IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
+5
L340
Ingvar
firefox
Dan Floripa
jeff
9 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Experiências
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Pessoal,
Jezebel já não é mais tão jovenzinha, 38 mil km, e esta semana ocorreu o seguinte:
Escutei um ruído novo que vinha da tampa lateral direita do motor, perto do balanceiro; suspeitei que fosse algum problema com a bomba de óleo e fui conferir o nível de óleo/funcionamento da bomba pelo procedimento recomendado, mas olhando pelo visor de nível de óleo.
Batata: das outras vezes, o óleo desaparecia do visor com o motor ligado, voltando ao nível correto depois de alguns segundos após desligar o motor. Desta vez, o nível apenas abaixou um pouco, sintoma de que a bomba não estava fazendo seu trabalho direito e, consequentemente, a lubrificação do motor estava comprometida pela baixa pressão do óleo.
Sob baixa pressão, o óleo não circula pelas bronzinas e pode não atingir o comando no cabeçote. Se tivesse viajado assim, ia ficar na estrada com o motor fundido.
Aproveitei para mandar abrir e verificar a bomba, e já trocar os discos de embreagem (aguentaram mais do que eu imaginava). Todas as peças estavam em perfeito estado, as engrenagens, tudo muito limpo e com ótima aparência, exceto o rotor externo da bomba, que estava bastante riscado e com folga acima do normal. Algum contaminante entrou ali e ficou esmerilhando o rotor, fazendo com que a bomba tivesse o funcionamento prejudicado.
Então fica aí a dica:
Sempre inspecione o nível de óleo pelo visor para comprovar se o óleo desaparece com o motor em funcionamento. Caso ele permaneça ocupando parte significativa do visor, é sinal de que a bomba está com problema e precisa ser trocada.
Não tem peça equivalente, somente a original vendida pela dafra a 55 dilmas. Código Z099806.
A bomba da kasinski zongshen miraginha (31 dilmas) é diferente, não tem como usar.
Felizmente, a concessionária de Mogi das Cruzes tinha a peça a pronta entrega (aliás, sempre tiveram as peças que precisei, coisa que não ocorria em Santo André). O pessoal até agora está de parabéns. Bom, ficaram devendo uns o-rings, mas isso eu conto em outro post.
Um abraço,
Jeff
Jezebel já não é mais tão jovenzinha, 38 mil km, e esta semana ocorreu o seguinte:
Escutei um ruído novo que vinha da tampa lateral direita do motor, perto do balanceiro; suspeitei que fosse algum problema com a bomba de óleo e fui conferir o nível de óleo/funcionamento da bomba pelo procedimento recomendado, mas olhando pelo visor de nível de óleo.
Batata: das outras vezes, o óleo desaparecia do visor com o motor ligado, voltando ao nível correto depois de alguns segundos após desligar o motor. Desta vez, o nível apenas abaixou um pouco, sintoma de que a bomba não estava fazendo seu trabalho direito e, consequentemente, a lubrificação do motor estava comprometida pela baixa pressão do óleo.
Sob baixa pressão, o óleo não circula pelas bronzinas e pode não atingir o comando no cabeçote. Se tivesse viajado assim, ia ficar na estrada com o motor fundido.
Aproveitei para mandar abrir e verificar a bomba, e já trocar os discos de embreagem (aguentaram mais do que eu imaginava). Todas as peças estavam em perfeito estado, as engrenagens, tudo muito limpo e com ótima aparência, exceto o rotor externo da bomba, que estava bastante riscado e com folga acima do normal. Algum contaminante entrou ali e ficou esmerilhando o rotor, fazendo com que a bomba tivesse o funcionamento prejudicado.
Então fica aí a dica:
Sempre inspecione o nível de óleo pelo visor para comprovar se o óleo desaparece com o motor em funcionamento. Caso ele permaneça ocupando parte significativa do visor, é sinal de que a bomba está com problema e precisa ser trocada.
Não tem peça equivalente, somente a original vendida pela dafra a 55 dilmas. Código Z099806.
A bomba da kasinski zongshen miraginha (31 dilmas) é diferente, não tem como usar.
Felizmente, a concessionária de Mogi das Cruzes tinha a peça a pronta entrega (aliás, sempre tiveram as peças que precisei, coisa que não ocorria em Santo André). O pessoal até agora está de parabéns. Bom, ficaram devendo uns o-rings, mas isso eu conto em outro post.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Pô jeff, valeu pela nova dica!
Ela vai entrar na minha check-list.
Falow
Ela vai entrar na minha check-list.
Falow
Convidado- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Não por isso!
A propósito, voltei na oficina e vi a bomba nova aberta, a superfície do rotor é tão lisa quanto a de um rolamento.
A bomba usada parecia uma peça mal torneada, muito riscada, feia mesmo. Vou ver se consigo postar uma foto após o fim de semana.
Um abraço,
Jeff
A propósito, voltei na oficina e vi a bomba nova aberta, a superfície do rotor é tão lisa quanto a de um rolamento.
A bomba usada parecia uma peça mal torneada, muito riscada, feia mesmo. Vou ver se consigo postar uma foto após o fim de semana.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
A minha está com barulho no lado esquerdo suspeito do rolamento do balanceiro, no primeiro findi de Novembro vou brir o motor para ver o que está fazendo barulho , minha Speed está ficando velha e reclamona
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
jeff escreveu:Não por isso!
A propósito, voltei na oficina e vi a bomba nova aberta, a superfície do rotor é tão lisa quanto a de um rolamento.
A bomba usada parecia uma peça mal torneada, muito riscada, feia mesmo. Vou ver se consigo postar uma foto após o fim de semana.
Um abraço,
Jeff
Estamos que vc as fotos para o fórum !!!!
Convidado- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Ou cada vez mais parecidas com os donos...Dan Floripa escreveu:
A minha está com barulho no lado esquerdo suspeito do rolamento do balanceiro, no primeiro findi de Novembro vou brir o motor para ver o que está fazendo barulho , minha Speed está ficando velha e reclamona
Abraço!
Dan.
Samio, onde você achou isso, meu?
Andou bebendo do capuccino do Vinicius???
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
É muita cafeína!!! Mas do café preto mesmo, é que hoje to fazendo cerão, amanha é feriado pra mim e tenho que adiantar algumas paradas!!!!
Convidado- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Opa bela dica vou dar uma olhada na minha speed, ja ta chegando o tempo da manutenção anual, vou gastar uns R$300 dessa vez, devido a incluir parte interna do motor e cromagem de algumas peças... minha pretinha ta com 61.000km e continua com a vitalidade de uma adolescente...rsrrs
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
firefox escreveu:minha pretinha ta com 61.000km e continua com a vitalidade de uma adolescente...rsrrs
Opa,
Depois falam que nossas xalmosas não prestam néh!!! Conheço ALGUMAS Kansas com essa quilometragem também...
O olho do Dono é que engorda o gado!!!
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Olá Galera,
Jeff, excelente dica. Um outro teste que fiz com uma dica de um mecânico no site motocustom é o seguinte:
Na parte de cima traseira do cabeçote, tem um parafuso (10 mm) que fica voltado para trás, bem lá em cima mesmo, um pouco acima do coletor de admissão (no cabeçote).
Retire o parafuso, ligue a moto, se estiver fria nada acontece, mas com um leve toque no acelerador deve fazer óleo lá por cima, indicando que a lubrificação está chegando as partes mais altas do motor.
Fiz isso hoje cedo, e ainda "bem", foi a maior sujeira, rsrsrsrsrsrsr
Abraços,
Igor
Jeff, excelente dica. Um outro teste que fiz com uma dica de um mecânico no site motocustom é o seguinte:
Na parte de cima traseira do cabeçote, tem um parafuso (10 mm) que fica voltado para trás, bem lá em cima mesmo, um pouco acima do coletor de admissão (no cabeçote).
Retire o parafuso, ligue a moto, se estiver fria nada acontece, mas com um leve toque no acelerador deve fazer óleo lá por cima, indicando que a lubrificação está chegando as partes mais altas do motor.
Fiz isso hoje cedo, e ainda "bem", foi a maior sujeira, rsrsrsrsrsrsr
Abraços,
Igor
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Ingvar escreveu:Olá Galera,
Jeff, excelente dica. Um outro teste que fiz com uma dica de um mecânico no site motocustom é o seguinte:
Na parte de cima traseira do cabeçote, tem um parafuso (10 mm) que fica voltado para trás, bem lá em cima mesmo, um pouco acima do coletor de admissão (no cabeçote).
Retire o parafuso, ligue a moto, se estiver fria nada acontece, mas com um leve toque no acelerador deve fazer óleo lá por cima, indicando que a lubrificação está chegando as partes mais altas do motor.
Fiz isso hoje cedo, e ainda "bem", foi a maior sujeira, rsrsrsrsrsrsr
Abraços,
Igor
Só lembrando que não pode acelerar, o óleo tem que subir em um curto espaço de tempo na lenta.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Eita,
Até acho que minha bomba está "bixada", na lenta "vaza não". Mesmo com a moto totalmente fria Dan?
Segunda vou tentar verificar isso na CC, afinal a garantia termina dia 15/12.
Abraços,
Igor
Até acho que minha bomba está "bixada", na lenta "vaza não". Mesmo com a moto totalmente fria Dan?
Segunda vou tentar verificar isso na CC, afinal a garantia termina dia 15/12.
Abraços,
Igor
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Opa,
Só agora que consegui remover por completo a "terra vermelha" de Maringa-PR do motor é que você me fala isso Igor.... To até com dó de sujar a motoca... kkkkkk
Mas vou ver se faço esse teste.
Valew pela diga !!!!
Abraço,
Só agora que consegui remover por completo a "terra vermelha" de Maringa-PR do motor é que você me fala isso Igor.... To até com dó de sujar a motoca... kkkkkk
Mas vou ver se faço esse teste.
Valew pela diga !!!!
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Diga lá Edi,
Com certeza, eu também as vezes acho um cantinho "vermelho" na moto até hoje, boas lembranças.....
Bom, quanto ao teste, fiz novamente ele sem acelerar, e depois de uns 3 segundos o óleo "jorrou" pelo parafuso superior do cabeçote, fiquei sossegado que a bomba de óleo está bem de saúde,rsrsrsrsrsrsr
Abraços,
Igor
Com certeza, eu também as vezes acho um cantinho "vermelho" na moto até hoje, boas lembranças.....
Bom, quanto ao teste, fiz novamente ele sem acelerar, e depois de uns 3 segundos o óleo "jorrou" pelo parafuso superior do cabeçote, fiquei sossegado que a bomba de óleo está bem de saúde,rsrsrsrsrsrsr
Abraços,
Igor
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Ingvar escreveu:Eita,
Até acho que minha bomba está "bixada", na lenta "vaza não". Mesmo com a moto totalmente fria Dan?
Segunda vou tentar verificar isso na CC, afinal a garantia termina dia 15/12.
Abraços,
Igor
Viu como vaza! , como eu disse ele leva uns segundos para jogar óleo para cima (tem que encher as galerias primeiro para depois o óleo sair).
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Não acelerem a moto quando estiverem fazendo esse teste, pois pode jorrar óleo longe e fazer a maior sujeirada!
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Opa,
Estou em busca de inspiração pra fazer esse testee sujar a motoca.
Ela ainda esta limpinha!!!! kkkk
Abraço,
Estou em busca de inspiração pra fazer esse teste
Ela ainda esta limpinha!!!! kkkk
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Será que o falecimento precoce da bomba Bel pode ter sido consequencia do amaciamento dela com apenas 1 L de óleo.
PS: Não sei se ando muito ausente do fórum, mas acho que alguem está devendo as fotos da bomba
PS: Não sei se ando muito ausente do fórum, mas acho que alguem está devendo as fotos da bomba
Convidado- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
hahahaha
Pode cobrar o Leão, antes da viagem deixei a bomba com ele para que tirasse as fotos e postasse por aqui.... nem eu lembrava mais...
o amaciamento da Bél foi feito com a quantidade certa de óleo, o Lobo era leitor assíduo do fórum e esse foi um dos motivos que me levou a comprar a moto.
sucedeu que no dia que na véspera de me entregar a moto, ele mandou trocar o óleo para deixar a moto nos trinques. certamente mandou colocar a quantidade correta, resta saber se o pessoal colocou mesmo esse adicional.
é provável que sim, mas no dia que ele levou a moto do Rio até Volta Redonda, ele me contou que aproveitou que estava sozinho (ele a Loba sempre passeavam juntos) e deu uma esticada na moto para se despedir. Isso pode ter abaixado um pouco o óleo e eu conferi erradamente como contei, enganado pela calibração da vareta e pelo óleo estar quente.
então, acredito que a moto tenha rodado com pouco óleo por apenas 400 km, não acredito que isso tenha causado danos graves ao motor.
e a bomba de óleo seria a última a sofrer com o nível baixo, porque ela está sempre imersa no óleo.
atribuo o problema a algum contaminante que entrou durante alguma troca (sabe aqueles funis que ficam sempre sujos de óleo pegando poeira?) ou então o material da bomba é mesmo de alumínio de baixa dureza.
um teste de duração que uma revista fez na yamaha factor apontou desgaste da bomba com 12 mil km e falaram justamente sobre a qualidade do metal.
é algo muito conveniente para os fabricantes, porque o desgaste da bomba não é verificado nas revisões regulares (devia ser, mas não é....), porque acaba vendendo um monte de peças de reposição...
um abraço,
jeff
Pode cobrar o Leão, antes da viagem deixei a bomba com ele para que tirasse as fotos e postasse por aqui.... nem eu lembrava mais...
o amaciamento da Bél foi feito com a quantidade certa de óleo, o Lobo era leitor assíduo do fórum e esse foi um dos motivos que me levou a comprar a moto.
sucedeu que no dia que na véspera de me entregar a moto, ele mandou trocar o óleo para deixar a moto nos trinques. certamente mandou colocar a quantidade correta, resta saber se o pessoal colocou mesmo esse adicional.
é provável que sim, mas no dia que ele levou a moto do Rio até Volta Redonda, ele me contou que aproveitou que estava sozinho (ele a Loba sempre passeavam juntos) e deu uma esticada na moto para se despedir. Isso pode ter abaixado um pouco o óleo e eu conferi erradamente como contei, enganado pela calibração da vareta e pelo óleo estar quente.
então, acredito que a moto tenha rodado com pouco óleo por apenas 400 km, não acredito que isso tenha causado danos graves ao motor.
e a bomba de óleo seria a última a sofrer com o nível baixo, porque ela está sempre imersa no óleo.
atribuo o problema a algum contaminante que entrou durante alguma troca (sabe aqueles funis que ficam sempre sujos de óleo pegando poeira?) ou então o material da bomba é mesmo de alumínio de baixa dureza.
um teste de duração que uma revista fez na yamaha factor apontou desgaste da bomba com 12 mil km e falaram justamente sobre a qualidade do metal.
é algo muito conveniente para os fabricantes, porque o desgaste da bomba não é verificado nas revisões regulares (devia ser, mas não é....), porque acaba vendendo um monte de peças de reposição...
um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Bem lembrado Jeff!
Arrumei umas pilhas para minha câmera essa semana, estou registrando algumas coisas e vou aproveitar que a Marlene tem as manhas de tirar fotos legais e já vou resolver essa pendência.
Arrumei umas pilhas para minha câmera essa semana, estou registrando algumas coisas e vou aproveitar que a Marlene tem as manhas de tirar fotos legais e já vou resolver essa pendência.
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
nada como a comunicação online...hahahha
um abraço,
jeff
um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Acabei de receber as fotos gentilmente enviadas pelo Leão, vou publicar as 3 mais representativas.
a face do rotor:
o alojamento:
e a periferia do rotor:
note que essas faces originalmente eram tão lisas quanto as de um rolamento.
com os sulcos, a bomba diminui a quantidade e a pressão do óleo enviados para as partes altas do motor porque ele vaza de volta para o cárter.
um abraço,
Jeff
a face do rotor:
o alojamento:
e a periferia do rotor:
note que essas faces originalmente eram tão lisas quanto as de um rolamento.
com os sulcos, a bomba diminui a quantidade e a pressão do óleo enviados para as partes altas do motor porque ele vaza de volta para o cárter.
um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Caracas, até parece que esta bomba estava era servindo de rodinha para carrinhos de rolimã
Hoje eu fiz uma pequena viagem de 100 Km (ida + volta), e na volta o motor começou a fazer um barulho estranho como se tivesse uns ferrinhos batendo em cima do cabeçote e a carcaça estava super quente, pois tive que enrolar o cabo na volta por motivos de força maior. A primeira coisa que verifiquei em casa foi se a bomba não tinha era levado o farelo, fiz o teste pelo suspiro de verificação no cabeçote e está tudo oK com a bomba, agora as válvulas ainda não tenho certeza, então vou fazer um post só para isto.
Jeff, acho que estou começando a ter problemas de memória e de falsa memória, pois pensei que vc tinha postado algo falando que vc ia esperar para ver qual seria a consequência do amaciamento com pouco óleo
Hoje eu fiz uma pequena viagem de 100 Km (ida + volta), e na volta o motor começou a fazer um barulho estranho como se tivesse uns ferrinhos batendo em cima do cabeçote e a carcaça estava super quente, pois tive que enrolar o cabo na volta por motivos de força maior. A primeira coisa que verifiquei em casa foi se a bomba não tinha era levado o farelo, fiz o teste pelo suspiro de verificação no cabeçote e está tudo oK com a bomba, agora as válvulas ainda não tenho certeza, então vou fazer um post só para isto.
Jeff, acho que estou começando a ter problemas de memória e de falsa memória, pois pensei que vc tinha postado algo falando que vc ia esperar para ver qual seria a consequência do amaciamento com pouco óleo
Convidado- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Samio, lembro de ter escrito isso sim, só não encontrei onde.
Na época, comentávamos no fórum que a kansas devia usar 1,2 litro e eu tinha acabado de descobrir que eram 1,4 litro para chegar ao máximo, então ela foi amaciada com o mínimo de óleo, mas ainda sim era mais do que a dafra manda colocar.
então concluí que os 1,2 eram insuficientes para um amaciamento ideal, mas agora aos 40 e poucos mil já posso dizer que isso não causou desgaste significativo.
um abraço,
jeff
Na época, comentávamos no fórum que a kansas devia usar 1,2 litro e eu tinha acabado de descobrir que eram 1,4 litro para chegar ao máximo, então ela foi amaciada com o mínimo de óleo, mas ainda sim era mais do que a dafra manda colocar.
então concluí que os 1,2 eram insuficientes para um amaciamento ideal, mas agora aos 40 e poucos mil já posso dizer que isso não causou desgaste significativo.
um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Bom, a minha já fez um barulho estranho que parecia vir do cabeçote, mas era um rasgo na mangueira da válvula pair.Samio escreveu:Caracas, até parece que esta bomba estava era servindo de rodinha para carrinhos de rolimã
Hoje eu fiz uma pequena viagem de 100 Km (ida + volta), e na volta o motor começou a fazer um barulho estranho como se tivesse uns ferrinhos batendo em cima do cabeçote e a carcaça estava super quente, pois tive que enrolar o cabo na volta por motivos de força maior. A primeira coisa que verifiquei em casa foi se a bomba não tinha era levado o farelo, fiz o teste pelo suspiro de verificação no cabeçote e está tudo oK com a bomba, agora as válvulas ainda não tenho certeza, então vou fazer um post só para isto.
Jeff, acho que estou começando a ter problemas de memória e de falsa memória, pois pensei que vc tinha postado algo falando que vc ia esperar para ver qual seria a consequência do amaciamento com pouco óleo
Parecia um cortador de grama.
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Defeitos comuns
» bomba de oleo da speed
» corrente da bomba de oleo
» Mudança na vice presidencia da Dafra
» Next Proxima
» bomba de oleo da speed
» corrente da bomba de oleo
» Mudança na vice presidencia da Dafra
» Next Proxima
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Experiências
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos