IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
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Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
L3A0, dá uma conferida no video deste post: https://dafra.forumeiros.com/t4120-barulho-no-cabecote-sera-que-e-so-valvula#72306
Convidado- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
esqueci de comentar isso:
cabo enrolado faz o motor trabalhar ainda mais quente, e aí o óleo afina ainda mais e o motor fica mais barulhento.
se chegou nesse ponto de fazer barulho de ferro com ferro, provavelmente você estava perto de travar o motor.
quanto tempo ficou com o cabo enrolado? quanto peso sobre a moto? qual a temperatura ambiente naquele momento?
o fato de a bomba jorrar óleo pela saída de inspeção não quer dizer que ela tenha feito isso com a pressão ideal. afolga redução de atrito das bronzinas do virabrequim é garantida pela pressão do óleo, se ela for baixa, o atrito será maior e acelerará o desgaste.
mecânica é fods.
um abraço,
jeff
cabo enrolado faz o motor trabalhar ainda mais quente, e aí o óleo afina ainda mais e o motor fica mais barulhento.
se chegou nesse ponto de fazer barulho de ferro com ferro, provavelmente você estava perto de travar o motor.
quanto tempo ficou com o cabo enrolado? quanto peso sobre a moto? qual a temperatura ambiente naquele momento?
o fato de a bomba jorrar óleo pela saída de inspeção não quer dizer que ela tenha feito isso com a pressão ideal. a
mecânica é fods.
um abraço,
jeff
jeff- Jedi
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Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Fiquei em torno de 30 minutos, estava só (60 Kg) e sem carga e tava fazendo uma temperatura de aprox 42° . O mais estranho é que a barulheira não era evidente quando eu estava nestas condições, na verdade a moto se manteve aparentemente normal, apesar do óleo ter ficado bastante fino.
Realizei o teste com a bomba de óleo depois de ter dado uma folga para o motor, a o visor está secando completamente e rapidamente.
Como postei aqui:https://dafra.forumeiros.com/t4120-barulho-no-cabecote-sera-que-e-so-valvula#72306
O barulho mais alto se apresenta em rotações médias, de 4-5 mil RPM, abaixo ou acima disto o barulho das válvulas fica quase normal, no video no post, eu gravei o barulho do funcionamento em várias faixas de rotações e os barulhos anormais vem somente das válvulas.
Estou encostando a pobre até amanhã de manhã e vou pedir pro mecânico dar uma verificada.
Falow!
Realizei o teste com a bomba de óleo depois de ter dado uma folga para o motor, a o visor está secando completamente e rapidamente.
Como postei aqui:https://dafra.forumeiros.com/t4120-barulho-no-cabecote-sera-que-e-so-valvula#72306
O barulho mais alto se apresenta em rotações médias, de 4-5 mil RPM, abaixo ou acima disto o barulho das válvulas fica quase normal, no video no post, eu gravei o barulho do funcionamento em várias faixas de rotações e os barulhos anormais vem somente das válvulas.
Estou encostando a pobre até amanhã de manhã e vou pedir pro mecânico dar uma verificada.
Falow!
Convidado- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Eu estou indo para a terceira bomba de oleo com problema e fez travar o motor.
bonfim- Novato Avançado
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Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
bonfim escreveu:Eu estou indo para a terceira bomba de oleo com problema e fez travar o motor.
Opa, isso tem que ser investigado... é muita bomba e muito motor danificado...
qual a km de sua moto?
que óleo você usa?
qual a quantidade?
troca o óleo com que frequência?
limpou o filtro de tela quantas vezes?
esquenta a moto para sair com ela?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Então eu sei que vc leu a reclamação e entendeu, mas só pra registrar:
qual a km de sua moto?
No momento 15446, sendo que rodei uns 3mil com ela.
que óleo você usa?
Yamalube.
qual a quantidade?
1,2 Lts.
troca o óleo com que frequência?
a cada 1000.
limpou o filtro de tela quantas vezes?
Nos ultimos 3 mils foi feita a limpeza um vez.
esquenta a moto para sair com ela?
Não esquento, ligo espero 20 segundos e saio andando.
Abraço
qual a km de sua moto?
No momento 15446, sendo que rodei uns 3mil com ela.
que óleo você usa?
Yamalube.
qual a quantidade?
1,2 Lts.
troca o óleo com que frequência?
a cada 1000.
limpou o filtro de tela quantas vezes?
Nos ultimos 3 mils foi feita a limpeza um vez.
esquenta a moto para sair com ela?
Não esquento, ligo espero 20 segundos e saio andando.
Abraço
bonfim- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 61
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2011
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Bonfim,
Lendo seu relato lá no reclameaqui, me pintou uma possível explicação, estou enviando a você via mp.
Um abraço,
Jeff
Lendo seu relato lá no reclameaqui, me pintou uma possível explicação, estou enviando a você via mp.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Cara, vc é persistente nesse motor hein.
Já gastou quanto com ele?
Eu já me prometi que a próxima vez que tirar o meu do quadro será para colocar outro no lugar, e olha que só precisei tirar aquela bomba de lá por causa dos rolamentos hein.
Mas o problema da bomba foi o que?
Esse desgaste todo igual a bomba das fotos ou algo que a fez parar de funcionar?
Estou voltando a pensar num sistema de alerta para mau funcionamento dessa peça.
.
Já gastou quanto com ele?
Eu já me prometi que a próxima vez que tirar o meu do quadro será para colocar outro no lugar, e olha que só precisei tirar aquela bomba de lá por causa dos rolamentos hein.
Mas o problema da bomba foi o que?
Esse desgaste todo igual a bomba das fotos ou algo que a fez parar de funcionar?
Estou voltando a pensar num sistema de alerta para mau funcionamento dessa peça.
.
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Gastei exatamente 900 reais que ainda pagarei pelos proximos meses. Não diria que é persistencia e sim burrice.
O problema da bomba foi o travamento por defeito de fabricação porque os dentes das engrenagens da bomba não estavam casando, o que depois de alguns giros travava.
Assim que arrumar vou vender.
O problema da bomba foi o travamento por defeito de fabricação porque os dentes das engrenagens da bomba não estavam casando, o que depois de alguns giros travava.
Assim que arrumar vou vender.
bonfim- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 61
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Localização : Guarulhos-SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2011
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
nao sei se ja foi falado, mas uma boa maneira de descobrir se a bomba esta funcionando bem e abrir um pouco o parafuso que fica na tampa do cabeçote(é um unico parafuso que fica na parte traseira no topo do cabeçote). Bem se ao ligar o motor sair oleo por ali, que dizer que a bomba esta funcionando bem e tambem os orificios de lubificaçao nao estao entopidos. lembrese que o oleo nao saira instantaneamente pois a bomba tera que puxar o oleo do carter, por isso devemos sempre esperar um pouco antes de sair andando.
Tiago Leal- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 78
Idade : 37
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Opa,
Carros e caminhões dispõem de uma luz "geralmente vermelha" que se acende em caso de pouca pressão do óleo. Essa luz é acionada por uma cebolinha fixada no radiador de óleo, mas... quando ela ascende "com o motor em funcionamento" é que seu motor já partiu dessa pra uma melhor (isso no caso do MB 1113). Em alguns carros mais antigos, acontece da mesma forma.
Abraço,
L340 escreveu:Cara, vc é persistente nesse motor hein.
Já gastou quanto com ele?
Eu já me prometi que a próxima vez que tirar o meu do quadro será para colocar outro no lugar, e olha que só precisei tirar aquela bomba de lá por causa dos rolamentos hein.
Mas o problema da bomba foi o que?
Esse desgaste todo igual a bomba das fotos ou algo que a fez parar de funcionar?
Estou voltando a pensar num sistema de alerta para mau funcionamento dessa peça.
.
Carros e caminhões dispõem de uma luz "geralmente vermelha" que se acende em caso de pouca pressão do óleo. Essa luz é acionada por uma cebolinha fixada no radiador de óleo, mas... quando ela ascende "com o motor em funcionamento" é que seu motor já partiu dessa pra uma melhor (isso no caso do MB 1113). Em alguns carros mais antigos, acontece da mesma forma.
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Tiago Leal escreveu:. lembrese que o oleo nao saira instantaneamente pois a bomba tera que puxar o oleo do carter, por isso devemos sempre esperar um pouco antes de sair andando.
Tenho que me policiar mais nisso ...
tenho mania de pegar a moto e ja ir saindo.
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
jeff escreveu:Acabei de receber as fotos gentilmente enviadas pelo Leão, vou publicar as 3 mais representativas.
a face do rotor:
o alojamento:
e a periferia do rotor:
note que essas faces originalmente eram tão lisas quanto as de um rolamento.
com os sulcos, a bomba diminui a quantidade e a pressão do óleo enviados para as partes altas do motor porque ele vaza de volta para o cárter.
um abraço,
Jeff
Caramba que desgaste feio, parece que
Como comentei com você, desgaste foi muito precoce!
Abraço!
Dan.
Ps, só agora vi as fotos pois estava sem net em casa.
Última edição por Dan Floripa em Ter Mar 13, 2012 10:21 pm, editado 1 vez(es)
Dan Floripa- Guru
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Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
bonfim escreveu:Eu estou indo para a terceira bomba de oleo com problema e fez travar o motor.
Bomfim você teria as fotos desse motor aberto e de seus componentes internos?, Pois para fundir tantas vezes assim com tão pouca km, tem alguma coisa obstruindo a passagem de óleo, não sendo necessariamente a bomba a culpada da história.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Samio escreveu:Fiquei em torno de 30 minutos, estava só (60 Kg) e sem carga e tava fazendo uma temperatura de aprox 42° . O mais estranho é que a barulheira não era evidente quando eu estava nestas condições, na verdade a moto se manteve aparentemente normal, apesar do óleo ter ficado bastante fino.
Realizei o teste com a bomba de óleo depois de ter dado uma folga para o motor, a o visor está secando completamente e rapidamente.
Como postei aqui:https://dafra.forumeiros.com/t4120-barulho-no-cabecote-sera-que-e-so-valvula#72306
O barulho mais alto se apresenta em rotações médias, de 4-5 mil RPM, abaixo ou acima disto o barulho das válvulas fica quase normal, no video no post, eu gravei o barulho do funcionamento em várias faixas de rotações e os barulhos anormais vem somente das válvulas.
Estou encostando a pobre até amanhã de manhã e vou pedir pro mecânico dar uma verificada.
Falow!
Samio, quando um óleo multiviscoso aquece, ele não fica mais grosso? Não é este o princípio dos aditivos? Se ele ficou fino, é porque os aditivos se degradaram com a temperatura e aí, ele já era... estou lendo um bocado sobre mecânica mas não tenho prática de nada! só a teoria, mesmo...
matheus.dias- Novato
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Data de inscrição : 19/02/2012
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Infelizmente não tirei fotos do motor aberto em nenhuma das vezes. Eu questionei isso me disseram que estava tudo ok e que tinham verificado, O Jeff tá me ajudando a levantar informações ai vamos ver.
Abraço
Abraço
bonfim- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 61
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Localização : Guarulhos-SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2011
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Eu gostaria de saber qual o motivo de este tópico que eu abri dentro de kansas hoje estar dentro de speed.
Tenho certeza de ter aberto dentro de kansas, porque quando crio um tópico novo vou até a página inicial para começar o processo. Aí de repente o assunto migra para outro tópico....
Desconheço a bomba de óleo da speed, de repente ela até pode ser diferente da usada na kansas....
Se alguém souber me dizer como isso aconteceu, agradeço. Já não é a primeira vez que noto esse tipo de coisa.
Um arbaço,
Jeff
Tenho certeza de ter aberto dentro de kansas, porque quando crio um tópico novo vou até a página inicial para começar o processo. Aí de repente o assunto migra para outro tópico....
Desconheço a bomba de óleo da speed, de repente ela até pode ser diferente da usada na kansas....
Se alguém souber me dizer como isso aconteceu, agradeço. Já não é a primeira vez que noto esse tipo de coisa.
Um arbaço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
jeff escreveu:Eu gostaria de saber qual o motivo de este tópico que eu abri dentro de kansas hoje estar dentro de speed.
Tenho certeza de ter aberto dentro de kansas, porque quando crio um tópico novo vou até a página inicial para começar o processo. Aí de repente o assunto migra para outro tópico....
Desconheço a bomba de óleo da speed, de repente ela até pode ser diferente da usada na kansas....
Se alguém souber me dizer como isso aconteceu, agradeço. Já não é a primeira vez que noto esse tipo de coisa.
Um arbaço,
Jeff
Pelo que vi é a mesma bomba da Speed, porém podem ter dimensões diferentes.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
uma coisa que pensei agora é se por acaso o problema que minha moto apresentou após a viagem de trindade (Rolament) justificaria uma preocupação extra com a bomba, uma vez que se o filtro de tela ficou cheio de meleca, antes ela deve ter dado um rolezinho dentro do motor.
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
O filtro de tela está lá para impedir que isso aconteça, mas ele só retém impurezas maiores.
O mecânico deveria ter verificado isso durante a desmontagem, quando trocou os rolamentos, mas sabe como é... cliente bom é o cliente que retorna para a oficina... e quanto antes, melhor (para ele).
Um abraço,
Jeff
O mecânico deveria ter verificado isso durante a desmontagem, quando trocou os rolamentos, mas sabe como é... cliente bom é o cliente que retorna para a oficina... e quanto antes, melhor (para ele).
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
eu costumo trocar essa peneirinha a cada 4000km, porem ultimamente ta dificil de encontra-la poraki
firefox- Guru
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Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Como o Jeff já comentou, o mecânico verificou (ou deveria ter verificado) todo o sistema de lubrificação, incluindo folga estre a carcaça e o rotor da bomba de óleo e estado das mesmas.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Opa,
Fire, costuma-se trocar essa peneirinha só quando ela apresenta algum furo (maior que os normais existentes nela). Caso contrário, uma lavagem com diesel e uma passada de água nela já resolvem o problema. Não esquecendo de secar bem ela antes da instalação.
Abraço,
P.S. Só tome cuidado com o quê vai secar essa peneirinha, para que não fiquem fiapos presos nela.
firefox escreveu:eu costumo trocar essa peneirinha a cada 4000km, porem ultimamente ta dificil de encontra-la poraki
Fire, costuma-se trocar essa peneirinha só quando ela apresenta algum furo (maior que os normais existentes nela). Caso contrário, uma lavagem com diesel e uma passada de água nela já resolvem o problema. Não esquecendo de secar bem ela antes da instalação.
Abraço,
P.S. Só tome cuidado com o quê vai secar essa peneirinha, para que não fiquem fiapos presos nela.
Convidad- Convidado
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Pois é.jeff escreveu:O filtro de tela está lá para impedir que isso aconteça, mas ele só retém impurezas maiores.
O mecânico deveria ter verificado isso durante a desmontagem, quando trocou os rolamentos, mas sabe como é... cliente bom é o cliente que retorna para a oficina... e quanto antes, melhor (para ele).
Um abraço,
Jeff
Te contei que a loja de onde é esta oficina fundiu com a Dafra?
Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo
Estou para postar umas fotos comparativas do filtro de tela da Kansas e da CG, são identicos, sendo que o da CG é pouca coisa menor.firefox escreveu:eu costumo trocar essa peneirinha a cada 4000km, porem ultimamente ta dificil de encontra-la poraki
Vou postar inclusive as medidas para que os mais experientes possam opinar se de fato é uma opção ou não.
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