FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

óleo do motor...algumas dúvidas

+6
mauricio neto
eliseuem
jeff
ernesto walter
Edu Clown
victoryuri1
10 participantes

Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  victoryuri1 Ter maio 15, 2012 12:35 pm

Galera seguinte, o assunto do tópico a seguir provavelmente ja foi discutido em muitos outros tópicos, mas como eu não consegui encontrar, vou abrir um novo:

Minha Kansas está com quase 2,500km rodados consequentemente ja teve duas trocas de óleo, nas duas vezes a troca foi feita na CC usando o óleo q eles recomendam, o Selénia. Mas eu andei dando uma pesquisada e vi falarem muito mal desse óleo, que 1L não seria o suficiente pro motor da kansas e tbm do modo como eles fazem a troca que deixa a desejar...

Assim como vi falarem muito bem do óleo Yamalube, que pro motor da kansas o ideal seria +ou- 1L e 250 ML e tbm descobri coisas a repeito daquele "código" q eu não fazia mínima ideia do que significava (20w50 SG etc)... Enfim, resumindo...

Na proxima troca de óleo(3.000km) eu mesmo irei fazer a troca e tava pensando em botar o 1 litro e 250 mililitros do óleo Yamalube 20W50 API SL(apesar de q no manual da kansas so indicarem ate o SG), mas antes eu queria saber q tipo de óleo era aquele selénia(mineral, sintético ou semi-sintético) e que tipo é o yamalube, parece q não se pode misturar mineral com sintético e bla bla bla... Não há risco de vazamento de óleo se botar mais de 1L? o yamalube ser do tipo SL e no manual indicar so até o SG, não seria um problema? Enfim, alguem experiente poderia tirar essas duvidazinhas?

victoryuri1
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 31
Localização : Fortaleza-CE
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  Edu Clown Ter maio 15, 2012 1:27 pm

victoryuri1 escreveu:Não há risco de vazamento de óleo se botar mais de 1L?
Se é você que vai fazer a troca do óleo (imagino que saiba a maneira correta de fazê-lo, para que não deixe sobras do óleo velho), pode colocar 1250 ml sem medo. Eu sempre mando o mecânico colocar 1300 ml e quando viajo completo mais 100 ml (já que foi recomendado aqui no fórum, que ao fazer viagens, colocar 1400 ml) e não tive problema nenhum. Pelo contrário, ando mais tranquilo e sem medo do motor travar em meio as estradas da vida,rsrs. Sem falar que aquele maldito calor excessivo que o motor com pouco óleo apresentava, foi pro espaço Very Happy

victoryuri1 escreveu:o yamalube ser do tipo SL e no manual indicar so até o SG, não seria um problema?
Se não me engano, o manual recomenda uso de óleo SG ou superior.

Espero ter ajudado. Abraço.
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  victoryuri1 Ter maio 15, 2012 11:16 pm

Corrija-me se eu estiver errado...

A maneira correta, q eu saiba, é ligando a moto fria por uns 2 min e depois esperar 30min pro motor ficar "morno" dai vc segue os passos q o cara faz nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7xmPaQyz4tA

Ouvi dizer tbm q alem das pedaladas q ele dá, é bom dar umas inclinadas com a moto pro lado pra sair mais óleo ainda.

victoryuri1
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 31
Localização : Fortaleza-CE
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  ernesto walter Sáb maio 19, 2012 7:47 pm

Eu uso o top turbo, 1,400 litro e troco a cada 1500 km,conformrme indicação do manual.
Da uma olhada nesse tópico https://dafra.forumeiros.com/t2947-qual-o-melhor-oleo-para-a-kansas-150?highlight=%F3leo+ideal

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  jeff Seg maio 21, 2012 11:59 am

Como assim aguardar 30 minutos para o motor ficar morno?

Para medir o nível, basta uma ligadinha suficiente para jogar óleo para o cabeçote, 1 minuto já tá bom demais.

Para trocar o óleo, é preferível fazer com o motor quente, que as impurezas vão embora junto.

Mas nunca deixe a moto em marcha lenta por mais do que 5 minutos, já é muito. Isso pode acabar com o motor.

Se quiser trocar o óleo num sábado de manhã, aproveite para dar uma volta com ela. Mas não faça como aquele pessoal que deixa a moto funcionando e esquece da vida.

1250 ml, 1300 ml está de bom tamanho para uso díário. 1400 ml só em viagens longas (mais de 300 km). Mas nem é necessário.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  eliseuem Dom Jul 08, 2012 5:17 pm

bom noite, sobre o óleo 20w50 w significa inferno em inglês e um multiviscoso 15w ou 20 w e mais fácil de pegar de manhãs fria motor vira mais fácil ,40 50 ou 60 e a viscosidade em altas temperatura , as letras sg ,sh,sj ,sl a a superioridade do óleo quanto mair for a 2 letra melhor e o óleo
se tratando de óleo mineral ,(óleo sintético em moto nem pensar, só se o fabricante recomendar, estraga o s disco de embreagem e relamentos)
no momento o melhor oleo custo beneficio do mercado e yamalube sem duvida............
eliseuem
eliseuem
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10
Idade : 55
Localização : sao paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Tipo de oleo por na moto

Mensagem  mauricio neto Seg Ago 20, 2012 9:21 pm

Meu caro colega eliseuem não bote essa bosta de oleo na sua kanasas pois eu testei e as machas ficaram dura de mais que uma dica use o motul que e para tres (3) tres mil ou pode usa esses de mil como o CASTOL tri zone, essencial da BR ou bote fica com esse da selinia que e muito bom! mais não colque esse yamalube que as machas ficaram muito duras para passar!
mauricio neto
mauricio neto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 45
Localização : Teresina-PI
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Ago 20, 2012 9:35 pm

Maurício, o yamalube é o que melhor funciona com minha kansas, já tentei mobil, lubrax e o yamalube deixa a moto mais tranquila pra rodar, engates suaves e eu não tenho o que falar dele, e olha que já se foram 21 mil km, pra você ter uma idéia, nem baixar o danado baixa, fiz uma viagem de Goiânia-GO até Pouso Alegre-MG (1300 km) e o yamalube se comportou muito bem na estrada. No uso urbano eu também não tenho o que me queixar, o óleo pra mim funciona melhor que os outros.

Abraços

PS: Selênia só usei por exatos 2,3 km, quando sai da cc e parei na oficina pra colocar yamalube, então não posso falar sobre ele.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  Lessa Ter Ago 21, 2012 7:46 am

Tb uso yamalube e não tenho do que reclamar, sempre atendeu muito bem minha kansas !!!
Agora vou testar o motul 3000 !!!
Lessa
Lessa
Forista
Forista

Número de Mensagens : 436
Idade : 47
Localização : Méier - RJ
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 23/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  luciano santos da silva Sex Ago 24, 2012 6:09 am

Esse oleo q o manual manda por é tao ruim assim?
Qando minha moto voltar da autorizada eu devo completar o oleo com esse do manual?ou devo trocar?
E mesmo que eu continue com esse mesmo oleo e se eu apenas completar com mais200 ou300ml eu perco a garantia?
luciano santos da silva
luciano santos da silva
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 55
Idade : 46
Localização : florianópolis
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  jeff Sex Ago 24, 2012 8:28 am

Luciano,

Não é questão de o óleo ser ruim, ele lubrifica. Mas na opinião de participantes do fórum, alguns óleos lubrificam melhor e por isso são recomendados. Isso não quer dizer que você tem que tirar o óleo que é colocado pela concessionária, não há razão para tanto. Mas você tem o direito de colocar o óleo de sua preferência no motor de sua moto, isso é garantido por lei.

É claro que nesse caso de você querer colocar uma marca de sua preferência com a qual a concessionária não trabalhe, eles não têm a obrigação de sair atrás. O máximo que poderão exigir é que você leve o óleo até lá e eles passarão a cobrar à parte a mão-de-obra da troca, que estava inclusa no preço da revisão se você usasse o óleo deles. Questionável, mas é regra do jogo.

O que eles nunca podem fazer é cancelar a garantia porque você está usando outra marca de óleo. Se ele atender as especificações do manual do proprietário, eles não podem alegar nada, é direito seu e ponto final.

Agora, para que fique definitivamente esclarecida essa questão do óleo:

óleo do motor...algumas dúvidas Procedimentomanual


Leia todos os itens do procedimento e faça exatamente o que está escrito aí em cima.

O problema não é se você perde a garantia por colocar 200 ou 300 ml a mais de óleo, porque o problema não é esse. Você não tem que colocar mais óleo se o nível estiver correto.

Você tem que conferir o nível de óleo de sua moto e garantir que ele esteja correto todos os dias.

Você perde o motor de sua moto se não mantiver o nível dentro dos limites recomendados.

O problema real é que a dafra faz a revisão e te entrega a moto com menos óleo do que o mínimo recomendado por eles mesmos.

Lembre-se: o óleo tem que ser medido exatamente conforme descrito, antes de colocar o motor em funcionamento, ou seja, após o motor estar completamente frio e então ligá-lo e desligá-lo depois de mantê-lo em funcionamento em marcha-lenta por 1 ou 2 minutos no máximo.

Se você medir o óleo com o motor fora dessas condições, ele estará dilatado pelo calor e dará uma leitura errônea.

O motivo de esta ser a última vez que explicarei essa questão do óleo para quem me perguntar é porque já fiz demais o seguinte:

1) Um trabalho que deveria ser do fabricante, que tem a obrigação de recomendar a quantidade correta em sua literatura técnica e de abastecer as motos durante as revisões em suas concessionárias com a quantidade correta de óleo para que elas não sejam entregues aos clientes com menos óleo do que o necessário para o funcionamento correto do motor,

2) Um trabalho que deveria ser dos proprietários, os maiores interessados em ler, interpretar e executar os procedimentos recomendados pelo fabricante para garantir o bom funcionamento de suas motos e a segurança de si mesmos e de seus passageiros.

Assim, chega de falar do óleo. Não leve a mal, Luciano, mas são quase 4 anos batendo estas mesmas teclas, não aguento mais.

E sinto que estou estressado, preciso voltar a tomar meu remedinho...

Um abraço,

Jeff
PS: complementadas as informações no trecho em itálico.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  luciano santos da silva Sex Ago 24, 2012 11:05 am

Obrigado,acho que ta tudo mais que esclarecido.
luciano santos da silva
luciano santos da silva
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 55
Idade : 46
Localização : florianópolis
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  jeff Sex Ago 24, 2012 1:07 pm

Menos pra dafra...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  Cash! Sex Ago 24, 2012 7:08 pm

Comecei a colocar 1250ml, até agora meu motor ta intacto e até esquentando menos...
Coloquei o pinhão 16 e essa semana vou colocar o misturmax. Será que chega nos 40 por litro?

Abs
Cash!
Cash!
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 520
Idade : 35
Localização : Uberlândia
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  jeff Sex Ago 24, 2012 7:46 pm

Isso vai depender muito do seu estilo de pilotagem e manutenção da moto.

Para extrair o máximo desempenho do motor, todos os fatores terão de estar otimizados, então pressão dos pneus, qualidade da gasolina, troca de marchas na hora certa, uso das marchas corretas para cada velocidade, todos os fatores que pesarem no consumo terão de ser bem aplicados.

Ainda assim o consumo irá variar de acordo com as condições atmosféricas, do trânsito, vento contra ou a favor, qualidade do asfalto, etc. etc.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

óleo do motor...algumas dúvidas Empty Re: óleo do motor...algumas dúvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos