MOTO KANSAS 150 NÃO DESENVOLVE VELOCIDADE
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MOTO KANSAS 150 NÃO DESENVOLVE VELOCIDADE
Olá pessoal, boa tarde!
Há mais ou menos 2 anos atrás emprestei a minha moto KANSAS 150 para um amigo que detonou a engrenagem da marcha passando de terceira para primeira de uma vez e sem diminuir a velocidade. Mandamos para a oficina onde foi constatado que tinha que trocar engrenagens quebradas e mexer no motor, totalizando quase R$ 500,00 de gastos. Notei que a moto não era mais a mesma. O mecânico pediu que após 1.000 km deveria levá-la para que as válvulas fossem reguladas e tudo seria normalizado. Quando digo que ela nunca mais foi a mesma é porque a sua velocidade não passava de 120 km/h de maneira nenhuma, porém o mecânico disse que era assim mesmo, que ela não passaria de 120 km/h e blá blá blá... Como se eu não conhecesse a moto! Mas como eu quase não a uso, e na maioria das vezes é na cidade, agora depois de 2 anos fui viajar com ela e numa descida, onde ela forçou muito o motor, quebrou o pistão e parou. (Já fiz várias viagens com ela e foram longas de mais de 1.000 km ida e volta, inclusive depois do primeiro concerto fiz umas 3 viagens curtas de 250 km ida e volta, mas nunca, nunca mesmo, passava dos 120 km/h). Resumindo, tive que fazer o motor, onde gastei mais R$ 900,00 reais, porém agora levei num mecânico muito bem recomendado e foi ai que veio a noticia do porquê a moto teve problemas e nunca passava de 120 km/h, o pião que o outro mecânico colocou foi o 14, enquanto que o pião dela é o 16.
Fica a lição:
KANSAS 150 usa pião 16
Há mais ou menos 2 anos atrás emprestei a minha moto KANSAS 150 para um amigo que detonou a engrenagem da marcha passando de terceira para primeira de uma vez e sem diminuir a velocidade. Mandamos para a oficina onde foi constatado que tinha que trocar engrenagens quebradas e mexer no motor, totalizando quase R$ 500,00 de gastos. Notei que a moto não era mais a mesma. O mecânico pediu que após 1.000 km deveria levá-la para que as válvulas fossem reguladas e tudo seria normalizado. Quando digo que ela nunca mais foi a mesma é porque a sua velocidade não passava de 120 km/h de maneira nenhuma, porém o mecânico disse que era assim mesmo, que ela não passaria de 120 km/h e blá blá blá... Como se eu não conhecesse a moto! Mas como eu quase não a uso, e na maioria das vezes é na cidade, agora depois de 2 anos fui viajar com ela e numa descida, onde ela forçou muito o motor, quebrou o pistão e parou. (Já fiz várias viagens com ela e foram longas de mais de 1.000 km ida e volta, inclusive depois do primeiro concerto fiz umas 3 viagens curtas de 250 km ida e volta, mas nunca, nunca mesmo, passava dos 120 km/h). Resumindo, tive que fazer o motor, onde gastei mais R$ 900,00 reais, porém agora levei num mecânico muito bem recomendado e foi ai que veio a noticia do porquê a moto teve problemas e nunca passava de 120 km/h, o pião que o outro mecânico colocou foi o 14, enquanto que o pião dela é o 16.
Fica a lição:
KANSAS 150 usa pião 16
Abnael- Novato
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Idade : 42
Localização : Fernandópolis/SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 12/01/2012
Re: MOTO KANSAS 150 NÃO DESENVOLVE VELOCIDADE
Abnael escreveu: Olá pessoal, boa tarde!
Há mais ou menos 2 anos atrás emprestei a minha moto KANSAS 150 para um amigo que detonou a engrenagem da marcha passando de terceira para primeira de uma vez e sem diminuir a velocidade. Mandamos para a oficina onde foi constatado que tinha que trocar engrenagens quebradas e mexer no motor, totalizando quase R$ 500,00 de gastos. Notei que a moto não era mais a mesma. O mecânico pediu que após 1.000 km deveria levá-la para que as válvulas fossem reguladas e tudo seria normalizado. Quando digo que ela nunca mais foi a mesma é porque a sua velocidade não passava de 120 km/h de maneira nenhuma, porém o mecânico disse que era assim mesmo, que ela não passaria de 120 km/h e blá blá blá... Como se eu não conhecesse a moto! Mas como eu quase não a uso, e na maioria das vezes é na cidade, agora depois de 2 anos fui viajar com ela e numa descida, onde ela forçou muito o motor, quebrou o pistão e parou. (Já fiz várias viagens com ela e foram longas de mais de 1.000 km ida e volta, inclusive depois do primeiro concerto fiz umas 3 viagens curtas de 250 km ida e volta, mas nunca, nunca mesmo, passava dos 120 km/h). Resumindo, tive que fazer o motor, onde gastei mais R$ 900,00 reais, porém agora levei num mecânico muito bem recomendado e foi ai que veio a noticia do porquê a moto teve problemas e nunca passava de 120 km/h, o pião que o outro mecânico colocou foi o 14, enquanto que o pião dela é o 16.
Fica a lição:
KANSAS 150 usa pião 16
Daew Abnael, então cara, a troca de pinhão realmente resulta em diferença na arrancada e também no final da moto, tenho uma Speed 150 e normalmente faço trocas de pinhão e coroa dependendo da região ou viagem que eu faço. No seu caso foi posto um pinhão de 14 no lugar de um pinhão de 16, essa alteração deixa ela com uma arrancada mais forte mas perde em final, a velocidade final dela vai diminuir, com a volta do pinhão de 16 dentes ela vai perder um pouco em arrancada, vai ficar um pouco mais pesada mas em compensação o final dela vai ser maior. No caso pinhão menor e coroa maior vai dar mais arrancada, e pinhão maior e coroa menor vai dar mais final... como eu gosto de viajar bastante opto por mais final, o kit da minha speed é pinhão de 15 e coroa de 36, da pra ter um final bom pra uma moto de baixa cilindrada...abç!!
jota- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 89
Idade : 36
Localização : Doutor Ulysses PR
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 19/05/2011
Re: MOTO KANSAS 150 NÃO DESENVOLVE VELOCIDADE
Nem 14, nem 16.
A kansas vem (ou vinha) com 15, e até onde eu sei, oficialmente passou a vir com coroa menor.
A alteração para 16 é muito recomendada, principalmente pq o cambio dela é semelhante ao da CG 125 e não ao da CG150, com a diferença de ter "primeira, primeira e meia, terceira em diante".
Não sei o que deu nos chinas para fazer um conjunto de marchas assim, mas a segunda da Kansas é diferente da segunda da CG 125, por isso que se sente pouca diferença entre a primeira e segunda, e a diferença entre segunda e terceira é maior. Em outras palavras, o câmbio da Kansas é curto o suficiente para uma 125, de onde esse motorzinho foi baseado, mas para 150, poderia ser um pouquinho mais longo. Como eu acredito que não seja possível adaptar o câmbio da CG 150, a solução é alongar onde é possível, do lado de fora.
A configuração 16 x 42 atende muito bem as Kansas, há quem use a coroa menor e há quem tenha se dado mal com pinhão maior. Alongar mais ou menos é algo que varia para cada uso e peso, e mesmo em motos mais fortes, alongar pode não resultar em maior velocidade final ou menor consumo, somente menor giro e menor torque, pois a consequência de relação longa é menor torque, então pode acontecer de a moto não conseguir te levar a até a velocidade maior ou ainda que você tenha que rodar em marchas mais baixas e giro mais alto para enfrentar subidas.
Mesmo com pinhão 16, notei algumas ranhuras no bloco do motor, que se fossem profundas, representariam perigo em diversos sentidos, mas vou focar no funcionamento do motor (pq eu sei que em algum momento o Jeff irá ver esse post e falará dos outros perigos).
Essas ranhuras aconteceram, acredito eu, por conta de uma trava de pinhão defeituosa ou pelos problemas na fixação da coroa, que resultou em algumas quedas de corrente.
Porém, se eu tivesse utilizado um pinhão de 17 para alongar ainda mais, essas ranhuras poderiam ser mais profundas, e o ressalto que existe nessa área, é justamente do duto de óleo que atende o câmbio. Além do câmbio com lubrificação deficiente, teríamos a vazão do óleo por ali e consequente dano no resto do motor.
Outra situação em que o de 17 pode ser catastrófico, é quando a corrente cai, pois nessa condição, a tampa do pinhão tende a quebrar.
Minha opinião é que o Pinhão de 16 é o limite para ela, desde que esteja tudo em ordem.
E como não custa nada, um link para cálculo de relação.
http://www.penoestribo.com.br/pt_br/relacao
A kansas vem (ou vinha) com 15, e até onde eu sei, oficialmente passou a vir com coroa menor.
A alteração para 16 é muito recomendada, principalmente pq o cambio dela é semelhante ao da CG 125 e não ao da CG150, com a diferença de ter "primeira, primeira e meia, terceira em diante".
Não sei o que deu nos chinas para fazer um conjunto de marchas assim, mas a segunda da Kansas é diferente da segunda da CG 125, por isso que se sente pouca diferença entre a primeira e segunda, e a diferença entre segunda e terceira é maior. Em outras palavras, o câmbio da Kansas é curto o suficiente para uma 125, de onde esse motorzinho foi baseado, mas para 150, poderia ser um pouquinho mais longo. Como eu acredito que não seja possível adaptar o câmbio da CG 150, a solução é alongar onde é possível, do lado de fora.
A configuração 16 x 42 atende muito bem as Kansas, há quem use a coroa menor e há quem tenha se dado mal com pinhão maior. Alongar mais ou menos é algo que varia para cada uso e peso, e mesmo em motos mais fortes, alongar pode não resultar em maior velocidade final ou menor consumo, somente menor giro e menor torque, pois a consequência de relação longa é menor torque, então pode acontecer de a moto não conseguir te levar a até a velocidade maior ou ainda que você tenha que rodar em marchas mais baixas e giro mais alto para enfrentar subidas.
Mesmo com pinhão 16, notei algumas ranhuras no bloco do motor, que se fossem profundas, representariam perigo em diversos sentidos, mas vou focar no funcionamento do motor (pq eu sei que em algum momento o Jeff irá ver esse post e falará dos outros perigos).
Essas ranhuras aconteceram, acredito eu, por conta de uma trava de pinhão defeituosa ou pelos problemas na fixação da coroa, que resultou em algumas quedas de corrente.
Porém, se eu tivesse utilizado um pinhão de 17 para alongar ainda mais, essas ranhuras poderiam ser mais profundas, e o ressalto que existe nessa área, é justamente do duto de óleo que atende o câmbio. Além do câmbio com lubrificação deficiente, teríamos a vazão do óleo por ali e consequente dano no resto do motor.
Outra situação em que o de 17 pode ser catastrófico, é quando a corrente cai, pois nessa condição, a tampa do pinhão tende a quebrar.
Minha opinião é que o Pinhão de 16 é o limite para ela, desde que esteja tudo em ordem.
E como não custa nada, um link para cálculo de relação.
http://www.penoestribo.com.br/pt_br/relacao
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