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Agora parece que é aterramento - AJUDA

3 participantes

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Mensagem  Fábio Magalhães Sex Jun 21, 2013 11:59 am

Pessoal, é o seguinte...


Fui ligar a moto, após a 3º tentativa no start, "apagão geral"...


Giro a chave, o neutro acende e um segundo depois já apaga. A moto só pega no "kik" (não sei se é assim que escreve, mas enfim)... Em "alta" (carregando) ela funciona perfeitamente (toda a elétrica, faróis, etc) porém, basta uma parada de 10 segundos no sinal que toda a elétrica "cai" a ponto de eu desligar o farol (deixando apenas na lanterna) porque sinto o cilindro falhando (menos intensidade na centelha) e deixo apenas na lanterna com receio dela morrer.

Estou apostando 90% na bateria, mas não queria correr o risco de gastar dinheiro a toa. O que vocês acham? Bateria? Regulador de voltagem? Outros? Por que?


Conto com a contribuição de vocês! Muito obrigado Wink


Abraços


Última edição por Fábio Magalhães em Seg Jun 24, 2013 1:09 pm, editado 1 vez(es)
Fábio Magalhães
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Agora parece que é aterramento - AJUDA Empty Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA

Mensagem  Dan Floripa Sex Jun 21, 2013 2:46 pm

Fábio Magalhães escreveu:Pessoal, é o seguinte...


Fui ligar a moto, após a 3º tentativa no start, "apagão geral"...


Giro a chave, o neutro acende e um segundo depois já apaga. A moto só pega no "kik" (não sei se é assim que escreve, mas enfim)... Em "alta" (carregando) ela funciona perfeitamente (toda a elétrica, faróis, etc) porém, basta uma parada de 10 segundos no sinal que toda a elétrica "cai" a ponto de eu desligar o farol (deixando apenas na lanterna) porque sinto o cilindro falhando (menos intensidade na centelha) e deixo apenas na lanterna com receio dela morrer.

Estou apostando 90% na bateria, mas não queria correr o risco de gastar dinheiro a toa. O que vocês acham? Bateria? Regulador de voltagem? Outros? Por que?


Conto com a contribuição de vocês! Muito obrigado Wink


Abraços

Fábio é preciso fazer testes para descobrir onde está o problema. Pode ser estator, bobina de ignição, cdi. Bateria não é, pois nossas motos são corrente alternada (não dependem da bateria para funcionar). 

Um abraço!

Dan.
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Mensagem  Moacyr Teixeira Sáb Jun 22, 2013 12:42 pm

Aposto no estator...
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Agora parece que é aterramento - AJUDA Empty Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA

Mensagem  Fábio Magalhães Seg Jun 24, 2013 1:04 pm

Dan Floripa escreveu:
Fábio Magalhães escreveu:Pessoal, é o seguinte...


Fui ligar a moto, após a 3º tentativa no start, "apagão geral"...


Giro a chave, o neutro acende e um segundo depois já apaga. A moto só pega no "kik" (não sei se é assim que escreve, mas enfim)... Em "alta" (carregando) ela funciona perfeitamente (toda a elétrica, faróis, etc) porém, basta uma parada de 10 segundos no sinal que toda a elétrica "cai" a ponto de eu desligar o farol (deixando apenas na lanterna) porque sinto o cilindro falhando (menos intensidade na centelha) e deixo apenas na lanterna com receio dela morrer.

Estou apostando 90% na bateria, mas não queria correr o risco de gastar dinheiro a toa. O que vocês acham? Bateria? Regulador de voltagem? Outros? Por que?


Conto com a contribuição de vocês! Muito obrigado Wink


Abraços

Fábio é preciso fazer testes para descobrir onde está o problema. Pode ser estator, bobina de ignição, cdi. Bateria não é, pois nossas motos são corrente alternada (não dependem da bateria para funcionar). 

Um abraço!

Dan.

Dan,


A título de curiosidade... Bobina não é pq não geraria centelha e a moto não funcionaria de jeito nenhum, certo?
Fábio Magalhães
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Agora parece que é aterramento - AJUDA Empty Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA

Mensagem  Fábio Magalhães Seg Jun 24, 2013 1:08 pm

Pessoal,


Fiquei 2 dias rodando desta forma (mais de 50km) e nada mudou. No 3° dia liguei a moto e ela permanecia no mesmo estado. Percorri uma distância de 1km, estacionei, voltei e quando virei a chave vi que a luz do neutro ascendeu forte, como se estivesse tudo ok. Dei partida e pronto, tudo voltou ao normal. Agora vamos lá:


1 - Bateria não pode ser de jeito nenhum porque se não carregou em 50km não carregaria "do nada" em 1km, certo?

2 - Penso que algum terra deu mal contato e agora voltou, faz sentido não faz? Alguém pensa numa outra possibilidade?

3 - Quais seriam os pontos de terra p/ eu verificar?


Obrigado
Fábio Magalhães
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Agora parece que é aterramento - AJUDA Empty Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA

Mensagem  Dan Floripa Seg Jun 24, 2013 3:05 pm

Fábio Magalhães escreveu:Pessoal,


Fiquei 2 dias rodando desta forma (mais de 50km) e nada mudou. No 3° dia liguei a moto e ela permanecia no mesmo estado. Percorri uma distância de 1km, estacionei, voltei e quando virei a chave vi que a luz do neutro ascendeu forte, como se estivesse tudo ok. Dei partida e pronto, tudo voltou ao normal. Agora vamos lá:


1 - Bateria não pode ser de jeito nenhum porque se não carregou em 50km não carregaria "do nada" em 1km, certo?

2 - Penso que algum terra deu mal contato e agora voltou, faz sentido não faz? Alguém pensa numa outra possibilidade?

3 - Quais seriam os pontos de terra p/ eu verificar?


Obrigado

Os polos da bateria estão bem apertados, os cabos não estão partidos? Tem muitas variáveis pois, pode ser o estator que está com problemas, regulador/retificador, até mesmo a bateria.

Faça o teste com o motor frio

1º meça a carga da bateria com a chave em off e, veja se a carga não está caindo; (para efetuar outros testes caso a carga não esteja aguentando)
2º meça a carga da bateria com o motor funcionando com +ou - 5.0000rpm, a carga deverá estar entre 13,8v e 14,5v (se estiver dentro desses valores, o estator na parte de carga está ok);
3º testar fuga de corrente: solte o negativo da bateria e, com a ponta de prova positiva deixe no polo positivo da bateria e, a ponta de prova negativa no chassi da moto (um parafuso do motor é melhor por não ter tinta). Caso tenha fuga de corrente, desconecte o conector do regulador/retificador. Se a energia se estabilizar o regulador/retificador está com problema. Caso negativo, desconecte a bateria e faça a medição diretamente nela (com ela fora da moto) faça o teste umas 3-4 vezes com intervalo de 10 min. entre as medições, caso a bateria não segure a carga, substitua-a.

Repita os teste de carga e de fuga corrente com o motor quente, pois alguns problemas só aparecem com o motor quente.

Um abraço!

Dan.
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Agora parece que é aterramento - AJUDA Empty Re: Agora parece que é aterramento - AJUDA

Mensagem  Fábio Magalhães Seg Jun 24, 2013 9:53 pm

Dan Floripa escreveu:
Fábio Magalhães escreveu:Pessoal,


Fiquei 2 dias rodando desta forma (mais de 50km) e nada mudou. No 3° dia liguei a moto e ela permanecia no mesmo estado. Percorri uma distância de 1km, estacionei, voltei e quando virei a chave vi que a luz do neutro ascendeu forte, como se estivesse tudo ok. Dei partida e pronto, tudo voltou ao normal. Agora vamos lá:


1 - Bateria não pode ser de jeito nenhum porque se não carregou em 50km não carregaria "do nada" em 1km, certo?

2 - Penso que algum terra deu mal contato e agora voltou, faz sentido não faz? Alguém pensa numa outra possibilidade?

3 - Quais seriam os pontos de terra p/ eu verificar?


Obrigado

Os polos da bateria estão bem apertados, os cabos não estão partidos? Tem muitas variáveis pois, pode ser o estator que está com problemas, regulador/retificador, até mesmo a bateria.

Faça o teste com o motor frio

1º meça a carga da bateria com a chave em off e, veja se a carga não está caindo; (para efetuar outros testes caso a carga não esteja aguentando)
2º meça a carga da bateria com o motor funcionando com +ou - 5.0000rpm, a carga deverá estar entre 13,8v e 14,5v (se estiver dentro desses valores, o estator na parte de carga está ok);
3º testar fuga de corrente: solte o negativo da bateria e, com a ponta de prova positiva deixe no polo positivo da bateria e, a ponta de prova negativa no chassi da moto (um parafuso do motor é melhor por não ter tinta). Caso tenha fuga de corrente, desconecte o conector do regulador/retificador. Se a energia se estabilizar o regulador/retificador está com problema. Caso negativo, desconecte a bateria e faça a medição diretamente nela (com ela fora da moto) faça o teste umas 3-4 vezes com intervalo de 10 min. entre as medições, caso a bateria não segure a carga, substitua-a.

Repita os teste de carga e de fuga corrente com o motor quente, pois alguns problemas só aparecem com o motor quente.

Um abraço!

Dan.

Muito obrigado! Vou arrumar um multímetro, fazer os testes e volto aqui para dizer o que deu.


Valeu mesmo!


Abraços
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Mensagem  Fábio Magalhães Qua Jul 03, 2013 6:56 pm

Mal contato no neutro. Resolvido!
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Mensagem  Dan Floripa Qua Jul 03, 2013 7:03 pm

Fábio Magalhães escreveu:Mal contato no neutro. Resolvido!

Menos mal!!lol! lol! lol! lol! lol! lol! 
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