Porque americano não compra moto??
3 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais
Página 1 de 1
Porque americano não compra moto??
Um recente estudo de duas empresas americanas de análise de mercado apontaram os principais motivos que impedem alguém de comprar uma moto nova nos EUA. São eles:
- Incapacidade de fazer test-ride
- Indisponibilidade do modelo desejado
- Sensação de encontrar um melhor negócio em outra concessionária
- Preço
- Falta de taxas de juros mais baixas para financiamento, descontos ou promoções
- Alto custo de manutenção
Essa pesquisa revela o quão diferente são os motociclistas e o mercado americano em comparação com o mercado brasileiro. Note que a preocupação com custo de manutenção aparece em ÚLTIMO lugar. Enquanto o preço aparece em QUARTO lugar.
No Brasil essa pesquisa teria um resultado completamente inverso, porque as principais preocupações do motociclista brasileiro são relacionadas aos custos – aquisição e manutenção – e o test-ride raramente é mencionado por aqui. Aliás é curioso que essa necessidade apareça em primeiro lugar no mercado americano, porque em nenhum lugar do mundo pratica-se test-ride em motocicletas a exemplo dos automóveis. Nas raras oportunidades que vi em outros países era sempre em parques fechados.
O estudo revelou ainda que alguns lojistas deixam de vender simplesmente por não informar anteriormente que não permitem test-ride e o consumidor sai da loja ofendido, com total convicção de jamais retornar.
Outro dado MUITO interessante da pesquisa é que 81% dos 3.022 entrevistados pesquisaram a moto desejada pela Internet, 73% em revistas e 28% em eventos. É mais uma grande diferença, porque aqui nesta terra dos contrários, os consumidores podem até usar a Internet para pesquisar, mas se baseiam nas revistas para avaliar um novo produto. Ah, se os publicitários brasileiros tivessem acesso à essa pesquisa americana...
E curiosamente, pela primeira vez, o consumo de gasolina foi apontado como preocupação para adquirir a moto nova. A gasolina sempre foi considerada barata nos EUA até o George Busch implantar uma economia de terror que fez o preço da gasolina disparar e deu no que deu: os EUA estão em recessão!
É bom lembrar que americanos usam motos de uma forma muito diferente de nós. Enquanto aqui a moto é um veículo essencialmente de transporte e opção ao trânsito caótico, nos EUA a moto é objeto de lazer, esporte ou hobby.
- Incapacidade de fazer test-ride
- Indisponibilidade do modelo desejado
- Sensação de encontrar um melhor negócio em outra concessionária
- Preço
- Falta de taxas de juros mais baixas para financiamento, descontos ou promoções
- Alto custo de manutenção
Essa pesquisa revela o quão diferente são os motociclistas e o mercado americano em comparação com o mercado brasileiro. Note que a preocupação com custo de manutenção aparece em ÚLTIMO lugar. Enquanto o preço aparece em QUARTO lugar.
No Brasil essa pesquisa teria um resultado completamente inverso, porque as principais preocupações do motociclista brasileiro são relacionadas aos custos – aquisição e manutenção – e o test-ride raramente é mencionado por aqui. Aliás é curioso que essa necessidade apareça em primeiro lugar no mercado americano, porque em nenhum lugar do mundo pratica-se test-ride em motocicletas a exemplo dos automóveis. Nas raras oportunidades que vi em outros países era sempre em parques fechados.
O estudo revelou ainda que alguns lojistas deixam de vender simplesmente por não informar anteriormente que não permitem test-ride e o consumidor sai da loja ofendido, com total convicção de jamais retornar.
Outro dado MUITO interessante da pesquisa é que 81% dos 3.022 entrevistados pesquisaram a moto desejada pela Internet, 73% em revistas e 28% em eventos. É mais uma grande diferença, porque aqui nesta terra dos contrários, os consumidores podem até usar a Internet para pesquisar, mas se baseiam nas revistas para avaliar um novo produto. Ah, se os publicitários brasileiros tivessem acesso à essa pesquisa americana...
E curiosamente, pela primeira vez, o consumo de gasolina foi apontado como preocupação para adquirir a moto nova. A gasolina sempre foi considerada barata nos EUA até o George Busch implantar uma economia de terror que fez o preço da gasolina disparar e deu no que deu: os EUA estão em recessão!
É bom lembrar que americanos usam motos de uma forma muito diferente de nós. Enquanto aqui a moto é um veículo essencialmente de transporte e opção ao trânsito caótico, nos EUA a moto é objeto de lazer, esporte ou hobby.
Re: Porque americano não compra moto??
Valeu, Marcelão!
Muito interessante o estudo, realmente os EUA são um mundo à parte. A maneira como eles enxergam o mundo é só deles (e eles também pensam que o mundo é só deles...)
Basta ver como o mercado lá é dominado por motos de estilo Harley, enquanto no resto do planeta predomina o estilo a que estamos mais acostumados por aqui.
Boa parte dessa "cultura" americana da motocicleta, que a associa não somente à rebeldia, mas muitas vezes à violência e agressividade, tem origem no fenômeno que popularizou as motos por lá: a participação das tropas americanas nas duas guerras mundiais.
A moto se tornou o veículo preferido pelos ex-combatentes, entre eles muitos que haviam pilotado motos Harley (fornecidas aos milhares para o exército americano) e os tripulantes de caças e bombardeiros que buscavam nas motos uma compensação à impossibilidade de voltar a voar.
Foram eles que começaram a criar as motos custom (personalizadas com enfeites brilhantes e muitos alforjes e acessórios de couro, de acordo com o gosto do cowboy -- muitos ex-combatentes eram originários de fazendas) e das chopper (motos literalmente "retalhadas" para melhorar o desempenho). Essa origem peculiar do motociclista americano gerou o estereótipo do motoqueiro anti-social e agressivo, deslocado da sociedade e lutando sua própria guerra particular nas estradas. E é por isso que essas motos são tão integradas à paisagem americana quanto o Monument Valley dos filmes de caubói.
Hoje há um público novo para as motos, essa busca por um veículo econômico e alternativa ao trânsito congestionado é um fenômeno universal. Mas eles lá estão presos a essa maneira de pensar gerada nessas condições made in USA. A busca de um test-drive reflete essa insegurança desse novo público quanto a um veículo que parece apenas um grande brinquedo.
Pode ter certeza de uma coisa: Essa exigência de um test-drive também se espalhará por aqui, ainda mais com a proliferação de novas marcas. As montadoras que se adaptem aos novos tempos.
Um abraço,
Jeff
Muito interessante o estudo, realmente os EUA são um mundo à parte. A maneira como eles enxergam o mundo é só deles (e eles também pensam que o mundo é só deles...)
Basta ver como o mercado lá é dominado por motos de estilo Harley, enquanto no resto do planeta predomina o estilo a que estamos mais acostumados por aqui.
Boa parte dessa "cultura" americana da motocicleta, que a associa não somente à rebeldia, mas muitas vezes à violência e agressividade, tem origem no fenômeno que popularizou as motos por lá: a participação das tropas americanas nas duas guerras mundiais.
A moto se tornou o veículo preferido pelos ex-combatentes, entre eles muitos que haviam pilotado motos Harley (fornecidas aos milhares para o exército americano) e os tripulantes de caças e bombardeiros que buscavam nas motos uma compensação à impossibilidade de voltar a voar.
Foram eles que começaram a criar as motos custom (personalizadas com enfeites brilhantes e muitos alforjes e acessórios de couro, de acordo com o gosto do cowboy -- muitos ex-combatentes eram originários de fazendas) e das chopper (motos literalmente "retalhadas" para melhorar o desempenho). Essa origem peculiar do motociclista americano gerou o estereótipo do motoqueiro anti-social e agressivo, deslocado da sociedade e lutando sua própria guerra particular nas estradas. E é por isso que essas motos são tão integradas à paisagem americana quanto o Monument Valley dos filmes de caubói.
Hoje há um público novo para as motos, essa busca por um veículo econômico e alternativa ao trânsito congestionado é um fenômeno universal. Mas eles lá estão presos a essa maneira de pensar gerada nessas condições made in USA. A busca de um test-drive reflete essa insegurança desse novo público quanto a um veículo que parece apenas um grande brinquedo.
Pode ter certeza de uma coisa: Essa exigência de um test-drive também se espalhará por aqui, ainda mais com a proliferação de novas marcas. As montadoras que se adaptem aos novos tempos.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
...
Ainda deve-se levar em conta que os carros são muito baratos para eles...
Rosimar- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 86
Idade : 48
Localização : Colméia/TO
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 18/12/2008
Tópicos semelhantes
» ola pessoal gostaria de saber mais sobre a moto apache vocês índica essa moto para eu compra
» Viajar de moto : Porquê é tão bom ?
» Agora eu sei porque minha moto tava arranhada...
» Compra de moto Dafra
» Primeira moto - Compra
» Viajar de moto : Porquê é tão bom ?
» Agora eu sei porque minha moto tava arranhada...
» Compra de moto Dafra
» Primeira moto - Compra
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos