FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protetor para as mãos

+4
will_santana
marcelo_rsb
xello 81
jeff
8 participantes

Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Qui Nov 06, 2008 3:55 pm

Pessoal,

Meu sobrinho sofreu um acidente de moto raro (acho eu), e eu gostaria de fazer uma pesquisa sobre isso com o pessoal do fórum.

Ontem ele estava com sua moto (uma Bros, se não me engano) quando foi atingido por um carro na contramão. Ele desviou, mas a coluna do carro atingiu o guidão do lado esquerdo.

Praticamente não se machucou, exceto pela mão, que foi prensada pela alavanca da embreagem. Ele acabou perdendo o dedo indicador, e ainda corre o risco de perder mais um ou dois dedos.

Diante disso, pergunto a vocês:

Esse acidente foi daqueles do tipo 1 em um milhão?

Haveria chance de acontecer também se ele estivesse no corredor e batesse contra um carro parado?

Justificaria usar aqueles protetores de mão das motos trilheiras em nossas motos? Ou desenvolver um protetor menos extravagante para elas?

O que vocês acham?

Um abraço,

Jeff
PS: A ironia é que na moto dele, o protetor não ficaria esquisito e ele poderia ter saído ileso...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  xello 81 Qui Nov 06, 2008 6:56 pm

uix....

é mesmo jeff... a bros dele dá pra adaptar o protetor sem estragar o visual... e ainda dava um ar mais de moto pra trilha mesmo...

mas (porque eu nao tinha pensado isso antes... Razz ) bem q podia ter uns protetores para motos on road... ou tuners.... assim a mao sofreria menos... ou se a embreagem fosse aclopada ao guidao... como se fosse um botao acionando ela... mas a ideia está ahi... só falta os engenheiros entrarem com a tecnologia...

eu tbm sofri um acidente com a mao de moto.... mas o meu problema é q meu dedo focou torto e nao fica 100% reto....

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Qui Nov 06, 2008 7:09 pm

Olha só... e eu achava que não encontraria outra pessoa com esse tipo de acidente...

No seu caso, um protetor teria ajudado?

Gostei da sugestão para o botão de embreagem, quem sabe a gente instala na "nossa" moto?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  marcelo_rsb Qui Nov 06, 2008 9:04 pm

Acho que é coisa rara!Se fosse do lado do freio já não haveria o problema, pois normalmente na batida a mão tá por cima dele, e creio que por reflexo é esperado que se puxe a embreagem assim como se faz em parada de emergência...

O protetor, com certeza dá pra invertar algo mais discreto mas entro em um caso que já discuti muito com colegas em um fórum de bicicletas... declaramos quase como lei que pra andar de bicicleta(andar de verdade!) o certo é usar capacete, óculos e normalmente luvas(quase ninguém que realmente pedala sério faz trilha ou vai pra estrada sem esses itens, eu já sou tão acostumado que uso tb na cidade), porém tb concordamos que é fisicamente mais seguro ao invés de usar um capacete feito para se usar com bicicleta, usar um capacete full face e até caneleiras, joelheiras, cotoveleiras... porém imagina você com o corpo trabalhando intensamente de baixo de um sol rachando a cuca, precisando por exemplo se movimentar intensamente em uma trilha fechada ou então abrindo uma fuga andando em um pelotão(pelotão=varias bicicletas de estrada uma atras da outra aproveitando o "vácuo")... ou seja, realmente é mais segurança, mas pro meu ponto de vista é uma segurança inviável....

Uma coisa que eu discutiria é o uso de luvas quando andando de moto(assumo que pra cidade não uso!), mas sei que dependendo do tombo faz uma diferença enorme!
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  will_santana Qui Nov 06, 2008 9:12 pm

dada a força do impacto, duvido muito q aqueles protetores plasticos protejam grande coisa
sei q qq coisa q divida a força por 1 area maior, ajuda (conceito d pressão e efeito faca)
mas um carro em sendito contrario tem energia d+ para empurrar o protetor E o manete junto a ponto d guilhotinar os dedos do msm jeito

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  marcelo_rsb Qui Nov 06, 2008 9:46 pm

A proteção possível que eu pensei, seria algo em formato de meio lua, da espessura da manete de freio, que ficaria pouca coisa à frente das manetes e seria apoiado no guidão nas duas extremidades da meia lua. Se feito com bom senso em material de qualidade, pintado de preto daria uma boa proteção e não ficaria muito estranho, porém quem vai fabricar?, será que esse caso não foi infelizmente o cumulo do improvável e o cara simplesmente deu azar?!?
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Sex Nov 07, 2008 5:10 am

Esse é o dilema. Também acho que seja um acidente raro pegar um carro na contramão e nessas condições.

Considerei que seria mais provável de acontecer no corredor, mas acho que o will matou a charada: como tudo depende da energia cinética envolvida, um acidente no corredor não envolve o mesmo nível de energia e, portanto, não tem as mesmas consequencias.

Seria interessante o Xello contar como foi exatamente o acidente dele.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  xello 81 Sex Nov 07, 2008 8:10 am

senta que lá vem historia...(resumida)

quando eu estava fazendo entregas de marmitex... teve uma vez q esta um pouco apresssado.... sbe como é... entegar a marmita no horário... e em uma conversao que eu fiz eu fiz ela um pouco fechada... como era meio bobao na moto eu perdi o controle da moto abrindo a tangencia da curva demais... vindo a subir a calçada e colidindo com a árvore... bom... deu tempo de tirar a moto da reta da árvore... mas pegou o guidao e vindo a bater na árvore tirei a moto e abracei a árvore...(macaquinho neah Razz) na hora da pancada nao senti minha mao... mas dpois quando vi meu dedo... tava uma sanfona... nem mexia direito... isso foi ha exatamente 1 ano! ( foi nesse dia o acidente... ainda lembro) bom... eu ainda estou com o dedo meio torto ainda mas nao tanto quanto antes... Smile

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Sex Nov 07, 2008 8:27 am

Pude visualizar direitinho o acidente. Acho que o protetor talvez pudesse ter absorvido uma parte do impacto... mas não se justifica em motos street.

Um abraço, Xello!

Jeff
PS: Da próxima vez que contar essa história, não precisa contar tooodos os detalhes, senão periga o pessoal ficar te zoando... Você pode dizer que a árvore veio em excesso de velocidade, cruzou a preferencial... tongue
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  xello 81 Sex Nov 07, 2008 9:37 am

q nada... é q eu tentei subir na árvore por causa do cachorro q tava atras de mim... mas eu esqueci de descer da moto... Laughing lol! geek
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  marcelo_rsb Sex Nov 07, 2008 10:35 pm

Quanto à sequela no dedo você chegou à ir em um médico? Talvez seja essa a causa completa da seqüela...

Mas e a luva pessoal, que me dizem?
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Sáb Nov 08, 2008 8:24 am

Mas alguém anda sem luvas? Não consigo imaginar que alguém faça isso.

Moto, luva, capacete, jaqueta de couro e botina. Não saia de casa sem eles.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Protetor para as mãos

Mensagem  wandao.a Sáb Nov 08, 2008 10:33 am

jeff escreveu:Mas alguém anda sem luvas? Não consigo imaginar que alguém faça isso.

Moto, luva, capacete, jaqueta de couro e botina. Não saia de casa sem eles.

Mas alguém anda com luvas? rsrs Shocked Eu particularmente concordo com o Jeff; mas acho que é a idade que nos faz mais responsáveis. Smile
wandao.a
wandao.a
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1075
Idade : 35
Localização : Santa Bárbara d'Oeste - SP
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 11/08/2008

http://wilddogs40.wix.com/wd40

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Sáb Nov 08, 2008 10:41 am

Eu sempre fiz questão de andar equipado. E nem a jaqueta me livrou das cicatrizes... Mas felizmente nunca quebrei nenhum osso nem levei mais de meia dúzia de pontos (no corpo e na carteira Cool ).
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  HugoSA Sáb Nov 08, 2008 3:29 pm

Eu normalmente ando com uma luva de segurança... e quando vou pra mais longe, vou com uma jaqueta de motociclista e uma luva de couro... a próxima compra vai ser provavelmente uma bota... a calça apropriada eu acho importante, mas é muito caro e pra andar com ela fora da moto é mais complicado... sem contar o calor que se passa... Ah, a bota que eu pretendo comprar é uma de trilha impermeável ou uma bora de segurança com biqueira...
Jeff... nesse caso, acho que o protetor iria ajudar sim, porque provavelmente o guidão viraria no impacto... não pense que toda energia cinética seria aplicada diretamente no protetor.. a não ser que seu sobrinho seja absurdamente forte e consiga segurar o impacto...
HugoSA
HugoSA
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Sáb Nov 08, 2008 3:40 pm

É fato. Não consegui falar diretamente com ele, só por telefone (continua no hospital), então não tive muitos detalhes. Soube que o guidão acabou entrando em um dos vidros do carro, suspeito que o párabrisa, e os cacos de vidro complicaram bastante o ferimento.

Quando tiver mais detalhes, eu informo.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  will_santana Sáb Nov 08, 2008 5:45 pm

como novato d motos nunva tinha m ligado nas luvas
por instinto e reflexo eh BEM provavel q 99% das pessoas leve a mão ao chao para s proteger
nas compras desse mês estavam a capa de chuva e a jaqueta d cordura q acho importante
a calça eu acho meio dispensável já q sou incapaz de subir na moto sem uma calça jeans e nas velocidades q eu ando (e a kansas deixa) ela já deve fornecer uma proteção suficiente (não é pra evitar de me ralar, apenas de não chegar no osso como qq calça faria)
realmente não tinha atentado pra importância das luvas. masa sem sombra de dúvida que ganharam seu lugar na cesta Very Happy

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  xello 81 Dom Nov 09, 2008 5:10 am

eu pretendo usar luvas (quando a grana der pra comprar), nao só como proteção mas como reduzir o tamanho dos calos nas mãos... Razz

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  Marcelo mundo estranho Dom Nov 09, 2008 9:24 am

Eu acho que a idéia é super-valida...e não é dificil de desenvolver.
Acho que uma parte de metal anexada à manete de freio e embreagem já resolveria.Melhor seria uma manete completa já com a proteção,uma peça única e de material mais resistente,pois do contrário corremos o mesmo risco(ter nossos dedos esmagados)
A idéia do botão de embreagem tb é mt boa!
Marcelo mundo estranho
Marcelo mundo estranho
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Idade : 47
Localização : Petrópolis rj
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Dom Nov 09, 2008 9:32 am

Quem sabe algum fabricante de acessórios leia este tópico e pense no assunto...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  xello 81 Dom Nov 09, 2008 10:31 am

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Protetor para mãos

Mensagem  MENS#1952 Sex Nov 21, 2008 2:39 pm

OI Pessoal,
Jeff, tudo bem? Tenho uma tornado com o protetor, muito bom e bonito por sinal, da Circuit, porém eu creio que numa batida ele não me protegerá os dedos, as mãos e esse é bem reforçado, uma barra de alumínio. Segundo um amigo daqui, é mecanico, piloto de cross esses protetores só funcionam em trilhas, galhos, arbustos e etc
E acrescentou que numa batida, a mão escorrega e entra no vão do protetor e guidão, consequentemente o piloto acaba quebrando a mão.
MENS#1952
MENS#1952
Novato
Novato

Número de Mensagens : 27
Idade : 71
Localização : Araguaina TO
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  jeff Sex Nov 21, 2008 3:08 pm

Obrigado pela mensagem, MENS!

Depois de conversar com várias pessoas, chegamos à conclusão que meu sobrinho deu muito azar. Poderia ter escapado sem lesões graves, mas o braço dele acabou entrando no párabrisa do carro, e o vidro estilhaçado complicou muito a situação.

Mas valeu pela dica, continue participando do fórum. Logo, logo a dafra lança motos trilheiras, vai ser bom contar com gente experiente com esse tipo de moto para orientar os novatos!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor para as mãos Empty Re: Protetor para as mãos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos