MOTO APAGANDO
+3
L340
zidanex3
jota
7 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Defeitos !
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: MOTO APAGANDO
jota escreveu:L340 escreveu:A minha começou a dar trabalho para pegar na elétrica depois que mexi no motor de arranque, desconfio que esteja rolando um mau contato no positivo.
O estator não deveria ter grande influência na hora da partida, a bateria deveria levar o sistema da moto mesmo sem ele.
Aliás, quando tive problema no retificador da Mirage, eu desliguei completamente o sistema de "recarga" pra conferir se o estator estava bom, a moto não teve nenhuma dificuldade pra ligar, apesar de bem diferentes, acredito que vale o mesmo princípio.
Se você tem o manual de serviço da moto, deve ter nele a tensão que o estator deve fornecer, daí dá pra medir em casa mesmo com multímetro desses simples.
L340, cara, é o seguinte, o sistema de arranque (motor) está perfeito, nem gasto de escova tem direito, ele funciona normal, vira bem o motor,
Então, acabei de vir do quartinho da bagunça onde mexo na motoca.
O meu também vira bem, mas fiquei encucado com uma faísca que vi uma vez na região dele e que curiosamente a moto ligou depois.
Isso aconteceu exatamente depois de eu ter tirado ele pra mexer com mais liberdade no carburador.
Desmontei ele de novo, e limpei os contatos onde pegam as escovas, que também tem muito o que gastar, estava um pouco preto, limpei bem até ficar cor de cobre novamente.
Essa base onde são montadas as escovas dá contato com o corpo do motor.
https://youtu.be/QvwN02liDt4?t=1m36s (dê pause assim que abrir)
Abri um pouco os encaixes para ficar mais firme, também fiz uma boa limpeza nessa parte e passei uma lixa fina tanto nesse encaixe quanto no encaixe da tampa traseira, também passei a lixa no terminal do cabo dele.
Agora ela liga de primeira, no máximo dá umas voltas e liga.
jota escreveu:fiz alguns testes com o multimetro no estator, no manual de serviço não especifica valores (só montagem e desmontagem), o fio branco e amarelo que vão para o retificador, na lenta com um pino e cada fio gera na média de 20v e com ela acelerada a 5000rpm +ou - gera em torno de 100v, pra maioria das motos (honda) esse é o normal de um bom funcionamento, mas na medicão individual (branco + massa e amarelo + massa) branco deu 2v e amarelo 19v... minha moto pega normalmente sem bateria, bato no pedal e ela pega isso eu acho que indica bom funcionamento do estator, minha bateria esta fraca ja de tanto tentar ligar, fiz um teste com ela, na lenta fica em 12,2v e acelerada 12,7, mas talvez pq ela não esteja carregada, fiz um teste sem a bateria, pino preto no - e vermelho no +, na lenta ela gerou na media de 2v e acelerada na média de 4v (este teste sem bateria eu não sei se serve pra algo, apenas fiz por curiosidade)...
Essa tensão que sai do seu estator me parece normal, pelo menos é a média que tenho em cada segmento da Mirage.
E não acho que deveria ter alguma medição significativa entre um polo e o massa, pelo que vi em um esquema da Kansas (que é bem semelhante), um lado do enrolamento vai para a bobina de pulso e os outros 2 para o retificador.
normalmente fala-se em tensões entre 12,5 e 13,5 a 4500 rpm, então temos alguém comendo tensão na sua moto ou o retificador não está legal.
Sobre o teste com o retificador fora do circuito da moto, não sei te dizer se é normal ou se deveria de fato ter tensão, vai depender da construção dele.
Se for algo simples como "retifica e regula" como acontece em fonte de alimentação antiga (aquelas que era basicamente um trafo, uma ponte retificadora, um capacitor e um regulador, isso quando tinha esse último.) deveria fornecer tensão máxima logo de cara, mas dependendo do retificador, existem outros componentes e não sei se ter ou não carga influencia.
Se fosse pra desconfiar de alguém, desconfiaria do retificador, não do estator.
zidanex3 escreveu:Jota vc conseguiu resolver o problema?
Daew zidanex3, estive fora por esses dias, a ela ainda só pega no pedal, fui e voltei pra casa de meus pais 60 km e ela funcionou normal, por duas vezes nesses dias ela pegou na partida, mas só essas duas vezes...ainda estou atrás de uma possível solução
jota- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 89
Moto : Speed 150cc
[quote="L340"]
Então meu amigo, durante esta semana vou retirar o motor de arranque e efetuar essas limpezas que vc mencionou acima,
como disse pro zidanex3 acima, essa semana passada ela pegou por duas vezes na partida, por curiosidade bati na partida e ela pegou de primeira, desliguei e bati denovo e nada, só no pedal mesmo, o retificador vai ter que esperar uns dias, pois só compro por internet, essas coisas não tem aqui
Então meu amigo, durante esta semana vou retirar o motor de arranque e efetuar essas limpezas que vc mencionou acima,
como disse pro zidanex3 acima, essa semana passada ela pegou por duas vezes na partida, por curiosidade bati na partida e ela pegou de primeira, desliguei e bati denovo e nada, só no pedal mesmo, o retificador vai ter que esperar uns dias, pois só compro por internet, essas coisas não tem aqui
jota- Novato Avançado
Opa. jota conseguiu resolver?
zidanex3- Novato
- Número de Mensagens : 47
zidanex3 escreveu:Opa. jota conseguiu resolver?
opah zidanex3, cara, tive uma surpresa esses dias, tive que usar a motoca à noite (quase não uso a noite), funcionei ela certinho, uns dez minutos andando com o farol ligado e começou ficar fraco, fraco até quase apagar o farol, sorte que meu mano estava junto com a moto dele, andava com ela com o farol desligado e carregava, ligava o farol, alguns minutos e enfraquecia, ela mantém a luz bem fraca, notei que o conector do retificador esquenta pra canário e esta meio derretido...vou trocar o retificador, mas vai demorar uns dias pois tenho que comprar pela internet, quem sabe esse seja o problema.abraço!
jota- Novato Avançado
opa, mas que coisa chata , eu sempre uso a moto a noite e em estrada de acesso se pifar o farol neste momento, estou lascado kkkk. As vezes trocando a peça resolve este problema
zidanex3- Novato
Se o conector do retificador está esquentando, pode ser que você tenha algo em curto no circuito do farol.jota escreveu:zidanex3 escreveu:Opa. jota conseguiu resolver?
opah zidanex3, cara, tive uma surpresa esses dias, tive que usar a motoca à noite (quase não uso a noite), funcionei ela certinho, uns dez minutos andando com o farol ligado e começou ficar fraco, fraco até quase apagar o farol, sorte que meu mano estava junto com a moto dele, andava com ela com o farol desligado e carregava, ligava o farol, alguns minutos e enfraquecia, ela mantém a luz bem fraca, notei que o conector do retificador esquenta pra canário e esta meio derretido...vou trocar o retificador, mas vai demorar uns dias pois tenho que comprar pela internet, quem sabe esse seja o problema.abraço!
Ou pode ser o conector vagabundo mesmo.
Na speed é um conector pra entra e saída ou é separado?
Se o conector do retificador está esquentando, pode ser que você tenha algo em curto no circuito do farol.
Ou pode ser o conector vagabundo mesmo.
Na speed é um conector pra entra e saída ou é separado?[/quote]
Bom, o conector é um só e ainda é o original da moto...agora a motoca parou de vez, esta la na garagem, só no tranco pra pegar...
estive viajando esses dias aí não pude mexer, o pedal de partida ja gastou os dentes de tanto pedalar, agora resta ir trocando as peças até dar certo, hoje vou ver se compro outro carburador e o retificador, mas como é pela internet vai demorar uns dias para chegar...
jota- Novato Avançado
Achando que tinha resolvido de vez, se agora apagou de vez só testando peça a peça para saber...
zidanex3- Novato
zidanex3 escreveu:Achando que tinha resolvido de vez, se agora apagou de vez só testando peça a peça para saber...
Poiséh meu amigo, comprei um carburador original (usado) mas original, chega pra semana que vem, ja ia comprar o retificador, mas vou comprando de uma por uma pra ver o que da, mais do que gastar umas dilmas não vai acontecer , é pq gosto muito da amarela pq em outro caso já teria dado fim nela, dor de cabeça
jota- Novato Avançado
É Jota , mas que novela essa, mas te pergunto não a um mecânico por ai de sua confiança para resolver isto não? vejo que você mesmo tem colocado a mão na massa e tentado resolver mas de repente um mecânico bom resolva isto ai mais fácil! Se bem que achar mecânicos bons está cada vez mas difícil, na minha cidade aqui tenho um de confiança que apesar de cobrar as vezes um preço um pouco mas caro que os outros o cara sabe das coisas e resolve. Tem coisa mais técnica que para agente resolver é tenso.
zidanex3- Novato
zidanex3 escreveu:É Jota , mas que novela essa, mas te pergunto não a um mecânico por ai de sua confiança para resolver isto não? vejo que você mesmo tem colocado a mão na massa e tentado resolver mas de repente um mecânico bom resolva isto ai mais fácil! Se bem que achar mecânicos bons está cada vez mas difícil, na minha cidade aqui tenho um de confiança que apesar de cobrar as vezes um preço um pouco mas caro que os outros o cara sabe das coisas e resolve. Tem coisa mais técnica que para agente resolver é tenso.
Cara, aqui onde estou morando (1 ano e meio) não tem, os que tem entendem menos que eu, ja querem sair trocando o que "acham" que é...
tenho um mecânico muito bom, ele é o único que ja mexeu na minha amarela, mas é em Curitiba, uns 140 km de onde estou, na época em que morava la era ele que fazia a manutenção, da receio de sair daqui com ela e no meio do caminho ficar na estrada...
vou realizar a troca desses dois itens que mencionei, carburador e retificador, se caso não adiantar aí vou ter que dar um jeito de levá-la até lá.
estou optando por esses dois itens -retificador- pelo fato de a bateria não estar carregando normalmente e pelo fato de o conector estar esquentando pra canário - carburador- pelo fato de ela falhar demais e agora pelo fato de que quando fico tentando fazer funcionar, várias tentativas, retiro a vela e a mesma continua seca, até onde sei ela deveria estar molhada de combustível por estar tentando ligá-la, talvez faça sentido...
jota- Novato Avançado
Opa . Depois que trocar as peças posta o resultado ai, "mecânicos" bons este dai, de cara já saem trocando tudo kkkk... Jota essa carenagem ai da sua foto de perfil arrumou aonde e preço?
zidanex3- Novato
zidanex3 escreveu:Opa . Depois que trocar as peças posta o resultado ai, "mecânicos" bons este dai, de cara já saem trocando tudo kkkk... Jota essa carenagem ai da sua foto de perfil arrumou aonde e preço?
Meu amigo, essa carenagem eu comprei pelo mercado livre faz uns 5 anos, esses dias um conhecido meu pediu pra comprar uma pra ele,
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-618955116-carenagem-p-dafra-speed-150-_JM
A reputação do vendedor não está boa, mas é confiável, ja comprei duas com ele, o valor é esse do anúncio,
é um acessório bem bacana, muda bastante o visual da motoca, agora essa pintura dela foi eu mesmo que fiz, ela vem branca.
jota- Novato Avançado
Blz jota. vou dar uma olhada com o vendedor esta carenagem. E a moto chegou as peças para testar?
zidanex3- Novato
zidanex3 escreveu:Blz jota. vou dar uma olhada com o vendedor esta carenagem. E a moto chegou as peças para testar?
Daew zidanex3, cara nem te conto, o bura chegou faz uns dias ja, mas como estava de mudança só pude mexer hoje, quando abri ele putz, todo ferrado, nem da pra usar, furado, e dentro dele estava cheio de um material branco, como se fosse cal, esse de construção, todo entupido, sem chance de uso, foi umas dilmas pro ralo, gastei dinheiro à toa, pra não dizer que foi todo jogado fora utilizei o parafuso do ar que o da minha ja não era original, fiz ela funcionar hoje, mas daquele jeito, funcionou dei uma volta e não funcionou mais, amanha vou dar uma ultima mexida nela, se caso não adiantar nada vou mandar numa oficina que tem na cidade vizinha desta que estou morando agora, é uma oficina grande, bem conceituada por aqui...vamos ver no que da...e a carenagem,viu la?se interessou em comprar?
Obs. hoje hora em que liguei o carregador pra dar uma carga na bateria, levei maior choque quando encostei no motor e no escape, tem algum fio em curto na carcaça, talvez esse seja o problema da carga da bateria que tinha mencionado antes
jota- Novato Avançado
Blz, até olhei a carenagem com o vendedor mas ele ta muito mau qualificado no mercado livre, devo de comprar um mini spoiler com ele para fazer um teste. Quanto a moto fuga de corrente tensa ai heim ... A cara leva essa moto num oficina maior como disse mesmo. Agora vendedor filho da mãe deste bura heim, te mandou o trem zuado!
zidanex3- Novato
zidanex3 escreveu:Blz, até olhei a carenagem com o vendedor mas ele ta muito mau qualificado no mercado livre, devo de comprar um mini spoiler com ele para fazer um teste. Quanto a moto fuga de corrente tensa ai heim ... A cara leva essa moto num oficina maior como disse mesmo. Agora vendedor filho da mãe deste bura heim, te mandou o trem zuado!
Nem fale mano, desse eu não compro mais nada... vou tentar levar a moto semana que vem pra oficina e vamos ver no que dá...
cara, em relação ao cara ser mau qualificado não tem crise, comprei uma esses dias pra um conhecido meu e veio tranquilo, vc quem sabe da outra cara na motoca, assim que arrumar minha amarela eu coloco o resultado aqui, andar só de carro não ta dando o gás ta caro pra canário, tenho que arrumar minha guerreira, abraço mano!
jota- Novato Avançado
opa, depois posta ai o resultado da ida da moto a oficina. quanto a carenagem to olhando aqui na cidade mesmo, achei aqui quem faz.
zidanex3- Novato
E aêw galera, sou novo aqui no forum. Mas minha dafra estava com o problema de apagar tbm, mas era so quando pegava agua, daí troquei o cachimbo, limpei e passei silicone(aquele branco) nos encaixes de bobinas de faíscas e etc, onde a bobina de faísca encosta no chassi tem que estar limpo tbm. E tem que ver se está entrando agua no corta corrente. Depois disso deu certo, manda as novidades aí.
Lucas Breno- Novato
- Número de Mensagens : 1
E ai jota resolveu o problema?
zidanex3- Novato
FINALMENTE RESOLVIDO!!!!
zidanex3 escreveu:E ai jota resolveu o problema?
Hoo Zidanex3, todos aí que acompanharam minha novela, estive desconectado todo esse tempo, desculpem a demora...
... faz uns dois meses que consegui concertar minha amarela, o problema era o estator mesmo, levei numa oficina grande que tem numa cidade vizinha aqui, o mecanico disse que ia começar trocando o estator, mas sem 100% de certeza que seria arrumada, e esse início me custaria 550 dilmas, como não estava podendo gastar muito, comprei um pela net mesmo (magnetron) menos de 200 dilmas eu mesmo troquei e ela esta funcionando belezinha, sem problemas...agora é só maravilha...abraço à todos!!
jota- Novato Avançado
Amigo.
Excelente ideia.
muito bom mesmo.
Fico feliz por ter resolvido o teu problema.
Excelente ideia.
muito bom mesmo.
Fico feliz por ter resolvido o teu problema.
Ill be back- Forista
- Número de Mensagens : 218
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
jota escreveu:zidanex3 escreveu:E ai jota resolveu o problema?
Hoo Zidanex3, todos aí que acompanharam minha novela, estive desconectado todo esse tempo, desculpem a demora...
... faz uns dois meses que consegui concertar minha amarela, o problema era o estator mesmo, levei numa oficina grande que tem numa cidade vizinha aqui, o mecanico disse que ia começar trocando o estator, mas sem 100% de certeza que seria arrumada, e esse início me custaria 550 dilmas, como não estava podendo gastar muito, comprei um pela net mesmo (magnetron) menos de 200 dilmas eu mesmo troquei e ela esta funcionando belezinha, sem problemas...agora é só maravilha...abraço à todos!!
O que não me conformo é com os mexânicos trocadores de peças já darem o diagnóstico começando pela trocando o estator sem ao menos se dar ao trabalho de fazer alguns testes
Antes de falar em trocar peças para o cliente que no caso era você, se fosse um bom profissional ele teria medido a resistênciadas bobinas para poder falar que era o estator. Poderia ser bobina de pulso (ou pulsor), bobina de ignição, cachimbo, vela, CDI (e mais outros fatores). Não é demorado e muito menos difícil, basta um multímetro para fazer um diagnóstico desses (daria de usar um osciloscópio também).
O problema desse tipo de oficina é que trocam tudo para achar o defeito e isso faz com que o reparo fique muito alto para o proprietário do veículo e o pior é que nem pensam em se qualificar e se atualizar. Fico imaginando quando entrar o sistema de injeção sequencial, comando de válvulas variável, injeção direta etc...
Será que essas oficinas permanecerão abertas?
Um abraço!
Dan
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Concordo contigo amigo Dan.
Tem mecânicos e tem trocadores de peças.....
Já tive uma moto xing ling que queimou o extrator( eu acho que o nome é este) e o meu mecânico/eletricista enrolou umas bobinas que tem que estavam em curto e funcionou perfeitamente, me cobrou 90,00 reais e ficou gerando perfeitamente.
Tem mecânicos e tem trocadores de peças.....
Já tive uma moto xing ling que queimou o extrator( eu acho que o nome é este) e o meu mecânico/eletricista enrolou umas bobinas que tem que estavam em curto e funcionou perfeitamente, me cobrou 90,00 reais e ficou gerando perfeitamente.
Ill be back- Forista
- Número de Mensagens : 218
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Página 2 de 3 • 1, 2, 3