primeira troca de peças por desgaste de Bebél
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primeira troca de peças por desgaste de Bebél
Conforme prometido, retorno para informar alguma coisa signficativa que tenha acontecido com minha Kansas.
Hoje fiz a primeira manutenção que requereu troca de peças por desgaste: relação e rolamentos da roda dianteira. Foi cedo, Bebél está com apenas 13680 km. Esperava rodar com essa relação até os 20 mil km, pelo menos. E não esperava trocar os rolamentos de roda antes dos 30 mil. Aproveitei para inspecionar as sapatas e pastilhas de freio e estão com meia vida, não valeria a pena trocar, essas devem chegar até os 20 mil.
Para que você identifique os sintomas na sua moto, aí vai uma lista:
Relação no fim da vida: corrente ajustada até o final do campo de regulagem.
Ainda cogitei de eliminar apenas 2 elos da corrente, mas a coroa já mostrava alguns dentes com a ponta quebrada, sinal de que estão fracos e podem causar o encavalamento da corrente e um belo tombo. A “economia” não vale orisco.
Folga nos rolamentos da roda: a moto apresenta instabilidade em linha reta, tendendo a desviar sem motivo. Esse sintoma também pode ser causado por irregularidades do asfalto e pneu muito desgastado, então a maneira de confirmar é imobilizar o guidão ou a suspensão traseira e forçar a roda para um lado e para outro. No caso da suspensão traseira, também é necessário confirmar se a folga não está nas buchas da balança.
Bebél só precisou trocar os rolamentos dianteiros, então a despesa da oficina de confiança, peças e mão de obra ficou em 150 reais. Somando tudo o que já gastei com trocas por desgaste nestes quase 9 meses (ou seja, duas velas e um cabo de embreagem que troquei antes da hora, mas que a esta altura já teria que ter trocado), quase 200 reais. Na média, 22 reais por mês. Ainda estou no lucro
Outra dica: a chave de vela da Kansas não cabe em baixo do tanque, então não pense em levar uma vela reserva durante viagens para o caso de precisar trocar no caminho. Essa não é uma boa ideia. Melhor é fazer essa troca preventivamente, ou então providenciar uma chave curta, porque a chave normal não cabe embaixo do tanque e fixar aquele enfeite cromado é um pé na soco e exige uma chave de fenda extra longa.
Um abraço,
Jeff
Hoje fiz a primeira manutenção que requereu troca de peças por desgaste: relação e rolamentos da roda dianteira. Foi cedo, Bebél está com apenas 13680 km. Esperava rodar com essa relação até os 20 mil km, pelo menos. E não esperava trocar os rolamentos de roda antes dos 30 mil. Aproveitei para inspecionar as sapatas e pastilhas de freio e estão com meia vida, não valeria a pena trocar, essas devem chegar até os 20 mil.
Para que você identifique os sintomas na sua moto, aí vai uma lista:
Relação no fim da vida: corrente ajustada até o final do campo de regulagem.
Ainda cogitei de eliminar apenas 2 elos da corrente, mas a coroa já mostrava alguns dentes com a ponta quebrada, sinal de que estão fracos e podem causar o encavalamento da corrente e um belo tombo. A “economia” não vale orisco.
Folga nos rolamentos da roda: a moto apresenta instabilidade em linha reta, tendendo a desviar sem motivo. Esse sintoma também pode ser causado por irregularidades do asfalto e pneu muito desgastado, então a maneira de confirmar é imobilizar o guidão ou a suspensão traseira e forçar a roda para um lado e para outro. No caso da suspensão traseira, também é necessário confirmar se a folga não está nas buchas da balança.
Bebél só precisou trocar os rolamentos dianteiros, então a despesa da oficina de confiança, peças e mão de obra ficou em 150 reais. Somando tudo o que já gastei com trocas por desgaste nestes quase 9 meses (ou seja, duas velas e um cabo de embreagem que troquei antes da hora, mas que a esta altura já teria que ter trocado), quase 200 reais. Na média, 22 reais por mês. Ainda estou no lucro
Outra dica: a chave de vela da Kansas não cabe em baixo do tanque, então não pense em levar uma vela reserva durante viagens para o caso de precisar trocar no caminho. Essa não é uma boa ideia. Melhor é fazer essa troca preventivamente, ou então providenciar uma chave curta, porque a chave normal não cabe embaixo do tanque e fixar aquele enfeite cromado é um pé na soco e exige uma chave de fenda extra longa.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: primeira troca de peças por desgaste de Bebél
Olá grande Jeff boa noite, é bom saber que continuas a nos prestigiar com seus relatos e nos informando sobre as experiencias com a bebel, a relação está dentro das estatísticas,pois aqui fazendo manutenção das motos de prestadores de serviço, os kits de marcas renomadas chegam em média a 14.000 kms, uma titan com conj. original foi trocado com 16.000 kms, também foi o caso de um pneu pirelli 16.500 enquanto que um de outra marca chegou a 6.000, são coisa que acontecem e nisso tudo vai o geito de pilotagem, sendo mederado se preserva vários itens, que no fim do mês sobra no bolso. Obrigado Jeff e vê se não desaparece um abraço.
José Luiz.
Há e quanto ao rolamento, achei pertinente seu alerta pois é um item que envolve segurança, um rolamento desgastado pode causar acidente, por isto acho que deve ser averiguado e se preciso trocado, recomendo critério na escolha, com segurança não se brinca.
José Luiz.
Há e quanto ao rolamento, achei pertinente seu alerta pois é um item que envolve segurança, um rolamento desgastado pode causar acidente, por isto acho que deve ser averiguado e se preciso trocado, recomendo critério na escolha, com segurança não se brinca.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: primeira troca de peças por desgaste de Bebél
Jeff, essa é a terceira vez que abro o motor da minha kansas. A primeira foi quando a engrenagem da 3ª e da 5ª foi pelo espaço, a 2ª foi 15 dias depois as mesmas engrenagem e outras foi também pelo espaço por que o mecânico esqueceu de calçar o rolamento do eixo primário, e agora pela 3ª vez três meses depois, o rolamento do eixo primário virou pó dentro do motor. estou sem moto a duas semanas porque o mecânico não consegue encontrar o rolamento, acho que ele deve ter colocado um rolamento no motor paralelo, do contrario como se explica o deterioramento tão rápido.
oficina de computadores- Novato
- Número de Mensagens : 35
Idade : 60
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/05/2010
Só alegria
Pessoal, a minha Kansas (maio de 2008) está com 19000 km, já troquei a relação duas vezes (a primeira foi antes de acabar, pra ver se melhorava a final, coloquei coroa da honda Biz a segunda vez porque acabou mesmo, aí repeti a dose), troquei os pneus, e a bateria (que durou 3 anos), ela agora está com um vazamentinho no retentor do braço de acionamento da embreagem (nem sei se o nome é esse). No mais é só alegria.
Ps: Coloquei uns 300 ml de óleo a mais pra "amaciar" o cambio e fez uma diferencinha.
Ps²:Fórum está de parabéns
Ps: Coloquei uns 300 ml de óleo a mais pra "amaciar" o cambio e fez uma diferencinha.
Ps²:Fórum está de parabéns
Ronaldogyn- Novato
- Número de Mensagens : 1
Idade : 52
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/04/2011
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