FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

+21
Spazo_CWB
santo
SergioSSR
Tácio
oalexandre
lucasmeca3
Vicentini
will_santana
Fuzzy Logic
Lobo & Loba
marcelov
jeff
HENRY_SA_AADF
tiburcio
Max/recife
Vinicius Araujo
renansfoliveira
Speed
socrates10se
AMoraes
Arnaldo - RJ
25 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Arnaldo - RJ Seg Fev 02, 2009 7:45 am

A troca do Pinhão que é de 15 dentes para outro de 16 dentes, torna a moto mais solta, possibilitando que se ande em menor giro, portanto com menos vibração.

Até aí, tudo bem.

Segundo eu soube o pinhão adequado é o da CG 125, 16 dentes.

Alguem aqui sabe onde encontrar esse pinhão, Seja num site, seja no Rio de Janeiro.

Abraçosss
Arnaldo - RJ
Arnaldo - RJ
Novato
Novato

Número de Mensagens : 11
Idade : 62
Localização : Ilha do Governador - Rio de Janeiro
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Arnaldo - RJ Seg Fev 02, 2009 10:51 am

Amigos, encontrei o Pinhão na Rua Angelica Mota 384 - Estrela Moto Peças - Pinhao VAz 16 dentes - 12,30 reais.

Ao lado, na mesma rua, tem loja que vende os itens de customização.

Para brisa a 210,oo e Alforges a 360 reais , já com os suportes ( par).

ABRAÇOSS
Arnaldo - RJ
Arnaldo - RJ
Novato
Novato

Número de Mensagens : 11
Idade : 62
Localização : Ilha do Governador - Rio de Janeiro
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Coroa x Pinhão

Mensagem  AMoraes Seg Fev 02, 2009 5:42 pm

Olá gente.... Com 15000km chegou a hora de trocar minha relação.
Coloquei Pinhão e Coroa Vaz, e corrente se não me engano da marca DID.
Mantive os 38 dentes da Coroa, porém no pinhão coloquei um com 17 dentes.
Gostei do rendimento da moto, uma vez que a uso mito em estradas.
Mantem os 80 Km com 5.8 giros, 100 km com menos de 7000 giros e antes dos 8000 giros
já esta a 120.
Consegui o conjunto colocado a 70,00. Na Dafra ficaria com mão de obra e tudo por volta dos 140,00 a 150,00.
Abraços.
AMoraes
AMoraes
Novato
Novato

Número de Mensagens : 43
Idade : 63
Localização : Pindamonhangaba - SP.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  socrates10se Qui Fev 05, 2009 9:02 pm

AMoraes escreveu:Olá gente.... Com 15000km chegou a hora de trocar minha relação.
Coloquei Pinhão e Coroa Vaz, e corrente se não me engano da marca DID.
Mantive os 38 dentes da Coroa, porém no pinhão coloquei um com 17 dentes.
Gostei do rendimento da moto, uma vez que a uso mito em estradas.
Mantem os 80 Km com 5.8 giros, 100 km com menos de 7000 giros e antes dos 8000 giros
já esta a 120.
Consegui o conjunto colocado a 70,00. Na Dafra ficaria com mão de obra e tudo por volta dos 140,00 a 150,00.
Abraços.


Amigo

Sabe informar o consumo que sua moto ficou?
Ela ficou com menos força e mais final? O motor vibrar menos em alta rotação?

Abraço

socrates10se
Novato
Novato

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Coroa x Pinhão...

Mensagem  AMoraes Seg Fev 09, 2009 1:32 pm

Socrates, respondendo sua pergunta minha moto ganhou mais final e com uma rotação bem mais baixa. Minha moto hj chega a 110 km com 7000 faceis, quando antes era em torno de 8000 giros. Quanto a arrancada, não percebi ter perdido algo muito significante. Ando pouco na cidade, e muito nas estradas. Esse fim de semana fiz uma viajem de 220 km , levando minha esposa e ao ver o consumo fiz uma média de 32 km, mantendo velocidade media de 100 a 120 km.
Abraços.
AMoraes
AMoraes
Novato
Novato

Número de Mensagens : 43
Idade : 63
Localização : Pindamonhangaba - SP.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  socrates10se Qua Fev 11, 2009 9:32 pm

AMoraes escreveu:Socrates, respondendo sua pergunta minha moto ganhou mais final e com uma rotação bem mais baixa. Minha moto hj chega a 110 km com 7000 faceis, quando antes era em torno de 8000 giros. Quanto a arrancada, não percebi ter perdido algo muito significante. Ando pouco na cidade, e muito nas estradas. Esse fim de semana fiz uma viajem de 220 km , levando minha esposa e ao ver o consumo fiz uma média de 32 km, mantendo velocidade media de 100 a 120 km.
Abraços.

Obrigado!
NO meu caso não sei se farei esse teste, pois ando muito na cidade...
Mas valeu pelo esclarecimento.
Abraço!

socrates10se
Novato
Novato

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Speed Qui Fev 12, 2009 7:22 am

Ae galera!!! Por gentileza vcs com suas experiencias poderiam me dizer uma relação Coroa x Pinhão de procedencia e qualidade tipo - marca, resistencia, baixo ruido, precisão nos encaixes e etc. Pq às vezes eu encontro por aqui uma essa ralação Coral x Pinhão por um preço muito barato chegando ao ponto de eu questionar se realmente presta. Me desculpem ai, mas é coisa de principiante mesmo. É minha primeira moto. cheers
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty ei me ajudem!

Mensagem  renansfoliveira Sáb Fev 21, 2009 9:18 pm

qual a melhor receita pra minha kansas 150?

galera eu to afim de ousar!
busco por uma relação o mais loga possível e manter o mínimo de força pra andar bem na cidade sem sentir a moto muito fraca....

por isso pensei em uma relação de peão 18 dentes e coroa 36 dentes... pra ficar com uma Relação de 2 exata... alguém ai conhece uma moto 150 com essa relação e poderia me passar impressões dela...

se alguém me puder me indicar uma boa receita de relçao eu também agradeço...

pois o meu objetivo é andar a uma velocidade de cruseiro de 110km/h com garupa e sem perder muita velocidade em subidas leves na estrada e o pricipal sem esguelar o motor para isso...

pretendo também fazer a regulagem das valvulas em 0,08mm na entrada e 0,08 também na saída...

e é claro já comprei o escape scorpion da roncar...

visto o meu caso! com essas regulagem na valvulas + escape scorpion roncar + (boa receita de relação) = será que consigo atingir meu objetivo?

Grato pela atenção!

renansfoliveira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Vinicius Araujo Sex Abr 10, 2009 12:30 pm

Upando o tópico, a relação da Kansas é a mesma da Speed?
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty minha opinião...

Mensagem  Max/recife Qui Jun 25, 2009 12:16 pm

A TROCA DO PIÃO DE 15 PRA 16 DENTES
é tão basica que deveria vir de fábrica

só estou esperando passar a revisão/garantia pra fazer isso.
Max/recife
Max/recife
Novato
Novato

Número de Mensagens : 8
Localização : recife/pe
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 25/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty troca de pinhão

Mensagem  tiburcio Ter Jun 30, 2009 10:01 pm

Boa noite!! eu coloquei na minha ficou muito boa , o consumo esta entre 35 e 37,5 na cidade . e na estrada de punho enrolado 33 km acho isso muito bom ,olha que sou motociclista experiente pode confiar no que voz digo.

tiburcio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty RELAÇÃO KANSAS 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Sáb Jul 11, 2009 11:07 am

A MINHA MOTOCA TÁ COM 15OO KM RODADOS, QUERO TROCAR A RELAÇÃO PRA TER MAIS FINAL, MAS SERIA NECESSÁRIO TROCAR A CORRENTE E A COROA TB? OU SÓ O PINHÃO É SUFICIENTE, ACHO QUE A CORRENTE VAI FICAR PEQUENA AO COLOCAR UM PINHÃO MAIOR, E A REGULAGEM DA RODA NÃO SERÁ SUFICIENTE PRA CONSEGUIR COLOCAR A CORRENTE COM ESSA MODIFICAÇÃO........
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty RELAÇÃO KANSAS 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Sáb Jul 11, 2009 11:08 am

ALGUEM FEZ ESSA TROCA E CONSEGUIU SEM TER QUE TROCAR CORRENTE E COROA?
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Sáb Jul 11, 2009 11:29 am

Existe um outro tópico sobre troca de relação, acho que é no fórum das Speed, que dá algumas dicas e explica todo o processo.

Mas não se deve trocar apenas as engrenagens ou a corrente, é recomendável trocar tudo junto. Esses componentes se desgastam em conjunto e a troca de apenas um deles vai causar seu desgaste acelerado.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty relação kansas

Mensagem  HENRY_SA_AADF Sáb Jul 11, 2009 12:48 pm

obrigado jeff, mas mesmo tendo rodado muito pouco, ou seja, quase sem desgaste das peças acha necessário trocar a relação toda?
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Sáb Jul 11, 2009 12:57 pm

Henry,

Somente sua avaliação poderá dizer isso.

Se você rodou apenas algumas centenas de km e as peças não apresentam desgaste perceptível, não parece necessário. Mais do que isso, a corrente já estará "casada" (alongada) e não vai se encaixar perfeitamente nas engrenagens durante os primeiros km, gerando alguns esforços até se acomodar.

Avalie isso com cuidado, porque uma corrente rompida pode causar uma queda de consequências imprevisíveis. O risco de ocorrer o rompimento é pequeno, mas o perigo em caso de queda pode ser grande.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty relação kansas 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Sáb Jul 11, 2009 1:00 pm

jeff escreveu:Henry,

Somente sua avaliação poderá dizer isso.

Se você rodou apenas algumas centenas de km e as peças não apresentam desgaste perceptível, não parece necessário. Mais do que isso, a corrente já estará "casada" (alongada) e não vai se encaixar perfeitamente nas engrenagens durante os primeiros km, gerando alguns esforços até se acomodar.

Avalie isso com cuidado, porque uma corrente rompida pode causar uma queda de consequências imprevisíveis. O risco de ocorrer o rompimento é pequeno, mas o perigo em caso de queda pode ser grande.

Um abraço,

Jeff
é verdade jeff, no mais a diferença de preço do kit e só do pinhão não é tão grande para correr o risco de uma queda né???
obrigado e abraços
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty pinhão

Mensagem  marcelov Sáb Jul 11, 2009 7:48 pm

Se eu colocar somente um pinhão de 17 dentes vai fazer diferença? como será que a moto vai se comportar nas subidas? vou fazer uma viagem de + ou - 600 km e quanto mais vel. final melhor sem dizer se diminuir a vibaração...
marcelov
marcelov
Novato
Novato

Número de Mensagens : 17
Idade : 52
Localização : Lucélia-SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty relação kansas 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Seg Jul 13, 2009 5:17 pm

coloquei o pinhão de 16 dentes, amanhã vou ver como ficou e posto pra avisar a todos!!!!!!
Abraços
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Seg Jul 13, 2009 6:13 pm

Pessoal,

Vocês vão encontrar esse assunto bastante discutido em alguns tópicos das Speed.

O resultado pode não ser 100% aplicável para a Kansas, mas essas dúvidas sobre o que acontece aumentando ou diminuindo o número de dentes foram abordadas.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Lobo & Loba Ter Jul 14, 2009 10:45 pm

Aí Henry_sbc, tu vai sentir a diferença quando se troca o pinhão original de 15 para 16 dentes, a moto fica realmente mais solta. No meu caso comprei o pinhão original da titan 150 em uma concessionária da honda (N. Iguaçu-RJ) e quase não percebi diferença nenhum em termos de encarar subidas.

Ai Marcelov, tb pretendo trocar por um de 17 dentes (cg 125) dizem que a moto fica o bicho, olha eu falando de bicho, animais, lobo etc.... Laughing Laughing Laughing

Ai Jeff, acho que as modificações se aplicam a ambas as motos speed e kansas, pois elas tem a mesma relação. Só não acho aconselhável trocar a "coroa", ai a relação vai se descaceta toda, entenderam Twisted Evil Idea scratch king .
Lobo & Loba
Lobo & Loba
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Idade : 63
Localização : Anchieta - RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 14/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Qua Jul 15, 2009 12:40 am

Corretíssimo, cuidado redobrado com a coroa hehehehe

O lobo_solitário _mas_nem_tanto falou, fui conferir e ele está certo: a transmissão é idêntica nas duas motos... Eu tinha certeza que eram diferentes porque logo no início do fórum se comentou que o desempenho das motos era muito diferente.

Talvez a diferença esteja somente no pneu mais encorpado, mas é muito pouca. Isso facilita muito. Tudo que for válido para as Speed também vale para as Kansas em termos de coroa e pinhão.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty relação kansas 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Qua Jul 15, 2009 8:21 am

oi pessoal
peguei a estrada ontem e realmente muda consideravelmente em termos de final, acho que melhorou uns 20%, não preciso força-la tanto para manter 120 km/h, a troca de marcha ficou mais longa, quase não perdeu força na arrancada, apesar de eu ser leve e andar sozinho a maioria das vezes...rssss, mas estava pensando em diminuir os dentes da coroa, mas depois do relato do lobo, vou deixar como ta, ia comprar o pinhão de 17, mas ainda bem que não comprei, com o de 16 dentes a corrente ficou com uma folga minima, com o de 17 eu teria que comprar uma corrente nova. obs:? minhamoto está com 1400 km, por isso não troquei a relação toda
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Lobo & Loba Qua Jul 15, 2009 1:51 pm

Caro Henry, que bom que vc gostou do desempenho da moto depois da troca do pinhão. Diante de tantos problemas mais um "Kanseiro" satisfeito com a aquisição. Só um detalhe, quando troquei da minha, o mecânico, um cara conceituado e antigo aqui em Nilópolis (pepito) colocou mais dois elos na corrente. Vc relatou que não precisou, será que a corrente não ficou muito esticada? Como eu disse, vou trocar por um de 17 dentes e talvez não precise aumentar a corrente, e vc tb não precisa trocar a corrente por uma nova, basta aumentar 1 ou 2 elos. A minha kansas esta batendo uma km de +- 1400 como a tua tb.
Lobo & Loba
Lobo & Loba
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Idade : 63
Localização : Anchieta - RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 14/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty RELAQÇÃO KANSAS 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Qua Jul 15, 2009 1:57 pm

REALMENTE A FOLGA FICOU POUCO, VOU VER SE ELA LACEIA UM POUCO, SE NÃO VOU COLOCAR MAIS DOIS ELOS SIM
OUTRA COISA, NA MINHA CBX AERO, EU SEMPRE USEI UM TENSOR/ESTICADOR DE CORRENTE, POIS ALÉM DE MANTER A CORRENTE ESTICADA, AUMENTAVA MUITO A VIDA ÚTIL DA RELAÇÃO, E EVITA QUE A CORRENTE ESCAPE E TRAVE A RODA.
VOU VER SE CONSIGO COLOCAR TB NELA. SE CONSEGUIR AVISO
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos