FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

+14
L340
AMoraes
silvio jr.
supergideao
jeff
Petrucelli
LION
De Boer
marcelo_rsb
tos3719
Roch@
coyote182
tonywalker
Tuco Benedito
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  Tuco Benedito Sáb maio 10, 2008 4:15 pm

A pergunta parece besta. E é, mas esperem, tem um detalhe...

Um dia resolvi medir o nível do óleo, pois li no manual que essa verificação deve ser diária (exagero, eu acho). Re-li o procedimento no manual e fui aos procedimentos descritos, segui os passos rigorosamente e notei que o nvel estava muito baixo, quase nem chegava a molhar a ponta da vareta. Fiquei preocupado, pois vi alguns relatos de motos que foram entregues com pouco óleo. Fui na concessionária (sem a moto) e perguntei pro vendedor qual era o óleo utilizado pela Dafra, pois tinha em mente comprar um litro pra deixar em casa e completar o nível quando necessário.
O vendedor não me disse qual era o óleo, só falou que era melhor levar a moto lá que o mecânico daria uma olhada e completaria se necessário.
No sábado levei a moto, o mecânico verificou e disse que o nível estava ok, mas sequer mexeu na vareta, apenas olhou pela "janelinha". Eu disse que havia verificado pela vareta e que o óleo nem tocava a ponta da vareta, e aí vem o detalhe:
O mecânico, junto com o gerente, disse que a vareta NÃO DEVE SER USADA COMO REFERÊNCIA para o nível do óleo, pois saíram varetas de TAMANHOS DIFERENTES da linha de montagem e que o nível deve ser verificado pela janelinha mesmo. O gerente confirmou a informação e me ofereceu para ver o Boletim Informativo da fábrica onde consta essa informação, mas achei desnecessário.
Então, o procedimento indicado pela (minha) concessionária é o seguinte:
Ligar o motor e deixar em funcionamento por uns 2 minutos. Enquanto o motor estiver funcionando, o óleo está circulando e a janelinha vai parecer vazia. Desligar o motor e esperar o óleo baixar, o que leva mais uns 2 minutos, e comparar o nível com as marcações existentes na janelinha.
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tonywalker Sáb maio 10, 2008 5:51 pm

Shocked Nunca vi nada mais absurdo! Na minha humilde opinião é exatamente o contrário, a janelinha é só uma referência, que você confere todos os dias. O nível real deve ser dado pela vareta. Sei lá muito estranho isto que o cara da concessionária falou....
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  coyote182 Sáb maio 10, 2008 6:17 pm

tonywalker escreveu:Shocked Nunca vi nada mais absurdo! Na minha humilde opinião é exatamente o contrário, a janelinha é só uma referência, que você confere todos os dias. O nível real deve ser dado pela vareta. Sei lá muito estranho isto que o cara da concessionária falou....

Pelo o q eu saiba tb é isso, q é muito mais confiável vc olhar pela vareta do q pela janelinha....mas vai saber neh.
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Número de Mensagens : 407
Idade : 43
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  Roch@ Sáb maio 10, 2008 6:21 pm

Falaram para mim que o visor é só uma fonte de referência e o que vale é a vareta!
Roch@
Roch@
Admin
Admin

Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  Tuco Benedito Sáb maio 10, 2008 9:04 pm

tonywalker escreveu:Shocked Nunca vi nada mais absurdo! Na minha humilde opinião é exatamente o contrário, a janelinha é só uma referência, que você confere todos os dias. O nível real deve ser dado pela vareta. Sei lá muito estranho isto que o cara da concessionária falou....

Nada mais óbvio do que verificar o nível do óleo pela vareta. Foi o que fiz e constatei que o nível estava muito baixo, como disse nem tocava a ponta da vareta, justamente por isso fui na concessionária e recebi essa informação. Se fosse considerar o nível pela vareta da minha, tava sempre baixo....
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tonywalker Dom maio 11, 2008 6:33 am

To falando que é absurdo "a informação do cara da concessionária" e não você ok? Wink
Conforme o Veiga disse, então o certo é olhar no visor, mas então para que colocaram a tal da vareta? Será que é só para ficar igual as hondas? Mad Que desperdício...
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty verdade

Mensagem  tos3719 Ter maio 13, 2008 4:17 pm

Tuco Benedito escreveu:
tonywalker escreveu:Shocked Nunca vi nada mais absurdo! Na minha humilde opinião é exatamente o contrário, a janelinha é só uma referência, que você confere todos os dias. O nível real deve ser dado pela vareta. Sei lá muito estranho isto que o cara da concessionária falou....

Nada mais óbvio do que verificar o nível do óleo pela vareta. Foi o que fiz e constatei que o nível estava muito baixo, como disse nem tocava a ponta da vareta, justamente por isso fui na concessionária e recebi essa informação. Se fosse considerar o nível pela vareta da minha, tava sempre baixo....

É verdade sempre que olhava o nivel pela vareta tava BAIXO
Entao o mecanico falou para olhar pela janelinha
Achei um absurdo.

Exclamation Vareta neles! Idea
tos3719
tos3719
Forista
Forista

Número de Mensagens : 236
Idade : 41
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  marcelo_rsb Ter maio 13, 2008 4:37 pm

Bom, posso estar enganado mas quando medi o nível do óleo pela vareta medida estava certinha... assim como a medida na janela, nem cheio nem vazio, pouco acima do meio...

Cheguei, desliguei a moto, coloquei no cavalete, enquanto olhava uns outras coisas na moto, passaram uns 10min, fui tirei a vareta limpei, encostei ela no bocal e dei uma micro tarraxada só pra ela entrar no lugar e então tirei de volta e estava marcando o meio do nível, assim como o visor.
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Qual marca do oleo para a moto speed 150

Mensagem  De Boer Qui maio 29, 2008 9:02 pm

Ola, Sou novo no fórum “me de licenças, por favor,” Gostaria de saber qual a marca do óleo que se usa na moto speed150, se é sintético, semi ou mineral e se existe óleo de cambio para esta moto.... Obrigado e desculpe a minha ignorância.
De Boer
De Boer
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10
Idade : 43
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  LION Qui maio 29, 2008 9:29 pm

De Boer escreveu:Ola, Sou novo no fórum “me de licenças, por favor,” Gostaria de saber qual a marca do óleo que se usa na moto speed150, se é sintético, semi ou mineral e se existe óleo de cambio para esta moto.... Obrigado e desculpe a minha ignorância.
Na minha antiga XLR eu usava o Mobil preto recomendado pela Honda,já na minha Dafra na revisão de 1.000Km eles colocaram o Selenia,já nos 2.000 Km eu mesmo coloquei o Castrol e vou continuar com ele... Só não aconselho à ninguém usar o tal do MOTUL,usei esse na minha antiga moto e tive um prejuízo nos balancins e embreagem da mesma,nunca mais .Que ignorância nada rapaz,aquí só trocamos experiências uns com os outros...
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tonywalker Qui maio 29, 2008 9:33 pm

Também recomendo o Castrol (seguindo conselhos de quem entende mais do que eu Very Happy)
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  Petrucelli Qui maio 29, 2008 9:43 pm

Outro dia postei até um link dele...E usei nos 2000Km...Mas não lembro...Vou pesquisar...
Petrucelli
Petrucelli
Forista
Forista

Número de Mensagens : 361
Idade : 56
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tos3719 Qui maio 29, 2008 9:49 pm

Petrucelli escreveu:Aquele Castrol novo...Que não lembro o nome...
Qual é Tony?

Velho, é CASTROL ACTEVO GP
mais ou menos 11 reais em SP
Sad
tos3719
tos3719
Forista
Forista

Número de Mensagens : 236
Idade : 41
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  LION Qui maio 29, 2008 9:52 pm

Petrucelli escreveu:Outro dia postei até um link dele...E usei nos 2000Km...Mas não lembro...Vou pesquisar...
Seria o Active Castrol GP ?


Última edição por LION em Sáb maio 31, 2008 10:12 am, editado 1 vez(es)
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  marcelo_rsb Qui maio 29, 2008 10:02 pm

Assunto polêmico... cada um tem seu óleo preferido hehe..
Mas então, andei lendo e o indicado é até passar de vez o período de amaciamento, não usar óleo sintético pois poderia interferir no processo.
*5000Km já amaciou completamente e ai é garantido que pode usar sintético.
Após, pode colocar qualquer lubrificante desde que siga as especificações do manual ex:API-SJ 20-50(apenas exemplo, nem sei qual está lá...) e preferencialmente não usar óleo para carro, pois como a moto usa discos de embreagem banhados no óleo do motor, os discos poderiam patinar mesmo quando era pra estar totalmente acoplado. E completando, fica tudo ali banhado no óleo do motor mesmo, nada de óleo de câmbio e compartimentos separados.
Se não girar d+ com a moto, vale a pena usar um sintético, os momentos mais críticos da lubrificação são a partida pois as peças dão a primeira girada a seco, até o óleo chegar em tudo, em caso de motos que as vezes fica uns dias paradas, o óleo desce todo e teoricamente os óleos sintéticos mantém um filme de óleo mesmo depois de um tempo com o motor parado.
Mas mesmo com óleo sintético a troca deve seguir as indicações do manual que é 1 ou 2mil Km(*olhar manual tb...), não vale a lógica de que é mais caro vamos esticar os intervalos de troca pois é fria...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  LION Qua Jun 11, 2008 8:17 pm

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Image125 Estou usando esse nos 3.000 Km e ver o resultado.
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty óleo sintético não

Mensagem  jeff Qui Jun 12, 2008 8:43 am

Pessoal,

Vou dar um pitaco nessa conversa:

Não recomendo óleo sintético. Lubrifica demais e, por incrível que pareça, isso não é bom para a embreagem!

Como vocês sabem, a embreagem da moto trabalha em banho de óleo, ao contrário dos carros. O óleo sintético talvez não faça diferença agora, enquanto a moto é nova. Mas depois de um desgaste, vai começar a patinar e a dar tranco na hora de trocar de marcha, acabando com o seletor de marchas.

É por isso que todo manual de proprietário recomenda: NUNCA USE ADITIVOS (tipo molykote, bissulfeto de molibdênio, grafite, óleo de mamona, etc.) OU ÓLEO SINTÉTICO no motor.

Inté procês,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jeff Qui Jun 12, 2008 8:50 am

Agora que eu vi, o Actevo é semi-sintético e a Castrol assina embaixo para motos 4 tempos. Quem sou eu para desmentir a Castrol? Aguardo a opinião de quem estiver usando daqui a uns 5000 km. Eu vou continuar com meu velho e bom Havoline. Cool
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty óleo sintético não

Mensagem  jeff Qui Jun 12, 2008 10:45 am

E respondendo a mim mesmo, confirmei com a concessionária daqui de Santo André que o óleo recomendado pela Dafra é o Selenia minera. Nada de sintético.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  marcelo_rsb Qui Jun 12, 2008 11:10 am

Acabei de postar rapidinho uma resposta pra você, no outro post seu...
Complementando ela, o óleo sintético é interessante pois ele tem propiedades de se manter nas partes altas do motor depois de um periodo mais longo com o motor parado, evitando então o alto atrito que ocorre durante e logo após a partida enquanto o óleo ainda não subiu...

Mas tem que ser sintético pra motos!
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Como medir o nível do óleo na Speed?

Mensagem  supergideao Sex Jul 04, 2008 10:24 am

confused Olá! Pessoal

Fiz a troca do óleo com 1000km usei o selenia e a moto continuou barulhenta, com 2000km coloquei o óleo móbil e ela ficou com menos barulho até as machas ficaram mais fases de passar.
Quanto o nível do óleo, o que o corre de estranho na minha moto é que nas trocas que fiz sempre foi colocado 1L de óleo mais mesmo assim tanto na vareta quanto no visor de nível o óleo está baixo no mínimo principalmente no visor que às vezes ate fica como vazio, mesmo no cavalete, não completo pois tenho medo de estourar algum retentor.
Já aconteceu isso com alguém?
supergideao
supergideao
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro N.I.
Data de inscrição : 04/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tonywalker Sex Jul 04, 2008 11:59 am

No cavalete central você deve abaixar a roda traseira senão não conseguirá ver mesmo o nível. O ideal é olhar com a moto no chão e reta.

Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  marcelo_rsb Sex Jul 04, 2008 4:15 pm

tonywalker escreveu:No cavalete central você deve abaixar a roda traseira senão não conseguirá ver mesmo o nível. O ideal é olhar com a moto no chão e reta.

Falows

Acho que não em Tony?!?! Eu pelo menos sempre achei que se mede o nivel com a moto no cavalete e naturamente a moto acaba ficando com a roda dianteira no chão, e assim se mede o óleo tanto na vareta como no visor, no caso específico da speed 150cc parece que as varetas tem tamanhos errados(a minha por acaso não tem) e então deve ser olhado pelo "visor".
Eu sempre que vou olhar o nivel deixo a moto de um dia para o outro no cavalete e dou uma olhada no visor antes de ligar, e mede direitinho com a roda da frente no chão. A CB tb, parada no cavalete com a roda no chão olho a varetinha.

*Lembrando que a moto deve estar em local plano!
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tonywalker Sex Jul 04, 2008 6:00 pm

A minha dá a impressão de estar vazia caso não abaixe a roda . Mesmo completando o óleo ele não aparece no visor nem na vareta Shocked. Pretendo trocar todo o óleo este fim de semana, e confirmo a informação.
Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Como medir o nível do óleo na Speed?

Mensagem  supergideao Sex Jul 04, 2008 7:25 pm

tonywalker escreveu:A minha dá a impressão de estar vazia caso não abaixe a roda . Mesmo completando o óleo ele não aparece no visor nem na vareta Shocked. Pretendo trocar todo o óleo este fim de semana, e confirmo a informação.
Falows

tonywalker eu coloquei o óleo na segunda-feira na hora deu para observar pelo visor que estava nem no max. e nem no min. e sim no meio dos dois, logo após liguei a moto por uns 3m no cavalete desliguei e deixei dormir no local da noite para o dia, sem tirar do cavalete e logo cedo observei que o óleo estava no minimo, logo não entendo o que está acontecendo, tendo em vista que não rodei com ela e coloquei 1L.
Quero saber sê alguem já teve ou tem o mesmo problema?
supergideao
supergideao
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro N.I.
Data de inscrição : 04/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos