Transplante Para Bebél!
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Defeitos !
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Re: Transplante Para Bebél!
Lessa escreveu:Pois é, Odete ficou com inveja da Bebél e começou a chiar também na 3ª marcha !!!! Vou tentar fazer o que o Dan falou... difícil vai ser arrumar tempo para correr atrás de um câmbio de CG original Honda !!!!
Nossa Lessa com 16.000 é muito pouco km até para uma moto com cambio chinês, se puder dar uma olhada no cambio quando abri-lo para me tirar uma duvida, ve se algum dente quebrou, e se o desgaste está uniforme, pois assim talvez de para saber se a 3ª foi embora por uso e neste caso o cambio não presta, ou se quebrou algo especifico ou foi um desgaste desigual ai pode ter acontecido falha no controle de qualidade, em ambos os casos a culpa é de quem vende o produto e não sua como condutor, acho que não importa como troque as marchas todo cambio tem de alguentar ao menos 30000km para poderem passar 1 ano de garantia.
YgorP- Novato Avançado
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Re: Transplante Para Bebél!
HUAhUAHuHAhUACassius escreveu:Tamo fu mesmo....
Se com Motul e na quantidade certa deu pau na sua...
Vou pedi pro padre benzer o black bode por inteiro, não só as chaves....
Lessa- Forista
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Re: Transplante Para Bebél!
Pois é... meu sogro ouviu o barulho e viu o comportamento da corrente e aposta que seja um (ou uns) dente(s) quebrado(s), mas certeza mesmo só quando abrir e trocar o câmbio.YgorP escreveu:Lessa escreveu:Pois é, Odete ficou com inveja da Bebél e começou a chiar também na 3ª marcha !!!! Vou tentar fazer o que o Dan falou... difícil vai ser arrumar tempo para correr atrás de um câmbio de CG original Honda !!!!
Nossa Lessa com 16.000 é muito pouco km até para uma moto com cambio chinês, se puder dar uma olhada no cambio quando abri-lo para me tirar uma duvida, ve se algum dente quebrou, e se o desgaste está uniforme, pois assim talvez de para saber se a 3ª foi embora por uso e neste caso o cambio não presta, ou se quebrou algo especifico ou foi um desgaste desigual ai pode ter acontecido falha no controle de qualidade, em ambos os casos a culpa é de quem vende o produto e não sua como condutor, acho que não importa como troque as marchas todo cambio tem de alguentar ao menos 30000km para poderem passar 1 ano de garantia.
Lessa- Forista
- Número de Mensagens : 436
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2011
Re: Transplante Para Bebél!
Desculpe, mas qual é o comportamento da corrente?
Cassius- Guru
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Re: Transplante Para Bebél!
Ela dá um "pulo", justamente nas horas em que o barulho aparece com mais intensidade.Cassius escreveu:Desculpe, mas qual é o comportamento da corrente?
Lessa- Forista
- Número de Mensagens : 436
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Localização : Méier - RJ
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2011
Re: Transplante Para Bebél!
Então eu já devo estar sem uns dentes a um bom tempo...
Barulho, clec clec clec, a corrente da aquele pulo do nada como se estivesse se ajustando a alguma engrenagem...
Barulho, clec clec clec, a corrente da aquele pulo do nada como se estivesse se ajustando a alguma engrenagem...
Cassius- Guru
- Número de Mensagens : 1810
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010
Re: Transplante Para Bebél!
Cassius escreveu:Então eu já devo estar sem uns dentes a um bom tempo...
Barulho, clec clec clec, a corrente da aquele pulo do nada como se estivesse se ajustando a alguma engrenagem...
Tem que ver de onde vem o barulho, se da corrente ou do câmbio!
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Transplante Para Bebél!
Se for corrente ou pinhão (grandes possibilidades), o barulho e o pulo acontece em todas as marchas.
16 mil km é muito pouco para uma moto que sempre rodou com a quantidade certa de óleo.
Desculpe a pergunta, Lessa, mas quanto é essa quantidade certa para você, 1,2 ou 1,3 ou 1,4 litro?
Um abraço,
Jeff
16 mil km é muito pouco para uma moto que sempre rodou com a quantidade certa de óleo.
Desculpe a pergunta, Lessa, mas quanto é essa quantidade certa para você, 1,2 ou 1,3 ou 1,4 litro?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
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viajem
Freddie Mercury Prateado escreveu:Sempre tive vontade de ir a Floripa!
Inclusive de moto, e se for acontecer um socorro por lá L340, me avise!
Demoro.. Eu tenho coragem só falta companheiro..
jorge luiz ferreira- Forista
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Re: Transplante Para Bebél!
Só me avisem com antecedência pra eu providenciar a faxina aqui em casa!
Apartamento de descasado, sabe como é, né?
Um abraço,
Jeff
Apartamento de descasado, sabe como é, né?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Transplante Para Bebél!
jeff escreveu:Só me avisem com antecedência pra eu providenciar a faxina aqui em casa!
Apartamento de descasado, sabe como é, né?
Um abraço,
Jeff
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Transplante Para Bebél!
Não precisa se desculpar Jeff !!! :-)jeff escreveu:Se for corrente ou pinhão (grandes possibilidades), o barulho e o pulo acontece em todas as marchas.
16 mil km é muito pouco para uma moto que sempre rodou com a quantidade certa de óleo.
Desculpe a pergunta, Lessa, mas quanto é essa quantidade certa para você, 1,2 ou 1,3 ou 1,4 litro?
Um abraço,
Jeff
Respondendo sua pergunta, não sei dizer se coloco 1,2 ou 1,3 ou 1,4 !!!! Quando troco o óleo mando colocarem um litro e eu completo até atingir o máximo na vareta !!!! Essa quantidade varia (pouca coisa, mas varia) de troca para troca. E como a minha moto está com um leve vazamento no retentor da marcha, sou obrigado a conferir o nível de óleo todos os dias antes de sair com a moto, quando chega na metade da vareta eu completo o nível.
Lessa- Forista
- Número de Mensagens : 436
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2011
faxina
jeff escreveu:Só me avisem com antecedência pra eu providenciar a faxina aqui em casa!
Apartamento de descasado, sabe como é, né?
Um abraço,
Jeff
Esquenta não..
Quem sabe vai ter uma ajudinha . rsss
jorge luiz ferreira- Forista
- Número de Mensagens : 255
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Localização : Diadema
Moto : Next 250
Data de inscrição : 14/02/2011
Re: Transplante Para Bebél!
Bom, semana que vem se Deus quiser acaba o drama da Jezebel.
Infelizmente ela rejeitou o órgão transplantado, mas aguentou bravamente até eu conseguir chegar perto de casa, isso já tem mais de 2 semanas.
Sem poder retornar com ela até a casa do Dan, tive que deixá-la na oficina mais próxima daqui de casa.
O câmbio de segunda-mão estava deixando as marchas escaparem, desgaste dos ressaltos de acoplamento das engrenagens. Tanto eu quanto o Dan havíamos olhado as engrenagens e consideramos o desgaste irrisório antes da montagem, mas o fato é que não era.
Tiveram que passar por usinagem e espero que isso resolva o problema, pelo menos por tempo suficiente.
Analisando o desgaste das engrenagens originais de duas kansas, a minha e a de um outro proprietário que conheci aqui na região, cheguei à seguinte conclusão sobre os problemas crônicos do câmbio:
As engrenagens dessa motos chinesas não são feitas de aço temperado, mas de ferro fundido. É um processo de produção mais barato, mas o material é de pior qualidade e tende a se desgastar mais cedo.
Colocar a quantidade certa de óleo faz com que elas não se desgastem absurdamente antes da hora, como acontece com tantas motos que a gente sabe.
Mas há um outro fator que é fundamental para o câmbio dessas motos acabar mais cedo:
O acoplamento das engrenagens da terceira marcha não é perfeito.
Em vez de um acasalamento perfeito ou algo perto disso, a engrenagem não é movida pela distância suficiente e os dentes se encaixam em apenas 2/3 do comprimento.
Isso se deve à usinagem da ranhura de guia do tambor seletor, é ela que leva a engrenagem móvel até uma parte do percurso somente.
O esforço concentrado sobre uma fração do dente causa o desgaste acelerado, é muita força sobre uma área muito pequena.
Por que o tambor seletor não permite o acasalamento perfeito dos dentes?
Bom, há um monte de vantagens, todas para o fabricante.
Então é isso, nossas kansas nunca terão um câmbio com vida útil digna da boa moto que ela é.
No meu caso, durou 65 mil km, no caso da speed do Dan durou algo perto dos 100 mil km. No entanto, as engrenagens da moto do Dan não apresentavam esse desgaste desigual.
Os tambores seletores de uma e de outra parecem ser iguais, mas estamos falando de uma diferença de 5 mm na usinagem, talvez não seja visível a olho nu.
Talvez colocar um tambor seletor de speed na kansas possa melhorar a vida útil do câmbio, se for possível fazer esse transplante.
Não tenho condição de fazer essa experiência no momento, vou deixar para ver isso da próxima vez que for necessário trocar o câmbio daqui a uns 2 ou 3 anos.
Então é isso.
Devo pegar a Jezebel de volta na próxima terça-feira, aí aviso todo mundo.
Um abraço,
Jeff
Infelizmente ela rejeitou o órgão transplantado, mas aguentou bravamente até eu conseguir chegar perto de casa, isso já tem mais de 2 semanas.
Sem poder retornar com ela até a casa do Dan, tive que deixá-la na oficina mais próxima daqui de casa.
O câmbio de segunda-mão estava deixando as marchas escaparem, desgaste dos ressaltos de acoplamento das engrenagens. Tanto eu quanto o Dan havíamos olhado as engrenagens e consideramos o desgaste irrisório antes da montagem, mas o fato é que não era.
Tiveram que passar por usinagem e espero que isso resolva o problema, pelo menos por tempo suficiente.
Analisando o desgaste das engrenagens originais de duas kansas, a minha e a de um outro proprietário que conheci aqui na região, cheguei à seguinte conclusão sobre os problemas crônicos do câmbio:
As engrenagens dessa motos chinesas não são feitas de aço temperado, mas de ferro fundido. É um processo de produção mais barato, mas o material é de pior qualidade e tende a se desgastar mais cedo.
Colocar a quantidade certa de óleo faz com que elas não se desgastem absurdamente antes da hora, como acontece com tantas motos que a gente sabe.
Mas há um outro fator que é fundamental para o câmbio dessas motos acabar mais cedo:
O acoplamento das engrenagens da terceira marcha não é perfeito.
Em vez de um acasalamento perfeito ou algo perto disso, a engrenagem não é movida pela distância suficiente e os dentes se encaixam em apenas 2/3 do comprimento.
Isso se deve à usinagem da ranhura de guia do tambor seletor, é ela que leva a engrenagem móvel até uma parte do percurso somente.
O esforço concentrado sobre uma fração do dente causa o desgaste acelerado, é muita força sobre uma área muito pequena.
Por que o tambor seletor não permite o acasalamento perfeito dos dentes?
Bom, há um monte de vantagens, todas para o fabricante.
Então é isso, nossas kansas nunca terão um câmbio com vida útil digna da boa moto que ela é.
No meu caso, durou 65 mil km, no caso da speed do Dan durou algo perto dos 100 mil km. No entanto, as engrenagens da moto do Dan não apresentavam esse desgaste desigual.
Os tambores seletores de uma e de outra parecem ser iguais, mas estamos falando de uma diferença de 5 mm na usinagem, talvez não seja visível a olho nu.
Talvez colocar um tambor seletor de speed na kansas possa melhorar a vida útil do câmbio, se for possível fazer esse transplante.
Não tenho condição de fazer essa experiência no momento, vou deixar para ver isso da próxima vez que for necessário trocar o câmbio daqui a uns 2 ou 3 anos.
Então é isso.
Devo pegar a Jezebel de volta na próxima terça-feira, aí aviso todo mundo.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Transplante Para Bebél!
[/URL
[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/208/8uic.jpg/]
Assim estava a 3ª da Poderosa quando troquei, isso...não me lembro bem, mas acho q tava com uns 16.000 Kms.
[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/208/8uic.jpg/]
Assim estava a 3ª da Poderosa quando troquei, isso...não me lembro bem, mas acho q tava com uns 16.000 Kms.
Magdiel- Forista
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010
Re: Transplante Para Bebél!
É o mesmo padrão de desgaste, as engrenagens não se acasalam direito.
Se o encaixe ocorresse ao longo do comprimento total do dente, as engrenagens durariam bem mais.
O fabricante (zongshen) sabe disso, mas vende mais peças.
E a dafra é a dafra. Não tem interesse em resolver nem os quadros quebrados, que podem matar, o que dirá o câmbio, que eles podem ter lucro.
Um abraço,
Jeff
Se o encaixe ocorresse ao longo do comprimento total do dente, as engrenagens durariam bem mais.
O fabricante (zongshen) sabe disso, mas vende mais peças.
E a dafra é a dafra. Não tem interesse em resolver nem os quadros quebrados, que podem matar, o que dirá o câmbio, que eles podem ter lucro.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Transplante Para Bebél!
O Cambio da Minha Speed, durou 100.000kms, gastou a engrenagem da 3ª, coloquei da FAN Original novo 180r$
firefox- Guru
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Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Transplante Para Bebél!
Fiz a troca das válvulas da Poderosa e tive que retificar a camisa, pois estava com umas ranhuras bem grande. Acabei colocando o Pistão da strada que da certinho e as válvulas da turuna. Motoquinha com pistão, anéis e valvulas novas... ficou show de bola!!!
Magdiel
Magdiel
Magdiel- Forista
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Idade : 45
Localização : Curitiba, Pr
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010
Re: Transplante Para Bebél!
Magdiel escreveu:Fiz a troca das válvulas da Poderosa e tive que retificar a camisa, pois estava com umas ranhuras bem grande. Acabei colocando o Pistão da strada que da certinho e as válvulas da turuna. Motoquinha com pistão, anéis e valvulas novas... ficou show de bola!!!
Magdiel
Legal!!!
E também muito obrigado pelas informações de peças compatíveis... Mais algumas pra lista... anota aí L340! kkkk
Freddie Mercury Prateado- Forista
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Idade : 46
Localização : Santo André
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/10/2013
Re: Transplante Para Bebél!
Magdiel escreveu:Fiz a troca das válvulas da Poderosa e tive que retificar a camisa, pois estava com umas ranhuras bem grande. Acabei colocando o Pistão da strada que da certinho e as válvulas da turuna. Motoquinha com pistão, anéis e valvulas novas... ficou show de bola!!!
Magdiel
Freddie Mercury Prateado escreveu:Magdiel escreveu:Fiz a troca das válvulas da Poderosa e tive que retificar a camisa, pois estava com umas ranhuras bem grande. Acabei colocando o Pistão da strada que da certinho e as válvulas da turuna. Motoquinha com pistão, anéis e valvulas novas... ficou show de bola!!!
Magdiel
Legal!!!
E também muito obrigado pelas informações de peças compatíveis... Mais algumas pra lista... anota aí L340! kkkk
Opa, boas informações.
Poderia dar mais detalhes?
Quais as modificações que precisa fazer funcionar o pistão da Strada? Somente abrir a camisa?
A Kansas tem: 62 x 49,5 mm
A Strada tem: 63.5 x 62.2 mm
As válvulas da turuna foram usadas por algum motivo específico ou tem a mesma especificação das originais?
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