Regulagem de válvulas
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Regulagem de válvulas
Olá pessoal, para quem quer saber como regula válvulas, lá vai:
1° remover a tampa dos balancins.
°2 Remover a tampa do olhal e a tampa lateral.
Posicionar (girar no sentido anti-horário) a marca " T " do volante com a marcação da carcaça do motor.
Verificar se o balancim está livre (se ele estiver em fase de compressão) ele deve ter uma leve folga .
Caso não tenha uma leve folga, o motor está em fase de escape, girar 360° (dar uma volta) até chegar a marca "T" do volante na marcação da carcaça.
Teste a folga com um cálibre 0,08mm, ele tem que passar com uma leve resistência.
Caso precise de regulagem, frouxe a porca 10mm do parafuso de regulagem, e aperte o parafuso de regulagem (em caso de folga excessiva) ou frouxe (no caso de não haver folga), lembrando que a lâmina de cálibre tem que passar com uma leve resistência entre o parafuso de regulagem e a haste da válvula. Feita a regulagem, gire o motor em sentido anti-horário 720° (2 voltas) e ponha a marca "T" alinhada com a marca na carcaça do motor e confira a folga. Após conferir, basta colocar as tampas no motor, cuidado no apertar os parafusos para não espana-los.
Abraço!
Dan.
1° remover a tampa dos balancins.
°2 Remover a tampa do olhal e a tampa lateral.
Posicionar (girar no sentido anti-horário) a marca " T " do volante com a marcação da carcaça do motor.
Verificar se o balancim está livre (se ele estiver em fase de compressão) ele deve ter uma leve folga .
Caso não tenha uma leve folga, o motor está em fase de escape, girar 360° (dar uma volta) até chegar a marca "T" do volante na marcação da carcaça.
Teste a folga com um cálibre 0,08mm, ele tem que passar com uma leve resistência.
Caso precise de regulagem, frouxe a porca 10mm do parafuso de regulagem, e aperte o parafuso de regulagem (em caso de folga excessiva) ou frouxe (no caso de não haver folga), lembrando que a lâmina de cálibre tem que passar com uma leve resistência entre o parafuso de regulagem e a haste da válvula. Feita a regulagem, gire o motor em sentido anti-horário 720° (2 voltas) e ponha a marca "T" alinhada com a marca na carcaça do motor e confira a folga. Após conferir, basta colocar as tampas no motor, cuidado no apertar os parafusos para não espana-los.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Regulagem de válvulas
Aê Dan, parabéns pelo tuto, muito bem feito!! "Vâmo" encher esse fórum de tutoriais, se cada um puder ensinar um pouquinho do que sabe vamos todos sair daqui técnicos formados . Dá pra usar esse mesmo processo na kansas?
Re: Regulagem de válvulas
Amigo. Parabéns.
Ficou muito bom este tutorial.
Apenas um detalhe a acrescentar. Caso alguém não tenha um jogo de lamina de calibre, parece, eu disse, parece que uma lamina de serra (serra de arco) tem o mesmo calibre, e é bem mais fácil de encontrar.
Merece outro (+)
Ficou muito bom este tutorial.
Apenas um detalhe a acrescentar. Caso alguém não tenha um jogo de lamina de calibre, parece, eu disse, parece que uma lamina de serra (serra de arco) tem o mesmo calibre, e é bem mais fácil de encontrar.
Merece outro (+)
Convidad- Convidado
Re: Regulagem de válvulas
affonso escreveu:Amigo. Parabéns.
Ficou muito bom este tutorial.
Apenas um detalhe a acrescentar. Caso alguém não tenha um jogo de lamina de calibre, parece, eu disse, parece que uma lamina de serra (serra de arco) tem o mesmo calibre, e é bem mais fácil de encontrar.
Merece outro (+)
Beleza Affonso!
Mas a serra serve para regular o eletrodo da vela 0,70mm, a regulagem da válvula é bem mais fina 0,08mm, mas tem para vender em lojas de ferragens e em retíficas com um valor de +ou- R$20,00.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Regulagem de válvulas
Valeu cara mesmo cara, cê ta de parabens. É claro que num ca que vou fazer uma parada dessa, mas já dá uma noção do que vistoriar quando o mecanico estiver regulando.
Um (+) para vc.
Um (+) para vc.
Convidado- Convidado
Re: Regulagem de válvulas
Amigo Dam.
Aproveitando o seu muito bom tutorial, me lembrei de um blog (de usuário Dafra Kansas) que postei a um tempo atrás.
Ai vai o endereço do Blog......achei muito bom.
http://kansas150.blogspot.com/search/label/Tutorial%20Regulagem%20de%20Valvulas
Sei que é da Kansas.....mais é muito bom e tem (coluna do lado direito) muito boas dicas de produtos Dafra.
Aproveitando o seu muito bom tutorial, me lembrei de um blog (de usuário Dafra Kansas) que postei a um tempo atrás.
Ai vai o endereço do Blog......achei muito bom.
http://kansas150.blogspot.com/search/label/Tutorial%20Regulagem%20de%20Valvulas
Sei que é da Kansas.....mais é muito bom e tem (coluna do lado direito) muito boas dicas de produtos Dafra.
Convidad- Convidado
Re: Regulagem de válvulas
mais esse do Dan ta muito mais muito bem explicado no tutorial da kansas o cara não explica a marca que voce deve deixar o volante que é a marca ''t''
alex china- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 65
Idade : 41
Localização : jd carumbé São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/05/2009
Re: Regulagem de válvulas
aonde compro esse "calibre" ?
tem como usar outro objeto como se fosse ele?
abraço
tem como usar outro objeto como se fosse ele?
abraço
Re: Regulagem de válvulas
Parabéns, muito bem feito,
abraço
Valmir
abraço
Valmir
valmir1000- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 72
Idade : 113
Localização : Bragança Paulista/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/02/2010
Re: Regulagem de válvulas
Eu acho que não li, mas, tire a vela, fica mais facil quando for girar, quanto a esse ponto "T", nunca ouvi falar, o motor tem que estar livre (não pode estar comprimido o pistão), certo?
Re: Regulagem de válvulas
A marca "T" fica no volante do motor, o pistão tem que estar ponto morto superior (P.M.S.) em fase de compressão para que os balancins fiquem livres.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Regulagem de válvulas
Parabnes muito bem explicado. ficou show
Ailton e Karina- Membro Senior
- Número de Mensagens : 526
Idade : 40
Localização : Mauá - SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/02/2011
Re: Regulagem de válvulas
Só tenho uma dúvida a respeito da junta da tampa, não vi em nenhum tutorial falarem da existência nem da necessidade dela, mas liguei na Dafra e custa R$ 15,00... Olhando na minha moto não me parece haver junta alguma lá, parece "ferro no ferro". Afinal, oq se deve fazer?
Péricles- Membro Senior
- Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011
Re: Regulagem de válvulas
Péricles escreveu:Só tenho uma dúvida a respeito da junta da tampa, não vi em nenhum tutorial falarem da existência nem da necessidade dela, mas liguei na Dafra e custa R$ 15,00... Olhando na minha moto não me parece haver junta alguma lá, parece "ferro no ferro". Afinal, oq se deve fazer?
Tem uma junta sim Péricles!
A junta é igual parecida com essa: http://www.shopmania.com.br/compras~online-acessorios-para-motos~comprar-junta-tampa-valvula-cg-ml-titan-125-ate-04-nxr-125-bros-motobor~p-2072080.html
É importante sim, faz a vedação para não entrar impurezas e não vazar óleo (lembrando que o óleo sobe por um prisioneiro até a tampa das válvulas onde é direcionado para cima dos balancins).
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Regulagem de válvulas
Pois veja só... R$ 15,00 da Dafra contra R$ 1,58 da Motobor! É um completo absurdo! Será que tem alguma que sirva na Kansas?
Péricles- Membro Senior
- Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011
Re: Regulagem de válvulas
Qualquer peça em cc é um absurdo, ligue na Honda e veja o valor dessa guarnição, a diferença entre Honda, Yamaha, e outras montadoras com relação a Dafra é a qualidade do material.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Regulagem de válvulas
Galera,
Abri hoje a tampa de válvulas e medi a folga conforme o procedimento, tudo okay, mesmo depois de 3500 Km da última regulagem (não sei se fiz a medição errada com o calibre de lâmina, mas acho que não.....foi a primeira vez).
A dúvida é a seguinte no caso de estar com a folga fora da espec.:
Reparei que soltando a contraporca para apertar ou soltar o parafuso de ajuste preciso de alguma ferramenta específica, correto? Algo do tipo:
Ou tem alguma ferramenta genérica?
Valeu,
Abraços,
Igor
Abri hoje a tampa de válvulas e medi a folga conforme o procedimento, tudo okay, mesmo depois de 3500 Km da última regulagem (não sei se fiz a medição errada com o calibre de lâmina, mas acho que não.....foi a primeira vez).
A dúvida é a seguinte no caso de estar com a folga fora da espec.:
Reparei que soltando a contraporca para apertar ou soltar o parafuso de ajuste preciso de alguma ferramenta específica, correto? Algo do tipo:
Ou tem alguma ferramenta genérica?
Valeu,
Abraços,
Igor
Re: Regulagem de válvulas
Ingvar escreveu:Galera,
Abri hoje a tampa de válvulas e medi a folga conforme o procedimento, tudo okay, mesmo depois de 3500 Km da última regulagem (não sei se fiz a medição errada com o calibre de lâmina, mas acho que não.....foi a primeira vez).
A dúvida é a seguinte no caso de estar com a folga fora da espec.:
Reparei que soltando a contraporca para apertar ou soltar o parafuso de ajuste preciso de alguma ferramenta específica, correto? Algo do tipo:
Ou tem alguma ferramenta genérica?
Valeu,
Abraços,
Igor
Eu uso chave de boca e alicate bico fino.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
Re: Regulagem de válvulas
O T fica alinhado com a carcaça ou com o risco?Dan Floripa escreveu:...gire o motor em sentido anti-horário 720° (2 voltas) e ponha a marca "T" alinhada com a marca na carcaça do motor...
Ou devo alinhar o risco da carcaça com o risco que vem depois do T?
A folga muda conforme desgaste do motor, certo?
Pelo que imagino, a folga diminui pq a sede da válvula desgasta, é isso?
Sendo assim, é normal a folga diminuir.
Certo?
Re: Regulagem de válvulas
eaw L340! posso te responder as duas primeiras perguntas
a marca T do volante fica alinhado com o risco da carcaça do motor
a marca T do volante fica alinhado com o risco da carcaça do motor
Tiago Leal- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 78
Idade : 37
Localização : salvador BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011
Re: Regulagem de válvulas
Prezados,
Vi que o tópico trata do assunto e vou lançar uma pergunta:
Não tenho tempo de parar pra poder fazer a regulagem como demostrada no tuto, então já é a segunda regulagem que envio ao mecãnico.
Ocorre que pouco tempo depois retorna o barulho de válvula batendo...
Alguém levanta uma possibilidade?
Uso entre 1.200 e 1.300 ml de óleo, sempre verificando o nível...
Seria o "pau" dado na moto, algumas esticadas, sei lá?
A única alteração na mecãnica dela é o escape da Protork, modelo 788...
Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Forte abraço!
Vi que o tópico trata do assunto e vou lançar uma pergunta:
Não tenho tempo de parar pra poder fazer a regulagem como demostrada no tuto, então já é a segunda regulagem que envio ao mecãnico.
Ocorre que pouco tempo depois retorna o barulho de válvula batendo...
Alguém levanta uma possibilidade?
Uso entre 1.200 e 1.300 ml de óleo, sempre verificando o nível...
Seria o "pau" dado na moto, algumas esticadas, sei lá?
A única alteração na mecãnica dela é o escape da Protork, modelo 788...
Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Forte abraço!
Gabriel Nogueira- Forista
- Número de Mensagens : 175
Idade : 36
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Regulagem de válvulas
Gabriel, é importante saber de onde vem o barulho, nossas kansas, possuem um sistema intake air, que é uma válvula, que coincidentemente fica perto do cabeçote do motor e o barulho da válvula abrindo e fechando pode ser confundido com valvula batendo (tec tec tec), é o que pode estar acontecendo com você. A questão de "dar pau" na motoca, acredito que não vai influenciar na frequência de regulagem de válvulas, já que a quantidade de óleo é a ideal.
Abraços
Abraços
Re: Regulagem de válvulas
Cássio Fernandes escreveu:Gabriel, é importante saber de onde vem o barulho, nossas kansas, possuem um sistema intake air, que é uma válvula, que coincidentemente fica perto do cabeçote do motor e o barulho da válvula abrindo e fechando pode ser confundido com valvula batendo (tec tec tec), é o que pode estar acontecendo com você. A questão de "dar pau" na motoca, acredito que não vai influenciar na frequência de regulagem de válvulas, já que a quantidade de óleo é a ideal.
Abraços
Valeu pelo retorno Cássio... essa válvula intake air, seria a válvula pair?
Ah, a minha é uma speed... Eu consigo visualizar essa válvula que vc citou ou é interna?
Gabriel Nogueira- Forista
- Número de Mensagens : 175
Idade : 36
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Regulagem de válvulas
Gabriel Nogueira escreveu:Cássio Fernandes escreveu:Gabriel, é importante saber de onde vem o barulho, nossas kansas, possuem um sistema intake air, que é uma válvula, que coincidentemente fica perto do cabeçote do motor e o barulho da válvula abrindo e fechando pode ser confundido com valvula batendo (tec tec tec), é o que pode estar acontecendo com você. A questão de "dar pau" na motoca, acredito que não vai influenciar na frequência de regulagem de válvulas, já que a quantidade de óleo é a ideal.
Abraços
Valeu pelo retorno Cássio... essa válvula intake air, seria a válvula pair?
Ah, a minha é uma speed... Eu consigo visualizar essa válvula que vc citou ou é interna?
É essa mesmo, você consegue visualizar perto do cabeçote do motor.
Abraços
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