FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como ver o óleo???

+4
leandrocaf
Marcelo Soares Calçada
FLucs
doido
8 participantes

Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Como ver o óleo???

Mensagem  doido Ter Ago 05, 2008 11:17 pm

Galera... fiz a minha revisao dos mil e o mecanico disse para nao me preocupar com o oleo até completar a do 3000... estou com 2300 mais ou menos e li no manual como se faz para ver...a minha dúvida é: Nao posso ver por aquele vidrinho do lado direito??? Se não para que serve ele??? o meu está pela metade...

abços
doido
doido
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 59
Idade : 38
Localização : Nova Iguaçu
Data de inscrição : 13/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  FLucs Qua Ago 06, 2008 6:38 am

doido escreveu:Galera... fiz a minha revisao dos mil e o mecanico disse para nao me preocupar com o oleo até completar a do 3000... estou com 2300 mais ou menos e li no manual como se faz para ver...a minha dúvida é: Nao posso ver por aquele vidrinho do lado direito??? Se não para que serve ele??? o meu está pela metade...

abços

Pode sim, é a mesma coisa, os 2 servem só que o manual aborda somente um ja que é universal e todas as dafras tem.(economiza tempo nas versões do manual

FLucs
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 36
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  doido Qua Ago 06, 2008 8:02 am

blz... estando pela metade quer dizer que tem óleo???
doido
doido
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 59
Idade : 38
Localização : Nova Iguaçu
Data de inscrição : 13/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qua Ago 06, 2008 9:02 pm

Procure observar se esse mostrador possui na metade dele alguma linha. Normalmente esses visores possuem uma marca para ver o nível, porém, no geral ele tem que ficar na metade com óleo com a moto reta (descanso central).

Abraços
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  doido Qua Ago 06, 2008 9:39 pm

Marcelo Soares Calçada escreveu:Procure observar se esse mostrador possui na metade dele alguma linha. Normalmente esses visores possuem uma marca para ver o nível, porém, no geral ele tem que ficar na metade com óleo com a moto reta (descanso central).

Abraços

Ele tem um H em cima e um L embaixo... pela manha ele estava pela metade (no cavalete) ... mas agora depois de andar o dia na hora de guardar a moto ele está alto, mas creio que seja que nem carro, para ver o nivel correto tem q ser pela manha creio eu.

Abços
doido
doido
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 59
Idade : 38
Localização : Nova Iguaçu
Data de inscrição : 13/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  leandrocaf Qui Ago 07, 2008 5:18 pm

No manual diz que para ver o óleo é preciso ligar o motor por pelo menos 2 minutos.
leandrocaf
leandrocaf
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 36
Localização : Olinda-PE
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Dúvida ainda com óleo

Mensagem  doido Dom Set 07, 2008 10:10 am

Galera... hj acordei e fui ver o óleo da magrela, está com 3790 KM e o oleo estava baixinho, quase no L...

Conforme rodei uns 10 minutos, o oleo ficou na metade... qual medição que vale??? a baixa com o motor frio ou a na metade com a medição na metade???

Olhei hj no manual e vi que tenho q trocar o oleo a cada 1000KM... mas só troquei na revisão dos 1000KM e da dos 3000KM... por isso que estranhei o nivel estar baixo... mas quando fiz a dos 3000KM nao lembro do nivel... qual é o correto??? a cada 1000KM como tá no manual ou em cada revisão como indicou a concessionária???

abços galera
doido
doido
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 59
Idade : 38
Localização : Nova Iguaçu
Data de inscrição : 13/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  nego Dom Set 07, 2008 8:01 pm

e aí Doido blza, o motor de moto é diferente dos de carro, as nossas motos tem os motores conjugado com a cx de cambio, portanto o mesmo óleo que lubrifica o motor lubrifica a cx,por esse motivo devemos fazer a troca a cada 1000 km,sob o risco de prejudicar o motor e os componentes da cx.

ps. quanto ao nivel do óleo, ligue o motor com a moto em um lugar plano, por um ou dois minutos, com o motor desligado mas aquecido, espere o óleo descer das paredes do motor( alguns segundos ) retire a vareta do óleo e faça a medição, coloque a vareta em seu alojamento sem aparafusar, deve estar marcando entre o nivel máximo e o minimo(o certo é próximo do máximo) outra opção e verificar pelo olhal a cada dia, a medida certa também deve estar entre o ninimo e o máximo, ok.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Duvidas esclarecidas!!!

Mensagem  Rogerio Dom Ago 09, 2009 4:24 pm

È isso ai galera, mais uma vez tive minhas
duvidas esclarecidas, agradeço a todos. Very Happy
Rogerio
Rogerio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 26
Idade : 52
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 03/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  jeff Dom Ago 09, 2009 4:41 pm

doido escreveu:Galera... fiz a minha revisao dos mil e o mecanico disse para nao me preocupar com o oleo até completar a do 3000...
Um mecânico que fala uma barbaridade dessas merece ir para a cadeia.

O nível do óleo deve ser verificado preferencialmente todos os dias e completado de acordo com a necessidade. Uma viagem mais prolongada vai consumir mais óleo. Sem falar na chance de um retentor dar defeito e começar a vazar óleo.

Passar 2 mil km sem completar o nível do óleo porque não leu o manual do proprietário, ouviu a conversa mole de um incompetente, andou com a moto até acabar com o motor, depois querer que ele seja consertado em garantia e ainda brigar com o fabricante porque ele se recusou, além de ser causa perdida, não vai lhe trazer muitos benefícios.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  Franco "F-31" Dom Ago 09, 2009 7:50 pm

Para o pessoal q ainda tem duvidas...
Sou tec. em manutenção, porem trabalho com motores, geradores que usam oleo como meio de lubrificação.

Afinal pra q o oléo no motor?


Uma explicação basica: se ficarmos esfregando um metal em outro em alta velocidade chegara um momento q a temperatura criada pela *fricção (*esfregamento de uma coisa em outra) ficara tão alta q chegaram a derreter um ou os dois metais, assim deformando um ou os dois metais ou fundindo um no outro ou seja ficaram soldados, ai entra o oleo de motor ele impede uma boa parte do atrito de uma peça em outra impedindo o superaquecimento, assim previnindo os metais em bom estado.
obs. vale lembrar q nem todo oleo serve para motores de motos e ainda existem oleos para motores 2 tempos e motores 4 tempos no caso da Speed e Kansas são motores 4 tempos.

A respeito do visor de oleo da Kansas


É um recurso mais pratico, sem nescessidade de ter q desenroscar todo santo dia a vareta de medição para saber o nivel do oleo do motor, ao contrario de q muitos dizem funciona sim, Não acredito q engenheiros muito bem formados progetariam um motor com um "vidrinho" trasparente para ficar apenas de enfeite.

O "H e o ""L" ao lado do visor do nivel de oleo


Ali bem proximo a ele podemos observar um "tracinho" ( _ ) que significa o local exato da medida o ( _ ) do "H" q significa "Higth" traduzino"Alto" indica q apartir dali pra cima o nivel do oleo esta alto sem nescecidade de colocar mais, acreditoq acima do "H" pode até atrapalhar o desenvolvimento do motor e no ( _ ) tracinho do "L" "Low" tradução "Baixo" nos diz q abaixo dele o nivel esta baixo tendo nescecidade completar, entre o "H" e o "L" o nivel do oleo esta normal sem nescedidade de completar, MAS NÃO ESPERE CHEGAR NO "L" mantenha o oleo sempre acima dele garantindo uma boa lubrificação das partes do motor.

Medindo o Oleo do motor


Coloque sua moto em um lugar plano apoiada no descanso central aguarde mais ou8 menos 2 horas, apos esse tempo o oleo já tera baixado (a minha deixo toda noite para verificar no dia seguinte antes de usa-la). e verifique atraves da vareta ou do *visor (creio eu q só a Kansas tenha).
Pelos meu entendimentos se medirmos o nivel do oleo com o motor quente não teremos uma medida correta pois o oleo se tornara mais volatil (menos denso) assim acumulando todo o oleo no fundo do motor, inclusive até o oleo q estava na parte de cima das peças e na parede do motor , pois o oleo foi fabricado para permacer um bom tempo envolvendo as peças , e com o motor quente o oleo descera completamente .... ( por esse motivo existem alguns relato de medirem o oleo com a moto quente e ter mais do que quando estava fria...


Pessoal qualquer falha minha me corrijam oo completem se faltou algo importante...
Franco
Franco "F-31"
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44
Idade : 40
Localização : Brasila - DF
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como ver o óleo??? Empty Re: Como ver o óleo???

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos