FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

3 participantes

Ir para baixo

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Empty Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb maio 09, 2009 1:30 am

Observando o funcionamento do ABS* mecânico
*ABS: anti-blocked system; sistema anti-bloqueio
Por: Biagio Ferrari / Fonte: www.motonline.com.br


Comumente encontramos em motocicletas de origem chinesa um, até então, desconhecido sistema de freio anti-bloqueio mecânico, que tem por objetivo evitar acidentes causados pelo travamento total da roda. O sistema anti-bloqueio pode utilizar algum mecanismo tais como eletrônica embarcada ou ser simplesmente mecânico. É sobre este último mecanismo (mecânico) que explicarei neste artigo.

O sistema anti-bloqueio impede o travamento da roda no instante em que realizamos uma frenagem brusca. Ao contrário do consagrado sistema ABS (anti-blocked system) que se utiliza de uma complicada eletrônica para funcionar, o sistema anti-bloqueio mecânico funciona de maneira simples, eficiente e barato em sua construção.

Antes de compreendermos este sistema, devemos conhecê-los.

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Completoq Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Absp

Na figura postada, o “globo” prateado contem o conjunto do sistema anti-bloqueio mecânico. Este “globo” é rosqueado numa câmara de metal que por sua vez contem um êmbolo em seu interior.

Construído por poucas, porém pequeninas, peças tais como tampa de segurança, tampa do êmbolo, mola, êmbolo com seus retentores e câmara para alívio de pressão, este conjunto trabalha de maneira simples e eficiente.

Fica mais fácil de compreender o seu funcionamento se imaginarmos uma seringa cheia de água. No geral, para fazermos a água expelir da seringa devemos aplicar uma determinada força no embolo. Imagine agora uma mola que atue de tal maneira que resista a força aplicada, para bom resultado, devemos aplicar um pouco mais de força para expelir a água. Considero este raciocínio muito útil para compreendermos o sistema anti-travamento mecânico. Enquanto não há força suficiente para mover o embolo do sistema anti-travamento, este fica inativo, e somente o restante e conhecido sistema de frenagem é utilizado, trata-se do caso de uma frenagem comum na qual a motocicleta pára tranqüilamente. Em caso de um bruto acionamento ao manete do freio (situações de emergência na qual necessitamos de um curto espaço de frenagem) a força aplicada poderá ser transmitida na íntegra ao restante do sistema de freio, porém, com a inclusão do sistema anti-travamento, parte desta força será utilizada para empurrar o embolo evitando assim que se aplique toda e desnecessária força ao sistema de frenagem, o que pode causar um acidente por travamento da roda.

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Imagem2c Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Imagem3j

Na prática, haverá sensíveis diferenças na utilização do sistema anti-bloqueio quando comparado com o sistema convencional. A adaptação do condutor com cada tipo de sistema é o que estabelecerá o melhor resultado de frenagem, e portanto o sucesso alcançado pela tecnologia inserida à uma motocicleta depende da aceitação do consumidor.




Abaixo alguns vídeos demonstrando, na prática, o funcionamento dos freios ABS em motos!







É isto aí rapaziada! Mais um pouco de conteúdo para o nosso fórum, espero que todos gostem!

Mais sobre freios ABS pode ser visto no tópico "Freio ABS - Pequena explicação", dentro de "Temas Gerais".
(Clique aqui para acessar)


Abraços a todos!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Empty Re: Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

Mensagem  will_santana Sáb maio 09, 2009 5:06 pm

abs eh MUITO importante. e nem eh algo taaaaao caro como dizem. querem eh fz terrorismo com a seguranca e por isso cobram tao caro
mas sem entrar muito no merito desse abs mecanico, posso adiantar q ele nao funciona, ao menos nao como deveria
pode evitar o travamento das rodas mas pode prejudicar MUITO um piloto mais experiente
qq coisa depois qnd estiver com mais tempo eu ateh explico pq

mas eh isso ou entao as rodinhas q aparecem nos videos Razz
hehehhe

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Empty Re: Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb maio 09, 2009 5:32 pm

Particularmente, eu colocaria com certeza um sistema ABS mecânico... Como o Will falou "pode prejudicar pilotos mais experientes", mas o próprio Will está dando a resposta, EXPERIÊNCIA, após um tempo trafegando com o sistema o piloto se acostuma com suas variações e a tendência é tornar-se mais eficaz que o sistema tradicional, tendo em vista que com a EXPERIÊNCIA os pilotos tendem a contornar as diferenças e ainda assim tirar proveito da segurança proporcionada pelo sistema.

Conforme informação do Vinicius Araujo, a MIZA (www.miza.com.br) possui uma motos com este sistema ABS mecânico (exemplo: Fast 150cc), o grande lance é... Será que dá para por (adaptar) este conjunto em outras motos?


Abraços!


Última edição por Fuzzy Logic em Dom maio 10, 2009 11:44 pm, editado 2 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Empty Re: Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

Mensagem  will_santana Sáb maio 09, 2009 6:12 pm

pelo q eu vi, fuzzy, pare ce q dependeria soh d trocar o joelho q sai da pinça d freio por 1 com rosca para o bulbo


qnt a seguranca, (mas sem entrar em detalhes ainda por falta d tempo), esse dispositivo pode ser prejudicial nas frenagens em q s deseja travar as rodas ou, caso nao seja devidamente dimensionado, vai deixar o freio "fraco" e muito aquem do ponto de limiar de travamento (q eh o ideal) msm com o freio no maximo, o q vai aumentar MUITO a distancia d frenagem e seria perigoso pra kct

eh nesse aspecto q 1 piloto mais experiente conseguiria dosar a mao e destravar um pouco as rodas com 1 freio normal mas nao teria o q fazer com esse sistema instalado
soh diminuir a pressao dos freios nao garante o nao travamento (mas pode garantir a nao frenagem)
nao existe forma d garantir eficiencia de um sistema anti-travamento sem d alguma forma (mecanica ou eletronica) detectar o travamento

os videos servem tb pra demonstrar a pseudo inutilidade d freios muito mais fortes na traseira (como discos) e ateh o seu perigo sem ter abs. pois ao sair do chao a roda traseira vai travar pela falta do atrito e qnd voltar ao solo a receita do desastre tah pronta. o abs detectaria esse travamento em milesimos d segundo e liberaria a roda

agora deixa eu ir

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Empty Re: Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

Mensagem  Fuzzy Logic Dom maio 10, 2009 12:05 am

Will...Sei não... Ao menos, a mim, sua explicação não convenceu... Very Happy
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Empty Re: Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

Mensagem  Vinicius Araujo Dom maio 10, 2009 2:23 am

Gostei das barras anti quedas usado nos testes da Hornet STD contra a ABS, me lembra a época frenética de bicicleta com rodinhas, no alto dos meus 4 anos.

Laughing
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos) Empty Re: Observando o funcionamento do ABS mecânico (Freio ABS em Motos)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos