Agora parece que é aterramento - AJUDA
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Agora parece que é aterramento - AJUDA
Pessoal, é o seguinte...
Fui ligar a moto, após a 3º tentativa no start, "apagão geral"...
Giro a chave, o neutro acende e um segundo depois já apaga. A moto só pega no "kik" (não sei se é assim que escreve, mas enfim)... Em "alta" (carregando) ela funciona perfeitamente (toda a elétrica, faróis, etc) porém, basta uma parada de 10 segundos no sinal que toda a elétrica "cai" a ponto de eu desligar o farol (deixando apenas na lanterna) porque sinto o cilindro falhando (menos intensidade na centelha) e deixo apenas na lanterna com receio dela morrer.
Estou apostando 90% na bateria, mas não queria correr o risco de gastar dinheiro a toa. O que vocês acham? Bateria? Regulador de voltagem? Outros? Por que?
Conto com a contribuição de vocês! Muito obrigado
Abraços
Fui ligar a moto, após a 3º tentativa no start, "apagão geral"...
Giro a chave, o neutro acende e um segundo depois já apaga. A moto só pega no "kik" (não sei se é assim que escreve, mas enfim)... Em "alta" (carregando) ela funciona perfeitamente (toda a elétrica, faróis, etc) porém, basta uma parada de 10 segundos no sinal que toda a elétrica "cai" a ponto de eu desligar o farol (deixando apenas na lanterna) porque sinto o cilindro falhando (menos intensidade na centelha) e deixo apenas na lanterna com receio dela morrer.
Estou apostando 90% na bateria, mas não queria correr o risco de gastar dinheiro a toa. O que vocês acham? Bateria? Regulador de voltagem? Outros? Por que?
Conto com a contribuição de vocês! Muito obrigado
Abraços
Última edição por Fábio Magalhães em Seg Jun 24, 2013 1:09 pm, editado 1 vez(es)
Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA
Fábio Magalhães escreveu:Pessoal, é o seguinte...
Fui ligar a moto, após a 3º tentativa no start, "apagão geral"...
Giro a chave, o neutro acende e um segundo depois já apaga. A moto só pega no "kik" (não sei se é assim que escreve, mas enfim)... Em "alta" (carregando) ela funciona perfeitamente (toda a elétrica, faróis, etc) porém, basta uma parada de 10 segundos no sinal que toda a elétrica "cai" a ponto de eu desligar o farol (deixando apenas na lanterna) porque sinto o cilindro falhando (menos intensidade na centelha) e deixo apenas na lanterna com receio dela morrer.
Estou apostando 90% na bateria, mas não queria correr o risco de gastar dinheiro a toa. O que vocês acham? Bateria? Regulador de voltagem? Outros? Por que?
Conto com a contribuição de vocês! Muito obrigado
Abraços
Fábio é preciso fazer testes para descobrir onde está o problema. Pode ser estator, bobina de ignição, cdi. Bateria não é, pois nossas motos são corrente alternada (não dependem da bateria para funcionar).
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA
Aposto no estator...
Moacyr Teixeira- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 57
Idade : 53
Localização : Guarulhos, SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 06/03/2013
Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA
Dan Floripa escreveu:Fábio Magalhães escreveu:Pessoal, é o seguinte...
Fui ligar a moto, após a 3º tentativa no start, "apagão geral"...
Giro a chave, o neutro acende e um segundo depois já apaga. A moto só pega no "kik" (não sei se é assim que escreve, mas enfim)... Em "alta" (carregando) ela funciona perfeitamente (toda a elétrica, faróis, etc) porém, basta uma parada de 10 segundos no sinal que toda a elétrica "cai" a ponto de eu desligar o farol (deixando apenas na lanterna) porque sinto o cilindro falhando (menos intensidade na centelha) e deixo apenas na lanterna com receio dela morrer.
Estou apostando 90% na bateria, mas não queria correr o risco de gastar dinheiro a toa. O que vocês acham? Bateria? Regulador de voltagem? Outros? Por que?
Conto com a contribuição de vocês! Muito obrigado
Abraços
Fábio é preciso fazer testes para descobrir onde está o problema. Pode ser estator, bobina de ignição, cdi. Bateria não é, pois nossas motos são corrente alternada (não dependem da bateria para funcionar).
Um abraço!
Dan.
Dan,
A título de curiosidade... Bobina não é pq não geraria centelha e a moto não funcionaria de jeito nenhum, certo?
Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA
Pessoal,
Fiquei 2 dias rodando desta forma (mais de 50km) e nada mudou. No 3° dia liguei a moto e ela permanecia no mesmo estado. Percorri uma distância de 1km, estacionei, voltei e quando virei a chave vi que a luz do neutro ascendeu forte, como se estivesse tudo ok. Dei partida e pronto, tudo voltou ao normal. Agora vamos lá:
1 - Bateria não pode ser de jeito nenhum porque se não carregou em 50km não carregaria "do nada" em 1km, certo?
2 - Penso que algum terra deu mal contato e agora voltou, faz sentido não faz? Alguém pensa numa outra possibilidade?
3 - Quais seriam os pontos de terra p/ eu verificar?
Obrigado
Fiquei 2 dias rodando desta forma (mais de 50km) e nada mudou. No 3° dia liguei a moto e ela permanecia no mesmo estado. Percorri uma distância de 1km, estacionei, voltei e quando virei a chave vi que a luz do neutro ascendeu forte, como se estivesse tudo ok. Dei partida e pronto, tudo voltou ao normal. Agora vamos lá:
1 - Bateria não pode ser de jeito nenhum porque se não carregou em 50km não carregaria "do nada" em 1km, certo?
2 - Penso que algum terra deu mal contato e agora voltou, faz sentido não faz? Alguém pensa numa outra possibilidade?
3 - Quais seriam os pontos de terra p/ eu verificar?
Obrigado
Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA
Fábio Magalhães escreveu:Pessoal,
Fiquei 2 dias rodando desta forma (mais de 50km) e nada mudou. No 3° dia liguei a moto e ela permanecia no mesmo estado. Percorri uma distância de 1km, estacionei, voltei e quando virei a chave vi que a luz do neutro ascendeu forte, como se estivesse tudo ok. Dei partida e pronto, tudo voltou ao normal. Agora vamos lá:
1 - Bateria não pode ser de jeito nenhum porque se não carregou em 50km não carregaria "do nada" em 1km, certo?
2 - Penso que algum terra deu mal contato e agora voltou, faz sentido não faz? Alguém pensa numa outra possibilidade?
3 - Quais seriam os pontos de terra p/ eu verificar?
Obrigado
Os polos da bateria estão bem apertados, os cabos não estão partidos? Tem muitas variáveis pois, pode ser o estator que está com problemas, regulador/retificador, até mesmo a bateria.
Faça o teste com o motor frio
1º meça a carga da bateria com a chave em off e, veja se a carga não está caindo; (para efetuar outros testes caso a carga não esteja aguentando)
2º meça a carga da bateria com o motor funcionando com +ou - 5.0000rpm, a carga deverá estar entre 13,8v e 14,5v (se estiver dentro desses valores, o estator na parte de carga está ok);
3º testar fuga de corrente: solte o negativo da bateria e, com a ponta de prova positiva deixe no polo positivo da bateria e, a ponta de prova negativa no chassi da moto (um parafuso do motor é melhor por não ter tinta). Caso tenha fuga de corrente, desconecte o conector do regulador/retificador. Se a energia se estabilizar o regulador/retificador está com problema. Caso negativo, desconecte a bateria e faça a medição diretamente nela (com ela fora da moto) faça o teste umas 3-4 vezes com intervalo de 10 min. entre as medições, caso a bateria não segure a carga, substitua-a.
Repita os teste de carga e de fuga corrente com o motor quente, pois alguns problemas só aparecem com o motor quente.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA
Dan Floripa escreveu:Fábio Magalhães escreveu:Pessoal,
Fiquei 2 dias rodando desta forma (mais de 50km) e nada mudou. No 3° dia liguei a moto e ela permanecia no mesmo estado. Percorri uma distância de 1km, estacionei, voltei e quando virei a chave vi que a luz do neutro ascendeu forte, como se estivesse tudo ok. Dei partida e pronto, tudo voltou ao normal. Agora vamos lá:
1 - Bateria não pode ser de jeito nenhum porque se não carregou em 50km não carregaria "do nada" em 1km, certo?
2 - Penso que algum terra deu mal contato e agora voltou, faz sentido não faz? Alguém pensa numa outra possibilidade?
3 - Quais seriam os pontos de terra p/ eu verificar?
Obrigado
Os polos da bateria estão bem apertados, os cabos não estão partidos? Tem muitas variáveis pois, pode ser o estator que está com problemas, regulador/retificador, até mesmo a bateria.
Faça o teste com o motor frio
1º meça a carga da bateria com a chave em off e, veja se a carga não está caindo; (para efetuar outros testes caso a carga não esteja aguentando)
2º meça a carga da bateria com o motor funcionando com +ou - 5.0000rpm, a carga deverá estar entre 13,8v e 14,5v (se estiver dentro desses valores, o estator na parte de carga está ok);
3º testar fuga de corrente: solte o negativo da bateria e, com a ponta de prova positiva deixe no polo positivo da bateria e, a ponta de prova negativa no chassi da moto (um parafuso do motor é melhor por não ter tinta). Caso tenha fuga de corrente, desconecte o conector do regulador/retificador. Se a energia se estabilizar o regulador/retificador está com problema. Caso negativo, desconecte a bateria e faça a medição diretamente nela (com ela fora da moto) faça o teste umas 3-4 vezes com intervalo de 10 min. entre as medições, caso a bateria não segure a carga, substitua-a.
Repita os teste de carga e de fuga corrente com o motor quente, pois alguns problemas só aparecem com o motor quente.
Um abraço!
Dan.
Muito obrigado! Vou arrumar um multímetro, fazer os testes e volto aqui para dizer o que deu.
Valeu mesmo!
Abraços
Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA
Fábio Magalhães escreveu:Mal contato no neutro. Resolvido!
Menos mal!!
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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