro de óleo é o que todas as concessionárias colocam (e cobram por isso) na revisão.
Essa quantidade de óleo mal suja a ponta da vareta quando a medição é realizada de acordo com o procedimento indicado pelo manual do proprietário.
Ou seja, o cliente encaminha a moto para uma revisão na concessionária oficial da marca e sai de lá com o óleo do motor abaixo do nível mínimo recomendado pelo fabricante.
Ou seja, os mecânicos das concessionárias sequer fazem o procedimento correto para medir o nível do óleo. Sequer têm conhecimento do procedimento descrito no manual e, quando questionados a respeito, informam um procedimento incorreto, induzindo o proprietário a um erro.
Erro que pode custar a vida de piloto e garupa caso o motor venha a travar em uma rodovia. E esses casos acontecem sim, temos o caso do Paulinho Alma que teve o motor reconstruído 2 vezes em garantia e desistiu de vocês, tem o caso da garota de speed em Santo André que quase se estabacou na via Anchieta e tem o caso do filho daquele diretor de montadora que você deve estar acompanhando.
Motores similares como o da Chituma (Green) usam 1,4 litro de óleo e vão muito bem, obrigado. Eu uso 1,4 litro de óleo e minha moto vai otimamente bem, obrigado.
Exemplos não faltam, e no entanto a dafra continua recomendando uma quantidade absurdamente incorreta de óleo. A impressão que a empresa passa é de que não se importam com o risco de vida que os clientes estão correndo, talvez porque o lucro da venda de peças de reposição para os motores que se acabam antes da hora compense.
Minha pergunta é:
Compensa mesmo?
A mesma pergunta faço em relação aos quadros quebrados da kansas. Os casos que aparecem na mídia/internet são apenas uma fração, toda concessionária já recebeu motos com esse problema, você sabe disso.
O que a dafra vai fazer em relação a isso? Já não passou da hora de um recall?
Atenciosamente,
Jefferson
Essa resposta não é satisfatória pelo seguinte motivo:
Praticamente repetindo o que o Wagner disse, 1 litro de óleo é o que todas as concessionárias colocam (e cobram por isso) na revisão.
Essa quantidade de óleo mal suja a ponta da vareta quando a medição é realizada de acordo com o procedimento indicado pelo manual do proprietário.
Ou seja, o cliente encaminha a moto para uma revisão na concessionária oficial da marca e sai de lá com o óleo do motor abaixo do nível mínimo recomendado pelo fabricante.
Ou seja, os mecânicos das concessionárias sequer fazem o procedimento correto para medir o nível do óleo. Sequer têm conhecimento do procedimento descrito no manual e, quando questionados a respeito, informam um procedimento incorreto, induzindo o proprietário a um erro.
Erro que pode custar a vida de piloto e garupa caso o motor venha a travar em uma rodovia. E esses casos acontecem sim, temos o caso do Paulinho Alma que teve o motor reconstruído 2 vezes em garantia e desistiu de vocês, tem o caso da garota de speed em Santo André que quase se estabacou na via Anchieta e tem o caso do filho daquele diretor de montadora que você deve estar acompanhando.
Motores similares como o da Chituma (Green) usam 1,4 litro de óleo e vão muito bem, obrigado. Eu uso 1,4 litro de óleo e minha moto vai otimamente bem, obrigado.
Exemplos não faltam, e no entanto a dafra continua recomendando uma quantidade absurdamente incorreta de óleo. A impressão que a empresa passa é de que não se importam com o risco de vida que os clientes estão correndo, talvez porque o lucro da venda de peças de reposição para os motores que se acabam antes da hora compense.
Minha pergunta é:
Compensa mesmo?
A mesma pergunta faço em relação aos quadros quebrados da kansas. Os casos que aparecem na mídia/internet são apenas uma fração, toda concessionária já recebeu motos com esse problema, você sabe disso.
O que a dafra vai fazer em relação a isso? Já não passou da hora de um recall?
Atenciosamente,
Jefferson
jeff- Jedi
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Comungo com o Jeff na mesma linha de pensamento, e quanto a revisão de 21000kms, seria revisão geral então a limpeza de carburador, filtro de ar, reg. de valvulas, lubrificação de eixos, verificação de;lonas e pastilhas de freio, articulações. ajustes; cx. de direção, embreagem, cabo o acelerador, freios, etc.. fazem parte da revisão. portanto cobrar separado a limp. do carbura a meu ver é abuso. um abraço.
José Luiz.
José Luiz.
nego- Admin
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Re: Boato: A Dafra faliu?
nego escreveu:Comungo com o Jeff na mesma linha de pensamento, e quanto a revisão de 21000kms, seria revisão geral então a limpeza de carburador, filtro de ar, reg. de valvulas, lubrificação de eixos, verificação de;lonas e pastilhas de freio, articulações. ajustes; cx. de direção, embreagem, cabo o acelerador, freios, etc.. fazem parte da revisão. portanto cobrar separado a limp. do carbura a meu ver é abuso. um abraço.
José Luiz.
Opa,
José Luiz, li "atentamente" ao manual antes de entregar a moto na CC (inclusive a página onde estão os ítens contemplados em cada revisão) e infelizmente não consta no mesmo a limpeza de Carbura. Assim que estiver novamente com o manual em mãos vou scannear tal página (também a página que fala do óleo "incluindo o trecho que menciona a quantidade") e posto aqui.
Na CC ontem falei a respeito da limpeza do Bura com o atendente e o mesmo me confirmou que este serviço é "de fato" (e para minha tristeza), cobrado a parte.
Abraço,
P.S. Além de ter optado em dar "esse voto de confiança" a CC, ainda não desenvolvi confiança em deixar minha motoca em nenhum mecânico na região onde moro (ora por falta de indicação, ora por não ficar correndo atrás, ora por ver certos açougueiros se aventurar em motos de conhecidos e por aí vai). Até hoje, em minha motoca só quem mexeu "fora as revisões de 0 a 9000 Km na CC" foi eu mesmo.
Convidad- Convidado
Re: Boato: A Dafra faliu?
Pois é Edi, me informei aqui na revenda autorizada Honda, para a revisão geral de uma titã com 21 000 kms a M O é de 79 dilmas e a limpeza/regulagen do carburador está inclusa, já na new motos rev. dafra a revisão de uma kansas com a mesma kmgn. é 119 dilmas e a carb. não estava incluso então questionei e a atendente me fazia com que entrasse na mesma mão de obra, portanto é uma questão de região e dialogo, espero que esta pesquisa sirva para mais alguém. um abraço.
José Luiz.
José Luiz.
nego- Admin
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Opa,
Cumprindo o prometido vai aqui a postagem do Manual do Proprietário da Kansas (onde consta a parte informando a respeito do nível do óleo e como proceder na verificação do mesmo).
E também os ítens contemplados nas Revisões "conforme Manual"
>>> Percebi uma divergência nas informações (além do volume de óleo "a menos" descrito no Manuel "0,9~1,1 Lt."). Notem que na página 41 o Manuel recomenda que se troque o óleo a cada 1000KM, já na página 58 do mesmo Manuel lê-se que após os 6000KM as trocas de óloe devem ocorrer a cada 1500KM.
Como, desde que comprei a moto (e com motos anteriores) sempre troquei o óleo delas com 1000KM. Continuo na mesma.
Abraço,
P.S. Para ver a imagem por inteiro basta clicar sobre ela.
Cumprindo o prometido vai aqui a postagem do Manual do Proprietário da Kansas (onde consta a parte informando a respeito do nível do óleo e como proceder na verificação do mesmo).
E também os ítens contemplados nas Revisões "conforme Manual"
>>> Percebi uma divergência nas informações (além do volume de óleo "a menos" descrito no Manuel "0,9~1,1 Lt."). Notem que na página 41 o Manuel recomenda que se troque o óleo a cada 1000KM, já na página 58 do mesmo Manuel lê-se que após os 6000KM as trocas de óloe devem ocorrer a cada 1500KM.
Como, desde que comprei a moto (e com motos anteriores) sempre troquei o óleo delas com 1000KM. Continuo na mesma.
Abraço,
P.S. Para ver a imagem por inteiro basta clicar sobre ela.
Convidad- Convidado
Re: Boato: A Dafra faliu?
Vamos reparar outra coisa?
Na troca de óleo, diz para o óleo atingir a parte superior da vareta, e na verificação deve estar "entre" as marcas da vareta.
E ai?
Em cima ou no meio?
Se estiver no meio já está baixo, não?
Na troca de óleo, diz para o óleo atingir a parte superior da vareta, e na verificação deve estar "entre" as marcas da vareta.
E ai?
Em cima ou no meio?
Se estiver no meio já está baixo, não?
Cassius- Guru
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Data de inscrição : 18/10/2010
Re: Boato: A Dafra faliu?
Marcas = Quando se indica entre as marcas quer dizer que a marcação deve estar no perimetro das mascas, qualquer marcação abaixo do limite indica risco para o motor.
6000 = Quando o motor atinge os 6000 km ele esta totalmente amaciado, ate os 6000 as trocas de oleo servem "digamos assim" para retirar as impurezas criadas pelo processo de amaciamento, depois disto as trocas ficam mais longas, nao existe nenhum problema em trocar a cada 1000km.
Minhas motos sempre troco o oleo entre 1500 e 2000, aconteceu de uma vez eu esquecer completamente o perido de troca e a moto ficou 3000, mais como sempre o pessoal aqui verifica o nivel de oleo o nivel foi sempre mantido no aceitavel ou seja entre as marcas.
6000 = Quando o motor atinge os 6000 km ele esta totalmente amaciado, ate os 6000 as trocas de oleo servem "digamos assim" para retirar as impurezas criadas pelo processo de amaciamento, depois disto as trocas ficam mais longas, nao existe nenhum problema em trocar a cada 1000km.
Minhas motos sempre troco o oleo entre 1500 e 2000, aconteceu de uma vez eu esquecer completamente o perido de troca e a moto ficou 3000, mais como sempre o pessoal aqui verifica o nivel de oleo o nivel foi sempre mantido no aceitavel ou seja entre as marcas.
Familia- Membro Senior
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Opa,
Conhecimento na prática é o que mais confio ultimamente.
Valew Família!!!
Abraço,
Conhecimento na prática é o que mais confio ultimamente.
Valew Família!!!
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Boato: A Dafra faliu?
Cassius,Cassius, o padawan! escreveu: Vamos reparar outra coisa?
Na troca de óleo, diz para o óleo atingir a parte superior da vareta, e na verificação deve estar "entre" as marcas da vareta.
E ai?
Em cima ou no meio?
Se estiver no meio já está baixo, não?
É exatamente como o Família disse.
E aí pergunto novamente ao sr. Fabio, como se explica essa contradição?
Está aí o manual da kansas dizendo que na troca o óleo deve atingir a parte superior da vareta. No entanto, as concessionárias colocam apenas 1 litro de óleo, o que sequer atinge o mínimo da vareta.
Como a dafra explica que suas concessionárias não realizam o procedimento de medição indicado no próprio manual do proprietário?
Por que as motos não saem da concessionária após a revisão com o óleo na parte superior da vareta? Nem sequer dentro da faixa de medição do nível aceitável?
Os proprietários são prejudicados por isso e se colocam em situação de risco de vida em caso de travamento do motor por lubrificação deficiente.
Esta é a segunda vez que afirmo ao sr. Fabio que a resposta dada a essa questão foi insuficiente. Sem contar as anteriores para gerentes de concessionárias e para o antecessor do sr. Fabio no cargo.
Até quando a dafra fará de conta que o problema não existe e continuará dando explicações que não justificam o que está acontecendo?
jeff- Jedi
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Data de inscrição : 27/05/2008
procedimento do manual x concessionárias
Sr. Fabio/Dafra
Continuamos curiosos para saber o que a dafra irá fazer quanto a essa questão.
Atenciosamente,
Jefferson
Continuamos curiosos para saber o que a dafra irá fazer quanto a essa questão.
Atenciosamente,
Jefferson
jeff- Jedi
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Oi gente,
Estou vendo desde o início deste tema sobre óleo, não falei nada pois não tenho todo o conhecimento que vcs tem, mas tive algumas dúvidas, pois tive outras motos e não notei diferença entre outros manuais da concorrência.
Vou tentar colocar aqui a cópia do manual da Tornado que tive, se não conseguir eu escrevo prá vocês...
Outra coisa é que em raras as vezes eu presenciei uma marca participar destes fóruns e interagir com os clientes, queria tanto que a Citroen entrasse no fórum da marca, acho que eles nos ajudariam a descobrir a série de problemas que o câmbio automático deles têm... kkkkkk
Estou vendo desde o início deste tema sobre óleo, não falei nada pois não tenho todo o conhecimento que vcs tem, mas tive algumas dúvidas, pois tive outras motos e não notei diferença entre outros manuais da concorrência.
Vou tentar colocar aqui a cópia do manual da Tornado que tive, se não conseguir eu escrevo prá vocês...
Outra coisa é que em raras as vezes eu presenciei uma marca participar destes fóruns e interagir com os clientes, queria tanto que a Citroen entrasse no fórum da marca, acho que eles nos ajudariam a descobrir a série de problemas que o câmbio automático deles têm... kkkkkk
Fox_SP- Novato
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Fabio.Dafra escreveu:Cavalheiros, bom dia!
Conforme prometido (e missão dada é missão cumprida!), obtive um parecer da nossa engenharia a respeito do uso do óleo nas motocicletas Kansas 150, vou resumir um pouco da conversa que tive com eles:
O Volume de óleo para o motor OHV 150 com Balanceiro é de 1,2 l no primeiro enchimento e entre 1 l e 1,2 l para as demais trocas (este volume pode variar para mais, por causa da evaporação e consumo natural do motor).
É importante a verificação diária do nível do óleo, preferencialmente com a motocicleta apoiada sobre as duas rodas em superfície plana e horizontal, porém, devido à dificuldade para uma pessoa realizar a medição sozinha, disponibiliza-se a opção de se verificar o nível do óleo do motor com a motocicleta apoiada no descanso central e a informação de que o óleo deve estar “entre” as marcas da vareta de inspeção. A medição deve ser feita SEM ROSQUEAR a vareta.
Durante viagens, recomenda-se que o óleo seja previamente trocado e o nível do óleo do motor seja verificado a cada parada e completado se necessário, além disso, o estado geral da motocicleta também deve ser inspecionado (isso vcs já fazem...).
Espero ter ajudado.
Um grande abraço,
Caro Sr. Fábio pergunte a si mesmo, e ao corpo de engenheiros da Dafra o que ele fariam no seguinte caso:
Vocês compram um carro que no manual vem escrito 1,750l de óleo na troca sem o filtro e 2l com o filtro, mas o Sr. ao verificar o nível de óleo pela manhã vê que o óleo mal suja a vareta, aí o Sr. vai ficar pensando, poxa troquei o óleo ontem não pode ter baixado tanto! O Sr. liga para o call center da fabricante que lhe responde que é assim mesmo e está tudo certo. Mas o Sr. sabe que tem pouco óleo no motor e que motor com pouco óleo trabalha mais quente e com lubrificação deficiente, oque além de reduzir em muito a vida útil do motor, pode ocasionar a quebra, e também sabe que para o óleo ficar no nível correto teria que se colocar 3,5l na troca e 4l com o filtro.
Minha pergunta para o Sr. e seus engenheiros é:
O que vocês fariam, seguiriam a instrução do manual e a orientação do call center? Que vocês achariam dessa empresa? Se sentiriam seguros? Completariam o nível de óleo (3,5l)?
Mas aí os Senhores descobrem um motor irmão (com o mesmo tipo de construção/dimensões) que usa 3,5l e 4l, o que fariam, continuariam obedecendo o manual? Que pensariam a respeito dos engenheiros que indicam quase 50% a menos de óleo no motor?
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Faiô... kkkk
Não consegui colocar o arquivo, mas vou descrever o que está escrito no manual:
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO DO MOTOR
Verifique diariamente o nível de óleo do motor da motocicleta antes de conduzí-la.
O nível de óleo deve ser mantido entre as marcas do nível superior e inferior, gravadas no medidor.
1-Acione o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta, durante alguns minutos;
2-Desligue o motor e coloque a motocicleta em posição vertical, num local plano e firme;
3-Após alguns minutos, remova o medidor . Limpe-o com um pano seco e torne a introduzí-lo SEM ROSQUEAR. Remova-o novamente e verifique o nível do óleo. Este deverá estar entre as marcas superior e inferior gravadas no medidor;
4-Se necessário, adicione óleio recomendado (pág. 57), até atingir a marca no nível superior. Não abasteça além deste limite.
5-Reinstale a tampa de abastecimento de óleo/medidor do nível do óleo. Ligue o motor e verifique se não há vazamentos.
A única diferença que notei que o outro amigo colocou é o item 3 que diz que após alguns minutos teríamos que refazer o processo de medição. Mas de resto não achei diferenças...
Como agora eu só ando com "motinhos menores" o manual da minha Smart diz o seguinte:
1- Apóie a motoneta no cavalete central, em lugar plano;
2- Ligue o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta por 1 a 2 minutos;
3- Desligue o motor, retire a vareta medidora de nível de óleo e limpe-a com um pano seco. Coloque a vareta medidora de nível na rosca da tampa lateral do motor sem rosqueá-la. Retire a vareta e verifique o nível do óleo.
4- O nível do óleo deve estar entre as marcas inferior e superior da haste medidora.
Mas isso é a Smart, não conheço o manual da Kansas.
Vamos ver o que o Sr. Fábio diz a respeito.
Não consegui colocar o arquivo, mas vou descrever o que está escrito no manual:
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO DO MOTOR
Verifique diariamente o nível de óleo do motor da motocicleta antes de conduzí-la.
O nível de óleo deve ser mantido entre as marcas do nível superior e inferior, gravadas no medidor.
1-Acione o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta, durante alguns minutos;
2-Desligue o motor e coloque a motocicleta em posição vertical, num local plano e firme;
3-Após alguns minutos, remova o medidor . Limpe-o com um pano seco e torne a introduzí-lo SEM ROSQUEAR. Remova-o novamente e verifique o nível do óleo. Este deverá estar entre as marcas superior e inferior gravadas no medidor;
4-Se necessário, adicione óleio recomendado (pág. 57), até atingir a marca no nível superior. Não abasteça além deste limite.
5-Reinstale a tampa de abastecimento de óleo/medidor do nível do óleo. Ligue o motor e verifique se não há vazamentos.
A única diferença que notei que o outro amigo colocou é o item 3 que diz que após alguns minutos teríamos que refazer o processo de medição. Mas de resto não achei diferenças...
Como agora eu só ando com "motinhos menores" o manual da minha Smart diz o seguinte:
1- Apóie a motoneta no cavalete central, em lugar plano;
2- Ligue o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta por 1 a 2 minutos;
3- Desligue o motor, retire a vareta medidora de nível de óleo e limpe-a com um pano seco. Coloque a vareta medidora de nível na rosca da tampa lateral do motor sem rosqueá-la. Retire a vareta e verifique o nível do óleo.
4- O nível do óleo deve estar entre as marcas inferior e superior da haste medidora.
Mas isso é a Smart, não conheço o manual da Kansas.
Vamos ver o que o Sr. Fábio diz a respeito.
Fox_SP- Novato
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Moto : Smart 125
Data de inscrição : 15/06/2011
Re: Boato: A Dafra faliu?
Olá, Fox_SP
Fiquei curioso e fui conferir, encontrei um manual da tornado na net:
http://www.regularidade.com.br/manuais/tornado.pdf
Realmente, o procedimento descrito é idêntico ao da kansas. E conferi também o manual da cg, que toma mais precauções quanto à importância da verificação do nível de óleo:
http://www.honda.com.br/motos/pos-venda/conheca-melhor-sua-honda/ManuaisDoProprietarios/CG%20150%20Titan%202009.pdf
Realmente, o procedimento é idêntico. Tentei ver o da cg 125, mas não consegui abrir nenhum.
O grande problema é que no caso das honda, você coloca a quantidade de óleo indicada e o nível fica correto.
Na kansas, você coloca 1 litro e mal chega a sujar a ponta da vareta. Só com 1,2 é que chega no mínimo recomendado e para chegar ao máximo da vareta, só com 1,4 litro. Isso fazendo o procedimento correto, não o errado que é informado pelos vendedores na concessionária (pelo menos todos com quem falei até hoje).
É impossível o motor da kansas usar a mesma quantidade que uma cg/titan, porque ele tem o balanceiro e ali cabe pelo menos 0,3 litro de óleo a mais.
E a green e a kasinski mirage 150 (motor idêntico) recomendam 1,4 litro na troca.
Sem contar os casos de travamento de motor de gente que tomava muito cuidado com a moto, como o Paulinho Alma.
Um abraço, e obrigado pelo alerta,
Jeff
Fiquei curioso e fui conferir, encontrei um manual da tornado na net:
http://www.regularidade.com.br/manuais/tornado.pdf
Realmente, o procedimento descrito é idêntico ao da kansas. E conferi também o manual da cg, que toma mais precauções quanto à importância da verificação do nível de óleo:
http://www.honda.com.br/motos/pos-venda/conheca-melhor-sua-honda/ManuaisDoProprietarios/CG%20150%20Titan%202009.pdf
Realmente, o procedimento é idêntico. Tentei ver o da cg 125, mas não consegui abrir nenhum.
O grande problema é que no caso das honda, você coloca a quantidade de óleo indicada e o nível fica correto.
Na kansas, você coloca 1 litro e mal chega a sujar a ponta da vareta. Só com 1,2 é que chega no mínimo recomendado e para chegar ao máximo da vareta, só com 1,4 litro. Isso fazendo o procedimento correto, não o errado que é informado pelos vendedores na concessionária (pelo menos todos com quem falei até hoje).
É impossível o motor da kansas usar a mesma quantidade que uma cg/titan, porque ele tem o balanceiro e ali cabe pelo menos 0,3 litro de óleo a mais.
E a green e a kasinski mirage 150 (motor idêntico) recomendam 1,4 litro na troca.
Sem contar os casos de travamento de motor de gente que tomava muito cuidado com a moto, como o Paulinho Alma.
Um abraço, e obrigado pelo alerta,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Boato: A Dafra faliu?
Aos amigos de brasilia.... mandei um mail pra dafra perguntando sobre o fechamendo das cc daqui, segue a resposta:
Caro Sr.. Anderson
Agradecemos o seu contato e informamos que estamos trabalhando para que tão logo seja possível realizemos a abertura de um novo concessionário em sua região. Enquanto isto identificamos pelos seus dados que o concessionário mais próximo de sua região encontra-se no seguinte endereço:
Csd6 lote 12/14 – Pistão Sul
Itaguatinga – DF
(61) 35620016
Liguei la e ja ta funcionando.... se naum me engano naum é a mesma que ta no site.... pois tentei varias vezes ligar pelo numero que ta no site...mas naum obtive sucesso....
Caro Sr.. Anderson
Agradecemos o seu contato e informamos que estamos trabalhando para que tão logo seja possível realizemos a abertura de um novo concessionário em sua região. Enquanto isto identificamos pelos seus dados que o concessionário mais próximo de sua região encontra-se no seguinte endereço:
Csd6 lote 12/14 – Pistão Sul
Itaguatinga – DF
(61) 35620016
Liguei la e ja ta funcionando.... se naum me engano naum é a mesma que ta no site.... pois tentei varias vezes ligar pelo numero que ta no site...mas naum obtive sucesso....
dinhopa- Novato
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Brasília é uma cidade /região que não pode ficar na mão, sem concessionária. Tem um monte de participantes do fórum daí.
Dinhopa, depois diz pra gente qual a qualidade do atendimento lá para a gente continuar cobrando a melhora do padrão de atendimento das concessionárias.
Ou elogiar, se for o caso...
Um abraço,
Jeff
Dinhopa, depois diz pra gente qual a qualidade do atendimento lá para a gente continuar cobrando a melhora do padrão de atendimento das concessionárias.
Ou elogiar, se for o caso...
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Opa,
BrasíliaxSP aprox. 1000KM!
Será que, num futuro próximo, eles terão a mesma cancha que o pessoal da CC de Foz do Iguaçu teve?!?!?! Fotografar 4 XALMOSAS "vindas de Sampa" bem em frente a CC!
Abraço,
BrasíliaxSP aprox. 1000KM!
Será que, num futuro próximo, eles terão a mesma cancha que o pessoal da CC de Foz do Iguaçu teve?!?!?! Fotografar 4 XALMOSAS "vindas de Sampa" bem em frente a CC!
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Boato: A Dafra faliu?
Sr. Fabio,jeff escreveu:Cassius,Cassius, o padawan! escreveu: Vamos reparar outra coisa?
Na troca de óleo, diz para o óleo atingir a parte superior da vareta, e na verificação deve estar "entre" as marcas da vareta.
E ai?
Em cima ou no meio?
Se estiver no meio já está baixo, não?
É exatamente como o Família disse.
E aí pergunto novamente ao sr. Fabio, como se explica essa contradição?
Está aí o manual da kansas dizendo que na troca o óleo deve atingir a parte superior da vareta. No entanto, as concessionárias colocam apenas 1 litro de óleo, o que sequer atinge o mínimo da vareta.
Como a dafra explica que suas concessionárias não realizam o procedimento de medição indicado no próprio manual do proprietário?
Por que as motos não saem da concessionária após a revisão com o óleo na parte superior da vareta? Nem sequer dentro da faixa de medição do nível aceitável?
Os proprietários são prejudicados por isso e se colocam em situação de risco de vida em caso de travamento do motor por lubrificação deficiente.
Esta é a segunda vez que afirmo ao sr. Fabio que a resposta dada a essa questão foi insuficiente. Sem contar as anteriores para gerentes de concessionárias e para o antecessor do sr. Fabio no cargo.
Até quando a dafra fará de conta que o problema não existe e continuará dando explicações que não justificam o que está acontecendo?
Continuamos aguardando uma posição oficial sobre essa contradição entre o que diz o manual do proprietário, o que é feito pelas concessionárias e os fatos da vida real.
Atenciosamente,
Jefferson
jeff- Jedi
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Acho que o Sr. Fábio ainda não achou o setor responsável
Infelizmente temos que fazer piada, pois
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Bem, fui colocar minhas rodas de cortesia na loja de trindade e aconteceu uma confusão que enviaram as rodas erradas, o mecânico me tratou mal, a Sra Carla (da loja), entrou em ctto com o Fabio, ela ficou de me ligar assim que as rodas chegassem, mas, até agora, nenhum posicionamento de nenhum dos dois. Estou chateado por ter sido abandonado, mais chateado ainda por quase bater boca com o mecânico deles ao lado da mesa do gerente da loja praticamente e o gerente nada fez, a Dafra quando eu penso que está melhorando, vem alguém e joga m**da no ventilador e destrói o relacionamento entre empresa/cliente.
A Dafra perdeu o meu feeling que eu tinha começado a sentir, vou esperar 30 dias e ver se encontro alguma resposta, se não, já vou partir pra uma conversa mais jurídica, uma coisa é me entregarem a moto com as rodas erradas, outra bem pior é falar que vão trocar, fazer confusão (será que o Sr Fábio estava prestando atenção no que eu dizia naquele dia...?), dizer que vão desfazer a confusão e sumirem, bem, ai já é bem pior.
Se o sr Fábio ler esta mensagem, por gentileza, entre em contato comigo pois quero estudar a possibilidade de receber essa cortesia em minha residência, por correio, transportadora, pombo correio, teletransporte, não estou muito afim de deixar a Carol nas mãos do mecânico dessa outra loja, vai que ele ficou com raiva e deixa um parafuso meio solto... Não sei, mas, ando desconfiando de cada coisa...
Abraços
A Dafra perdeu o meu feeling que eu tinha começado a sentir, vou esperar 30 dias e ver se encontro alguma resposta, se não, já vou partir pra uma conversa mais jurídica, uma coisa é me entregarem a moto com as rodas erradas, outra bem pior é falar que vão trocar, fazer confusão (será que o Sr Fábio estava prestando atenção no que eu dizia naquele dia...?), dizer que vão desfazer a confusão e sumirem, bem, ai já é bem pior.
Se o sr Fábio ler esta mensagem, por gentileza, entre em contato comigo pois quero estudar a possibilidade de receber essa cortesia em minha residência, por correio, transportadora, pombo correio, teletransporte, não estou muito afim de deixar a Carol nas mãos do mecânico dessa outra loja, vai que ele ficou com raiva e deixa um parafuso meio solto... Não sei, mas, ando desconfiando de cada coisa...
Abraços
Re: Boato: A Dafra faliu?
Cássio Fernandes escreveu:Bem, fui colocar minhas rodas de cortesia na loja de trindade e aconteceu uma confusão que enviaram as rodas erradas, o mecânico me tratou mal, a Sra Carla (da loja), entrou em ctto com o Fabio, ela ficou de me ligar assim que as rodas chegassem, mas, até agora, nenhum posicionamento de nenhum dos dois. Estou chateado por ter sido abandonado, mais chateado ainda por quase bater boca com o mecânico deles ao lado da mesa do gerente da loja praticamente e o gerente nada fez, a Dafra quando eu penso que está melhorando, vem alguém e joga m**da no ventilador e destrói o relacionamento entre empresa/cliente.
A Dafra perdeu o meu feeling que eu tinha começado a sentir, vou esperar 30 dias e ver se encontro alguma resposta, se não, já vou partir pra uma conversa mais jurídica, uma coisa é me entregarem a moto com as rodas erradas, outra bem pior é falar que vão trocar, fazer confusão (será que o Sr Fábio estava prestando atenção no que eu dizia naquele dia...?), dizer que vão desfazer a confusão e sumirem, bem, ai já é bem pior.
Se o sr Fábio ler esta mensagem, por gentileza, entre em contato comigo pois quero estudar a possibilidade de receber essa cortesia em minha residência, por correio, transportadora, pombo correio, teletransporte, não estou muito afim de deixar a Carol nas mãos do mecânico dessa outra loja, vai que ele ficou com raiva e deixa um parafuso meio solto... Não sei, mas, ando desconfiando de cada coisa...
Abraços
Acho que o Sr. Fábio e a Srª Carla sumiram pois estão procurando o "setor responsável", agora que gerente boca aberta é esse?
Putz eu NÃO entro no Amauri motos (Honda) justamente por ser mal atendido. Já se sentiu invisível?, não? Vá ao Amauri no setor de peças e tente falar com o
Espero que a Dafra saia dessa lama do pós-venda ou tem muita gente que fará o mesmo que faço em relação ao Amauri.
Abraço!
Dan.
Ps. Acho que aqui em Floripa ninguém mais vai botar o pé em uma cc Dafra, pois a Andreazza está fechando (é a única remanescente) Ah! Sr. Fábio, se por acaso o Sr. ler isso aqui, e achar o setor responsável da Dafra, pergunte se Florianópolis terá alguma concessionária Dafra que mantenha um bom atendimento e as portas abertas por mais de um ano/ ano e meio.
Dan Floripa- Guru
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Boato: A Dafra faliu?
Apesar de toda a beleza e robustez da Next 250cc, fora seu motor com 6 marchas e 24cv, mas acredito que no próximo ano trocarei a minha Yamaha por outra Yamaha... Afinal, são 21cv de pura confiabilidade, né?
Fuzzy Logic- Guru
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Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
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Re: Boato: A Dafra faliu?
Fuzzy Logic escreveu:Apesar de toda a beleza e robustez da Next 250cc, fora seu motor com 6 marchas e 24cv, mas acredito que no próximo ano trocarei a minha Yamaha por outra Yamaha... Afinal, são 21cv de pura confiabilidade, né?
Fuzzy pelo o que via Next é uma Fazer melhorada, o problema está no pós-venda Dafra e as peça de reposição, pois a construção do moto é muito semelhante. Quanto a confiabilidade espero que a Next tenha a mesma da Fazer.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Boato: A Dafra faliu?
Concordo, o que eu levaria em consideração nem seria a confiabilidade, mas, o fato de Dafra nunca ter peças de reposição, e passar 2 semanas a pé é no minimo prejuizo, além, claro, dos preços mais altos de peças genuinas, só não entendo a lógica de peças genuinas terem qualidade as vezes inferior as peças paralelas, não entendo mesmo...
Abraços
Abraços
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