FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

+21
Spazo_CWB
santo
SergioSSR
Tácio
oalexandre
lucasmeca3
Vicentini
will_santana
Fuzzy Logic
Lobo & Loba
marcelov
jeff
HENRY_SA_AADF
tiburcio
Max/recife
Vinicius Araujo
renansfoliveira
Speed
socrates10se
AMoraes
Arnaldo - RJ
25 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Relação Kansas

Mensagem  marcelov Qua Jul 15, 2009 4:47 pm

Ai Henri se conseguir adaptar o tensor não esuqce da gente...
Lobo vou colocar o pinhão de 17 sabado, será que terei que aumentar a corrente mesmo, a minha pequena tá com 3600 km....
marcelov
marcelov
Novato
Novato

Número de Mensagens : 17
Idade : 52
Localização : Lucélia-SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jul 16, 2009 4:56 am

Tava no fórum Motos Custom (www.motoscustom.com.br) e esbarrei com as seguintes informações... O pinhão utilizado na Kansas 150cc é o mesmo das CGs, lá o pessoal já comentou alguns testes, no caso foram utilizados o pinhão VAZ Z16 e o VAZ Z17.

O VAZ Z17 tem macete pra colocar, a tampa acaba entrando muito justa, sendo necessário colocar primeiro a parte inferior para que se encaixe, mas não raspa no motor e nem na tampa que protege o pinhão.

Com o pinhão VAZ Z16 a moto ficou boa, tanto para cidade quanto para estrada, o motor grita menos, pode-se esticar mais as marchas (de 4ª pode chegar a 100Km/h sem esguelar) e os trancos nas aceleradas também diminuem muito.

Já com o pinhão VAZ Z17 a moto ficou boa para estrada, com todas as ventagens do pinhão VAZ Z16, mas no trânsito truncado das cidades acaba-se forçando muito a embreagem, sendo recomendado o VAZ Z16 invés do VAZ Z17.

Quem testou informa que para colocar o VAZ Z16 não foi preciso mexer na corrente, simplesmente ajustar a roda traseira a fim de manter a folga necessária. Já para o pinhão VAZ Z17 necessitou adicionar 2 elos na corrente.


Abraços!


Última edição por Fuzzy Logic em Qui Jul 16, 2009 3:27 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Lobo & Loba Qui Jul 16, 2009 7:51 am

Fala Marcelov, bom dia

O que o Fuzzy relatou eu tb já havia visto, observe as dicas e os macetes que o Fuzzy citou. Porém foram somentes relatos que achei não muitos consistentes. A troca do pinhão para um de 17 dentes com certeza terá que aumentar a corrente (mais isso é galho fraco, 2 elos e pronto). Marcelov, tu vai ser o "cara" para testar na estrada e no transito, principalmene o transito de Sampa, e depois contar para nós.
Lobo & Loba
Lobo & Loba
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Idade : 63
Localização : Anchieta - RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 14/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  will_santana Qui Jul 16, 2009 10:19 am

depois da revisao dos 6000 (nao devo chegar a fazer 9000 com a moto na garantia), eu devo trocar o pinhao por 1 d 16 dentes tb

sempre achei a relacao da kansas curta d+

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  marcelov Qui Jul 16, 2009 4:30 pm

Boa Tarde Lobo,


Td blza, como falei antes vou trocar sabado, porem fiquei meio cabreiro com esse relato ai em cima, pois preciso de um bom desempenho da moto tanto na estrada qto na cidade e to começando a rever para o de 16 dentes... Vamos ver vou trocar ideias com meu mecanico....
marcelov
marcelov
Novato
Novato

Número de Mensagens : 17
Idade : 52
Localização : Lucélia-SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jul 16, 2009 8:31 pm

De acordo com o que li, pinhão de 17 dentes na cidade ou com garupa não combina... Se tu já comprou o pinhão de 17, agora troca e teste, ferrar tua moto testando não vai, pois tu em uma semana já sentirá logo se vai prestar ou não.

De quebra, tu já pode depois postar suas opiniões com o pinhão de 17 para podermos comparar com os testes feitos pelo pessoal do outro fórum, isso é bom também.


Abraços!



marcelov escreveu:Boa Tarde Lobo,


Td blza, como falei antes vou trocar sabado, porem fiquei meio cabreiro com esse relato ai em cima, pois preciso de um bom desempenho da moto tanto na estrada qto na cidade e to começando a rever para o de 16 dentes... Vamos ver vou trocar ideias com meu mecanico....
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty relação kansas 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Sex Jul 17, 2009 9:19 am

dia pessoal,
o relato acima, que diz que com pinhão de 16 dentes não precisaria aumentar a corrente não serviu pra mim, pois vou ter q colocar mesmo, regulei a roda no limite para trás e mesmo assim a corrente ficou muito esticada, ta até chegando a prender a roda um pouco( ela não está girando livremente), a não ser que os mecânicos , na revisão de 1000 tiraram um elo da corrente, mas não acredito nisso....
se forem colocar pinhão de 16 dentes é melhor estarem previnidos antes com doi elos de corrente, caso seja necessário. Eu não tinha e dancei....rssssssss
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Vicentini Sex Jul 17, 2009 10:05 am

Estava analisando as possibilidades de mudança na relação e criei uma tabela de relação vs ganho. Acredito que possa ser util caso alguem esteja planejando mudar a mesma e quer determinar um ganho. No meu caso acredito que 16/37 seria o ideal pois o ganho é de 9.5% em relação a original porém eu não sei a disponibilidade desses valores de pinhão e coroa:

RelacaoOriginalGanho %
15/382,532,530,00%
15/372,472,532,70%
15/362,402,535,56%
16/382,382,536,67%
16/372,312,539,55%
15/342,272,5311,76%
16/362,252,5312,59%
17/382,242,5313,33%
17/372,182,5316,40%
16/342,132,5319,22%
17/362,122,5319,63%
17/342,002,5326,67%
Acredito que essa tabela seja util para os que estão pensando em mudar a relação.
Reitero que não conheço a disponibilidade de coroas e pinhões que sejam compatíveis com a moto
-------------------
Editei a tabela ordenando pelo ganho e destacando os ganhos acima de 15% que eu considero abusivo para a moto.


Última edição por Vicentini em Sex Jul 17, 2009 12:10 pm, editado 1 vez(es)
Vicentini
Vicentini
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 91
Idade : 40
Localização : Florianópolis, SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 17/05/2009

http://shulander.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Sex Jul 17, 2009 11:53 am

Vicentini,

A tabela analisa o ganho na relação, mas não considera a capacidade do motor de conseguir tracionar a moto nessa nova condição.

Um ganho na casa de 20 a 26% não se confirmará na prática, porque exigirá demais do conjunto pistão/biela. Provavelmente a biela irá empenar com o maior esforço necessário para mover a moto.

Aliás, esse é um risco a ser considerado em toda mudança de relação: o motor irá girar mais rápido se tiver capacidade para isso (reserva de potência), mas os componentes internos não irão ter a mesma durabilidade devido ao maior esforço a que estarão submetidos.

Quando trocamos a relação, estamos fazendo uma aposta de que existe uma margem de segurança (normalmente na casa de uns 10%). Mas é uma aposta, e toda a aposta tem seus riscos. Eu nunca tentaria uma relação 17/34 porque a chance de dano é certa.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Vicentini Sex Jul 17, 2009 12:00 pm

Jeff,

Com certeza tem que ser analisado, a tabela é de ganho de velocidade para uma determinada rotação.
Tem que haver o estudo que o motor suporte o esforço adicional.
No meu caso como ando bastante sozinho e sou relativamente leve (por volta de 70Kg) acredito que fique boa entre o pinhão de 16 e 17, como não tem pinhão de 16,5 analisei as outras possibilidades.

A tabela serve somente para consulta e em nenhum momento foram testadas e comprovados resultados de ganho com a mesma. Recomendo o uso somente para analise e planejamento de qual relação escolher e recomendo desconsiderar qualquer ganho acima de 15% por acreditar que o motor não de conta em marchas altas.
Vicentini
Vicentini
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 91
Idade : 40
Localização : Florianópolis, SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 17/05/2009

http://shulander.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Lobo & Loba Sex Jul 17, 2009 2:54 pm

Ai Henry, eu te disse que o mecânico que trocou o pinhão da minha para 16 colocou + 2 elos na corrente. Só esqueci de dizer que se ele não colocasse teria que regular a roda no limite, desculpe parceiro, a informação não estava tão completa. Quanto a troca para um pinhão de 17, acho que não seria o ideal (minha opinião) baseado até na tabela de ganho que o amigo Vicentini postou e que o Jeff ratificou, esse Jeff é o "cara" ( de pau). Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Lobo & Loba
Lobo & Loba
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Idade : 63
Localização : Anchieta - RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 14/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty relação kansas 150

Mensagem  HENRY_SA_AADF Sex Jul 17, 2009 3:26 pm

mesmo no limite, minha corrente ficou muito esticada....
HENRY_SA_AADF
HENRY_SA_AADF
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 47
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Pinhão 16

Mensagem  marcelov Sex Jul 17, 2009 4:58 pm

Tarde,

Depois das considerações e de uma conversa com meu mecanico, resolvi vou colocar o pinhão de 16 dentes, alias quantos dentes tem a coroa????
marcelov
marcelov
Novato
Novato

Número de Mensagens : 17
Idade : 52
Localização : Lucélia-SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Sex Jul 17, 2009 5:16 pm

Relação Original
15/38 2,53
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty O mecanico da dafra falou

Mensagem  lucasmeca3 Ter Abr 27, 2010 2:48 pm

O proprio mecanico da dafra me disse que seria ideal trocar por um pinhão de 16 dentes para quem anda muito em estrada, como no meu caso que isso força menos o motor, fiz a troca, ela esta mais economica andando com mais com menor rotação, porem to com medo de estar forçando muito o motor.
ja tive que mexer no virabrequim antes de trocar o pinhão, o mecanico aconcelhou a troca para não forçar o motor pois a estrada que ando requer velocidade minima de 110,(o pessoal impurra mesmo se tiver mais de vagar é terrivel),meu medo é o pinhão instalado(16 dentes) forçar outras partes do motor a ponto de quebrar.
O que acham sera que é um risco mesmo trocando o de 15 pelo 16 ?
lucasmeca3
lucasmeca3
Forista
Forista

Número de Mensagens : 315
Idade : 39
Localização : Piracicaba
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 06/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Ter Abr 27, 2010 11:42 pm

Bom, Lucas

A minha está com 12 mil km e pinhão de 16 desde que era menininha lá na terra do Lobão, e até agora não notei nenhum problema causado por essa mudança. Claro que ainda é muito cedo para o motor começar a abrir o bico, mas tenho a impressão de que ele não trabalha forçado a ponto de causar algum dano.

O aumento do esforço corresponde a apenas 6,7%, isso deve estar dentro da capacidade de tolerância normal de qualquer motor.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  will_santana Qua Abr 28, 2010 12:01 am

na verdade o esforco extra exigido do eixo nao chega nem perto d ser preocupante
a moto tem torque d sobra pra isso
e a perda nas marchas alem da primeira eh compensada (em caso d necessidade) com uma boa e velha reducao

sinceramente, acho q nao conseguiria mais andar numa kansas sem comando avançado, guidao de rx180 e pinhao de 16

nao estah a melhor moto do mundo, mas infinitamente melhor q a original

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Qua Abr 28, 2010 12:09 am

Digo mais...

Eu acho que não conseguiria andar em outra moto que não fosse de tiozão custom exatamente com essas características... What a Face
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  will_santana Qua Abr 28, 2010 12:42 am

jeff escreveu:Digo mais...

Eu acho que não conseguiria andar em outra moto que não fosse de tiozão custom exatamente com essas características... What a Face

huauhauhuhaa

minha barriga jah nao permitiria Razz
huauhauhauhauh

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  oalexandre Qua Abr 28, 2010 8:09 pm

will_santana escreveu: .......numa kansas sem comando avançado, guidao de rx180 e pinhao de 16

nao estah a melhor moto do mundo, mas infinitamente melhor q a original

[]s

Puxa, se eu conhecesse um mecanico realmente de confiança eu trocaria pelo menos o pinhão e colocaria o comando avançado. O comando avançado tem que fazer muitas alterações?
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  will_santana Qua Abr 28, 2010 8:43 pm

vc coloca os 2 com 1 minimo d conhecimento e boa vontade
nao tem misterio

o comando avancado q eu comprei do ermeson da comunidade do orkut soh precisou de 1 adaptacao q foi aumentar o cabo q sai do pedal do freio ateh a cebolinha q aciona a luz d freio
a mola original fica curta +. mas nada q 1 pedacinho de arame nao resolvesse

fazendo TUDO com MUITA calma, em meia hora eu msm coloquei os comandos
msm coisa o guidao
e msm coisa o pinhao (esse foi na casa do fuzzy)
o pinhao nos penamos pq achamos q estavamos errando mas nao estavamos

vale o esforco e o investimento (alias, todos baixissimos)

[]s


oalexandre escreveu:
will_santana escreveu: .......numa kansas sem comando avançado, guidao de rx180 e pinhao de 16

nao estah a melhor moto do mundo, mas infinitamente melhor q a original

[]s

Puxa, se eu conhecesse um mecanico realmente de confiança eu trocaria pelo menos o pinhão e colocaria o comando avançado. O comando avançado tem que fazer muitas alterações?
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  oalexandre Qua Abr 28, 2010 9:01 pm

Vou olhar o preço do comando com o emerson, pelo que ví o cara é firmeza mesmo, dá p/ confiar. Aí se eu mesmo conseguir instalar o comando passo p/ o pinhão. Com o comando avançado o ponto mais baixo da moto muda? Quero dizer, eu pulo um obstáculo que tem num portão no meu trampo todo dia com a moto desligada e não raspa, será que com o comando vai raspar? Entende Question
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  will_santana Qua Abr 28, 2010 11:35 pm

nao, a moto nao fica mais baixa nem 1mm
mas perde angulo de curva pq o comando deixa as pedaleiras 1 pouco mais pra fora
entao qnd vc inclina menos, elas raspam
questao d s habituar

e como custom nao eh pra andar deitada, nao tem galho Wink

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  jeff Qua Abr 28, 2010 11:57 pm

Não tem galho, mas é divertido... Cool

Outras dúvidas podem ser tiradas neste tópico:

https://dafra.forumeiros.com/pecas-e-acessorios-f33/comando-avancado-t1934.htm

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  oalexandre Qui Abr 29, 2010 7:04 pm

Ok, pessoal, valeu pelas dicas! Pelo jeito todo mundo que fez as alterações está bastante satisfeito.
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança da Relação - Pinhão x Coroa - Página 2 Empty Re: Mudança da Relação - Pinhão x Coroa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos