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[DICA] óleo sintético não!

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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  Petrucelli Seg Out 20, 2008 3:38 pm

Sifff....snifff.... Sad nenhum telefonema da oficina....Será que era o óleo??? Será que a embreagem fritou?
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  jeff Seg Out 20, 2008 5:22 pm

Há outro ditado que diz:

As notícias da terça são melhores que as da segunda-feira.
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  will_santana Seg Out 20, 2008 5:40 pm

e tem outro q diz q 4a-feira é o dia d entrar com a escopeta na loja se não ligarem
heheheheh

[]s
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  jeff Seg Out 20, 2008 6:04 pm

Viu só, Petrucio?

O will também conhece esses ditados, mas não aguentou esperar até 4a -feira Razz Razz Razz Razz Razz
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  wagner mota Ter Dez 02, 2008 11:25 am

galera, dei uma lida no post não sei se passou batido.
fui comprar oleo pra motoca (de repente se precisar vou completar) e comprei o especificado pra Kansas 20W50 (ipiranga moto).
bem, a duvida é que esse óleo é 4t
e tinha um lá de 2t
gostaria de entender o que é isso 4 t....2 t
abraços
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  tecnicomauricio Ter Dez 02, 2008 1:30 pm

wagner mota escreveu:galera, dei uma lida no post não sei se passou batido.
fui comprar oleo pra motoca (de repente se precisar vou completar) e comprei o especificado pra Kansas 20W50 (ipiranga moto).
bem, a duvida é que esse óleo é 4t
e tinha um lá de 2t
gostaria de entender o que é isso 4 t....2 t
abraços

Amigo seja bem vindo ao mundo dos "mexânicos"! pra agilizar a sua compreensão acesse esses dois links para entender a diferença entre os motores 2 e 4 tempos: posteriormente estarie criando uma animação pra te explicar melhor, me cobre aqui depois, é que estou numa correria danada no serviço rss...

http://www.rcmasters.com.br/index.php?name=News&file=print&sid=8

http://www.envenenado.com.br/howwork/4tempos/motor01.html

Lembre-se use sempre o óleo especicicado no manual do proprietário, isso vale para qualquer tipo de veículo!!!!!
a Kansas, assim como a speed possuem motores 4 tempos, jamais coloque óleo 2 tempos na sua moto, ou poderá ter grandes prejuízos...
boa sorte e boas curvas!!
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  wagner mota Ter Dez 02, 2008 2:00 pm

Valeu Brother
matérias muito esclarecedoras!
a principio estava até com receio de ter comprado o óleo errado!...rss
abraços
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Re: [DICA] óleo sintético não!

Mensagem  Paulinho Alma Ter Dez 02, 2008 3:03 pm

tecnicomauricio escreveu:
wagner mota escreveu:galera, dei uma lida no post não sei se passou batido.
fui comprar oleo pra motoca (de repente se precisar vou completar) e comprei o especificado pra Kansas 20W50 (ipiranga moto).
bem, a duvida é que esse óleo é 4t
e tinha um lá de 2t
gostaria de entender o que é isso 4 t....2 t
abraços

Amigo seja bem vindo ao mundo dos "mexânicos"! pra agilizar a sua compreensão acesse esses dois links para entender a diferença entre os motores 2 e 4 tempos: posteriormente estarie criando uma animação pra te explicar melhor, me cobre aqui depois, é que estou numa correria danada no serviço rss...

http://www.rcmasters.com.br/index.php?name=News&file=print&sid=8

http://www.envenenado.com.br/howwork/4tempos/motor01.html

Lembre-se use sempre o óleo especicicado no manual do proprietário, isso vale para qualquer tipo de veículo!!!!!
a Kansas, assim como a speed possuem motores 4 tempos, jamais coloque óleo 2 tempos na sua moto, ou poderá ter grandes prejuízos...
boa sorte e boas curvas!!


Maurício, muito esclarecedor. Parabéns e abrigado.
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Mensagem  Paulinho Alma Ter Dez 02, 2008 7:35 pm

O Lion disse:

"Neste ponto aparece um dos preconceitos mais comuns. Normalmente, os usuários de moto julgam que um limite extremo é sinônimo de alto desempenho, rotações elevadas, enfim, pilotar a todo gás. Só que, na verdade, o momento de maior stress do motor é na partida a frio."

Com base nisso, seria correto dizer que, durante uma viagem, é melhor variar a velocidade do que parar para que o motor resfrie e o óleo fique mais concentrado no carter, facilitando a lubrificação?
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Mensagem  jeff Qua Dez 03, 2008 1:06 pm

Paulinho,

Desconfio que estou pegando o bonde andando, mas acho que o que define mesmo as paradas é a necessidade do piloto de esticar as pernas... Very Happy

Em uma viagem, você vai manter esse regime de velocidade variável, e o tempo gasto nas paradas fará com que o motor se aqueça (por falta de ventilação). Esses 10 minutos (tempo estimado máximo que o motociclista consegue ficar afastado de uma moto na estrada) não permitem um resfriamento suficiente do motor para que essa questão do estresse na partida seja sentido.

Essa condição mencionada é mais para a partida a frio, entendo assim.

Um abraço,

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Mensagem  tecnicomauricio Qua Dez 03, 2008 1:35 pm

Completando a info do Jeff ...(saldações Jeff!!)
É bem por aí mesmo, pois o motor frio (Imagine que você chegou na sua casa ás 19:30hs e guardou a moto, e foi dormir, no outro dia de manhã, lá pelas 07:00hs, você vai ligar a moto) pense comigo..
o motor está frio, o óleo está todo na parte inferior do motor, então você dá a partida, o oleo vai demorar um tempinho para lubrificar perfeitamente o cilindro, chegar até as válvulas, os anéis, etc.
então o recomendado de manhã é sempre dar partida na moto e esperar uns 30 segundos ou 1 minuto pelo menos, e evitar nesse período acelerar muito a moto, até que se tenha garantia de que o óleo já chegou legal nas partes mais distantes.
IMPORTANTE!
SEMPRE REALIZE O MESMO PROCEDIMENTO TAMBÉM APÓS A TROCA DO OLEO!
abraço a todos!
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Mensagem  Paulinho Alma Qua Dez 03, 2008 1:54 pm

Geralmente de manhã, eu dou umas seis pedaladas sem ligar a chave; isso resolve alguma coisa?
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Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 2:01 pm

Vocês estão falando de partida a frio e tal... Agora uma coisa estalou na mente... Nos carros é recomendado debrear ao dar a partida em tempo frio, se bem que isso pode ser feito a qualquer tempo, mas quando está realmente frio deve-se debrear ao dar patido no carro... Acho que é a fim de reduzir o "peso" no motor, deixá-lo mais leve (não tenho certeza se é isto)... Agora, esta filosofia também se aplica na moto?... Em tempos frios, dar partida na moto debreando-a seria também algo aconselhável?... A minha Hunter 100cc seja frio, seja calor, ela só da partida se debrear, se não debrear ela não liga (é um tipo de proteção que corta a partida se não debrear a moto).

Obs.: Acima refiro-me a partida elétrica somente, desconsidero a partida pelo pedal (quique).

Eu concordo com o fato de que a partida a frio é o estado que mais estressa o motor, mas também concordo que variar a velocidade durante uma viagem longa seja uma atitude bem-vinda... Principalmente se você pretende descansar no percurso, uns 30Km ou 50Km antes reduzir o rítmo da motor cai bem para aproveitar o ar do percurso até a parada (destes 30Km ou 50Km) para resfriar o motor do rítmo mais alto anterior, e assim chegando com o motor mais frio ao ponto de descanso/parada. E para tornar o estressar o motor, acredito que a parada deve ter de 30 a 60 minutos (dependendo do motor, da temperatura e tal), acho que só 10 ou 20 minutos seja muito pouco para todo o óleo realmente descer.


Última edição por Fuzzy Logic em Qua Dez 03, 2008 2:04 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem  tecnicomauricio Qua Dez 03, 2008 2:02 pm

sim!! ajuda, já dá pra balançar o oleo no motor e banhar os aneis!
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Mensagem  Paulinho Alma Qua Dez 03, 2008 2:17 pm

Fuzzy, gostaria de saber mais sobre essa questão também - debrear a moto ao dar partida. Pelo que sei, fazem isso para evitar que a motocicleta esteja engatada (por engano) e ocorra algum acidente...
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Mensagem  will_santana Qua Dez 03, 2008 2:21 pm

nao testei ainda na kansas
mas 99% das motos novas nao ligam s nao estiverem em ponto morto
debreadas ou nao
entao a questao do acidente eh irrelevante
agora a questao da lubrificacao eu desconheco...

em carros o debreio (coisa q sempre faço) alivia o peso sobre a parte movel do motor poupando bateria e motor d arranque

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Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 2:43 pm

A minha a partida elétrica funfa mesmo estando engrenada, mas tem que debrear... Agora, mesmo estando em ponto-morto, se não debrear, não funfa... nem um girinho... nem um barulhinho... tem que debrear também.
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Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 03, 2008 2:44 pm

will_santana escreveu:nao testei ainda na kansas
mas 99% das motos novas nao ligam s nao estiverem em ponto morto
debreadas ou nao
entao a questao do acidente eh irrelevante
agora a questao da lubrificacao eu desconheco...

em carros o debreio (coisa q sempre faço) alivia o peso sobre a parte movel do motor poupando bateria e motor d arranque

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Pela filosofia de poupar bateria e motor de arranque, então fica claro que debrear na moto também é benéfico!
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Mensagem  jeff Qua Dez 03, 2008 4:19 pm

Um abraço, Maurício! Você tarda mas não falha... Dá um jeito de tardar menos! Very Happy

Poxa, é só eu sair um pouquinho que o papo pega fogo... Neutral

Algumas motos são equipadas com interruptor de embreagem por motivo de segurança. As maiores possuem até mesmo interruptor para impedir a partida do motor com o cavalete lateral abaixado, algo que deveria ser obrigatório.

O que o Paulinho faz, acionar o pedal de partida algumas vezes antes de ligar verdadeiramente o motor, é ótimo para lubrificar os componentes internos. E dar a partida com a embreagem acionada alivia um pouco o esforço do motor de partida, com menor consumo de corrente, porque elimina o esforço para mover desnecessariamente parte da transmissão primária.

Juntando os dois procedimentos, o esforço do motor de partida também será menor porque os componentes estarão lubrificados adequadamente. O resultado final será o menor desgaste de todos os componentes internos, além da maior vida útil do motor de partida e da bateria.

Ou seja, tudo de bom.

Um abraço,

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Mensagem  Paulinho Alma Qua Dez 03, 2008 4:40 pm

Legal! Tô mais experiênte e cuidando melhor da moto agora. Abração a todos e obrigado pelas dicas.
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Óleo sintético e partida a frio

Mensagem  wandao.a Qua Dez 03, 2008 8:53 pm

Fuzzy Logic escreveu:A minha a partida elétrica funfa mesmo estando engrenada, mas tem que debrear... Agora, mesmo estando em ponto-morto, se não debrear, não funfa... nem um girinho... nem um barulhinho... tem que debrear também.

A minha é uma beleza então, se eu debrear com ela engatada, ela liga; se estiver em ponto morto, ela liga sem debrear, é só apertar o botão que ela liga. Pela manhã eu costumo ligá-la no pedal, dou algumas pedaladas e ligo.
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Mensagem  Paulinho Alma Qua Dez 03, 2008 8:55 pm

Ô, mano véio! Cê tá sumido, hein! Abração.
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Mensagem  Paulinho Alma Qua Dez 03, 2008 8:57 pm

A minha, acho que não liga engatada não; mas se estiver em movimento - já aconteceu - ela pega na partida quando aperta a embreagem.
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[DICA] óleo sintético não! - Página 3 Empty Óleo sintético e partida a frio, etc

Mensagem  wandao.a Qua Dez 03, 2008 9:00 pm

Paulinho Alma escreveu:Ô, mano véio! Cê tá sumido, hein! Abração.

Tenho trabalhado bastante, mas sempre acompanho o fórum; inclusive agora estou trabalhando, affraid ; trabalho com informática,e agora estou formatando um PC, e instalando todos os programas necessários. geek
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Mensagem  Paulinho Alma Qua Dez 03, 2008 9:02 pm

Eu tbm vou tocando a conversa enquanto trabalho (rsrsrs...). Dá um abração no pessoal de Sta. Bárbara!
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