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Problemas elétricos após lavagem

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Problemas elétricos após lavagem Empty Problemas elétricos após lavagem

Mensagem  artfurt Qua Ago 08, 2012 2:15 am

Bom dia pessoal,

No final de semana passado resolvi lavar minha Kansas, caprichei mesmo, depois deixei a na garagem e só fui voltar a usá-la uma semana depois. Para a minha surpresa, a buzina da moto não estava funcionando mais, as duas. Na verdade ela buzinou uma vez e não buzinou mais. Percebi também que os piscas direitos estão mais acelerados que os esquerdos.

Notei também que a luz do pedal do freio não estava acionando, esse consegui regular até, mas me pareçe que ainda está com mau contato na cebolinha. Hoje resolvi verificar a a parte elétrica, passei wd-40 em todos os soquetes debaixo do banco, limpei contatos e mesmo assim o problema das buzinas e do pisca persiste. Testei com outro par de buzinas reservas que eu tenho, e as mesmas não funcionaram também.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser isso? Desde já grato!

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Mensagem  guegonet Qua Ago 08, 2012 5:54 am

Da ultima vez que lavei minha moto em um lava jato, a buzina morreu rsrsrs. O chicote das motos também não são lá os melhores.
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Mensagem  L340 Qua Ago 08, 2012 11:55 am

O jeito é pegar o multímetro e sair testando fio por fio para encontrar onde está o problema.
Uma dica é começar da buzina para o resto, pode estar em tudo quanto é canto, no chicote, em algum conector embaixo do tanque (se bem que eu acho que é do chicote direto para a buzina) ou até mesmo começar do botão da buzina. Você pode tentar abrir e medir no "pé" do botão se está dando contato. Mesmo pq o botão do farol alto é uma janela aberta para a água, pode ter oxidado tudo por lá.
Se for o chicote mesmo, você pode tentar trocar o fio com problema ou trocar tudo logo.
Na minha eu tive problema com os piscas e troquei tudo por um magnetron.
Quanto ao pisca, tenho uma dúvida:
Ambos funcionam do lado acelerado?
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Mensagem  jeff Qua Ago 08, 2012 1:25 pm

Eu começaria do mais fácil, desconectando as buzinas e eliminando a umidade ou oxidação desse conector.

Se não resolvesse aí que eu partiria para os punhos. O chicote em si é pouco provável que dê problema, porque é um fio contínuo isolado. Só vai ter emenda dentro da carcaça do farol, mas é pouco provável que tenha entrado água suficiente lá dentro para causar problema.

É estranho que ambos os piscas de um lado pisquem mais rápido que os do outro.

Você conferiu olhando realmente os piscas, ou apenas as luzes indicadoras no painel?

Porque a luz indicadora pisca mais rápido quando a lâmpada de um pisca está queimada.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  artfurt Qua Ago 08, 2012 4:36 pm

L340 escreveu:O jeito é pegar o multímetro e sair testando fio por fio para encontrar onde está o problema.
Uma dica é começar da buzina para o resto, pode estar em tudo quanto é canto, no chicote, em algum conector embaixo do tanque (se bem que eu acho que é do chicote direto para a buzina) ou até mesmo começar do botão da buzina. Você pode tentar abrir e medir no "pé" do botão se está dando contato. Mesmo pq o botão do farol alto é uma janela aberta para a água, pode ter oxidado tudo por lá.
Se for o chicote mesmo, você pode tentar trocar o fio com problema ou trocar tudo logo.
Na minha eu tive problema com os piscas e troquei tudo por um magnetron.
Quanto ao pisca, tenho uma dúvida:
Ambos funcionam do lado acelerado?

Obrigado L340,

Tive a idéia do multímetro hoje a tarde também, chegando vou verificar. Acho que o problema, se foi realmente acarretado pela lavagem, deve ser do banco para baixo na moto, pois nunca jogo água nos punhos, farol, velocímetro, pois vi que nessas partes é fácil de entrar água. Sempre que lavo só passo um pano úmido e depois muito wd-40 nessas partes do guidon.

Em relação aos piscas, os dois do lado esquerdo estão ok, somente os dois direitos é que estão acelerados, inclusive se percebe pelo barulho do relé.

jeff escreveu:Eu começaria do mais fácil, desconectando as buzinas e eliminando a umidade ou oxidação desse conector.

Se não resolvesse aí que eu partiria para os punhos. O chicote em si é pouco provável que dê problema, porque é um fio contínuo isolado. Só vai ter emenda dentro da carcaça do farol, mas é pouco provável que tenha entrado água suficiente lá dentro para causar problema.

É estranho que ambos os piscas de um lado pisquem mais rápido que os do outro.

Você conferiu olhando realmente os piscas, ou apenas as luzes indicadoras no painel?

Porque a luz indicadora pisca mais rápido quando a lâmpada de um pisca está queimada.

Um abraço,

Jeff


Oi Jeff, beleza?

Já limpei os contatos da buzina com wd-40, reapertei e tudo. Fiz o mesmo com os soquetes debaixo do banco, tudo que é elétrico o wd-40 visitou rsrsr. Um detalhe é que com a moto com o motor desligado(ligada somente na chave) as buzinas funcionam. Ao menos hoje ao meio dia, fui testar e funcionou. Durante o trajeto não funcionou mais.

São os piscas que estão rápidos mesmo, conferi batante. Sei que isso indica que alguma lâmpada pode estar queimada, mas tirando as buzinas, tudo está ligando normalmente...

Estou pensando que pode ser o retificador de voltagem, pois joguei muita água alí naquela região....chegando vou usar o multímetro como o L340 disse. Em compensação, a moto ficou nova, limpinha ehehhe.

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Mensagem  L340 Qua Ago 08, 2012 11:03 pm

jeff escreveu:Eu começaria do mais fácil, desconectando as buzinas e eliminando a umidade ou oxidação desse conector.

Se não resolvesse aí que eu partiria para os punhos. O chicote em si é pouco provável que dê problema, porque é um fio contínuo isolado. Só vai ter emenda dentro da carcaça do farol, mas é pouco provável que tenha entrado água suficiente lá dentro para causar problema.

É estranho que ambos os piscas de um lado pisquem mais rápido que os do outro.

Você conferiu olhando realmente os piscas, ou apenas as luzes indicadoras no painel?

Porque a luz indicadora pisca mais rápido quando a lâmpada de um pisca está queimada.

Um abraço,

Jeff
De fato é estranho que o chicote dê problema depois de um banho, mas não duvido de mais nada.
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Mensagem  artfurt Dom Ago 12, 2012 2:44 am

L340 escreveu:
jeff escreveu:Eu começaria do mais fácil, desconectando as buzinas e eliminando a umidade ou oxidação desse conector.

Se não resolvesse aí que eu partiria para os punhos. O chicote em si é pouco provável que dê problema, porque é um fio contínuo isolado. Só vai ter emenda dentro da carcaça do farol, mas é pouco provável que tenha entrado água suficiente lá dentro para causar problema.

É estranho que ambos os piscas de um lado pisquem mais rápido que os do outro.

Você conferiu olhando realmente os piscas, ou apenas as luzes indicadoras no painel?

Porque a luz indicadora pisca mais rápido quando a lâmpada de um pisca está queimada.

Um abraço,

Jeff
De fato é estranho que o chicote dê problema depois de um banho, mas não duvido de mais nada.


Olá!

O pior é que deve ser o chicote mesmo... Eu comentei que a moto, parada, a buzina estava funcionando...mas não prestei atenção que ela estava no pezinho, com o guidon todo para o lado esquerdo. Fui acionar a buzina com o guidon reto e nada, então virei o guidon para a esquerda e bingo! as buzinas funcionam. Com o guidon no meio e virado para a direita, nada de funcionar.

Muitas chances do chicote ter rompido em algum lugar, não é mesmo? É muito complicado detectar onde aconteceu o problema? Desconfio que seja bem alí na coluna do guidon, pois só alí que o chicote sofre um tensionada ao deixar o guidon reto ou virado para a direita...

Não queria ter que desenbolsar 80 contos agora em um chicote novo... Sad

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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Ago 12, 2012 8:07 am

Não é tão complicado abrir o chicote não, só retirar a fita isolante e ter acesso aos fios, tem uns conectores de aluminio (eu acho) que unem 3 fios em 1, aposto uma rodada de pastel que o problema é em um desses conectores, o problema da kansas em particular é a economia de uns 5 cm de fio ali, pois, ele fica muito esticado, um amigo meu comprou recentemente uma honda (só estou falando do chicote), o chicote da danada tem uma curva muito boa, e mesmo com o guidão todo para a direita, ele não estica, isso aliado ao fato do chicote ser bem mais maleável, o oposto da kansas.

Abraços

PS: Estive pensando um bom tempo sobre deixar o chicote uns cm maior, comprar fio e emendar tudo ali pra ficar mais tranquilo (vou trocar o chicote em breve), então, se tiver paciência, una os fios com solda tudo certinho e vida longa ao chicote elétrico.
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Mensagem  jeff Dom Ago 12, 2012 2:59 pm

Caramba, a dafra ainda não resolveu esse problema?

Isso aconteceu na moto do Edifrans, ele identificou e eliminou o problema reforçando a isolação, e postou aqui todo o histórico.

Se não me engano, isso acontece por atrito do chicote com um parafuso saliente que tem em baixo do tanque.

Não lembro agora onde ele postou a solução disso, mas passe uma mp para ele para o caso de ele não estar acompanhando este tópico.

Um abraço,

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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Ago 12, 2012 3:24 pm

Jeff, pelo menos a Carol apresentou problema ali onde ele sofre uma tensão quando vira o guidão todo para a direita, não vi outro lugar que ele possa ficar pegando, não é por ficar pegando em algo que ele dá problema, o motivo é por ele ser curto demais, volta e meia o fio preto (eu acho) se soltava e eu tinha que abrir o chicote e emendar, até que um dia tive a idéia de colocar um pedaço de fio de uns 5 cm, o problema foi sanado em definitivo, embora o chicote já tenha sofrido com um principio de incêndio, os fios que foram trocados foram apenas os afetados, e, abaixo do banco indo até metade do tanque, o chicote não sofreu uma diminuição do tamanho, então, para que o problema seja resolvido de fato, acho que falta uns 5 cm de chicote apenas, ai ele não vai ficar esticado mesmo com o guidão virado todo para a direita.

Abraços
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Mensagem  jeff Dom Ago 12, 2012 3:44 pm

Boa informação!

Mas se essa diferença de comprimento é tão pequena, talvez apenas rearranjar a maçaroca de fios e conectores que tem dentro da carcaça do farol e corrigir a passagem do chicote, desviando-o de obstáculos que causem esse esforço, permita ganhar esse pedaço de fio adicional.

A propósito, essa maçaroca de fios e conectores dentro do farol não é exclusividade das motos dafra não. Quem já abriu o farol de uma cg e outras motos pequenas pode falar. Na minha opinião, é uma das operações de fabricação que poderia ser mais bem elaborada por todos os fabricantes, acho que eles pensam que o proprietário nunca terá acesso a essa área íntima da moto e não se preocupam em mostrar ali um serviço de qualidade, apenas de menor custo.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Ago 12, 2012 3:53 pm

jeff escreveu:Boa informação!

Mas se essa diferença de comprimento é tão pequena, talvez apenas rearranjar a maçaroca de fios e conectores que tem dentro da carcaça do farol e corrigir a passagem do chicote, desviando-o de obstáculos que causem esse esforço, permita ganhar esse pedaço de fio adicional.

A propósito, essa maçaroca de fios e conectores dentro do farol não é exclusividade das motos dafra não. Quem já abriu o farol de uma cg e outras motos pequenas pode falar. Na minha opinião, é uma das operações de fabricação que poderia ser mais bem elaborada por todos os fabricantes, acho que eles pensam que o proprietário nunca terá acesso a essa área íntima da moto e não se preocupam em mostrar ali um serviço de qualidade, apenas de menor custo.

Um abraço,

Jeff

Esse rearranjo pode acontecer apenas embaixo do banco, se puxar o chicote do farol, vai infiltrar agua, pois, a proteção não vai até o fim, note que o chicote tem aquela capa de borracha até uns 5 cm antes de chegar ao conector, e se fosse mais, os conectores ficariam muito juntos, e muito juntos, não iria entrar no farol e nem iria dar pra fechar, já que lá dentro fica muito apertado para conectores tão grandes, obrigando a deixar eles espalhados lá dentro. Estive pensando mesmo em vir puxando ele de trás e dar um folego a mais ali, mas, tem um porém, quando o chicote passa da coluna de direção, começam as emendas, e, emenda + movimento = chicote quebrado, to pensando em levar essas emendas pra ficar embaixo do tanque ou embaixo do tanque, quando eu tiver tempo para dedicar uns 2 ou 3 dias a isso eu ainda quero sentar ao lado da Carol com o ferro de solda e fazer o serviço bem feito.

Abraços
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Mensagem  jeff Dom Ago 12, 2012 4:00 pm

Acredito que esse rearranjo do chicote resolva o problema, talvez o Lobão tenha feito isso com a Bél e eu nunca tive problemas de chicote.

A falha de volta e meia apagar as luzes que eu resolvia com o tapão no escudo cromado do tanque foi eliminado com uma simples limpeza dos contatos.

Um abraço,

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Mensagem  L340 Seg Ago 13, 2012 10:31 am

O chicote da Kassandra foi trocado por pane nos piscas.
Nem pensei na possibilidade de consertar, tenho um baita receio de tudo que é (ou deveria ser) de cobre nessa moto.
Só pra dar palpite aqui.
Para puxar um pouco o chicote para frente, pode ser que precise aumentar os fios que vão para a bobina, pelo menso na Kassandra ficava na medida.

Na intruder essa bagunça de fios um dia foi organizada, existia um ponto de fixação para ela (como se resolvesse muita coisa).
E por falar na Intruder, eu tive um problema com o chicote dela que era justamente pelo fio ficar pegando em algo.
Na frente da moto a capa ressecou e os fios ficaram pegando em algum ponto que agora não me lembro.
Substituí o fio soldando um novo de um conector ao outro, enrolei de novo o chicote com fita isolante e coloquei aquele espiral de organizar fio em escritório para proteger.
Agora fiquei encucado se esse espiral não vai forçar o resto.
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Mensagem  jeff Seg Ago 13, 2012 1:17 pm

Negativo.

A fita isolante vai manter os fios imóveis uns em relação aos outros. A espirar vai servir de capa protetora contra o atrito contra o chasse/tanque/demais componentes, e essa é a causa do problema.

Um abraço,

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Mensagem  artfurt Ter Ago 14, 2012 4:56 pm

Aí pessoal,


Ainda não tive tempo de mexer na moto para resolver esse problema do chicote. Vou tentar nesse final de semana, se não der certo a saída é comprar o da Magnetron.
Dizem que a qualidade é melhor que o original. Mas será que o comprimento é maior? Ouvi dizer também que com ele todos os piscas ficam mais rápidos, que é um dos sintomas que minha moto está apresentando.
Quando o guidão está para a esquerda, as buzinas funcionam e os piscas direitos ficam rápidos, em linha reta, as buzinas não funcionam e os piscas ficam normais... Achei que o relé pudesse estar queimado ou em curto, mas vou esperar para ver se consertando o chicote tudo volta ao normal.

Até mais!

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Mensagem  Cássio Fernandes Ter Ago 14, 2012 4:58 pm

artfurt escreveu:Aí pessoal,


Ainda não tive tempo de mexer na moto para resolver esse problema do chicote. Vou tentar nesse final de semana, se não der certo a saída é comprar o da Magnetron.
Dizem que a qualidade é melhor que o original. Mas será que o comprimento é maior? Ouvi dizer também que com ele todos os piscas ficam mais rápidos, que é um dos sintomas que minha moto está apresentando.
Quando o guidão está para a esquerda, as buzinas funcionam e os piscas direitos ficam rápidos, em linha reta, as buzinas não funcionam e os piscas ficam normais... Achei que o relé pudesse estar queimado ou em curto, mas vou esperar para ver se consertando o chicote tudo volta ao normal.

Até mais!

Os piscas não ficam mais rápidos com a troca do chicote, se o pisca da sua moto pisca mais rápido em determinados momentos, então é sinal de mau contato e um deles fica sem piscar. Magnetron realmente tem uma qualidade melhor.

Abraços
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Mensagem  jeff Ter Ago 14, 2012 6:30 pm

Discordo.

Se a resistência dos fios do chicote chinês for grande (ou seja, se o chicote for muito ruim, com fio de "cobre" atraído por ímã, como já vimos), vai chegar uma tensão mais baixa na buzina e piscas. Eliminando essa resistência vai chegar mais corrente nos piscas e buzinas, e ambos podem sim ficar pouca coisa mais rápidos.

Agora o fato de o problema se manifestar apenas para um lado indica que o chicote está fechando um curto-circuito muito pequeno com o chassi ou outro fio do chicote causando uma fuga de corrente (esse último é menos provável, porque precisaria ter dois fios descascados). O curto-circuito é pequeno porque a fuga de corrente é insuficiente para queimar o fusível, mas com o atrito ele vai acabar aumentando e acabará queimando o fusível.

Antes de pensar em trocar o chicote, eu procuraria por pontos de contato descascados na face interna do chicote junto à curva da coluna de direção. Analisando quais pontos do chicote se movem e entram em atrito durante o movimento do guidão ficará fácil de encontrar o defeito, aí uma simples aplicação de uma boa camada de fita isolante resolve o problema sem a dor de cabeça de trocar o chicote. Dá mais trabalho do que parece.

Um abraço,

Jeff
PS: A propósito, é muito provável que as kansas mais novas já estejam usando chicote nacional, porque diminuiu muito o número de reclamações. Nesse caso, trocar o chicote será trocar 6 por meia dúzia, porque o problema aparecerá de novo. Esse tipo de coisa em moto é comum, a harrrrley e a kawasaki estão fazendo um recall por causa de um problema parecido, a primeira no chicote da lanterna traseira e a segunda no chicote do sensor de posição do cavalete lateral.

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Mensagem  Cássio Fernandes Ter Ago 14, 2012 6:36 pm

Jeff,

Levando em consideração o tamanho do chicote não seria desprezível essa resistência? Acredito que um chicote desse tamanho só iria influenciar se tivesse sei lá, uns 20 ou 30 metros pra começar a pensar nisso. Eu tenho um chicote zerado aqui pra trocar, ainda não tive coragem de colocar, foi enviado pelo Sr Fábio ainda em Março e eu venho adiando a troca desde então, se for interessante, eu poderia postar fotos para comparação. O chicote que ele mandou me parece ser meia boca, sou desconfiado com produtos Dafra um mucado.

Abraços

PS: Concordo com seu PS, menos o fato da Dafra ter melhorado significativamente o produto, as reclamações só diminuiram pois o número de usuários do fórum só vem crescendo. Razz
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Mensagem  jeff Ter Ago 14, 2012 7:24 pm

Olha, chicotes não costumam ser itens muito bonitos não...

Quanto à resistência desprezível, ela o seria se o material condutor fosse cobre puro. O Leão já conseguiu atrair com um ímã o conector da vela de ignição, portanto aquele conector era de ferro cobreado. E se os fios forem feitos de sucata de cobre, o que é comum na China, eles podem ter contaminação suficiente para causar alguma resistência.

Tem uma maneira fácil de ver se o chicote tem material condutor de boa qualidade ou não:

é só pegar um multímetro, ajustá-lo para medir resistência, calibrar o zero e colocar uma ponta de prova numa extremidade de um fio e a outra ponta de prova na outra extremidade do mesmo fio.

A indicação deve dar 0 ou muito perto de 0. Se indicar qualquer valor de resistência, o fio, e por extensão o chicote, não presta. Se der uma resistência infinita, você errou a outra extremidade do fio ou ele está interrompido.

Um abraço,

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Mensagem  L340 Ter Ago 14, 2012 8:52 pm

jeff escreveu:Discordo.

Se a resistência dos fios do chicote chinês for grande (ou seja, se o chicote for muito ruim, com fio de "cobre" atraído por ímã, como já vimos), vai chegar uma tensão mais baixa na buzina e piscas. Eliminando essa resistência vai chegar mais corrente nos piscas e buzinas, e ambos podem sim ficar pouca coisa mais rápidos.

Agora o fato de o problema se manifestar apenas para um lado indica que o chicote está fechando um curto-circuito muito pequeno com o chassi ou outro fio do chicote causando uma fuga de corrente (esse último é menos provável, porque precisaria ter dois fios descascados). O curto-circuito é pequeno porque a fuga de corrente é insuficiente para queimar o fusível, mas com o atrito ele vai acabar aumentando e acabará queimando o fusível.

Antes de pensar em trocar o chicote, eu procuraria por pontos de contato descascados na face interna do chicote junto à curva da coluna de direção. Analisando quais pontos do chicote se movem e entram em atrito durante o movimento do guidão ficará fácil de encontrar o defeito, aí uma simples aplicação de uma boa camada de fita isolante resolve o problema sem a dor de cabeça de trocar o chicote. Dá mais trabalho do que parece.

Um abraço,

Jeff
PS: A propósito, é muito provável que as kansas mais novas já estejam usando chicote nacional, porque diminuiu muito o número de reclamações. Nesse caso, trocar o chicote será trocar 6 por meia dúzia, porque o problema aparecerá de novo. Esse tipo de coisa em moto é comum, a harrrrley e a kawasaki estão fazendo um recall por causa de um problema parecido, a primeira no chicote da lanterna traseira e a segunda no chicote do sensor de posição do cavalete lateral.

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Outra coisa que pode estar ocorrendo, é um conduitor rompido mas que o isolante ainda não rompeu, então esteticamente parece que está bom, mas só funciona em posição em que as duas partes juntam.
desconfio mais disso pq normalmente quando um pisca queima o que ficou funcionando pisca mais rápido

PS.: Eu já estava viajando aqui relembrando a lei de Ohm mas achei melhor não colocar aqui pra não ficar chato.
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Mensagem  jeff Ter Ago 14, 2012 9:58 pm

Ohm me lembra de Baby Consuelo do Brasil... ou um mantra tibetano.

Ou azerbayano.

Um abraço,

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Problemas elétricos após lavagem Empty Re: Problemas elétricos após lavagem

Mensagem  L340 Qua Ago 15, 2012 7:09 pm

Ohm me lembra um professor de física que era tão chato, mas tão chato que eu nem fiz questão de tirar uma nota boa nessa matéria.
A gente tinha um sistema simples e prático de decorar as fórmulas, que eram os triângulos.
Triângulo do RUI para Resistência, tensão e corrente e o triângulo da UPI para potencia, tensão e corrente.
O cara proibia de usar, tinha que decorar todas as formulas, não bastava saber aplicar a borra da fórmula, tinha que ficar rezando:
"resisteeeeencia dividiiida por tensããããão é igualll a correeeeeeeeeeentee..... blergh"
Eu fiz exatamente a quantidade de exercícios para tirar a nota mínima, entreguei a prova e fui embora. Depois até me arrependi, pq deixei que uma pessoa chata mudasse o meu rumo, mas pelo menos eu o deixei pto com aquilo.
A maior parte da sala tirou nota boa pq um amigo e eu explicamos para os demais como o negócio era simples e não extremamente complicado como ele queria que parecesse.
Engraçado que o professor anterior era completamente aloprado, ia pra escola com uma ML toda torta que vivia escapando a corrente (e era comum ele entrar na sala sujo de graxa) entrava na sala com um giz e um apagador, falava um monte de bobagem, fazia um bando de moleque aloprado raciocinar e não tentava complicar as coisas, pelo contrário, o cara explicava de uma maneira tão direta que você até falava: “Ahhh tá me dizendo que é só isso?”
E até hoje eu lembro da fórmula V, Vó mais A Tia.
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Mensagem  jeff Qua Ago 15, 2012 7:33 pm

Por acaso quando ele falava em transformador ele falava núcleo de feeeeerrrrrroooo e era japonês? Shocked

Um dia sacaneamos ele no laboratório de eletrotécnica trocando o filamento do fusível da bancada por um grafite.

Naquele dia, se o disjuntor geral não tivesse caído, a gente tinha feito um diamante. What a Face

Um abraço,

Jeff
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Problemas elétricos após lavagem Empty Re: Problemas elétricos após lavagem

Mensagem  L340 Qua Ago 15, 2012 7:48 pm

kkkkkkkkkk ou então uma capacitor de fluxo Very Happy
No curso de elétrica a gente fazia pose para foto cada vez que via uma meleca por acontecer.
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