Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
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Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
A corrente tem que ter uma folga ("barriga") de uns 2 cm medidos no meio da parte inferior. Essa folga é necessária para aguentar as esticadas que ela sofre por causa do movimento da balança ao passar por buracos e lombadas. Mais que isso ela vai desencaixar, menos que isso ela poderá arrebentar.
Mantendo a folga correta e trocando as marchas no tempo certo, esse problema do barulho desconfortável não ocorrerá. Mas se você forçar a marcha com a rotação do motor muito baixa ou deixar de reduzir a marcha e tentar forçar o motor, vai fazer esse efeito desagradável.
Experimente trocar de marcha com mais frequência. Caso esteja tendo dificuldade para fazer a troca, verifique se o cabo da embreagem não está desfiando e experimente colocar mais óleo no motor.
Mantendo a folga correta e trocando as marchas no tempo certo, esse problema do barulho desconfortável não ocorrerá. Mas se você forçar a marcha com a rotação do motor muito baixa ou deixar de reduzir a marcha e tentar forçar o motor, vai fazer esse efeito desagradável.
Experimente trocar de marcha com mais frequência. Caso esteja tendo dificuldade para fazer a troca, verifique se o cabo da embreagem não está desfiando e experimente colocar mais óleo no motor.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Vlw Jeff pelas dicas vou observar isso sim porém a barriga que faz é no momento que engato a marcha e vou soltando a mbreagem principalmente a primeira!
ela faz uma barriga e qdo solto total ela estica e faz um "tac"
porém vou observar o cabo e o óleo eu costumo colocar sempre 1 litro masi 100 ml de óleo!
abraços
ela faz uma barriga e qdo solto total ela estica e faz um "tac"
porém vou observar o cabo e o óleo eu costumo colocar sempre 1 litro masi 100 ml de óleo!
abraços
LeoMoulin- Forista
- Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Minha Speed está com 5,700 km rodados e o ajustador (ou esticador) já está no fim da regulagem . Será que posso tirar alguns elos da corrente, usar um esticador de corrente ou a solução é mesmo trocar toda a relação? Alguém tem ideia da média de kilometragem que deve durar a relação?
Leco- Novato
- Número de Mensagens : 22
Idade : 51
Localização : Belford Roxo - R.J
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2009
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
tem q ver os dentes do pinhao e da coroa se nao estao muito finos ou trincados....
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Verifica pião e coroa, c eles ainda n estiverem banguelas, tira uns elos da corrente q vc ainda anda uns 2500km
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Corrente muito esticada
Não sou expert no assunto, porém no manual e com os mecênicos que eu já falei a corrente deve possuir uma pequena folga, não deve jamais estar 100% apertada pois ocorrerá o desgaste prematuro do conjunto de transmissão.
Porém nessa ultima revisão que fiz na DAFRA de 6000Km, eles me entregaram a moto com a corrente tão apertada que é impossivél vc conseguir balançar ela sequer 1mm com os dedos está muito apertada mesmo.
Gostaria de saber se deixo assim mesmo ou isso pode realmente danificar meu conjunto de transmissão?
Porém nessa ultima revisão que fiz na DAFRA de 6000Km, eles me entregaram a moto com a corrente tão apertada que é impossivél vc conseguir balançar ela sequer 1mm com os dedos está muito apertada mesmo.
Gostaria de saber se deixo assim mesmo ou isso pode realmente danificar meu conjunto de transmissão?
juliotsilva- Novato
- Número de Mensagens : 11
Idade : 43
Localização : Paulista / PE
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/12/2009
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Olá Julio bom dia, se deixaram a corrente sem a folga recomendada, eles erraram; portanto faça a regulagem você mesmo seguindo o procedimento descrito no manual, pois se deixar assim vai haver desgaste prematuro do conjunto de transmissão bem como tudo que esta relacionado, ( bloco do motor bucha de balança. etc..)
Qualquer dúvida dá um toque,ok. um abraço.
José Luiz.
Qualquer dúvida dá um toque,ok. um abraço.
José Luiz.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Lógico que você deve afrouxar a corrente, não precisa nem perguntar até porque o próprio manual informa isso... O lance não é só desgaste prematuro, mas sua corrente pode estourar em caso de pegar buracos pois a balança vai oscilar e esticar ainda mais a corrente e nisso forçará a mesma e em algum momento você ficará a pé com a corrente arrebentada.juliotsilva escreveu:Não sou expert no assunto, porém no manual e com os mecênicos que eu já falei a corrente deve possuir uma pequena folga, não deve jamais estar 100% apertada pois ocorrerá o desgaste prematuro do conjunto de transmissão.
Porém nessa ultima revisão que fiz na DAFRA de 6000Km, eles me entregaram a moto com a corrente tão apertada que é impossivél vc conseguir balançar ela sequer 1mm com os dedos está muito apertada mesmo.
Gostaria de saber se deixo assim mesmo ou isso pode realmente danificar meu conjunto de transmissão?
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Corrente batendo no tripé ou balança
Ai galéra já mto tópicos racionados a corrente encostar na balança
eu resolvi o problema da minha :
coloquei um esticador de corrente e tudo ficou normal!
+ ainda tenho uns ajustes a fazer :
como para aquela aranhada quando eu saio d 1° e de 2° marcha
pô quando eu to d boa ñ faz nada + as veze presciso ir mais rápido
pronto faz um barulhão grarrr grarrr tenderão rrsrs
me ajudem
eu resolvi o problema da minha :
coloquei um esticador de corrente e tudo ficou normal!
+ ainda tenho uns ajustes a fazer :
como para aquela aranhada quando eu saio d 1° e de 2° marcha
pô quando eu to d boa ñ faz nada + as veze presciso ir mais rápido
pronto faz um barulhão grarrr grarrr tenderão rrsrs
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bodyboard- Novato
- Número de Mensagens : 5
Idade : 44
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Pessoal,
Regular a corrente é afrouxar 3 porcas (1 do eixo e 2 contraporcas dos esticadores), ajustar as 2 porcas de ajuste por igual, deixando aquela folga recomendada de 20 mm, e apertar de novo a porca do eixo e as 2 contraporcas.
Só isso.
E tem gente morrendo por preguiça ou falta de tempo de fazer algo tão simples. O mecânico cobra uma caixinha de 5 reais para fazer isso durante a troca de óleo...
É sério.
Divulguem essa informação. Nenhum fabricante gosta de falar aos 4 ventos que você pode morrer usando o produto que ele fabrica.
Mas isso vale para qualquer produto sem manutenção adequada, seja avião, navio, carro, moto, caminhão, motosserra, secador de cabelo, iPod...
As pessoas deviam ter menos pudor de falar nisso e se preocupar mais em conscientizar seus usuários.
Leiam os manuais de proprietário. Tem muita informação útil por lá.
Um abraço,
Jeff
Regular a corrente é afrouxar 3 porcas (1 do eixo e 2 contraporcas dos esticadores), ajustar as 2 porcas de ajuste por igual, deixando aquela folga recomendada de 20 mm, e apertar de novo a porca do eixo e as 2 contraporcas.
Só isso.
E tem gente morrendo por preguiça ou falta de tempo de fazer algo tão simples. O mecânico cobra uma caixinha de 5 reais para fazer isso durante a troca de óleo...
É sério.
Divulguem essa informação. Nenhum fabricante gosta de falar aos 4 ventos que você pode morrer usando o produto que ele fabrica.
Mas isso vale para qualquer produto sem manutenção adequada, seja avião, navio, carro, moto, caminhão, motosserra, secador de cabelo, iPod...
As pessoas deviam ter menos pudor de falar nisso e se preocupar mais em conscientizar seus usuários.
Leiam os manuais de proprietário. Tem muita informação útil por lá.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
.
.
Concordo com o Jeff..
Gente, vamos ler o manual, ate eu que não tenho uma Dafra tenho o manual e já li.
Regular a folga da corrente e por óleo ou graxa branca é uma obrigação semanal.O kit de tração vai durar o dobro com manutenção semanal.
Porem para os mais preguiçosos existe os esticadores de corrente, mais mesmo com esticadores automáticos é necessário lubrificar a corrente.
http://www.jacaremoto.com.br/duvidas/duvida.php?duvida_id=205
http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=171&produto=2742
Convidad- Convidado
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Por preguiça não, pois qualquer loja ou oficina de moto regula corrente de graça, ao menos todas as que conheço o fazem de graça... Eu não tenho mais regulado corrente, passo numa loja e peço, e até agora nunca paguei nada por isso.jeff escreveu:Pessoal,
Regular a corrente é afrouxar 3 porcas (1 do eixo e 2 contraporcas dos esticadores), ajustar as 2 porcas de ajuste por igual, deixando aquela folga recomendada de 20 mm, e apertar de novo a porca do eixo e as 2 contraporcas.
Só isso.
E tem gente morrendo por preguiça ou falta de tempo de fazer algo tão simples. O mecânico cobra uma caixinha de 5 reais para fazer isso durante a troca de óleo...
É sério.
Divulguem essa informação. Nenhum fabricante gosta de falar aos 4 ventos que você pode morrer usando o produto que ele fabrica.
Mas isso vale para qualquer produto sem manutenção adequada, seja avião, navio, carro, moto, caminhão, motosserra, secador de cabelo, iPod...
As pessoas deviam ter menos pudor de falar nisso e se preocupar mais em conscientizar seus usuários.
Leiam os manuais de proprietário. Tem muita informação útil por lá.
Um abraço,
Jeff
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
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Ate o presente momento eu nunca paguei para ajustar a corrente nem para por óleo ou graxa branca. Isto é um procedimento básico em toda boa oficina.
Convidad- Convidado
Re: Vários assuntos relacionados à problemas na corrente
Sempre uso na corrente o óleo de transmissão SAE 90. Minha relação original durou 14000 Km, esse óleo é bem melhor que graxa. Paga-se por ele uns 13,00 R$ mais dura pra caramba, em dois anos com a minha speed não está nem na metade do frasco.
A segunda relação coloquei uma paralela de cg bem vagaba durou 9 mil. Como a coroa tava gasta, acorrente saltou quebrando o protetor de corrente.
Era um dia de feriado e o mecânico que encontrei aberto instalou uma relação nova e adaptou um protetor de cg 125, aí começaram os problemas...
Conforme eu desacelerava a corrente enroscava e dava trancos. Troquei a bucha da Balança que estava ruim, tentei de tudo até que achei onde era o problema.
O Infeliz amassou o suporte do protetor de corrente e colocou um parafuso maior, quando a corrente balançava enroscava no suporte e no parafuso. O protetor na dafra é 47,00 R$, por enquanto a minha speed está sem.
Se alguém já passou por algo parecido ou instalou um protetor de corrente de outra moto, por favor me passa.
Valeu.
A segunda relação coloquei uma paralela de cg bem vagaba durou 9 mil. Como a coroa tava gasta, acorrente saltou quebrando o protetor de corrente.
Era um dia de feriado e o mecânico que encontrei aberto instalou uma relação nova e adaptou um protetor de cg 125, aí começaram os problemas...
Conforme eu desacelerava a corrente enroscava e dava trancos. Troquei a bucha da Balança que estava ruim, tentei de tudo até que achei onde era o problema.
O Infeliz amassou o suporte do protetor de corrente e colocou um parafuso maior, quando a corrente balançava enroscava no suporte e no parafuso. O protetor na dafra é 47,00 R$, por enquanto a minha speed está sem.
Se alguém já passou por algo parecido ou instalou um protetor de corrente de outra moto, por favor me passa.
Valeu.
nandinho- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009
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