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REGULAGEM DO ACELERADOR

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Mensagem  kbelow Sáb Jun 13, 2009 12:30 pm

Bom pessoal vo falar pra vocês como eu regulei minha aceleração e o cabo do acelerador, o que vai mudar eu fazer isso na minha speed ? bom no meu caso eu saio todos os dias de manha cedo como moro no sul é sempre bem frio, ai ja viram né é uma luta pra neguinha pegar, regulando o cabo você deixa seu acelerador com uma resposta mais rapida, ou seja as chances delas pegar serão mais relevantes. Com o acelerador mais "esperto" vocês notaram que na arrancada a nas mudaa vanças tem uma certntagem, bom vou postar passo a passo aqui depois quem fizer responde como foi seu teste Very Happy


1° - Deixar o Cabo com resposta mais rapida!

você primeiramente liga sua moto em neutro, e em seguida diija-se até seu cabo do acelerador ai você solta a porca pequena (imagem1), quando ela estiver bem livre você começa a da aperto na porca maior (a mais longa da imagem1) conforme forem apertando-a verão que o motor vai começar a acelerar, tentem deixar o mais proximo dessa aceleração.

COMO EU FAÇO ISSO?
bom voces deem apertam ate começar a acelerar, ai começe a voltar um pouco a porca até que ela a moto pare com a aceleração!

imagem 1
REGULAGEM DO ACELERADOR Sdc10018



_______________________________

2° - Regular Aceleração da lenta

Bom pessoal pra quem não sabe regular a lenta aqui vai a dica, ja vi nos topicos que o pessoal costuma deixar em 1100~1200 rpm (Marcador localizado no painel, ao lado do velocimetro) no meu caso meu marcador não funciona então eu fui no ouvido mesmo .. (não sou especialista nisso talves eu até esteja equivocado, mas so to postando pra mostra pra galera que não sabe onde fica mesmo Razz)

primeiramente vocês ligam a moto em neutro, ai vocês vão até o parafuzo amarelo (imagem 2) e começem a regulagem com a moto ligada, com uma chave de fenda vocês deem aperto e deem mais folga conforme fizerem isso a moto fica mais lenta ou mais rapida!


Imagem 2
REGULAGEM DO ACELERADOR Sdc10019z




OBS: Gostaria de saber como eu regulo a agulha daminha moto, se for possivel explicar passo a passo e com fotos, valeu grato desde já. Abraço dafreiros!


Última edição por kbelow em Sáb Jun 13, 2009 12:40 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  jeff Qua Jul 08, 2009 6:39 pm

Kbelow,

Legal sua dica, mas ela deve ter passado desapercebida, porque ninguém respondeu até hoje. Como não tenho o costume de procurar as perguntas sem resposta, e acompanho o fórum apenas pelo portal, somente hoje vi sua mensagem.

Mas também só fiqueis sabendo do nascimento do Rocha depois de um mês do ocorrido Smile

Quanto à sua pergunta, caso ainda tenha interesse, a agulha é unida ao cabo por um pequeno anel elástico no interior do pistão de aceleração dentro do carburador. A agulha possui cinco canais para fixação do anel elástico, originalmente ela vem instalada em uma posição intermediária.

Se você não tiver experiência com esse tipo de coisa, recomendo não mexer, porque instalar essa agulha é um chute no... bom, deixa pra lá.

E lamento que sua contribuição tenha passado despercebida.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  fulô Sáb Jul 25, 2009 6:50 pm

você primeiramente liga sua moto em neutro, e em seguida diija-se até seu cabo do acelerador ai você solta a porca pequena (imagem1), quando ela estiver bem livre você começa a da aperto na porca maior (a mais longa da imagem1) conforme forem apertando-a verão que o motor vai começar a acelerar..., Até aí tudo bem!!

tentem deixar o mais proximo dessa aceleração... Aí complicou!! Não entendi. Que aceleração é essa para compararmos ou deixarmos próxima??

COMO EU FAÇO ISSO?
bom voces deem apertam ate começar a acelerar, ai começe a voltar um pouco a porca até que ela a moto pare com a aceleração!
.. Não entendi também!

O que eu quero é dá maior resposta do motor quando acelero.

Desculpe a minha ignorancia no assunto!!
Valeu.
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Mensagem  jeff Sáb Jul 25, 2009 7:08 pm

Fulô,

A aceleração que ele falou é a da marcha lenta. Ajustando aquele parafuso aquela porca, a moto vai ficar mais ou menos acelerada quando você parar a moto o cabo do acelerador vai ficar mais retesado (veja a explicação do fuzzy em seguida a este post).

O trecho abaixo se refere ao ajuste da aceleração da marcha lenta, e se refere ao segundo procedimento, imagem 2

Para ajustar, você deixa a moto funcionando em ponto morto no cavalete central e abre um pouco o acelerador e gira o parafuso só um pouco (menos de 1/4 de volta é suficiente). Solta o acelerador e verifica como está a aceleração. Se ficou muito alta, abre o acelerador de novo e retorna o parafuso um pouquinho.

É importante não fazer isso sem abrir o acelerador, porque pode danificar o assento do parafuso. Outra coisa: O carburador é de metal mole e muito fácil de estragar a rosca, então tudo tem que ser feito com mão leve.

Um abraço,

Jeff
PS: Editado em função do erro percebido pelo Fuzzy, a quem agradeço.


Última edição por jeff em Dom Jul 26, 2009 7:04 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jul 25, 2009 11:45 pm

fulô escreveu:você primeiramente liga sua moto em neutro, e em seguida diija-se até seu cabo do acelerador ai você solta a porca pequena (imagem1), quando ela estiver bem livre você começa a da aperto na porca maior (a mais longa da imagem1) conforme forem apertando-a verão que o motor vai começar a acelerar..., Até aí tudo bem!!

tentem deixar o mais proximo dessa aceleração... Aí complicou!! Não entendi. Que aceleração é essa para compararmos ou deixarmos próxima??

COMO EU FAÇO ISSO?
bom voces deem apertam ate começar a acelerar, ai começe a voltar um pouco a porca até que ela a moto pare com a aceleração!
.. Não entendi também!

O que eu quero é dá maior resposta do motor quando acelero.

Desculpe a minha ignorancia no assunto!!
Valeu.

Se liga!... O parafuso do acelerador que ele menciona você já sabe onde fica... Então, antes de fazer aquilo mencionado no Tutorial acima, você deve regular sua marcha lenta. Para tal, você deve ligar sua moto e deixar o motor esquentar, tipo uns 3 a 5 minutos de funcionamento em marcha lenta (ponto morto - N) já são suficientes.

Depois que fizer isso (esquentar) você vai no carburador e cata o parafuso de regulagem da marcha lenta, regula o ponteiro das rotações (RPM - Contagiros) para que fique entre 1000 e 1500 rotações, isso já é suficiente para que a moto pegue mais facilmente em tempos frios e que não fique morrendo quando você parar e semáforos. Na minha eu regulo a marcha lenta na mão, num é necessário chave, e como nosso motores são praticamente iguais, acredito que no seu você também conseguirá fazê-lo sem uso de chave.

Aí, você vai notar que o som do motor estará com certa marcha, então tu chega neste parafuso do acelerador e faz o procedimento citado, quanto mais a porca grande se deslocar no sentido do painel da moto, mais puxado ficará o cabo do acelerador, e assim mais esperto o acelerador ficará (com respostas mais rápidas), e no sentido oposto, ou seja, quanto mais a porca grande ficar pro lado a manopla mais folgado ficará o cabo do acelerador e menos esporto ele ficará (respostas mais lentas).

Então, se este parafuso tem o objetivo de esticar ou afrouxar o cabo do acelerador, se você colocar a porca grande muito para dentro (muito para a direção do painel), você perceberá que o cabo começará a ser puxado e a aceleração (o som do motor) começará a mudar, ficando mais acelerado, mais rápido seu funcionamento, e isso não é bom, então neste momento você deverá retornar a porca grande mais para a direção das manoplas a fim de afrouxar um pouco o cabo tirando o excesso de aceleração gerado, pois a função de regular marcha lenta é do parafuso do carburador e não desta regulagem do cabo.

Mas se liga, se tu é novo na parada, não faça presepada antes de pegar novamente o jeito da moto, pois com o cabo mais esticado as respostas ficam mais rápidas (você gira menos a manopla para ter as acelerações altas) e a manopla fica relativamente mais dura, e de bobeira você pode se enrolar vindo a afogar a moto ou então acelerar excessivamente em momentos inoportunos e acabar "perdendo o controle".


Abraços!


Última edição por Fuzzy Logic em Sáb Jul 25, 2009 11:48 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jul 25, 2009 11:46 pm

jeff escreveu:Fulô,

A aceleração que ele falou é a da marcha lenta. Ajustando aquele parafuso, a moto vai ficar mais ou menos acelerada quando você parar a moto.

Para ajustar, você deixa a moto funcionando em ponto morto no cavalete central e abre um pouco o acelerador e gira o parafuso só um pouco (menos de 1/4 de volta é suficiente). Solta o acelerador e verifica como está a aceleração. Se ficou muito alta, abre o acelerador de novo e retorna o parafuso um pouquinho.

É importante não fazer isso sem abrir o acelerador, porque pode danificar o assento do parafuso. Outra coisa: O carburador é de metal mole e muito fácil de estragar a rosca, então tudo tem que ser feito com mão leve.

Um abraço,

Jeff

O parafuso mencionado é para esticar o cabo do acelerador e o que você está se referindo é o parafuso do carburador de marcha lenta, você andou confundindo as coisas ai Jeff.


Abraços!
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Mensagem  jeff Dom Jul 26, 2009 7:00 am

Fuzzy Logic escreveu:
jeff escreveu:Fulô,

A aceleração que ele falou é a da marcha lenta. Ajustando aquele parafuso, a moto vai ficar mais ou menos acelerada quando você parar a moto.

Para ajustar, você deixa a moto funcionando em ponto morto no cavalete central e abre um pouco o acelerador e gira o parafuso só um pouco (menos de 1/4 de volta é suficiente). Solta o acelerador e verifica como está a aceleração. Se ficou muito alta, abre o acelerador de novo e retorna o parafuso um pouquinho.

É importante não fazer isso sem abrir o acelerador, porque pode danificar o assento do parafuso. Outra coisa: O carburador é de metal mole e muito fácil de estragar a rosca, então tudo tem que ser feito com mão leve.

Um abraço,

Jeff

O parafuso mencionado é para esticar o cabo do acelerador e o que você está se referindo é o parafuso do carburador de marcha lenta, você andou confundindo as coisas ai Jeff.


Abraços!
Pior que confundi mesmo, Fuzzy.

Olhei apressadamente e só vi a segunda foto, imagem 2, e respondi uma dúvida sobre o procedimento de esticar o cabo com o procedimento para regular a aceleração da marcha lenta. Nada a ver.

Bom, pelo menos serve para fazer uma complementação para o segundo procedimento.

Aproveitando, deixa eu explicar porque essa é uma dúvida muito comum.

O carburador tem dois parafusos:

1) o de aceleração, mostrado na imagem 1, que controla a posição final do pistão e a passagem mínima de ar para o motor.

2) o parafuso de mistura, que controla a proporção de gasolina que é admitida no motor, aspirada pela passagem de ar controlada acima.

Você só precisa mexer no parafuso de aceleração (nº 1) para ajustar a aceleração da marcha lenta.

Se você mexe no parafuso de mistura (º 2), altera a proporção da mistura ar-combustível e a moto começa a beber mais do que deve e a dar pau no teste de emissões.

Essa regulagem do parafuso de mistura somente deve ser feita em caso de necessidade. Tipo descer ou subir uma serra e a moto começar a falhar por falta/excesso de combustível (a densidade do ar varia com a altitude, então a proporção se altera).
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Mensagem  Rogerio Dom Jul 26, 2009 7:40 am

Valeu galera estava com muitas duvidas, mais depois deste topico blz.minha magrela esta morrendo quando tiro a mão agora vou tentar arrumar eu mesmo.
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Mensagem  tyercds Sex Mar 18, 2011 11:57 am

rapaz, agora digo uma coisa, na minha azulona eu quando comprei no mesmo dia troquei o guidao pelo da fan 2004 ai te digo que quando coloquei o guidao quando dei partida ela fikou acelerada, entao procurei um método de ajeitar, tive ke tirar o cabo do acelerador que passava entre as duas colunas de direção para passar por cima (bem próximo daonde fica o parafuso da bengala e fixá-lo com uma braçadeira e nesse caso ela ficou bakana, tive ke folgar nessa regulagem próximo do manete por inteiro e funfou mas quando faço trilha e pego xuva dá umas inganxada, lubrifico frequentemente os cabos da moto tanto o da embreagem quanto do acelerador e ainda enganxa as vezes, seria necessária a troca do cabo ??


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Mensagem  Cássio Fernandes Sex Mar 18, 2011 10:03 pm

tyercds escreveu:rapaz, agora digo uma coisa, na minha azulona eu quando comprei no mesmo dia troquei o guidao pelo da fan 2004 ai te digo que quando coloquei o guidao quando dei partida ela fikou acelerada, entao procurei um método de ajeitar, tive ke tirar o cabo do acelerador que passava entre as duas colunas de direção para passar por cima (bem próximo daonde fica o parafuso da bengala e fixá-lo com uma braçadeira e nesse caso ela ficou bakana, tive ke folgar nessa regulagem próximo do manete por inteiro e funfou mas quando faço trilha e pego xuva dá umas inganxada, lubrifico frequentemente os cabos da moto tanto o da embreagem quanto do acelerador e ainda enganxa as vezes, seria necessária a troca do cabo ??


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Sim, isso é sinal que o cabo vai partir a qualquer momento (é sintoma classico de fim da vida do cabo), tenta colocar um maior e não fazer "dobras" com ele, sempre curvas mais leves, mais ou menos como fazer curva na areia (bem aberta).

Abraços
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Mensagem  jeff Sáb Mar 19, 2011 11:51 am

Sintoma de cabo no fim da vida ou de que está muito tensionado por causa da mudança que foi feita.

Existe uma regulagem com porca e contraporca que permite pequenos ajustes do comprimento do cabo, dê uma olhada naquela curva metálica que sai do manete e faz a ligação com o cabo.

Soltando a contraporca, é possível ganhar um pouco mais de folga, talvez ajude.

Não esqueça de apertar de novo a contraporca. O acelerador travado trabalha contra os freios até que você use a embreagem, e isso rouba alguns metros em uma frenagem de emergência. Você só precisa perder meio metro para detonar a moto....

Um abraço,

Jeff
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