FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

+22
Ingvar
Mariane
firefox
sergio moc
Thyte
Fuzzy Logic
marcos
LeoMoulin
Motoquero loko
TUTRC
Kvrao
leozinho
claytondias
Ag. Duarte
Tchello
Beto Pesca
Kaiser Marcellus
marcelo_rsb
Peroni
rss_sis
jeff
LION
26 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  LION Ter Out 28, 2008 6:29 pm

O meu vizinho que tem uma Speed idêntica à minha,outro dia e com à moto dele enguiçada e não pegava por nada,eu desconfiei da gasolina e retirei o tanque dele e retirei toda à gasolina.À gasolina que retirei estava com uma quantidade de água e esse era o problema,mesmo tendo pego muita chuva com à moto na rua até ela parar,eu acusei o posto de gasolina que ele abastecera.Pois bem,colocamos outra gasolina e à moto voltou ao normal.Ontem lhe encontrei e ele falou que ocorrera à mesma coisa nesse fds após ele ter lavado à moto,aí ele fez o mesmo processo que eu fizera na outra vez e pronto de novo,agora temos certeza que é à tampa do tanque de gasolina dele que não está vedando o suficiente e pedí para ele resolver na loja Dafra,assim que ele tiver uma solução eu retorno e digo.Abraços à todos.
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Ter Out 28, 2008 7:17 pm

Valeu pela dica, Lion.

De repente, estamos todos caçando problemas sérios no motor e esquecemos de detalhes como esse. Provavelmente um monte de panes que registramos e atribuímos à parte elétrica da moto foram causadas por uma bobagem dessas.

E havia motivo para desconfiar, depois do fiasco da tampa do tanque da Super100... Aposto que está acontecendo o mesmo com a Kansas e suas panes "elétricas"...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  rss_sis Ter Out 28, 2008 9:31 pm

LION escreveu:O meu vizinho que tem uma Speed idêntica à minha,outro dia e com à moto dele enguiçada e não pegava por nada,eu desconfiei da gasolina e retirei o tanque dele e retirei toda à gasolina.À gasolina que retirei estava com uma quantidade de água e esse era o problema,mesmo tendo pego muita chuva com à moto na rua até ela parar,eu acusei o posto de gasolina que ele abastecera.Pois bem,colocamos outra gasolina e à moto voltou ao normal.Ontem lhe encontrei e ele falou que ocorrera à mesma coisa nesse fds após ele ter lavado à moto,aí ele fez o mesmo processo que eu fizera na outra vez e pronto de novo,agora temos certeza que é à tampa do tanque de gasolina dele que não está vedando o suficiente e pedí para ele resolver na loja Dafra,assim que ele tiver uma solução eu retorno e digo.Abraços à todos.

Lion eu ia relatar justamente isso
a 3 semanas atras eu lavando a moto, depois que terminei e fui funcionar ela não pegava nem com reza braba!
rs
olhe de tudo e justamente quando abrir o tanque vi que ficou agua e não tava descendo pelo suspiro!
fui pra faculdade de carona de noite com meu amigo e de manha bati e ela peogou de boa, mais ae coloquei R$20,00 da gasolina que coloco sempre, a aditivada, ae ela ficou de boa!
rss_sis
rss_sis
Novato
Novato

Número de Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : salvador
Data de inscrição : 09/07/2008

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=9116683684492139014

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Qua Out 29, 2008 1:18 pm

rss, isso que você descreve parece ser umidade no cachimbo da vela. Também acontece com chuva forte.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Peroni Qui Nov 13, 2008 5:32 pm

a minha andandu parou do nd..começa engasgar.até parra..

sempre depois da lavagemm,...

se eu lavar e sair faz isso..
ai ela para..tenh uq esperar tempao ate funcionar..

é tensu..

sera q ta entrandu agua na gasolina ??
Peroni
Peroni
Novato
Novato

Número de Mensagens : 37
Idade : 33
Localização : colatina
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Qui Nov 13, 2008 6:00 pm

com certeza. foi comentado em outro neste post tópico que há infiltração pela tampa da Speed.

Na hora de lavar, proteja a tampa e evite jatos diretos. nunca use máquina de alta pressão diretamente sobre a tampa do tanque.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  marcelo_rsb Qui Nov 13, 2008 8:25 pm

Já lavei a moto e já foi muita água na tampa do tanque porém sem nenhuma infiltração!
Agora eu até comentei em outro tópico que a tampa tem um "estágio" que aparenta estar fechada, mas não está, e nesse caso se molhar vai entrar água com certeza absoluta!, tentem dar uma apertadinha à mais e vejam se não era problema de fechar corretamente o tanque...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Peroni Sex Nov 14, 2008 9:22 am

vou esta vendu isso..mas naum deve ser,....


vlw pela dica
Peroni
Peroni
Novato
Novato

Número de Mensagens : 37
Idade : 33
Localização : colatina
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Kaiser Marcellus Qui Dez 11, 2008 8:33 am

AO LAVAR A MOTO CONSTATEI QUE ESTA TAMPA DO TANQUE NÃO VEDA ELE DEIXANDO ENTRAR AGUA FACILMENTE E FODASTICO UMA COISA DESSAS UMA MERDA QUE ME DESCULPE O PESSOAL DA COMUNIDADE ISSO É UMA COISA BASICO PARA UM ENGENHEIRO SE PENSAR POOXA.
Kaiser Marcellus
Kaiser Marcellus
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 72
Idade : 38
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Qui Dez 11, 2008 9:26 am

Em outro tópico, acho que nas Kansas, e isso foi bastante comentado, o marcelo_rsb comprovou a entrada de um monte de água no tanque. Isso acontece porque a borracha resseca em contato com o álcool da nossa gasolina.

Todo mundo tem que ficar esperto e providenciar uma junta de borracha de outra tampa, de preferência de moto nacional, porque provavelmente todas as tampas de origem chinesa apresentarão o mesmo problema. O Brasil é um dos pouquíssimos países do mundo que mistura álcool na gasolina, e isso deve ter passado batido pela engenharia da Dafra.

Como você corre o risco de a moto começar a ratear no meio do trânsito por causa de uma besteira dessas, abra o olho e cuide do seu interesse. Esperar que a dafra resolva pode demorar, e você acaba pagando o pato no meio da rua.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Kaiser Marcellus Qui Dez 11, 2008 11:54 am

JEFF, ela ja anda rateando um dia desses fria engasgou no meio da avenida sorte que era de segunda marcha e ela não morreu tive que encher o tanque para diluir a agua pois não iria jogar meio tanque fora so por que tinha agua pensei pensei e coloquei a texaco com techron.

AO LAVAR O RECOMENDÁVEL É COLOCAR UM SACO PLÁSTICO NO TANQUE.
Kaiser Marcellus
Kaiser Marcellus
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 72
Idade : 38
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Qui Dez 11, 2008 12:15 pm

A melhor opção é descarregar todo o conteúdo em um recipiente limpo e deixar em repouso por uma hora. A água é mais pesada que a gasolina e vai se acumular no fundo, ficando claramente visível. Depois, é só despejar de novo dentro do tanque com cuidado para não deixar entrar nem uma gota de água.

Nem preciso falar do cuidado que deve ser tomado com fósforos, cigarros e faíscas nas proximidades da gasolina.

E realmente, ao lavar, é importante proteger o tanque, mesmo depois de substituir a junta da tampa. Nunca aplicar lavadora de alta pressão diretamente contra a tampa.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Beto Pesca Qui Dez 11, 2008 3:24 pm

jeff escreveu:Em outro tópico, acho que nas Kansas, e isso foi bastante comentado, o marcelo_rsb comprovou a entrada de um monte de água no tanque. Isso acontece porque a borracha resseca em contato com o álcool da nossa gasolina.

Todo mundo tem que ficar esperto e providenciar uma junta de borracha de outra tampa, de preferência de moto nacional, porque provavelmente todas as tampas de origem chinesa apresentarão o mesmo problema. O Brasil é um dos pouquíssimos países do mundo que mistura álcool na gasolina, e isso deve ter passado batido pela engenharia da Dafra.

Como você corre o risco de a moto começar a ratear no meio do trânsito por causa de uma besteira dessas, abra o olho e cuide do seu interesse. Esperar que a dafra resolva pode demorar, e você acaba pagando o pato no meio da rua.

Um abraço,

Jeff

Awe Jeff, tudo hever esse seu comentario porque ve só...quando peguei minha speed em pleno inverno, muita chuva mesmo e naum tive esse problema, só agora ele apareceu a causa com certeza é o resecamento da junta dessa tampa, pow jeff matou a pau agora, vou providenciar uma junta pra a minha o mais rapido possivel e posto aqui quando eu coloca-la.

Forte abraço. Very Happy
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  marcelo_rsb Sáb Dez 13, 2008 12:36 pm

Já falei em outro tópico, mas vamos nesse que é o mais adequado!
A vedação realmente tem problemas... a tampa da minha moto vedava bem, até que um dia começou a entrar água... Inclusive fiz testes(drenei o tanque todo, joguei água em cima dele e saiu água pela torneira...) e realmente o problema era na tampa... após me ferrar(9 e tanto da noite e uma moto parada...) da ultima vez que a moto deu uma pane por ter pego a parte de água que entrou após uma chuva resolvi que isso tinha que ser resolvido e em uma loja de juntas, o-ring e acessórios para vedação, comprei isto:

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Imag028ox2
TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Imag032km8

É uma borracha específica para isso e tem praticamente a mesma medida de diâmetros interno e externo da borracha original.
Colei com superbonder sobre a borracha original, e agora o tanque está 100% vedado, inclusive fiz um teste com o tanque drenado jogando água com mangueira diretamente na tampa e nada entrou!
*A borracha é específica para este uso, pois borrachas normais dilatam ou ressecam com gasolina(especifiquem o uso na hora de comprar)
*Na dafra me pediram 140reais, pois não vendiam só a borracha, nem muito menos a tampa... só tampa+tambor de ignição+trava de prender o capacete...
*Na shyneray vendem a borracha instalada por 15reais, porém não cheguei a confirmar se as borrachas eram intercambiáveis...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Sáb Dez 13, 2008 4:13 pm

Nossa, que vergonha.... a Shineray já oferece a solução (falta confirmar se funciona ou não) e, enquanto isso, a dafra nem se manifesta...

Optar por uma empresa grande tem suas vantagens, mas também suas desvantagens... a falta de agilidade é a pior delas.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Tchello Dom Dez 14, 2008 1:04 am

Marcelo, quais são as especificações da borracha?
Como diâmetro, espessura, etc, por favor Very Happy
Hoje lavei minha Speed pela primeira vez, fiquei com um medo danado que entrasse água mas, aconteceu nada, graças a Deus, mas é bom eu me informar caso um dia ocorra.
vlw ^^
Tchello
Tchello
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44
Idade : 37
Localização : Interior SP
Data de inscrição : 14/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Beto Pesca Ter Dez 16, 2008 8:15 am

Awe galera, segui o conselho do Marcelão e resolvi o problema da tampa, mandei fazer com borracha apropriada para aguentar nosso combustivel e ficou otima, colei por cima da original com super-bonder, ta bem vedadinha agora. problema resolvido. Very Happy
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Ter Dez 16, 2008 8:57 am

O fundamental é que essa borracha seja resistente à nossa gasolina com álcool e também seja de boa qualidade. Adaptações do tipo câmara de ar não funcionam.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Ag. Duarte Dom Abr 19, 2009 10:53 am

Pois é, galera. Uma coisa que sempre acontece comigo na hora de lavar minha moto é que, após secá-la, lubrificá-la e tudo mais, abro o bocal do tanque para secar a parte interna e sempre escorre líquido do miolo da tampa. No início desconfiei quiz acreditar que era gasolina que vaporizava para o suspiro, condensava e escorria de volta...
Então tive uma idéia: abrir rapidamente, fazer escorrer do lado de fora do tanque e molhar o dedo. Resultado: ÁGUA!!!
Se está escorrendo do miolo da tampa, so a troca ou colocação de vedação resolve???
Ag. Duarte
Ag. Duarte
Novato
Novato

Número de Mensagens : 11
Idade : 46
Localização : Pelotas/RS
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Dom Abr 19, 2009 11:50 am

Do miolo é complicado, acho que a melhor coisa a fazer é proteger essa região antes da lavagem com um filme plástico (aquele usado para proteger alimentos, que adere sem usar cola).

Essa solução também pode ser usada para proteger a moto estacionada em dias de chuva (não dá para sair rodando com o plástico, senão o tanque não respira e a moto pára).

Mas ATENÇÃO:

Nunca fiz isso, essa idéia surgiu agora. Eu não arriscaria colocar esse plástico no tanque e deixar a moto exposta ao sol intenso, talvez danifique a pintura.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  claytondias Sex maio 22, 2009 10:12 am

e ae turma!
Eu fiquei no prego a 2 dias por esse problema e achei interessante a história da vedação ai.
Podem me passar as especificações dessa borracha para que eu possa instalar?


Abraço
claytondias
claytondias
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Sex maio 22, 2009 4:23 pm

Olá, Clayton

Como essa solução é um "quebra-galho", vai ser mais fácil você mesmo pesquisar e encontrar uma borracha aí na sua região que resolva o problema.

A espessura e os diâmetros interno e externo deverão ser parecidos com o da borracha do tanque original.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  leozinho Seg Jun 01, 2009 9:46 am

minha moto pegou dois dias de chuva forte quando estava parada e nada aconteceu, porem de tanto ler esses relatos fico sempre com um friozinho na barriga da moto nao ligar. ainda mais pela manha quando ta firo e a moto nao liga de primeira no estalo, alguem tem as dimençoes da borracha pra eu poder instalar? aki no rj tem uma loja q so vende o-ring de todos os tipos e qualidades...
abraços!
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  jeff Seg Jun 01, 2009 11:33 am

A espessura e os diâmetros interno e externo deverão ser parecidos com o da borracha do tanque original.

Acho difícil um O-ring resolver.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Kvrao Seg Set 28, 2009 2:23 pm

jeff escreveu:Todo mundo tem que ficar esperto e providenciar uma junta de borracha de outra tampa, de preferência de moto nacional, porque provavelmente todas as tampas de origem chinesa apresentarão o mesmo problema. O Brasil é um dos pouquíssimos países do mundo que mistura álcool na gasolina, e isso deve ter passado batido pela engenharia da Dafra.

jef sabe dizer de qual moto nacional poderiamos comprar a peça?
Kvrao
Kvrao
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 64
Idade : 39
Localização : Teresina-PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL . Empty Re: TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos