FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuga de corrente

3 participantes

Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Ter Mar 05, 2013 4:19 pm

Boa noite, pessoal!

Faz poucos meses que troquei a bateria da speed e a mesma já está descarregando...
Tem algum teste que eu possa fazer para saber se há fuga de corrente?
Quais são os lugares que podem dar problema e roubar corrente na moto?
EStou com um alarme positron, mas não creio que o alarme esteja descarregando a bateria... Todo o dia, faço um percurso de 17km, ida e volta, 34 no total e isso provavelmente deve dar uma boa carga da bateria... O problema da minha speed, é que como ela morre as vezes no farol, acabo dando partida no botão... Mas isso só no trânsito... De resto, dou partida no kick mesmo... Uso xenon, mas só no percurso noturno e 5 minutos antes de chegar na garagem, eu desligo e ando na halógena...

Alguém tem alguma sugestão do que pode ser?

Abraco a todos!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Qui Mar 07, 2013 8:40 pm

Hj medi a corrente da moto e acho que está tendo fuga mesmo...

Desconetei o cabo negativo da bateria, liguei o positivo do voltimetro na bateria e o negativo no cabo e deu 0,9 ou 9 de corrente...
Minha speed tem alarme positron, mas no manual diz consumo de 2,5... E agora? O que pode estar ocasionando a fuga?

Abs a todos!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  jeff Ter Mar 12, 2013 7:38 pm

Olá,

Somente vi suas mensagens hoje.

Possibilidades de fuga de corrente:

- oxidação nos terminais da bateria

- sujeira ou oxidação nos contatos do interruptor da ignição ou do corta-corrente

- lâmpada queimada (isso eu vi acontecer na moto do Daniel Floripa, ele estava achando que a bateria tinha ido para o além porque descarregava e não retinha carga, aí foi trocar a lâmpada do farol que estava queimada e a bateria voltou à vida. O filamento queimado ficava encostando no outro filamento da lâmpada e a corrente fugia por ali.)

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Qua Mar 13, 2013 10:15 pm

Fala, Jeffão!!

Man, a bateria não aguentou... Tive que trocar mesmo... Original Heliar foi pro saco...
Coloquei outra, está durando... Vamos ver até qdo...

Os terminais estão novos... Bateria nova... rs

Vou ver o corta corrente...

Minha moto esta toda com led... Piscas, painel, farol traseiro, luz de posição... Só tem lâmpada de filamento no farol... e o xenon na alta... hehehe

Sinceramente, não faço a minima ideia do que pode ser...

Aproveitando... meu pisca alerta não está acendendo... o que pode ser? o pisca funciona normal...

Outra duvida, man... As vezes, minha moto em marcha lenta, dá um pequeno estouro e morre... o que pode ser?
Estou usando gasolina aditivada... o posto é de confiança... estou usanso filtro esportivo e escape esportivo tb...

Valeu, cara!! O pessoal não organiza encontros? nada desse tipo?

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  jeff Qui Mar 14, 2013 10:52 am

Escape mais livre e filtro esportivo alteram a proporção de gasolina que o carburador consegue jogar no motor.

Essas mudanças permitem maior volume de ar, então a regulagem da gasolina tem que aumentar de acordo, se foi um mecânico que adaptou ele deve ter regulado o carburador para isso.

O sintoma de motor pipocando e morrendo me parece indicar que há excesso de gasolina e marcha lenta baixa para a nova condição. Experimente aumentar um pouco a marcha lenta para ver se o sintoma desaparece.

O pisca-alerta não acender pode ser problema na fiação, no interruptor ou no relé, melhor que um eletricista dê uma conferida.

Quanto a encontros, fizemos um fim de semana passado em Morretes, no Paraná. A gente volta e meia programa, mas é raro o pessoal das speeds aparecerem, daqui do fórum geralmente só vão os kanseiros e o Wagner, de apache (mas ele também é ex-kanseiro então não conta... Very Happy ).

Fique de olho, todo mês é postado um tópico de agenda onde se discutem ideias para passeios.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Qui Mar 14, 2013 3:03 pm

Fala, man!

Estranho que esses pipocos não são constantes... Acontece de vez em qdo, qdo estou parado no farol e em marcha lenta...
O filtro e escape, eu mesmo coloquei... Nao mexi no carbura pq falaram que é dificil regular...
Mas, minha speed nunca teve marcha lenta regular...
Hj, está regulada para ficar com 2000RPM, mas qdo paro no farol, as vezes, o motor cai o giro e chega quase a morrer... se eu nao dou um toque no acelerador para erguer o giro, morre... Estava ate pensando em trocar o carburador pra ver se isso se resolve...

Encontrei esse no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466958072-carburador-esportivo-para-moto-dafra-speed-150-_JM
Será que tem diferença do original? O cara fala que tem diâmetro maior... ACha que compensa trocar?

Vou dar uma olhada no pisca nesse fds...

Se fosse em sampa eu ia... Morretes é um pouco longe pra ir de speed.. hahaha

Abs!!

man, obrigado pelas dicas!


X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  jeff Qui Mar 14, 2013 4:45 pm

Variações de rotação podem indicar entrada de ar falso pelas juntas de união do carburador com o duto de admissão.

Quanto ao carburador, acredito que sirva, mas é melhor se informar com quem já trocou.

Se compensa trocar? Aí vai do seu gosto, a moto vai começar a consumir mais em troca de uma resposta mais nervosa.

Morretes realmente é longe, ficamos em uma pousada. Mas geralmente nossos passeios são bate e volta.

Digo nossos, mas desde o ano passado não moro mais em SP, agora os meus passeios junto com o pessoal estão raros.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Sex Mar 15, 2013 4:03 pm

Vou verificar se esta entrando ar por algum outro lugar que nao seja o filtro... Esse fds vou dar um tapa na moto!
Nao vou trocar o carbura... Apesar de querer um pouco mais de desempenho, está bom assim... Senão, vou acabar fazendo besteira... rs

Pena nao ter encontros de speedeiros em sp... Seria bacana trocar ideias e ver outras speeds, já que é difícil ver na rua...

A bateria que troquei no carnaval já foi pro saco... Não consegue dar a partida elétrica e o xenon tb não acende mais...
Vou verifcar todo o sistema eletrico... Pq o negócio está osso...
Na CC, falaram que é o xenon, mas, nem discuti com o mecânico para não passar nervoso...

Daqui a pouco minha speed estará com 5000km... As vezes acho que nem compensa deixar na cc...
Tem uma oficina de moto perto de casa que parece ser boa...
Cá entre nos... Aquele carimbo da CC no livretinho faz diferenca na hr de vender a moto?
Pelo que eu ouço falar, a speed não tem nenhum valor de revenda...

Abs!!


X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Sáb Mar 16, 2013 10:40 am

Fala, Jeffao!

Cara, dei uma olhada na moto, e parece que a bateria que nao esta recebendo carga direito...
O alternador tem que dar qto de carga qdo a moto esta acelerada? Parece que a carga que chega na bateria eh pouca... nao chega nem 12V...
Eh isso mesmo? Qdo eu acendo a o farol, a carga cai pra menos de 11...

Andei dando uma sapeada na net... Pode ser o retificador? Ou o estator?

A fiacao parece estar em ordem... nada descascado ou encostando em lugares estranhos...

O que pode ser?

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  Dan Floripa Sáb Mar 16, 2013 12:28 pm

X Jpn escreveu:Fala, Jeffao!

Cara, dei uma olhada na moto, e parece que a bateria que nao esta recebendo carga direito...
O alternador tem que dar qto de carga qdo a moto esta acelerada? Parece que a carga que chega na bateria eh pouca... nao chega nem 12V...
Eh isso mesmo? Qdo eu acendo a o farol, a carga cai pra menos de 11...

Andei dando uma sapeada na net... Pode ser o retificador? Ou o estator?

A fiacao parece estar em ordem... nada descascado ou encostando em lugares estranhos...

O que pode ser?

Abs!!



Com o motor ligado a 5.000rpm tem que estar marcando entre 13,5v a 14,5v para estar carregando normalmente, abaixo disso o estator pode estar defeituoso ou o regulador/retificador.


Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Dom Mar 17, 2013 11:36 am

Fala, Dan! vou medir com 5000RPM pra ver se dá a carga que vc falou...
Só sei que qdo ligo o farol a carga cai bastante e não sei se carrega a bateria...
Vou verificar... Tem algum jeito de ver se o estator ou o retificador estão com defeito?

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  Dan Floripa Dom Mar 17, 2013 1:31 pm

X Jpn escreveu:Fala, Dan! vou medir com 5000RPM pra ver se dá a carga que vc falou...
Só sei que qdo ligo o farol a carga cai bastante e não sei se carrega a bateria...
Vou verificar... Tem algum jeito de ver se o estator ou o retificador estão com defeito?

Abs!!

É só medir a resistência das bobinas do estator e medir a resistência delas. Tem 8 bobinas no estator da Speed/kansas;
3 alimentam o farol (fio amarelo);
3 carregam a bateria;
1 carrega o pulsor (bobina de pulso) (fio azul/amarelo), e 1 de exitação

Não lembro os valores de cabeça, pois faz um tempo que não mecho com elétrica de moto mas se não me engano a bobina de pulso a resistência tem que estar entre 180 e 280 ohms e a de força (carrega a bateria) tem que estar entre 450 e 580 ohms.

Um abraço!

Dan
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  X Jpn Ter Mar 19, 2013 7:04 am

nossa, man...

O negócio é mais complicado do que parece... Não tenho a mínima idéia de como medir a resistência...
Nem vou me arriscar fazendo isso pq até posso quebrar alguma coisa...

Logo terei que levar a speed pra CC (maldita!!) para fazer a revisão dos 5mil...
Vou pedir para verem isso tb... Mas, vou tirar o xenon, pq falam que por causa do xenon que a bateria está arriando...
Isso seria verdade se eu andasse o tempo todo com o bicho aceso... Eu só uso no percurso noturno e não dura nem 40 minutos...
Fora que dou partida no kick sempre... e desligo o xenon bem antes de chegar em casa... mesmo assim a bateria não está aguentando...

Obrigado pelas dicas, Dan e Jeff!
Vamos ver se consigo resolver esse negócio!!

Abs!!


X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de corrente Empty Re: Fuga de corrente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos