FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

+5
L340
Ingvar
firefox
Dan Floripa
jeff
9 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Qui Out 27, 2011 3:46 pm

Pessoal,

Jezebel já não é mais tão jovenzinha, 38 mil km, e esta semana ocorreu o seguinte:

Escutei um ruído novo que vinha da tampa lateral direita do motor, perto do balanceiro; suspeitei que fosse algum problema com a bomba de óleo e fui conferir o nível de óleo/funcionamento da bomba pelo procedimento recomendado, mas olhando pelo visor de nível de óleo.

Batata: das outras vezes, o óleo desaparecia do visor com o motor ligado, voltando ao nível correto depois de alguns segundos após desligar o motor. Desta vez, o nível apenas abaixou um pouco, sintoma de que a bomba não estava fazendo seu trabalho direito e, consequentemente, a lubrificação do motor estava comprometida pela baixa pressão do óleo.

Sob baixa pressão, o óleo não circula pelas bronzinas e pode não atingir o comando no cabeçote. Se tivesse viajado assim, ia ficar na estrada com o motor fundido.

Aproveitei para mandar abrir e verificar a bomba, e já trocar os discos de embreagem (aguentaram mais do que eu imaginava). Todas as peças estavam em perfeito estado, as engrenagens, tudo muito limpo e com ótima aparência, exceto o rotor externo da bomba, que estava bastante riscado e com folga acima do normal. Algum contaminante entrou ali e ficou esmerilhando o rotor, fazendo com que a bomba tivesse o funcionamento prejudicado.

Então fica aí a dica:

Sempre inspecione o nível de óleo pelo visor para comprovar se o óleo desaparece com o motor em funcionamento. Caso ele permaneça ocupando parte significativa do visor, é sinal de que a bomba está com problema e precisa ser trocada.

Não tem peça equivalente, somente a original vendida pela dafra a 55 dilmas. Código Z099806.

A bomba da kasinski zongshen miraginha (31 dilmas) é diferente, não tem como usar.

Felizmente, a concessionária de Mogi das Cruzes tinha a peça a pronta entrega (aliás, sempre tiveram as peças que precisei, coisa que não ocorria em Santo André). O pessoal até agora está de parabéns. Bom, ficaram devendo uns o-rings, mas isso eu conto em outro post. Rolling Eyes Wink

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidado Qui Out 27, 2011 5:30 pm

Pô jeff, valeu pela nova dica!
Ela vai entrar na minha check-list.
Falow

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Qui Out 27, 2011 5:49 pm

Não por isso!

A propósito, voltei na oficina e vi a bomba nova aberta, a superfície do rotor é tão lisa quanto a de um rolamento.

A bomba usada parecia uma peça mal torneada, muito riscada, feia mesmo. Vou ver se consigo postar uma foto após o fim de semana.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Qui Out 27, 2011 5:58 pm



A minha está com barulho no lado esquerdo Mad Mad Mad suspeito do rolamento do balanceiro, no primeiro findi de Novembro vou brir o motor para ver o que está fazendo barulho Mad Mad , minha Speed está ficando velha e reclamona Evil or Very Mad

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidado Qui Out 27, 2011 6:02 pm

jeff escreveu:Não por isso!

A propósito, voltei na oficina e vi a bomba nova aberta, a superfície do rotor é tão lisa quanto a de um rolamento.

A bomba usada parecia uma peça mal torneada, muito riscada, feia mesmo. Vou ver se consigo postar uma foto após o fim de semana.

Um abraço,

Jeff

Estamos IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Ajax-loader que vc IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Comedia50 as fotos para o fórum Very Happy !!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Qui Out 27, 2011 6:05 pm

Dan Floripa escreveu:

A minha está com barulho no lado esquerdo Mad Mad Mad suspeito do rolamento do balanceiro, no primeiro findi de Novembro vou brir o motor para ver o que está fazendo barulho Mad Mad , minha Speed está ficando velha e reclamona Evil or Very Mad

Abraço!

Dan.
Ou cada vez mais parecidas com os donos... Wink

Samio, onde você achou isso, meu?

Andou bebendo do capuccino do Vinicius??? lol!
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidado Qui Out 27, 2011 6:07 pm

É muita cafeína!!! Mas do café preto mesmo, é que hoje to fazendo cerão, amanha é feriado pra mim e tenho que adiantar algumas paradas!!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  firefox Sex Out 28, 2011 9:55 am

Opa bela dica vou dar uma olhada na minha speed, ja ta chegando o tempo da manutenção anual, vou gastar uns R$300 dessa vez, devido a incluir parte interna do motor e cromagem de algumas peças... minha pretinha ta com 61.000km e continua com a vitalidade de uma adolescente...rsrrs
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidad Sex Out 28, 2011 11:41 am

firefox escreveu:minha pretinha ta com 61.000km e continua com a vitalidade de uma adolescente...rsrrs

Opa,

Depois falam que nossas xalmosas não prestam néh!!! Conheço ALGUMAS Kansas com essa quilometragem também...

O olho do Dono é que engorda o gado!!!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Ingvar Sáb Dez 10, 2011 9:01 am

Olá Galera,

Jeff, excelente dica. Um outro teste que fiz com uma dica de um mecânico no site motocustom é o seguinte:

Na parte de cima traseira do cabeçote, tem um parafuso (10 mm) que fica voltado para trás, bem lá em cima mesmo, um pouco acima do coletor de admissão (no cabeçote).

Retire o parafuso, ligue a moto, se estiver fria nada acontece, mas com um leve toque no acelerador deve fazer óleo lá por cima, indicando que a lubrificação está chegando as partes mais altas do motor.

Fiz isso hoje cedo, e ainda "bem", foi a maior sujeira, rsrsrsrsrsrsr


Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Sáb Dez 10, 2011 11:01 am

Ingvar escreveu:Olá Galera,

Jeff, excelente dica. Um outro teste que fiz com uma dica de um mecânico no site motocustom é o seguinte:

Na parte de cima traseira do cabeçote, tem um parafuso (10 mm) que fica voltado para trás, bem lá em cima mesmo, um pouco acima do coletor de admissão (no cabeçote).

Retire o parafuso, ligue a moto, se estiver fria nada acontece, mas com um leve toque no acelerador deve fazer óleo lá por cima, indicando que a lubrificação está chegando as partes mais altas do motor.

Fiz isso hoje cedo, e ainda "bem", foi a maior sujeira, rsrsrsrsrsrsr


Abraços,
Igor


Só lembrando que não pode acelerar, o óleo tem que subir em um curto espaço de tempo na lenta.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Ingvar Sáb Dez 10, 2011 11:03 am

Eita,

Até acho que minha bomba está "bixada", na lenta "vaza não". Mesmo com a moto totalmente fria Dan?

Segunda vou tentar verificar isso na CC, afinal a garantia termina dia 15/12.

Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidad Sáb Dez 10, 2011 12:11 pm

Opa,

Só agora que consegui remover por completo a "terra vermelha" de Maringa-PR do motor é que você me fala isso Igor.... To até com dó de sujar a motoca... kkkkkk

Mas vou ver se faço esse teste.

Valew pela diga !!!!


Abraço,



Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Ingvar Dom Dez 11, 2011 8:57 am

Diga lá Edi,

Com certeza, eu também as vezes acho um cantinho "vermelho" na moto até hoje, boas lembranças.....

Bom, quanto ao teste, fiz novamente ele sem acelerar, e depois de uns 3 segundos o óleo "jorrou" pelo parafuso superior do cabeçote, fiquei sossegado que a bomba de óleo está bem de saúde,rsrsrsrsrsrsr

Abraços,
Igor
Ingvar
Ingvar
Forista
Forista

Número de Mensagens : 228
Idade : 48
Localização : Sumaré
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/12/2010

http://freespiritriders.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Dom Dez 11, 2011 9:42 am

Ingvar escreveu:Eita,

Até acho que minha bomba está "bixada", na lenta "vaza não". Mesmo com a moto totalmente fria Dan?

Segunda vou tentar verificar isso na CC, afinal a garantia termina dia 15/12.

Abraços,
Igor

Viu como vaza! Razz Razz , como eu disse ele leva uns segundos para jogar óleo para cima (tem que encher as galerias primeiro para depois o óleo sair).

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Dom Dez 11, 2011 9:44 am

Não acelerem a moto quando estiverem fazendo esse teste, pois pode jorrar óleo longe e fazer a maior sujeirada!
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidad Ter Dez 13, 2011 6:15 am

Opa,

Estou em busca de inspiração pra fazer esse teste e sujar a motoca.

Ela ainda esta limpinha!!!! kkkk



Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidado Sáb Fev 11, 2012 10:32 pm

Será que o falecimento precoce da bomba Bel pode ter sido consequencia do amaciamento dela com apenas 1 L de óleo.

PS: Não sei se ando muito ausente do fórum, mas acho que alguem está devendo as fotos da bomba cherry

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 10:20 am

hahahaha

Pode cobrar o Leão, antes da viagem deixei a bomba com ele para que tirasse as fotos e postasse por aqui.... nem eu lembrava mais...

o amaciamento da Bél foi feito com a quantidade certa de óleo, o Lobo era leitor assíduo do fórum e esse foi um dos motivos que me levou a comprar a moto.

sucedeu que no dia que na véspera de me entregar a moto, ele mandou trocar o óleo para deixar a moto nos trinques. certamente mandou colocar a quantidade correta, resta saber se o pessoal colocou mesmo esse adicional.

é provável que sim, mas no dia que ele levou a moto do Rio até Volta Redonda, ele me contou que aproveitou que estava sozinho (ele a Loba sempre passeavam juntos) e deu uma esticada na moto para se despedir. Isso pode ter abaixado um pouco o óleo e eu conferi erradamente como contei, enganado pela calibração da vareta e pelo óleo estar quente.

então, acredito que a moto tenha rodado com pouco óleo por apenas 400 km, não acredito que isso tenha causado danos graves ao motor.

e a bomba de óleo seria a última a sofrer com o nível baixo, porque ela está sempre imersa no óleo.

atribuo o problema a algum contaminante que entrou durante alguma troca (sabe aqueles funis que ficam sempre sujos de óleo pegando poeira?) ou então o material da bomba é mesmo de alumínio de baixa dureza.

um teste de duração que uma revista fez na yamaha factor apontou desgaste da bomba com 12 mil km e falaram justamente sobre a qualidade do metal.

é algo muito conveniente para os fabricantes, porque o desgaste da bomba não é verificado nas revisões regulares (devia ser, mas não é....), porque acaba vendendo um monte de peças de reposição...

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  L340 Dom Fev 12, 2012 10:26 am

Bem lembrado Jeff!
Arrumei umas pilhas para minha câmera essa semana, estou registrando algumas coisas e vou aproveitar que a Marlene tem as manhas de tirar fotos legais e já vou resolver essa pendência.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 10:28 am

nada como a comunicação online...hahahha

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 1:12 pm

Acabei de receber as fotos gentilmente enviadas pelo Leão, vou publicar as 3 mais representativas.

a face do rotor:
IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Bombaface


o alojamento:
IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Bombacavidade


e a periferia do rotor:
IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Bombarotor


note que essas faces originalmente eram tão lisas quanto as de um rolamento.

com os sulcos, a bomba diminui a quantidade e a pressão do óleo enviados para as partes altas do motor porque ele vaza de volta para o cárter.

um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidado Dom Fev 12, 2012 3:36 pm

Caracas, até parece que esta bomba estava era servindo de rodinha para carrinhos de rolimã Surprised
Hoje eu fiz uma pequena viagem de 100 Km (ida + volta), e na volta o motor começou a fazer um barulho estranho como se tivesse uns ferrinhos batendo em cima do cabeçote e a carcaça estava super quente, pois tive que enrolar o cabo na volta por motivos de força maior. A primeira coisa que verifiquei em casa foi se a bomba não tinha era levado o farelo, fiz o teste pelo suspiro de verificação no cabeçote e está tudo oK com a bomba, agora as válvulas ainda não tenho certeza, então vou fazer um post só para isto.

Jeff, acho que estou começando a ter problemas de memória e de falsa memória, pois pensei que vc tinha postado algo falando que vc ia esperar para ver qual seria a consequência do amaciamento com pouco óleo geek

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 5:22 pm

Samio, lembro de ter escrito isso sim, só não encontrei onde.

Na época, comentávamos no fórum que a kansas devia usar 1,2 litro e eu tinha acabado de descobrir que eram 1,4 litro para chegar ao máximo, então ela foi amaciada com o mínimo de óleo, mas ainda sim era mais do que a dafra manda colocar.

então concluí que os 1,2 eram insuficientes para um amaciamento ideal, mas agora aos 40 e poucos mil já posso dizer que isso não causou desgaste significativo.

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  L340 Dom Fev 12, 2012 5:30 pm

Samio escreveu:Caracas, até parece que esta bomba estava era servindo de rodinha para carrinhos de rolimã Surprised
Hoje eu fiz uma pequena viagem de 100 Km (ida + volta), e na volta o motor começou a fazer um barulho estranho como se tivesse uns ferrinhos batendo em cima do cabeçote e a carcaça estava super quente, pois tive que enrolar o cabo na volta por motivos de força maior. A primeira coisa que verifiquei em casa foi se a bomba não tinha era levado o farelo, fiz o teste pelo suspiro de verificação no cabeçote e está tudo oK com a bomba, agora as válvulas ainda não tenho certeza, então vou fazer um post só para isto.

Jeff, acho que estou começando a ter problemas de memória e de falsa memória, pois pensei que vc tinha postado algo falando que vc ia esperar para ver qual seria a consequência do amaciamento com pouco óleo geek
Bom, a minha já fez um barulho estranho que parecia vir do cabeçote, mas era um rasgo na mangueira da válvula pair.
Parecia um cortador de grama.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos