FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre a parte elétrica

+3
nego
jeff
will_santana
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  will_santana Seg Out 27, 2008 11:36 am

Coisa de novato de motos mas...

1 - O que é o famigerado CDI? O faz? onde fica?
2 - A Kansas tem CDI?
3 - Pq nas motos com esse treco o xenon tem q ser ligado direto na bateria?

A questão é simples: pretendo colocar xenon na moto pra maior segurança (tudo devidamente legalizado E regulado). Só que li vários relatos sobre os reatores queimarem em motos de menor cilindrada como a nossa pois tem queda e oscilação de tensão em baixa rotação.

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jeff Seg Out 27, 2008 12:10 pm

O CDI é o módulo eletrônico responsável por transformar a tensão da bateria (12 Volts) nos pulsos de milhares de volts necessários para uma boa faísca na vela de ignição. Esse módulo transistorizado desempenha o papel do conjunto platinado/bobina nos motores antigos. Ele é instalado no chassi, normalmente debaixo do tanque de combustivel.

Sim, a Kansas tem CDI.

Todo módulo de chaveamento eletrônico (como o CDI e o módulo da lâmpada) gera interferência no circuito elétrico onde estiver instalado e tem de trabalhar dentro de condições bem estáveis de tensão e corrente. Se o módulo da xenon for instalado em algum circuito com grande oscilação, ou em paralelo com o CDI, vai queimar.

E, obviamente, se alguém instalar o módulo xenon em série com o CDI, provavelmente ambos vão queimar na primeira utilização.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  will_santana Seg Out 27, 2008 12:39 pm

valeu, jeff
tinha q ser o mestre pra explicar msm Very Happy

imaginei q motos tb tivessem algo do tipo (afinal, temos 1 vela só mas temos). só não sabia q era esse o nome

agora tecnicamente, como evitar isso?

no carro, temos o alternador q na sua saida já tem a ponte retificadora q gera lá seus 14v continuos se o alternador e a ponte estiverem saudáveis
nas motos, pelo q li aqui, temos 1 dinamo. imaginando q continuamos precisando de corrente continua e temos uma fonte nativamente alternada, devemos ter 1 retificador em algum ponto do sistema
esse ponto deve ser na saida do dinamo e antes da bateria. imagino tb q a bateria deva ficar em paralelo com esse sistema para ser carregada conforme o motor gira.
o cdi deve ficar depois d ambos para q possa gerar a centelha tanto no momento da partida qnt com o motor em funcionamento
claro q o fato dele ficar chaveando para conseguir a corrente e voltagem altas para gera a centelha vai gerar ruido no sistema. mas será que o uso de capacitores para fazer o desacoplamento nao resolveriam essa questão? assim teriamos a parte até a bateria isolada do CDI e limpa para o uso de outros dispositivos mais sensíveis como xenons e cia

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jeff Seg Out 27, 2008 1:07 pm

Mestre? Will, me orgulho de ter bombado nessa matéria....

Eu consigo tomar choque consertando torneira elétrica até com chave geral desligada. Meu cunhado entendido (no bom sentido) falou algo sobre retorno pelo neutro, mas eu prefiro culpar os deuses da eletricidade.

Um dínamo teria escovas, correto? O que sei é que nossas motos possuem um alternador sem escovas (ou seja, rotor magnético com estator) equipado com retificador/regulador. Quanto ao uso de filtros com capacitor/resistor, sei que atenuariam o ruído, mas desconheço a capacidade de atenuação necessária.

Só sei até aqui. Melhor trocar idéia com alguém que realmente mexa com isso....

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  nego Seg Out 27, 2008 3:07 pm

E ai Will, reafirmando as considerações do Jeff, aconselho o amigo a levar a moto a um mecanico experiente pois o sistema de xenon precisa de uma fonte limpa de energia sem oscilações, e realmente tem que partir da bateria que é o caso das motos Dafra, pois todas , quando se liga a chave de ignição pode-se acender as luzes, portanto a energia vem direto da bateria, só que neste caso é melhor um proficional fazer a conexão por se tratar de um relê, e ai complica, espero ter ajudado, um abraço.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 27, 2008 3:29 pm

Acredito que o principal motivo de queima dos reatores seja que o pessoal é acostumado a dar partida na moto com farol ligado, e isso deve ser evitado até mesmo com lâmpadas halágenas, ainda mais com Xenon (devido a existência do reator).

Acho também que o Xenon deve ser ligado diretamente na bateria para evitar qualquer possibilidade de sobrecarga no sistema e possíveis falhas de alimentação.

Durante o uso normal da moto acho muito pouco provavel ocorrer a queima do reator, mesmo em baixas rotações, apesar de não descartar a possibilidade de desgaste do sistema do reator devido a oscilação da alimentação, pois até mesmo com as lâmpadas normais podemos observar que o farol oscila sua luminosidade, ficando mais fraco quando a moto está parada e voltando a ficar normal quando a moto é acelerada.

O uso de capacitores neste caso para formar um circuito isolador não resultará em nada, a final o problema não é ruído em si, mas sim falta de alimentação necessária.

Talvez com a adição de uma bateria com maior amperagem o problema venha a ser solucionado, mas daí é questão de testar e também de ver se há espaço no compartimento da bateria para acomodação adequada de uma bateria maior (quanto maior a amperagem maior o tamanho da caixa da bateria).

Para testar isso, apesar de saber que muito aqui já devem ter conhecimento, você pode efetuar este teste utilizando a bateria de um carro, é muito mais prático de encontrar alguém que tenha bateria de carro para emprestar do que moto.
Já informo que não há motivo para queima de nada, pois ao contrário da voltagem, a qual é imposta ao circuito, a amperagem é consumida pelo circuito, o que trocando em mínudos significa que a voltagem é imposta e sendo assim ao colocar uma bateria de 24V estes provocarão a queima do circuito e/ou componentes, já ao colocar uma bateria de 54A e o circuito consumir só 7A, desta bateria serão utilizados somente os 7A que o circuito consome restando ainda 47A para demais utilizações. Então, não há problema em efetuar este teste utilizando uma bateria padrão de carro (tipo 12V/54A ou 12V/70A, etc), somente deve-se observar as polaridades, se inverter dá merda geral!
A ligação entre os terminais da moto e os pólos da bateria pode ser feito com aqueles chicotes para chupeta (obs.: na casa e vídeo vende uns chicotes baratos, que comprei, e comprovei que não são bons, vale comprar algo mais caro mas com melhor qualidade), ou então com aqueles fios para instalação de chuveiros, se não me engano com bitola de 6mm, pois se eles guentam uma carga de 30A até 50A, que é normalmente o consumo dos chuveiros residências, guentarão fácil o conumo do motor da moto que não deve passar muito de 7A.

Observação: O consumo de 7A ao qual me refiro acima, é baseado no consumo de uma 100cc, então acredito que o consumo de uma 150cc deva ser no máximo 10A, basta verificar qual a bateria da moto e usar sua amperagem como base, se a bateria for de 10A então o consumo da moto é 10A, se for de 12A ou 15A então o consumo da moto será 12A ou 15A.

CDI significa Sistema de Ignição por Descarga Capacitiva, o capacitor contido no sistema descarrega sua energia para a vela provocando a centelha. Existe CDI com limitador e sem limitador, onde em conjunto com o contagiros limita as rotações do motor. Em motos com contagiros há aplicação de CDI sem limitador, já que o usuário pode controlar os giros através do contagiros, já em motos sem contagiros o certo é a utilização de CDI com limitador a fim de, em favorecimento do usuário, poder limitar o motor impedindo que o mesmo passe da faixa vermelha e assim preservando sua vida útil, ao acançar a faixa vermelha há o corte da corrente que é enviada para a vela impossibilitando a combustão, quando a moto retorna para a faixa abaixo da faixa vermelha a descarga elétrica retorna e a moto, por estar em movimento, volta a funcionar, é praticamente o mesmo raciocínio de fazer pegar no tranco.

Will, uma boa questão surgiu!... Alguém do fórum, que venha a passar por uma loja Dafra, poderia questinar a algum mecânico se o CDI da Kansas tem ou não limitador, a final ela não tem contagiros, e o limitor seria interessante.


Caso tenha algum erro ou incoerência no que postei, não hesitem em me corrigir!!!



Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 27, 2008 3:51 pm

nego escreveu:E ai Will, reafirmando as considerações do Jeff, aconselho o amigo a levar a moto a um mecanico experiente pois o sistema de xenon precisa de uma fonte limpa de energia sem oscilações, e realmente tem que partir da bateria que é o caso das motos Dafra, pois todas , quando se liga a chave de ignição pode-se acender as luzes, portanto a energia vem direto da bateria, só que neste caso é melhor um proficional fazer a conexão por se tratar de um relê, e ai complica, espero ter ajudado, um abraço.
O relé é até algo simples:

Dúvida sobre a parte elétrica Como_i10

Ele funciona como se fosse um JUMPER (um ponte), para fazer a ligação entre duas partes de um circuito, no caso estamos tratando de uma Relés Auxiliar 4 Pinos.


Pinos:

87: É a saída do relé, vai ligado no pólo positivo da lâmapda ou, no caso, pólo positivo do reator.
86: Este vai ligado no chassi ou no negativo da bateria, no caso o negativo da lâmpada ou, no caso, do reator também vai ligado nele, a final tudo é terra, tanto que o negativo da bateria é ligado diretamente no chassi, então qualquer ponto do chassi é terra.
85: Neste é ligado o botão de acionamento, no caso o botão que liga o farol, onde ao acionar o botão este acionará o relé e não diretamente o farol.
30: Esta vai ligado diretamente ao pólo positivo da bateria.

Observação: Com relação aos relés auxiliares de 4 pinos estas numerações são padrão, não se alteram seja qual for a marca do relé. No caso dos relés de 5 pinos há as mesmas numerações, somente há o acréscimo de mais um pino com mais uma numeração, e estes normalmente são relés com temporizador.


Funcionamento:

Dúvida sobre a parte elétrica Sem_ta10

Ao acionar o botão do farol este acionará o relé que através de um campo magnético (Pinos 86 e 85) acionará um JUMPER interno no relé (Pinos 30 e 87) que fará com que a lâmpada ou, no caso, o reator receba alimentação diretamente da bateria.

Veja que no Esquema Elétrico acima há duas entradas de 12V, onde a uma é ligada diretamente na bateria (Pino 30) e a outra é ligada diretamente no botão que liga o farol (Pino 86), sendo assim o fio positivo que sai do farol o qual normalmente seria ligado no pólo positivo da lâmapda, ao invés disto será ligado no Pino 86 do relé, que para em conjunto com o terra ligado no Pino 85 gerem dentro do relé o campo magnético o qual aciona o JUMPER interno.


Abraços!


Última edição por Fuzzy Logic em Seg Out 27, 2008 3:54 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jeff Seg Out 27, 2008 3:53 pm

Esses sim são Mestres! Valeu, Fuzzy e Nego!

Falando de faróis, passei no estande da Philips no Salão da Moto e perguntei sobre o aquecimento da lâmpada. Eles confirmaram que a lâmpada em si é mais fria, mas o bulbo central onde ocorre o arco elétrico esquenta muito, mas não deveria ser suficiente para queimar um refletor de boa qualidade, mesmo que de plástico. Isso, a lâmpada deles. Sobre uma lâmpada chinesa, ele não podia falar nada.

Entretanto, com o sistema Philips custando 800 dinheiros e o chinês 200, vai ser difícil convencer alguém que não é mais vantajoso trocar periodicamente o refletor...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 27, 2008 4:01 pm

Jeff... É tu que mora perto de uma loja Dafra?

Se for, teria como tu dar uma perguntada lá sobre este lance do CDI limitado?

Tipo, para repassar a informação para nós a respeito do CDI da Kansas ser limitado ou não, já que a moto não tem contagiros, ficando assim impossível ter noção da faixa vermelha dos giros... Rola este favorzinho?


PS1.: Valeu pelo elogio mas não sou mestre não, aliás chego nem perto!... Como disse, estou na minha primeira moto... Então ainda faltam muitas curvas pra mim...

PS2: Como se chama exatamente esta faixa vermelha dos giros (a do contagiros), pois ficar chamando assim está me soando meio estranho, mas como não sei o devido nome "técnico"... Alguém sabe para informar?
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jeff Seg Out 27, 2008 4:20 pm

Vou tentar passar lá amanhã (se lembrar, o que é mais difícil...)

A faixa vermelha do contagiros indica o limite de rotações do motor. Ou faixa vermelha, mesmo.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jmoreira Qui Set 03, 2009 3:24 pm

Boa tarde Pessoal...

Preciso de ajuda...

Tô com minha moto parada no mecanico/eletricista (não é da Dafra) pra ele descobrir pq as lampadas do farol (luz baixa) estão queimando tanto, pelo menos nos últimos 6 meses foram 4 lampadas do farol e uma da lanterna dianteira.
O eletrecista disse que fez os testes do regulador de voltagem e tá tudo bem, comentou da vibração do farol que pode ser o causador da queima do farol, até mesmo pq é só as lampadas do farol que queima.

Alguem já teve esse problema... uso a minha moto todo dia em trechos de rodovia andando ± 105 km/h.

Ahhh outra pergunta, já descobriram o que fazer pra moto parar de cortar acima de 100 km/h?

Valeu

jmoreira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 35
Idade : 42
Localização : Iperó - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  will_santana Qui Set 03, 2009 3:40 pm

a minha queimou o farol baixo soh qnd cai
a provavel causa da sua queima (jah q o regulador tah ok) eh o uso de lampadas inadequadas
lampadas de carro sao diferentes das da moto
tanto na estrutura interna pra aguentar a trepidacao qnt pela potencia

s vc tah colocando lampada H4 de carro na moto, tah aih a tua causa
o filamento bem mais quente e sem os suportes pra lampadas d moto trepidando
tem q queimar msm.

qnt a "cortar" acima d 100, eh regulagem
a minha chega a 120 no painel BEM antes da faixa d corte d giro

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jmoreira Qui Set 03, 2009 3:51 pm

will_santana escreveu:a minha queimou o farol baixo soh qnd cai
a provavel causa da sua queima (jah q o regulador tah ok) eh o uso de lampadas inadequadas
lampadas de carro sao diferentes das da moto
tanto na estrutura interna pra aguentar a trepidacao qnt pela potencia

s vc tah colocando lampada H4 de carro na moto, tah aih a tua causa
o filamento bem mais quente e sem os suportes pra lampadas d moto trepidando
tem q queimar msm.

qnt a "cortar" acima d 100, eh regulagem
a minha chega a 120 no painel BEM antes da faixa d corte d giro

[]s

Recebi uma ligação do eletrecista agora pouco e disse que:

Lâmpada queimando, provavelmente e fixação do farol, visto que outro cliente dele que acabará de passar com uma kansas tb reclamou de estar queimando lampada (4 em 6 meses de uso da moto), quando foi ver a fixação do farol estava pior que a minha.
Quanto ao modelo da lampada, uso a especificada para moto das marcas Osran ou Philips, tentei uma chig ling, caixinha verde com uma águia, luz super branca, mas é uma mer.... me deixou no escuro em plana rodovia, não durou 30 dias.

Quando a estar cortando, o mecanico da mesma loja falou de regulagem do carburador, será???? com isso fiquei com dúvidas, faço um teste e a garantia será que eles (dafra) descobrem???

Valeu Will

jmoreira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 35
Idade : 42
Localização : Iperó - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Set 03, 2009 5:14 pm

jmoreira escreveu:
will_santana escreveu:a minha queimou o farol baixo soh qnd cai
a provavel causa da sua queima (jah q o regulador tah ok) eh o uso de lampadas inadequadas
lampadas de carro sao diferentes das da moto
tanto na estrutura interna pra aguentar a trepidacao qnt pela potencia

s vc tah colocando lampada H4 de carro na moto, tah aih a tua causa
o filamento bem mais quente e sem os suportes pra lampadas d moto trepidando
tem q queimar msm.

qnt a "cortar" acima d 100, eh regulagem
a minha chega a 120 no painel BEM antes da faixa d corte d giro

[]s

Recebi uma ligação do eletrecista agora pouco e disse que:

Lâmpada queimando, provavelmente e fixação do farol, visto que outro cliente dele que acabará de passar com uma kansas tb reclamou de estar queimando lampada (4 em 6 meses de uso da moto), quando foi ver a fixação do farol estava pior que a minha.
Quanto ao modelo da lampada, uso a especificada para moto das marcas Osran ou Philips, tentei uma chig ling, caixinha verde com uma águia, luz super branca, mas é uma mer.... me deixou no escuro em plana rodovia, não durou 30 dias.

Quando a estar cortando, o mecanico da mesma loja falou de regulagem do carburador, será???? com isso fiquei com dúvidas, faço um teste e a garantia será que eles (dafra) descobrem???

Valeu Will

A "ching ling" que você se refere se chama EagleEye, e a lâmpada não é ruim não... O problema é o desconhecimento por parte dos usuários, pois lâmpada de carro não é pra usar em moto, lâmpadas de moto têm internamente no filamento um suporte para reduzir das vibrações oriundas da suspensão, devido a buracos, paralelepíédos, etc... Lâmpada de carro em moto não pode dar certo mesmo!... Outras marcas "ching ling" boas são: Teslla, PCP, Brilho... Tem mais duas que agora me fogem a mente... Mas se for de carro, nem uma Philips DiamondVision ou HyperVision durará muito tempo, e olha que são ótimas lâmpadas.

Agora, se tu quer lâmpada de verdade, coloca uma MotoVision, aí sim você poderá dizer "TENHO UMA PUTA LÂMPADA"... Vale cada centavo cobrado (gira em torno de R$40,00 cada) e duram mais, e iluminam mais, que as lâmapas convencionais.

Só não vá esperando que elas sejam tão boas quanto as Xenon, pois isso nenhuma lâmpada halógena conseguirá ser.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  will_santana Qui Set 03, 2009 7:42 pm

nenhuma lampada azul dessas xing ling presta
nao soh pela durabilidade e muito menos pela cor q nunca chega perto d ser branca
mas tb pq, por uma questao d otica, eh impossivel q elas iluminem mais q 1 normal sem o bulbo colorido e mais ainda pq nosso olho eh biologicamente selecionado pra enxergar melhor a luz amarela (o sol nao eh azul, neh!). e eh justamente essa fracao q o filtro corta. isso na neblina ou na chuva forte eh msm coisa q nao ter lampada

isso acontece em carros ou motos
o msm pra xenon de 3485384530453k, aquelas merdas roxas q qq dia vai ser praticamente 1 insulfilme de farol d tao escuro
nao ilumina nada msm tendo muito mais lumens

lampada boa pra moto eh amarela, pra carro eh qq coisa ateh 6000k e d preferencia legitimos e/ou xenon e ponto

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jeff Qui Set 03, 2009 7:59 pm

Grande verdade.

A luz amarela atravessa melhor a neblina e permite ver detalhes que ficariam ocultos. O mesmo efeito é conseguido com uma viseira amarelada, ela filtra a luz natural emitida nessa frequência e realça detalhes invisíveis à luz natural.

Este era para ser um dos meus posts mais curtos e já tinha alcançado 250 caracteres.

Jamais poderei usar o twitter.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Set 03, 2009 8:01 pm

Will,

Luz para neblina ou chuva, amarela, mas não é a amarela normal, é a amarela mesmo, onde a lente do farol é na cor amarela... Por que?... Simples! A luz branca refleta mais facilmente na água, e isso que atrapalha, você perde o contraste.

Luz branca é muito mais confortável para dirigir a noite, sem chuva ou neblina, isso é lógico, na prática e na teoria.

Não vem com esta de que a luz solar é amarela, porque aí tu está me sacaniando, pois se fosse amarela não existira cores Gelo ou Neve... Me poupe!


Última edição por Fuzzy Logic em Qui Set 03, 2009 8:04 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Set 03, 2009 8:03 pm

jeff escreveu:Grande verdade.

A luz amarela atravessa melhor a neblina e permite ver detalhes que ficariam ocultos. O mesmo efeito é conseguido com uma viseira amarelada, ela filtra a luz natural emitida nessa frequência e realça detalhes invisíveis à luz natural.

Este era para ser um dos meus posts mais curtos e já tinha alcançado 250 caracteres.

Jamais poderei usar o twitter.
ELE ESTÁ VIVO!!!

(velho, mas vivo)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qui Set 03, 2009 8:18 pm

Não pude deixar de postar. KKKKK velho mais vivo??? Po Jeff, e ai? rsss
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  will_santana Qui Set 03, 2009 9:24 pm

seu olho identificar uma cor como branca nao quer dizer q vc realmente veja branco
percepcao d cor e cor real sao coisas bem distintas
por isso usamos espectrometros e outros aparelhos para medir as frequencias e cia
da msm forma q existe todo um mundo em infravermelho e outro em ultravioleta q seu olho recebe td dia mas nao ve

e a proposito, a luz branca porta todas as cores, vide o uso do prisma pra decompor
a luz solar TEM todas as cores, mas a faixa predominante eh amarela, FATO
basta olhar pra ele (s vc for retardado o suficiente pra seguir 1 conselho tao ruim, merece o q vai acontecer Razz)
e s vc olhar o circulo do espectro, a cor complementar do amarelo eh o azul
eh justamente a cor q vemos menos

tenta olhar pro nucleo d 1 led azul
duvido vc conseguir delimitar o centro
jah num amarelo ou vermelho, vc delimita perfeitamente

fisica eh fisica. ela pode nao conhecer todas as leis da natureza, mas custuma ser bem imbativel nas q jah desvendou Wink

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Set 03, 2009 9:40 pm

Sem comentários... Só uma coisa, o que faz uma luz ser melhor que outra, são os lúmens, e não somente sua temperatura de cor.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jeff Qui Set 03, 2009 10:02 pm

Fuzzy Logic escreveu:
jeff escreveu:Grande verdade.

A luz amarela atravessa melhor a neblina e permite ver detalhes que ficariam ocultos. O mesmo efeito é conseguido com uma viseira amarelada, ela filtra a luz natural emitida nessa frequência e realça detalhes invisíveis à luz natural.

Este era para ser um dos meus posts mais curtos e já tinha alcançado 250 caracteres.

Jamais poderei usar o twitter.
ELE ESTÁ VIVO!!!

(velho, mas vivo)
Caros Fuzzy e Marcelão,

É que ultimamente tenho saído muito de casa.

Dúvida sobre a parte elétrica Mummyy

Mas quanto à escala de temperatura do coitado do Kelvin (tomamos muito chá juntos), ela é válida. O Will e o Fuzzy andaram olhando muito para o sol e estão tateando o mesmo elefante.

O Fuzzy só precisa pesquisar um pouquinho mais o assunto, ele chega lá.

(sentiram o tremor de terra? Epicentro aí no Rio...).

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Set 03, 2009 10:56 pm

Primeiro... Eu já gosto de discutir com o Will por esporte! hehehe

Segundo... Jeff é malandro!!!... Ele não dá a cara pra bater não, fica lá de dentro do sarcófogo só vendo a coisa pegar fogo! Twisted Evil
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jeff Sex Set 04, 2009 1:27 am

Sarcófogo é fado.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  jmoreira Sex Set 04, 2009 7:40 am

will_santana escreveu:nenhuma lampada azul dessas xing ling presta
nao soh pela durabilidade e muito menos pela cor q nunca chega perto d ser branca
mas tb pq, por uma questao d otica, eh impossivel q elas iluminem mais q 1 normal sem o bulbo colorido e mais ainda pq nosso olho eh biologicamente selecionado pra enxergar melhor a luz amarela (o sol nao eh azul, neh!). e eh justamente essa fracao q o filtro corta. isso na neblina ou na chuva forte eh msm coisa q nao ter lampada

isso acontece em carros ou motos
o msm pra xenon de 3485384530453k, aquelas merdas roxas q qq dia vai ser praticamente 1 insulfilme de farol d tao escuro
nao ilumina nada msm tendo muito mais lumens

lampada boa pra moto eh amarela, pra carro eh qq coisa ateh 6000k e d preferencia legitimos e/ou xenon e ponto

[]s

Bom dia Will

Concordo com vc, quando coloquei a ching-ling procurava melhorar a luminosidade, mas foi a pior coisa que fiz, na primeira noite que usei a moto na rodovia passei miudinho com ela e por isso comecei a pesquisar por farol auxiliar, a sorte a minha foi que a lampada queimou e então voltei a usar uma nacional philips a visualização AMARELA é muito melhor que a branca, constrasta melhor.

Quando a colocar lampada de carro na moto fiz essa pergunta pro eletrecista e o cara obviamente falou que não dá, visto que a potencia é maior e a bateria não aguentaria.

Vamo vê , ia pegar a moto hoje no eletrecista mas tá uma chuva do caramba aqui, então deixei pra pegar amanhã quando não preciso ir pro trabalho nem pra facul.

Abraços

jmoreira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 35
Idade : 42
Localização : Iperó - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a parte elétrica Empty Re: Dúvida sobre a parte elétrica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos