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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidado Dom Fev 12, 2012 5:34 pm


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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 6:00 pm

esqueci de comentar isso:

cabo enrolado faz o motor trabalhar ainda mais quente, e aí o óleo afina ainda mais e o motor fica mais barulhento.

se chegou nesse ponto de fazer barulho de ferro com ferro, provavelmente você estava perto de travar o motor.

quanto tempo ficou com o cabo enrolado? quanto peso sobre a moto? qual a temperatura ambiente naquele momento?

o fato de a bomba jorrar óleo pela saída de inspeção não quer dizer que ela tenha feito isso com a pressão ideal. a folga redução de atrito das bronzinas do virabrequim é garantida pela pressão do óleo, se ela for baixa, o atrito será maior e acelerará o desgaste.

mecânica é fods.

um abraço,

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidado Dom Fev 12, 2012 6:15 pm

Fiquei em torno de 30 minutos, estava só (60 Kg) e sem carga e tava fazendo uma temperatura de aprox 42° . O mais estranho é que a barulheira não era evidente quando eu estava nestas condições, na verdade a moto se manteve aparentemente normal, apesar do óleo ter ficado bastante fino.
Realizei o teste com a bomba de óleo depois de ter dado uma folga para o motor, a o visor está secando completamente e rapidamente.
Como postei aqui:https://dafra.forumeiros.com/t4120-barulho-no-cabecote-sera-que-e-so-valvula#72306
O barulho mais alto se apresenta em rotações médias, de 4-5 mil RPM, abaixo ou acima disto o barulho das válvulas fica quase normal, no video no post, eu gravei o barulho do funcionamento em várias faixas de rotações e os barulhos anormais vem somente das válvulas.
Estou encostando a pobre até amanhã de manhã e vou pedir pro mecânico dar uma verificada.

Falow!

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  bonfim Seg Mar 12, 2012 3:29 pm

Eu estou indo para a terceira bomba de oleo com problema e fez travar o motor.

bonfim
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Seg Mar 12, 2012 3:52 pm

bonfim escreveu:Eu estou indo para a terceira bomba de oleo com problema e fez travar o motor.

Opa, isso tem que ser investigado... é muita bomba e muito motor danificado...

qual a km de sua moto?

que óleo você usa?

qual a quantidade?

troca o óleo com que frequência?

limpou o filtro de tela quantas vezes?

esquenta a moto para sair com ela?

Um abraço,

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  bonfim Ter Mar 13, 2012 6:46 am

Então eu sei que vc leu a reclamação e entendeu, mas só pra registrar:

qual a km de sua moto?
No momento 15446, sendo que rodei uns 3mil com ela.

que óleo você usa?
Yamalube.

qual a quantidade?
1,2 Lts.

troca o óleo com que frequência?
a cada 1000.

limpou o filtro de tela quantas vezes?
Nos ultimos 3 mils foi feita a limpeza um vez.

esquenta a moto para sair com ela?
Não esquento, ligo espero 20 segundos e saio andando.

Abraço

bonfim
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Ter Mar 13, 2012 6:53 am

Bonfim,

Lendo seu relato lá no reclameaqui, me pintou uma possível explicação, estou enviando a você via mp.

Um abraço,

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  L340 Ter Mar 13, 2012 7:00 am

Cara, vc é persistente nesse motor hein.
Já gastou quanto com ele?
Eu já me prometi que a próxima vez que tirar o meu do quadro será para colocar outro no lugar, e olha que só precisei tirar aquela bomba de lá por causa dos rolamentos hein.
Mas o problema da bomba foi o que?
Esse desgaste todo igual a bomba das fotos ou algo que a fez parar de funcionar?
Estou voltando a pensar num sistema de alerta para mau funcionamento dessa peça. affraid
.
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  bonfim Ter Mar 13, 2012 7:16 am

Gastei exatamente 900 reais que ainda pagarei pelos proximos meses. Não diria que é persistencia e sim burrice.

O problema da bomba foi o travamento por defeito de fabricação porque os dentes das engrenagens da bomba não estavam casando, o que depois de alguns giros travava.

Assim que arrumar vou vender.

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Tiago Leal Ter Mar 13, 2012 1:20 pm

nao sei se ja foi falado, mas uma boa maneira de descobrir se a bomba esta funcionando bem e abrir um pouco o parafuso que fica na tampa do cabeçote(é um unico parafuso que fica na parte traseira no topo do cabeçote). Bem se ao ligar o motor sair oleo por ali, que dizer que a bomba esta funcionando bem e tambem os orificios de lubificaçao nao estao entopidos. lembrese que o oleo nao saira instantaneamente pois a bomba tera que puxar o oleo do carter, por isso devemos sempre esperar um pouco antes de sair andando.
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Convidad Ter Mar 13, 2012 2:34 pm

Opa,

L340 escreveu:Cara, vc é persistente nesse motor hein.
Já gastou quanto com ele?
Eu já me prometi que a próxima vez que tirar o meu do quadro será para colocar outro no lugar, e olha que só precisei tirar aquela bomba de lá por causa dos rolamentos hein.
Mas o problema da bomba foi o que?
Esse desgaste todo igual a bomba das fotos ou algo que a fez parar de funcionar?
Estou voltando a pensar num sistema de alerta para mau funcionamento dessa peça. affraid
.

Carros e caminhões dispõem de uma luz "geralmente vermelha" que se acende em caso de pouca pressão do óleo. Essa luz é acionada por uma cebolinha fixada no radiador de óleo, mas... quando ela ascende "com o motor em funcionamento" é que seu motor já partiu dessa pra uma melhor (isso no caso do MB 1113). Em alguns carros mais antigos, acontece da mesma forma.


Abraço,

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  lord_nyo Ter Mar 13, 2012 2:41 pm

Tiago Leal escreveu:. lembrese que o oleo nao saira instantaneamente pois a bomba tera que puxar o oleo do carter, por isso devemos sempre esperar um pouco antes de sair andando.

Tenho que me policiar mais nisso ...

tenho mania de pegar a moto e ja ir saindo.
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Ter Mar 13, 2012 5:42 pm

jeff escreveu:Acabei de receber as fotos gentilmente enviadas pelo Leão, vou publicar as 3 mais representativas.

a face do rotor:
IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Bombaface


o alojamento:
IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Bombacavidade


e a periferia do rotor:
IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Bombarotor


note que essas faces originalmente eram tão lisas quanto as de um rolamento.

com os sulcos, a bomba diminui a quantidade e a pressão do óleo enviados para as partes altas do motor porque ele vaza de volta para o cárter.

um abraço,

Jeff


Caramba que desgaste feio, parece que trabalhos trabalhou a secou seco ou com areia!!!!

Como comentei com você, desgaste foi muito precoce!

Abraço!

Dan.

Ps, só agora vi as fotos pois estava sem net em casa.


Última edição por Dan Floripa em Ter Mar 13, 2012 10:21 pm, editado 1 vez(es)
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Ter Mar 13, 2012 5:47 pm

bonfim escreveu:Eu estou indo para a terceira bomba de oleo com problema e fez travar o motor.

Bomfim você teria as fotos desse motor aberto e de seus componentes internos?, Pois para fundir tantas vezes assim com tão pouca km, tem alguma coisa obstruindo a passagem de óleo, não sendo necessariamente a bomba a culpada da história.

Abraço!

Dan.
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  matheus.dias Qua Mar 14, 2012 12:53 am

Samio escreveu:Fiquei em torno de 30 minutos, estava só (60 Kg) e sem carga e tava fazendo uma temperatura de aprox 42° . O mais estranho é que a barulheira não era evidente quando eu estava nestas condições, na verdade a moto se manteve aparentemente normal, apesar do óleo ter ficado bastante fino.
Realizei o teste com a bomba de óleo depois de ter dado uma folga para o motor, a o visor está secando completamente e rapidamente.
Como postei aqui:https://dafra.forumeiros.com/t4120-barulho-no-cabecote-sera-que-e-so-valvula#72306
O barulho mais alto se apresenta em rotações médias, de 4-5 mil RPM, abaixo ou acima disto o barulho das válvulas fica quase normal, no video no post, eu gravei o barulho do funcionamento em várias faixas de rotações e os barulhos anormais vem somente das válvulas.
Estou encostando a pobre até amanhã de manhã e vou pedir pro mecânico dar uma verificada.

Falow!

Samio, quando um óleo multiviscoso aquece, ele não fica mais grosso? Não é este o princípio dos aditivos? Se ele ficou fino, é porque os aditivos se degradaram com a temperatura e aí, ele já era... estou lendo um bocado sobre mecânica mas não tenho prática de nada! só a teoria, mesmo... Rolling Eyes
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  bonfim Qua Mar 14, 2012 6:51 am

Infelizmente não tirei fotos do motor aberto em nenhuma das vezes. Eu questionei isso me disseram que estava tudo ok e que tinham verificado, O Jeff tá me ajudando a levantar informações ai vamos ver.

Abraço

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  jeff Qua Mar 14, 2012 8:08 am

Eu gostaria de saber qual o motivo de este tópico que eu abri dentro de kansas hoje estar dentro de speed.

Tenho certeza de ter aberto dentro de kansas, porque quando crio um tópico novo vou até a página inicial para começar o processo. Aí de repente o assunto migra para outro tópico....

Desconheço a bomba de óleo da speed, de repente ela até pode ser diferente da usada na kansas....

Se alguém souber me dizer como isso aconteceu, agradeço. Já não é a primeira vez que noto esse tipo de coisa.

Um arbaço,

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Qua Mar 14, 2012 10:55 am

jeff escreveu:Eu gostaria de saber qual o motivo de este tópico que eu abri dentro de kansas hoje estar dentro de speed.

Tenho certeza de ter aberto dentro de kansas, porque quando crio um tópico novo vou até a página inicial para começar o processo. Aí de repente o assunto migra para outro tópico....

Desconheço a bomba de óleo da speed, de repente ela até pode ser diferente da usada na kansas....

Se alguém souber me dizer como isso aconteceu, agradeço. Já não é a primeira vez que noto esse tipo de coisa.

Um arbaço,

Jeff



Pelo que vi é a mesma bomba da Speed, porém podem ter dimensões diferentes.

Abraço!

Dan.
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  L340 Qua Mar 14, 2012 1:12 pm

uma coisa que pensei agora é se por acaso o problema que minha moto apresentou após a viagem de trindade (Rolament) justificaria uma preocupação extra com a bomba, uma vez que se o filtro de tela ficou cheio de meleca, antes ela deve ter dado um rolezinho dentro do motor.
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Mensagem  jeff Qua Mar 14, 2012 1:37 pm

O filtro de tela está lá para impedir que isso aconteça, mas ele só retém impurezas maiores.

O mecânico deveria ter verificado isso durante a desmontagem, quando trocou os rolamentos, mas sabe como é... cliente bom é o cliente que retorna para a oficina... e quanto antes, melhor (para ele).

Um abraço,

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  firefox Qua Mar 14, 2012 1:50 pm

eu costumo trocar essa peneirinha a cada 4000km, porem ultimamente ta dificil de encontra-la poraki
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  Dan Floripa Qua Mar 14, 2012 1:56 pm



Como o Jeff já comentou, o mecânico verificou (ou deveria ter verificado) todo o sistema de lubrificação, incluindo folga estre a carcaça e o rotor da bomba de óleo e estado das mesmas.

Abraço!

Dan.
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Mensagem  Convidad Qua Mar 14, 2012 2:55 pm

Opa,

firefox escreveu:eu costumo trocar essa peneirinha a cada 4000km, porem ultimamente ta dificil de encontra-la poraki

Fire, costuma-se trocar essa peneirinha só quando ela apresenta algum furo (maior que os normais existentes nela). Caso contrário, uma lavagem com diesel e uma passada de água nela já resolvem o problema. Não esquecendo de secar bem ela antes da instalação.


Abraço,

P.S. Só tome cuidado com o quê vai secar essa peneirinha, para que não fiquem fiapos presos nela.

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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  L340 Qua Mar 14, 2012 6:15 pm

jeff escreveu:O filtro de tela está lá para impedir que isso aconteça, mas ele só retém impurezas maiores.

O mecânico deveria ter verificado isso durante a desmontagem, quando trocou os rolamentos, mas sabe como é... cliente bom é o cliente que retorna para a oficina... e quanto antes, melhor (para ele).

Um abraço,

Jeff
Pois é.
Te contei que a loja de onde é esta oficina fundiu com a Dafra?
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IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo  - Página 2 Empty Re: IMPORTANTE: problemas com a bomba de óleo

Mensagem  L340 Qua Mar 14, 2012 6:17 pm

firefox escreveu:eu costumo trocar essa peneirinha a cada 4000km, porem ultimamente ta dificil de encontra-la poraki
Estou para postar umas fotos comparativas do filtro de tela da Kansas e da CG, são identicos, sendo que o da CG é pouca coisa menor.
Vou postar inclusive as medidas para que os mais experientes possam opinar se de fato é uma opção ou não.
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