FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bateria fraca com 3700km rodados

+2
Dan Floripa
woody1sp
6 participantes

Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  woody1sp Sáb Dez 04, 2010 1:53 pm

Amigos,

comprei minha Kansas em agosto deste ano e ela está com uns 3700 km rodados. Fiz todas as revisões e trocas de óleo e cuido dela com muito cuidado.
Hoje pela manhã me surpreendi com o fato de ela não querer pegar. Dei o tranco, ela pegou e saí numa boa. Rodei boa parte da manhã e da tarde, mas toda vez que a desligava e queria religar acontecia a mesma coisa. Achei que era o motor de arranque, mas percebi que é a bateria, pois a lanterna baixa está muito fraca e o farol também. Quanto mais intensa a luz do farol, mais fraca fica a buzina, por exemplo.
As questões são:
1. Qual a vida útil de uma bateria?
2. As baterias não se recarregam conforme pilotamos?
3. O alarme com sensor de presença reduz a vida útil da bateria a esse ponto? Li algo no manual do alarme da própria parceira da Dafra (instalei na loja quando comprei a moto), mas não imaginei que fosse dessa forma. A propósito, é verdade que quando se sai de perto da moto e não se ativa o alarme a bateria vai-se embora? Fiz isso também algumas vezes.

Agradeço qualquer dica para não ser enrolado na segunda quando levar a moto à Dafra. A propósito, está na garantia ou devo pagar esse conserto?

Wendel
woody1sp
woody1sp
Novato
Novato

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : Embu
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Dan Floripa Sáb Dez 04, 2010 2:19 pm

Olá Woody!!

Não é normal a bateria tão nova estar assim, dê uma olhada nos terminais da bateria, veja se estão bem apertados e limpos (sem zinabre).


Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Ill be back Sáb Dez 04, 2010 4:23 pm

Amigo

Sua moto esta na garantia?? se esta, use a garantia , é um direito seu.Use a garantia.

Se não estiver na garantia, procure um Mecânico Experiente, ele verificara se:

A moto não esta gerando suficiente.(defeito do retificador ou da bobina que gera energia)
Existe algum curto circuito ou defeito consumindo a corrente.
A bateria não presta ( a bateria tem tempo de vida útil) só colocando uma nova!!!

Boa sorte
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  jeff Sáb Dez 04, 2010 5:11 pm

Olá, Woody,

Esse problema de descarga frequente apareceu depois que me mudei para mais perto da escola, o trajeto de 5 km passou a ser insuficiente para a bateria recuperar a carga. Algumas coisas que melhoraram o desempenho da minha bateria depois que ela deu mostras de estar fraca:

- Parei de usar farol alto durante o dia; o retificador não consegue recarregar a bateria com o consumo do farol alto, somente do farol baixo.

- Passei a garantir a partida na primeira tentativa, deixando ela acelerada no carburador antes de usar o botão;

- Partida sempre em ponto morto, não sei porque mas notei que tentar partir em primeira pode dificultar o arranque;

- Passei a usar rotações mais altas sempre que possível.

Graças a isso, minha bateria original que eu pensei em trocar há uns 6 meses, está se aguentando. E já tem 1 ano e 7 meses.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Ill be back Sáb Dez 04, 2010 5:54 pm


Siga as dicas do Jeff e poupara a carga da bateria.

Só uma pequena correção.... a lâmpada da Kansas e da Speed são de 12v e 35w/35m, tanto faz o farol alto quanto o baixo o consumo e a potencia é o mesmo (35W alto e 35W baixo).

Apenas em motos de sistema elétrico mais potente é que as lâmpadas são de 12V 55W baixo e 60W alto.

Vai poupar muito a carga de sua bateria, mais procure resolver o problema que esta descarregando a sua bateria.
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  jeff Sáb Dez 04, 2010 6:04 pm

É verdade, os dois fachos são de 35 W....

Apesar disso, o farol alto parece bem mais intenso que o baixo. Quando tiver acesso a um multímetro, vou verificar se há alguma diferença entre o consumo declarado e o real, ou se é apenas impressão.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  woody1sp Sáb Dez 04, 2010 6:14 pm

Agradeço a todos pelas respostas.
Levarei na Dafra segunda porque está na garantia, mas depois vou observar as dicas.
Com relação ao alarme, é verdade que ele consome mais bateria?

abç
woody1sp
woody1sp
Novato
Novato

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : Embu
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Ill be back Sáb Dez 04, 2010 6:27 pm

Amigo.

Consumir bateria o alarme consome, ate porque é um equipamento eletrônico abastecido com A SUA BATERIA, mais por ser um equipamento eletrônico razoavelmente sofisticado e moderno o consumo chega a ser insignificante.

Ainda não vi moto (boa) que parada por um mês (com bateria boa) tenha arriado a bateria por causa do alarme. O que faz a fama de alarme consumir muita bateria é a BATERIA DO CONTROLE REMOTO, que tem muita gente que gosta de ficar apertando o tempo todo só para ver a moto fazendo “BIP BIP” heheheeh.

Se o seu alarme for de “presença” não precisa nem ficar ativando e desativando (e gastando a bateria do controle) basta se aproximar normalmente.
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  jeff Sáb Dez 04, 2010 6:28 pm

Sim, o alarme vai consumir corrente da bateria enquanto estiver funcionando. Mas o consumo não deveria ser tão alto assim a ponto de descarregar a bateria. Verifique se não houve algum problema na instalação.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Familia Sáb Dez 04, 2010 6:43 pm

Vamos lá...
Todos os comentarios acima estão certos, eu tive um problema semelhante com a speed, vale lembrar que o sistema e muito identico e o problema pode surgir tanto ne uma como na outra, o problema aconteceu devido a um mal costume que adquiri, o mal costume era o de ligar a moto sempre com o farol ligado e as vezes eu ligava a moto com ela engatada tambem.

Isso gera um pico negativo e depois positivo no sistema, isso faz com que a amperagem da bateria cair e normalizar repentinamente, o que aconteceu foi que a moto nao ligava mais na partida, quando deu o problema eu pensei em varias possibilidades, bateria estragada, terminais oxidados, motor de partida com defeito e tudo o mais que se possa imaginar, depois de "matutar" e nao ter mais o que fazer, falei com um amigo e ele fez as seguintes perguntas a mim.

Pergunta 1: Você liga a moto com o farol ligado?
Pergunta 2: Você liga a moto com ela engatada?
Pergunta 3: Sua moto ja queimou a lampada do farol mais de 2 vezes?

Para todas as a resposta foi sim, ele me disse que se pelo menos duas delas fossem sim a solução seria retirar a bateria e dar uma carga nela com um carregador de baterias.

Fiz isso e pra minha felicidade deu tudo certo e ate hoje nunca mais deu problema e isso ja tem mais de 1 ano.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Ill be back Sáb Dez 04, 2010 6:51 pm

Amigo.

Sua dica é preciosa, mais tem motos que simplesmente MÃO tem como desligar o farol...é ligado direto.....ate mesmo por força da lei....moto tem de andar obrigatoriamente com farol ligado.

A minha moto eu nunca desligo o farol e olha que tem interruptor para isto, mais da para perceber nitidamente que a moto no neutro fica bem mais “leve” para dar a partida.
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Adam Dom Dez 05, 2010 10:25 am

Tive problemas com minha bateria, ela acabou de vez, andei uma semana sem bateria, era um custo fazer ela pegar a frio no pedal(mas pegava!rsrs) quando estava quente ela pegava facilmente(sem bateria!rsrs), mas enfim levei la e fiquei sabendo q a garantia da bateria é de 6 meses, no meu caso ja tinha se passado 8 meses, ou seja, dancei!rsrs o mecanico tentou dar carga mas ja tinha me avisado q não iria funcionar, o mesmo me disse q essas baterias da kansas da marca route não prestam ele disse pra eu fujir delas e das da ajax, peguei uma da marca autotec (usada na xt) indicada pelo próprio mecanico da concessionaria, agora ta o.k paguei r$129, pensei q estava caro, mas meu colega pagou r$160 na da titan dele rsrs

Com relação a alarme tem q levar em um eletricista bom e de confiança, pois problemas com alarmes são muito comuns não só em motos mas em carros também, tudo q mexe com parte elétrica é mais complicado tome cuidado e repare em tudo pra não ter nenhuma pane, ja vi casos até de incendio por causa de alarmes mal instalados
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria fraca com 3700km rodados Empty Re: Bateria fraca com 3700km rodados

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos