FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um novato com dúvidas sobre freio à tambor

4 participantes

Ir para baixo

Um novato com dúvidas sobre freio à tambor Empty Um novato com dúvidas sobre freio à tambor

Mensagem  MarcosPS Sáb Out 17, 2015 5:49 pm

Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum, que aliás adorei saber que existe, e estou tirando a minha CNH de categoria A para, pela primeira vez, ter um veículo para se locomover entre minha casa, o trabalho e a faculdade, deixando de lado a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a SPTrans (São Paulo Transporte). Busco mais autonomia de locomoção, conforto (chega de tanta lotação), agilidade (poder dormir mais por ganho de tempo), flexibilidade (poder sair do meu itinerário para buscar uma academia com facilidade, por exemplo), etc. com um veículo cujo preço está de acordo com o meu bolso atual, uma moto.

Fiz muitas pesquisas, focando em Dafra e Suzuki por já saber que essas motos são menos visadas, o que me importa bastante também. Não estou tão preocupada com a pós-venda se eu estiver menos propenso a roubos.

Pois bem, a Apache RTR 150 me encantou, cilindrada mais baixa para iniciante, preço acessível, carenagem bonita, pouco visada, etc. e já estava quase que decidido por ela, até o momento onde 2 pessoas que trabalham comigo me comentarem sobre o terror do chamado freio à tambor, simplesmente um freio horrível com o qual não se pode contar por travar as rodas, especialmente se o asfalto estiver molhado, com areia, etc. fazendo a moto derrapar e correndo um sério risco de ir abraçar o asfalto.

Com o depoimento dos 2, comecei a buscar motos de cilindradas maiores já que essas possuem freio à disco em ambas as rodas, quando o ideal seria ABS em todas as motos no meu ponto de vista... O problema é que quanto maior a cilindrada, maior o preço da moto, aí começa a pesar mais no bolso, teria que ter o dobro da grana, independente da marca da moto (entre Honda, Yamaha, Dafra e Suzuki).

Uma pergunta a vocês experientes:

O freio à tambor é realmente este desastre todo? Realmente um lixo como me disseram?

Os mesmos, e todas as pessoas com quem conversei, me recomendam usar sempre o freio de trás, para evitar de "dar um mortal" com a moto caso precise dar uma freiada brusca por alguma razão. Não apenas nesses casos extremos, me recomendaram fazê-lo sempre, quase que se esquecendo que o freio da frente existe. Contudo, se a porcaria do freio à tambor estiver presente no freio que eu devo usar, isto me deixa perguntando se em dias de chuva, seria melhor não sair com a moto de casa, o que eu acho o fim da picada, pois não quero uma moto pra usar apenas quando o dia estiver ensolarado, não faz sentido isso.

Outra coisa que me entrigou, em outro tópico aqui, foi dito:

"Frear uma moto é um pouco mais complicado que um carro. Use preferencialmente o freio dianteiro, que possui maior capacidade de desacelerar a moto, e menos o traseiro (que tende a travar a roda, o que pode causar uma derrapagem para um dos lados). "

Isto é contraditório a tudo que ouvi até hoje com distintas pessoas com quem conversei, e isto me gera uma nova pergunta:

Em uma moto com disco na frente e tambor atrás, qual freio deveria ser priorizado no dia-a-dia de uso de uma moto? Optar por qual em uma descida? E se esta descida estiver com o asfalto/paralelepípedo molhado, qual freio usar?

Minha preocupação pode parecer desnecessária para os experientes, mas para mim que pilotou uma moto apenas 2 vezes na vida, nas aulas da Auto Escola, confesso que não tenho informações precisas a respeito de tudo isso. Apenas me preocupo em evitar quedas por causa de um sistema de freios antiquado e ultrapassado. Poderiam me esclarecer?

Agradeço desde já o tempo de vocês!

Abraços!

MarcosPS
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Idade : 42
Localização : São Paulo
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Um novato com dúvidas sobre freio à tambor Empty Dúvidas sobre o freio a tambor - novato

Mensagem  wandao.a Seg Out 19, 2015 10:24 am

MarcosPS escreveu:Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum, que aliás adorei saber que existe, e estou tirando a minha CNH de categoria A para, pela primeira vez, ter um veículo para se locomover entre minha casa, o trabalho e a faculdade, deixando de lado a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a SPTrans (São Paulo Transporte). Busco mais autonomia de locomoção, conforto (chega de tanta lotação), agilidade (poder dormir mais por ganho de tempo), flexibilidade (poder sair do meu itinerário para buscar uma academia com facilidade, por exemplo), etc. com um veículo cujo preço está de acordo com o meu bolso atual, uma moto.

Fiz muitas pesquisas, focando em Dafra e Suzuki por já saber que essas motos são menos visadas, o que me importa bastante também. Não estou tão preocupada com a pós-venda se eu estiver menos propenso a roubos.

Pois bem, a Apache RTR 150 me encantou, cilindrada mais baixa para iniciante, preço acessível, carenagem bonita, pouco visada, etc. e já estava quase que decidido por ela, até o momento onde 2 pessoas que trabalham comigo me comentarem sobre o terror do chamado freio à tambor, simplesmente um freio horrível com o qual não se pode contar por travar as rodas, especialmente se o asfalto estiver molhado, com areia, etc. fazendo a moto derrapar e correndo um sério risco de ir abraçar o asfalto.

Com o depoimento dos 2, comecei a buscar motos de cilindradas maiores já que essas possuem freio à disco em ambas as rodas, quando o ideal seria ABS em todas as motos no meu ponto de vista... O problema é que quanto maior a cilindrada, maior o preço da moto, aí começa a pesar mais no bolso, teria que ter o dobro da grana, independente da marca da moto (entre Honda, Yamaha, Dafra e Suzuki).

Uma pergunta a vocês experientes:

O freio à tambor é realmente este desastre todo? Realmente um lixo como me disseram?

Os mesmos, e todas as pessoas com quem conversei, me recomendam usar sempre o freio de trás, para evitar de "dar um mortal" com a moto caso precise dar uma freiada brusca por alguma razão. Não apenas nesses casos extremos, me recomendaram fazê-lo sempre, quase que se esquecendo que o freio da frente existe. Contudo, se a porcaria do freio à tambor estiver presente no freio que eu devo usar, isto me deixa perguntando se em dias de chuva, seria melhor não sair com a moto de casa, o que eu acho o fim da picada, pois não quero uma moto pra usar apenas quando o dia estiver ensolarado, não faz sentido isso.

Outra coisa que me entrigou, em outro tópico aqui, foi dito:

"Frear uma moto é um pouco mais complicado que um carro. Use preferencialmente o freio dianteiro, que possui maior capacidade de desacelerar a moto, e menos o traseiro (que tende a travar a roda, o que pode causar uma derrapagem para um dos lados). "

Isto é contraditório a tudo que ouvi até hoje com distintas pessoas com quem conversei, e isto me gera uma nova pergunta:

Em uma moto com disco na frente e tambor atrás, qual freio deveria ser priorizado no dia-a-dia de uso de uma moto? Optar por qual em uma descida? E se esta descida estiver com o asfalto/paralelepípedo molhado, qual freio usar?

Minha preocupação pode parecer desnecessária para os experientes, mas para mim que pilotou uma moto apenas 2 vezes na vida, nas aulas da Auto Escola, confesso que não tenho informações precisas a respeito de tudo isso. Apenas me preocupo em evitar quedas por causa de um sistema de freios antiquado e ultrapassado. Poderiam me esclarecer?

Agradeço desde já o tempo de vocês!

Abraços!

Caro novato, moto não é como bicicleta que se você pressionar o freio dianteiro ela vai te jogar para a frente mesmo porque a pressão (sempre que possível ) deve ser gradativa. Veja este link de um site que tem muitas dicas para iniciantes ( e experientes) em moto.
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/06/o-ajuste-do-freio-tambor.html
wandao.a
wandao.a
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1075
Idade : 35
Localização : Santa Bárbara d'Oeste - SP
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 11/08/2008

http://wilddogs40.wix.com/wd40

Ir para o topo Ir para baixo

Um novato com dúvidas sobre freio à tambor Empty Re: Um novato com dúvidas sobre freio à tambor

Mensagem  zidanex3 Qua Out 21, 2015 10:29 pm

Bem vindo ao fórum, o blog indicado ai pelo amigo é excelente vale a pena conferir muita informação útil. Quanto a moto e a questão do freio o que posso lhe dizer o certo é utilizar mais o freio da frente e menos o freio de trás mais ou menos em uma proporção 70% freio da frente 30% freio de trás isso em pista seca e que não seja terra. Dizer que o certo é usar o freio de trás somente é um mito que se criou e perpetua ate hj não sei pq, é por isso que as motos ao menos tem de ter o freio a disco na frente pq ele é mais eficiente e deve ser mais usado, vc não vai ver uma moto com freio a disco atras e tambor na frente, existe os tipos com freio a disco na frente e tambor atras justamente por ser o freio ta frente mais exigido. Com o tempo vc pega o jeito e vai vendo a capacidade de frenagem da moto que pegar. Quanto a apache excelente moto tenho uma e o freio da frente é muito bom, o de trás a tambor tb cumpre bem o seu papel, é uma moto com valor de revenda baixo se vc pesquisar entre os modelos no mercado diria que melhor que ela só a fazer 150 mais vai do gosto de cada um até pq pelos números a apache tem mais torque. vc encontra no face o grupo do pessoal da apache e pode esclarecer mais duvidas sobre a moto https://www.facebook.com/groups/467266490056224/, caso não queira pegar um 0km vc acha apache ano 2012 conversava na faixa de R$ 3200 a R$ 3500 ao menos aqui em minas.

zidanex3
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Idade : 37
Localização : Minas Gerais
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novato com dúvidas sobre freio à tambor Empty Re: Um novato com dúvidas sobre freio à tambor

Mensagem  Ill be back Dom Out 25, 2015 9:39 am

Gostei da dica do nosso amigo Dan.

Para quem ainda não entende de moto, ainda é novo no ramo, não tem experiencia, nada melhor que ler o blog do Mestre ...

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/06/o-ajuste-do-freio-tambor.html

Lá tem de tudo para quem ainda não tem muito conhecimento na area.

Boa sorte ai com a sua Dafra.
Very Happy
Ill be back
Ill be back
Forista
Forista

Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Um novato com dúvidas sobre freio à tambor Empty Re: Um novato com dúvidas sobre freio à tambor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos